Reino Unido em conversas com a Indonésia para vender o Typhoon

1

O Reino Unido mantém conversas com o governo da Indonésia para uma possível venda de caças Eurofighter Typhoon, mesmo com as suspeitas sobre violações de direitos humanos naquele país, informou o The Times no último dia 10 de março.

As conversas incluem a possível venda de 24 caças Eurofighter Typhoon por um preço estimado em 5 bilhões de libras esterlinas (U$8,1 bilhões ou 5,8 bilhões de euros).

O governo trabalhista anterior baniu as exportações de armas para aquele país em 1999 porque existiam informações de que aviões produzidos na Grã Bretanha tinham sido utilizados para bombardear civis.

Em paralelo, a BAE Systems ofereceu a modernização dos jatos de treinamento Hawk.

Gerald Howarth, ministro da defesa britânico, discutirá a possível venda quando ele for participar de um encontro sobdefesa em Jacarta no final deste mês, informou o Times.

“Eu espero que este seja o caso,” disse Howarth. “O Typhoon está na nossa agenda. O interesse deles se junta ao interesse de vários outros países pelo mundo que também manifestaram vontade em adiquirir um dos mais sofisticados caças que existem.”

O grupo de direitos humans Anistia Internacional acusa a Indonésia de violar diretos como tortura policial e restrição de liberdade de imprensa.

O antigo governo trabalhista do Primeiro-Ministro Tony Blair bloqueou a venda de jatos após receber informações que a frota de Hawk da Indonésia havia bombardeado rebeldes do Timor Leste.

Kaye Stearman, porta-voz do ‘Campaign Against Arms Trade’, informou ao Times: “Entre 1994 e 1999 a Indonésia comprou metade dos seus equipamentos militares no Reino Unido, através de financiamentos do governo do Reino Unido.

FONTE: Defense NewsTRADUÇÃO E ADAPTAÇAO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis

“O antigo governo trabalhista do Primeiro-Ministro Tony Blair bloqueou a venda de jatos após receber informações que a frota de Hawk da Indonésia havia bombardeado rebeldes do Timor Leste.”

Business are business…