Órgão juntará Infraero e ANAC

Cristiano Romero

O governo edita na próxima semana medida provisória (MP) que cria a Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada à Presidência da República. Rossano Maranhão, atual presidente do Banco Safra, deve comandar, com status de ministro, o novo órgão, que terá, em sua estrutura, a Infraero e a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), hoje subordinadas ao Ministério da Defesa.

A presidente Dilma Rousseff também deve formalizar, em breve, convite para que o ex-ministro das Cidades Márcio Fortes assuma a presidência do Eximbank, um banco de apoio às exportações a ser criado como parte da estrutura do BNDES. Ontem, foi publicada, no Diário Oficial da União, a nomeação do ex-deputado e ex-guerrilheiro José Genoino, do PT, como assessor especial do ministro da Defesa, Nelson Jobim. O governo, com esses atos, dá andamento à composição do primeiro e segundo escalão.

Rossano Maranhão foi sondado para assumir a nova secretaria, gostou da proposta, mas alegou, segundo assessor graduado do governo, problema de “timing”. O Palácio do Planalto tem pressa, mas ele precisaria de tempo para se desincompatibilizar do Safra, onde trabalha desde 2005. Ontem, um assessor assegurou que, se ele aceitar o convite, o governo vai esperar o tempo que for necessário para ele tomar posse.

“Se ele só puder assumir no dia 1º de maio, isso não será um obstáculo”, revelou uma fonte. “O governo quer que ele aceite, não há um Plano B.” A ideia é nomear um interino entre a criação da secretaria e a chegada de Maranhão. O governo aguarda uma resposta definitiva do executivo na próxima semana.

A MP que cria a Secretaria Nacional de Aviação Civil está pronta. Para o comando da Infraero, será nomeado, provavelmente na próxima semana, Gustavo do Vale, ex-diretor de Fiscalização do Banco Central (BC). Vale, que deixou a diretoria o BC há dez dias, já está montando a futura diretoria da estatal. Ele e Rossano Maranhão são velhos conhecidos – ambos foram contemporâneos na vice-presidência do Banco do Brasil.

Fechando o pacote do setor aéreo, a presidente Dilma deve nomear o economista Marcelo Guaranys para a presidência da Anac, no lugar de Solange Vieira, cujo mandato termina nos próximos dias. Guaranys já é diretor da agência desde 2007. Seu nome, segundo apurou o Valor, tem o aval de Rossano Maranhão.

Na segunda-feira, o governo oficializará a indicação do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles para a presidência da Autoridade Pública Olímpica (APO), consórcio formado entre o governo federal, o governo fluminense e a prefeitura do Rio de Janeiro para tocar as obras de preparação da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada do Rio, em 2016. Meirelles foi convidado há algumas semanas, mas a indefinição de aspectos legais do funcionamento da APO retardou a nomeação.

Com Maranhão, Vale, Guaranys e Meirelles, o governo espera desatar o nó do setor que considera o mais carente da infraestrutura nacional. Em reuniões internas, o ministro Antonio Palocci, da Casa Civil, avalia que o país sofre de “atraso monumental” no setor aeroportuário.

O objetivo, com as mudanças, não é atender a demanda esperada para os eventos esportivos dos próximos anos, mas criar um rumo para o setor, cujo mercado vem crescendo a taxas anuais de dois dígitos nos últimos anos, sem o crescimento correspondente da infraestrutura. Com essas nomeações, o governo quer colocar o setor aéreo longe do apetite dos partidos políticos por cargos.

FONTE: Valor Online, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FAB 2401

Tamos lascados

Mas vamos ver o que eles tem para a nossa aviaçao civil CRESCER e ter dividendos no futuro.

A Solange fez muita coisa boa tb, mas no geral, destruiu e muito a nossa aviaçao .

Gostaria muito q a ANAC fosse presidida por aguem de facto fosse DA AREA e TECNICO na area. Mas, a grande verdade a ANAC faz parte do loteamento politico de nossa nação.

Sao por esses motivos que seremos CHACOTA em 2014 e 2016.

Abração

FAB2401

Antonio M

“…Com essas nomeações, o governo quer colocar o setor aéreo longe do apetite dos partidos políticos por cargos. …” Ah tá ! Acredito …. Tudo bem que a parte de aviação civil seja desembrada mas, a concepção do CINDACTA foi justamente a integração visando reduzir custos e não é tão simples seu desmembramento no que abrange o controle de tráfego ou seja, não dá para “separar com um divisória” os controladores militares dos civis ou mudar de sala/prédio. Essa mudança será apenas no que tange a política/administração/projetos ou a operação também? Outro problema: Naquela greve (no caso motim) dos controladores… Read more »

Rodrigo

FAB, você viu que a ANAC, está querendo acabar com as provas on-line?

FAB 2401

Rodrigo

Como assim bial q a ANARC quer acabar com as provas online?

Se fizerem isso ACABOU A AVIAÇAO BRASILEIRA.

Pls me de um link dessa imbecilidade da ANARC

Abraçao

FAB2401

tplayer

Estamos a cada dia mais ferrados, acho que deveriam privatizar logo o país para ver se melhora algo.

Rodrigo

Eu não tenho mais, recebi pelo mailing do site piloto comercial.

Se pararem com a prova on-line f…. de vez mesmo.

Franco Ferreira

A notícia é verdadeira. Os nomes inscritos estão corretos, tanto quanto se fala nas altas esferas.

Apropriadamente, o DECEA não aparece como divisível.

Inapropriadamente, o Comando da Força Aérea resiste em abrir mão da parte CIVIL de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, insistindo em manter controle militar sobre uma atividade que não lhe cabe!

Tomara que não se percaa esta oportunidade

Franco Ferreira

Rodrigo

Franco, não da para substituir o CENIPA por decreto.

Hoje em dia não tem pessoal civil suficiente para assumir esta tarefa.

FAB 2401

Rdrigo

Vlw a info.

Se vc conseguir este link, pls mande para nos.

Ou seja: TAMO @#%y*(+&¨&%

Forte abraço

FAB 2401

Rodrigo

Segue o link

http://www.pilotocomercial.com.br/banca/banca.aspx?newsid=1533

Você não faz idéia a treta que é fazer isto do celular.

FAB 2401

Rodrigo

Muito obrigado pelo link

Já copiei e colei espalhando a noticia

Vlw

Abração

FAB 2401

Rodrigo

E ainda tem imbecil, que considera que a ANAC fomenta a aviação civil…

O (des)Governo do PT conseguiu desvirtuar completamente as agências reguladoras…

ANAC, ANEEL, ANS, ANATEL, etc. hoje em dia somente servem para abrigar mais e mais inúteis apadrinhados.

O problema é que incompetência da ANAC pode ser fatal, para quem não tem nada a ver com o problema.

Observador

Caro Rodrigo: Concordo com você. A competência de todas as agências foi esvaziada, para privilegiar as decisões políticas e não as decisões técnicas. Menos mal que os nomes indicados vem da iniciativa privada e não os INÚTEIS políticos de carreira. O José “Dólar na Cueca” Genoíno não conta; será o papagaio de pirata do desprestigiado Jobim. Como tal, será um belo ASPONE (ASsessor de POr… NEnhuma). A nomeação dele para este cargo cheira a um “cala boca”, para ele não ficar incomodando pedindo um cargo melhor. Mas as notícias não são tão ruins. Talvez a FAB se livre de uma… Read more »

Rodrigo

Só que estas responsabilidades, trazem recursos que precisarão vir de outra fonte.

Como já deu para perceber que isto não é bem a intenção do PT, a situação tende a piorar.

No caso do CENIPA, além de não termos pessoal civil qualificado, a tendência ao uso político/jurídico criminal dos relatórios é aumentar em muito, o que não contribui em nada para aumentar segurança de vôo.

Baschera

Falcatrua….. arrumaram um monte de empregos para os que ficaram de fora…..

A viúva banca…..

Quanto a ANAC em particular….. o NJ não ia resolver o problema com um canetaço ??

Tem que olhar também o problema dos controladores de vôo…

Sds.

Vader

Observador disse: 11 de março de 2011 às 16:53 “Mas as notícias não são tão ruins.” Caraca Observador, tú é otimista pra carajo parceiro… admiro isso cara… Mas nada pode ser pior do que o citado cidadão na Defesa. O cabra é tão lixo que foi prisioneiro, tomou dois tapas na orelha e entregou a “camaradagem” toda por trinta dinheiros… E agora vai ser o número dois da Defesa da p. do país… Que beleza a camaradagem e o companheirismo demonstrado pelos próprios camaradas de “guerrilha” (na verdade um bando de vagabundos desajustados que foram expulsos do grêmio estudantil pra… Read more »

Rodrigo

Vader disse:
11 de março de 2011 às 23:52

Segundo eu soube, ele não precisou nem apanhar.

Estava com os documentos, mapas, etc…

Tudo com ele e entregou sem luta.

Observador

Caro Vader: Apenas e tão somente acredito na competência da iniciativa privada. Um sujeito para chegar a presidência do Banco Safra não pode ser idiota. O mesmo é válido para o Gustavo do Vale e o Marcelo Guaranys. É a iniciativa privada que mantém este país de pé, enquanto o Poder Público parece querer derrubá-lo a todo o momento. Sobre o alcagüete, sabe que pensei nesta história enquanto escrevia o primeiro comentário? Mas tem gente que diz que nem dois tapas ele levou: cantou feito um passarinho. Mas volto a dizer: ele vai bancar o papagaio de pirata. Ele está… Read more »

Grifo

O mesmo é válido para o Gustavo do Vale e o Marcelo Guaranys. Caro Observador, ao que eu saiba o Marcelo Guaranys nunca trabalhou um dia da vida dele na iniciativa privada, e a sua experiência na aviação civil antes de ser nomeado para diretor da ANAC se resumia a de ser passageiro. Se você quiser ficar um tanto triste, procure o currículo do Guaranys na Internet, e depois compare com http://www.faa.gov/about/key_officials/babbitt/. A diferença é gritante. Aproveitando, um erro cometido na notícia é achar que a ANAC faz parte do Ministério da Defesa. Como agência a ANAC é um órgão… Read more »

DrCockroach

Vcs lembram do terrivel Presidente da Anac Milton Zuanazzi? O discurso de posse dele foi um dos pedacos mais ridiculos que recordo ter lido, algo tipo: “avioes transportam passageiros…”; provavelmente copiou de algum trabalho escolar perdido na internet . Pois eh, o Zuanazzi foi subordinado da Dilma no governo do RS e assumiu a ANAC na epoca por indicacao da … Dilma! O NJ “foi” (jah estou usando o passado) um pessimo Ministro da Defesa, mas falou bem quando disse: “O senhor Milton Zuanazzi disse que não gostaria de trabalhar comigo. E efetivamente não vai.” http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u341461.shtml Mas nao que o… Read more »

Bodon

Mais um “cabide de emprego” federal….

Zé

E o que a FAB vai ganhar em troca?

Rodrigo

Este é o problema..

retiram uma fonte de recursos, sem planejar um substituto.

São idéias geniais como esta que me fazem acreditar nas teorias de conspiração que dizem que o objetivo do Governo brasileiro é transformar as FFAA em polícias de luxo.