FAB monta esquema especial para chegada de Obama

14

Como parte do esquema de segurança montado para a visita do Presidente Barack Obama ao Brasil, a Força Aérea Brasileira irá conduzir ações de controle e defesa do espaço aéreo durante todo o período da presença do Presidente dos Estados Unidos, dos dias 19 a 21 de março. Haverá caças de prontidão, ações de segurança em solo e restrições de sobrevoo.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) emitirá informações aeronáuticas que terão como objetivo maximizar a segurança da comitiva do Presidente Barack Obama e reduzir os impactos sobre o tráfego aéreo civil. Em Brasília e no Rio de Janeiro, as medidas são semelhantes às adotadas em outros eventos, como a posse da Presidente Dilma Roussef, no dia 1° de janeiro.

Caças F-5EM, Mirage 2000 e A-29 Super Tucano permanecerão de prontidão para a defesa do espaço aéreo. O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) também contará com aviões-radar E-99 e baterias de artilharia antiaérea, posicionadas em locais estratégicos.

Todos os aviões conduzindo a comitiva do Presidente Barack Obama serão monitorados pelos Órgãos de Controle da FAB enquanto estiverem sobrevoando o espaço aéreo brasileiro. Também ocorrerão ações de segurança no solo nos locais de embarque, desembarque e estacionamento das aeronaves.

FONTE: FAB

BATE-PAPO ONLINE: Converse sobre a visita do Presidente Obama ao Brasil com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tadeu Mendes

Hehehehe.

Quer dizer que os veneraveis F-5 e os desdentados Mirage irao dar protecao ao espaco aereo em torno do Flight Path do Obama???

Galante e Poggio,

Voces estao sabendo se o Air Force One vira escoltado por cacas da USAF?

E de dar vergonha essa noticia (nada contra a FAB, ou EB ou MB) .

Por que nao pedimos ao Chile para emprestar-nos alguns F-16 ou ao Chavez para nos ceder alguns Sukhois para garantir o espaco aereo brasileiro durante a visita de Obama?????

tplayer

Tu isso é medo do Chavez?

Bronco

Menos, pessoal.

Qualquer maluco com um ultraleve ou outro avião de pequeno porte pode ser uma ameça em potencial, ainda mais num evento a céu aberto, como será o pronunciamento na Cinelândia.

É por isso, também, que os A-29 estarão de prontidão, para qualquer eventualidade envolvendo aviões de baixa performance.

Cesar

Sem picuinha, mas recentemente se anunciou que os Mirage 2000 corriam o risco de não mais decolar, desprotegendo o DF, ou seja, a D. Dilma.

Agora, estão de protidão para o Dr. Barack, beleza, nada contra, vamos mostrar eficiência, mas, para o nosso dia a dia, os Juaguares são custosos. Porém, para visitas ilustres, estão de prontidão..

Bacana.

Cesar

Jaguarres

Cesar

Jaguares, me desculpem.

Observador

Caro César, É bom que estejam de prontidão pelo menos para isto. Imagine se o presidente deles sofre um atentado em nosso território. Seria o cúmulo do vexame. Coisa para perder a copa e as olimpíadas ao mesmo tempo. Não que eu fosse sentir saudade destes eventos, pois seus benefícios foram mais uma mentira engendrada pelo ex-presidente. É coisa para arranhar a nossa imagem lá fora para sempre. O Brasil passará a ser visto como o lugar mais perigoso do mundo. Só mesmo o fato de ninguém levar a sério a participação de brasileiros no atentado nos salvaria de uma… Read more »

Antonio M

“…baterias de artilharia antiaérea …”

Serão os Oerlikon 35mm do Exército? Sofreram alguma modernização?

Ou são os Bofors 40mm dos Fuzleiros Navais? Mistral ?

Nick

No mínimo constrangedor escoltar o Air Force One com F-5 e M-2000 . E boa pergunta, que sistema de artilharia antiaérea é esse? IGLAs??

Negócio é tomar um Dreher….

[]’s

Wagner

Sem querer ofender a FAB, mas, os EUA deveriam trazer um esquadrão de F 15 ou F 16 para cuidar do Obama.

Vai deixar a segurança dele nas mãos da nossa valente, mas mal equipada, Força Aérea ??

Tragam os F 16, ou deixem um Nimitz na costa.

Se eu fosse o Obama e visse o estado operacional de nossa FAB, só entraria com um Nimitz do lado…

Nada contra o pessoal da FAB, que sei que é dedicado, mas, a situação econômica de nossa FAB deixa a desejar…

Antonio M

Srs. na verdade creio que os americanos são mais pragmáticos.

A sistuação de nossas Fas, para eles é muito mais uma oportunidade de negócios e não um problema. O problema é nosso !!!!

Clinton e Bush estiveram por aqui, há muita troca de informações, protocolos rígidos e a vasta experiência dos americanos. Creio que correrá tudo bem mas o que me incomoda é que mesmo essas visitas não mudaram quase nada nas relações entre os países principalmente no que se refere ao reaparelhamento das FAs. A pergunta é: E agora vai?

Antonio M

E lá no FORTE está a notícia:

“Cabral cobra Obama por vaga do Brasil no Conselho de Segurança”

Com a situação de nossas FAs permitir que o sr. Cabral consolide essa tremenda gafe que é muito temeroso !!! Aí sim seremos, e mereceremos, ser motivo de piadas ….

Wagner

Cabral falando ao Obama :

” Pô meu, cade minha Vaguinha ? Daí mano, to precisando de um apoio, sacou ?? Uma vaguinha lá, o bagulho vai dar certo, blz, mermão ??”

Conhecendo ele, nao duvido que ele quebre o protocolo e fale desse jeito…

Darkman

Piada essa heim !!!
Estamos no limbo e ainda ter que escoltar o avião do Obama.
Vergonha botar os F5M para escoltar o Obama.
Além disso essa visita não deve acrescentar muito no que diz o Fx2.

Outros assuntos devem ser discutidos.

Abs.