Depois de fazer uma vasta pesquisa de mercado em todo o Brasil, o presidente mundial da fabricante de aviões Rekkof Aircraft, Jaap Jacobson, e o presidente da empresa no Brasil, Paulo Almada, manifestaram intenção de instalar uma unidade industrial da empresa em Goiás.

Ontem, no Palácio das Esmeraldas, eles assinaram com o governador Marconi Perillo um protocolo de intenções para a instalação da unidade para a montagem de aviões comerciais em Anápolis.

A empresa pretende investir R$ 1,23 bilhão e gerar 1,8 mil empregos diretos para produzir aeronaves de pequeno, médio e grande portes no Estado. A Rekkof Aircraft é uma empresa holandesa dedicada à reiniciar a produção de versões melhoradas dos jatos regionais Fokker F70 e Fokker F100 após sua produção ter sido encerrada quando a Fokker foi declarada falida, em 1996.

Para o executivo, o Brasil, por vocação, merece mais fábricas de aviões, embora tenha uma grande empresa como a Embraer. “Cremos e acreditamos em Goiás”, enfatizou Almada, ao ressaltar que tudo aquilo que a Rekkof buscou no Brasil para se expandir “encontrou em Goiás.”

A assinatura do documento ocorreu no Palácio das Esmeraldas, durante reunião com a presença de todo o secretariado, do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, e do senador Cyro Miranda, que no mês passado visitou a sede da empresa, na Holanda.

O governador Marconi Perillo disse que o Estado dará todo o suporte para a instalação da empresa de aeronaves em Goiás.A previsão é de que o processo de implantação da unidade tenha duas fases. A primeira, destinada à produção de peças e, a segunda, à fabricação das aeronaves. A partir de 2013 seriam montadas 60 aeronaves e no ano seguinte, seriam 160.

FONTE: Jornal O Popular

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Yluss

Sinceramente, estou muito surpreso com a notícia, não apenas pelo fato de que eu nem sabia que existia um núcleo tentando reiniciar a experiência da Fokker, mas especialmente pelo fato de escolherem o Brasil para tal empreendimento. Deve ter mais coisa que não sabemos e que oportunamente virá à tona.

Alguém mais reparou que o nome da empresa é Fokker ao contrário?

FOKKER = REKKOF 😀

Sds

Mauricio R.

Além daquele antro de tranqueiras francesas inúteis, o que é que têm em Anápolis, que justifique a instalação desta operação lá??? Existe ao menos algum aeroclube e uma rede de serviços associada??? Algo além da generosa renúncia fiscal, do governo estadual local. Pq de infra-estrutura p/ fabricarem aeronaves, pois até onde eu sei, lá é igual a SBC aonde a Saab está instalando(?) aquele tal centro de pesquisas, mato virgem. Alguém andou vendo na mídia especializada, anúncios das vendas dessas aeronaves Fokker revivídas??? Pq senão será igual aquele outro projeto, o KC-390, que nem as espectativas do plano de negócios… Read more »

Nick

Se é para pensar a fábrica logísticamente a fábrica teria de ser em SP. Mas vai saber que tipos de incentivos o governo de Goiás está dando ou recebendo…

[]’s

Wagner

Não vai concorrer com a Embraer ??

Mauricio R.

De fato está aí algo que a Embaer precisa, concorrência.
Mas dessa proposta aí, será difícil.
O site flightglobal publicou uma nota a respeito, mas o nome da empresa aparece diferente:

(http://www.flightglobal.com/articles/2011/03/17/354445/brazilian-state-to-partner-on-proposed-fokker-100ng.html)

Sidney

Amigos ,vamos com calma dizer que a BAAN e um “antro” e que Anápolis e mato virgem. Vocês podem estar sendo um tanto levianos, a região onde Anápolis se encontra é o terceiro maior aglomerado urbano do país.A cidade fica a 54km de Goiânia e a 150km de Brasilia. Anápolis será em breve sede da plataforma logística multimodal, que você talvez ainda não conheça, o que torna a região altamente competitiva cidade que possui um Distrito Industrial com mais de uma centena de empresas,dentre elas laboratório Teuto que possui o maior complexo farmacêutico da America Latina, Hyundai que despensa comentarios.… Read more »