Depois de fazer uma vasta pesquisa de mercado em todo o Brasil, o presidente mundial da fabricante de aviões Rekkof Aircraft, Jaap Jacobson, e o presidente da empresa no Brasil, Paulo Almada, manifestaram intenção de instalar uma unidade industrial da empresa em Goiás.

Ontem, no Palácio das Esmeraldas, eles assinaram com o governador Marconi Perillo um protocolo de intenções para a instalação da unidade para a montagem de aviões comerciais em Anápolis.

A empresa pretende investir R$ 1,23 bilhão e gerar 1,8 mil empregos diretos para produzir aeronaves de pequeno, médio e grande portes no Estado. A Rekkof Aircraft é uma empresa holandesa dedicada à reiniciar a produção de versões melhoradas dos jatos regionais Fokker F70 e Fokker F100 após sua produção ter sido encerrada quando a Fokker foi declarada falida, em 1996.

Para o executivo, o Brasil, por vocação, merece mais fábricas de aviões, embora tenha uma grande empresa como a Embraer. “Cremos e acreditamos em Goiás”, enfatizou Almada, ao ressaltar que tudo aquilo que a Rekkof buscou no Brasil para se expandir “encontrou em Goiás.”

A assinatura do documento ocorreu no Palácio das Esmeraldas, durante reunião com a presença de todo o secretariado, do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, e do senador Cyro Miranda, que no mês passado visitou a sede da empresa, na Holanda.

O governador Marconi Perillo disse que o Estado dará todo o suporte para a instalação da empresa de aeronaves em Goiás.A previsão é de que o processo de implantação da unidade tenha duas fases. A primeira, destinada à produção de peças e, a segunda, à fabricação das aeronaves. A partir de 2013 seriam montadas 60 aeronaves e no ano seguinte, seriam 160.

FONTE: Jornal O Popular

LEIA TAMBÉM:

Tags: , ,

About Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

View all posts by Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"
Fotógrafo e Analista de Redes Sociais do Grupo Aeronaval Comunicação (Forças de Defesa- Poder Aéreo). É nas horas vagas e spotter e ouvinte de controle aéreo (App) de aviação civil e militar.

7 Responses to “Rekkof construirá fábrica em Anápolis” Subscribe

  1. Jaguar 16 de março de 2011 at 20:35 #

    Será bem Vinda uma Fabrica de Aviões em Goiás

  2. Yluss 16 de março de 2011 at 22:42 #

    Sinceramente, estou muito surpreso com a notícia, não apenas pelo fato de que eu nem sabia que existia um núcleo tentando reiniciar a experiência da Fokker, mas especialmente pelo fato de escolherem o Brasil para tal empreendimento. Deve ter mais coisa que não sabemos e que oportunamente virá à tona.

    Alguém mais reparou que o nome da empresa é Fokker ao contrário?

    FOKKER = REKKOF :D

    Sds

  3. Mauricio R. 17 de março de 2011 at 7:37 #

    Além daquele antro de tranqueiras francesas inúteis, o que é que têm em Anápolis, que justifique a instalação desta operação lá???
    Existe ao menos algum aeroclube e uma rede de serviços associada???
    Algo além da generosa renúncia fiscal, do governo estadual local.
    Pq de infra-estrutura p/ fabricarem aeronaves, pois até onde eu sei, lá é igual a SBC aonde a Saab está instalando(?) aquele tal centro de pesquisas, mato virgem.
    Alguém andou vendo na mídia especializada, anúncios das vendas dessas aeronaves Fokker revivídas???
    Pq senão será igual aquele outro projeto, o KC-390, que nem as espectativas do plano de negócios atendeu, ficou pela metade.
    Esse mercado de aeronaves regionais/comerciais de corredor único, no momento está vivendo das vendas de A-320Neo, o tal do C Series nem cócegas está fazendo, russos, chineses, japoneses ainda precisam se provar e os demais concorrentes são aqueles os mesmos.

  4. Nick 17 de março de 2011 at 8:09 #

    Se é para pensar a fábrica logísticamente a fábrica teria de ser em SP. Mas vai saber que tipos de incentivos o governo de Goiás está dando ou recebendo…

    []‘s

  5. Wagner 17 de março de 2011 at 8:54 #

    Não vai concorrer com a Embraer ??

  6. Mauricio R. 17 de março de 2011 at 11:52 #

    De fato está aí algo que a Embaer precisa, concorrência.
    Mas dessa proposta aí, será difícil.
    O site flightglobal publicou uma nota a respeito, mas o nome da empresa aparece diferente:

    (http://www.flightglobal.com/articles/2011/03/17/354445/brazilian-state-to-partner-on-proposed-fokker-100ng.html)

  7. Sidney 14 de agosto de 2011 at 22:39 #

    Amigos ,vamos com calma dizer que a BAAN e um “antro” e que Anápolis e mato virgem. Vocês podem estar sendo um tanto levianos, a região onde Anápolis se encontra é o terceiro maior aglomerado urbano do país.A cidade fica a 54km de Goiânia e a 150km de Brasilia. Anápolis será em breve sede da plataforma logística multimodal, que você talvez ainda não conheça, o que torna a região altamente competitiva cidade que possui um Distrito Industrial com mais de uma centena de empresas,dentre elas laboratório Teuto que possui o maior complexo farmacêutico da America Latina, Hyundai que despensa comentarios. A indústria goiana é a segunda no país em crescimento. Vou postar também um Link caso queiram se inteirar a respeito e ver a estrutura que a cidade tem como Aeroporto, Porto Seco, Hotéis e Universidades.Sou Anapolino e caso queiram saber algo mais estarei a disposição. sidaosilvah@hotmail.com. Abraços a todos.

    http://www.seplan.go.gov.br/sepin/pub/conj/conj2/04.htm

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Gripen NG: FAB avalia proposta de empresa sueca

Gripen E - imagem Saab

Foram três semanas de avaliações e discussões acerca dos detalhes para a compra de 36 caças Gripen NG – Quinze […]

Começam testes com primeiro avião elétrico tripulado da América Latina

Técnicos e engenheiros do Programa Veículo Elétrico (VE), da Itaipu Binacional, e da empresa ACS Aviation, de São José dos […]

Lançamento do livro ‘Indústria de Defesa do Brasil’, de Cosme Degenar Drumond

Estivemos ontem na noite de autógrafos do livro “Indústria de Defesa do Brasil”, do jornalista Cosme Degenar Drumond, na livraria […]

Motor do KC-390 é certificado

International Aero Engines recebe a certificação da FAA para o motor V2500-E5, que equipará o novo jato de transporte militar […]

Venha ‘voar’ num QF-16 enquanto ele serve de alvo para míssil

Neste vídeo divulgado pela Boeing na terça-feira, 26 de agosto, câmeras mostram o interior da cabine vazia de um QF-16, […]

Operação Sabre: saiba como ocorrem os combates BVR nesse exercício da FAB

Exercício da FAB aplica modelos avançados de combate aéreo. Saiba como funcionam os combates que acontecem durante a Operação Sabre, […]