Helicóptero da FAB atua em região atingida pelas chuvas no RS

3

Uma aeronave H-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º), Esquadrão Pantera, chegou, na tarde de quinta (dia 10), a São Lourenço do Sul, cidade gaúcha com moradores isolados pelas chuvas.

O helicóptero decolou às 12h da Base Aérea de Santa Maria para a missão de resgate às vítimas das enchentes na cidade de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. A bordo do helicóptero estão militares especializados em busca e salvamento (SAR). A estimativa de voo até o local é de cerca de 1 hora.

A cidade de São Lourenço do Sul sofre com uma forte chuva que começou na tarde da quarta-feira e se prolongava pela madrugada de hoje (10/3). As chuvas isolaram famílias e preocupam a prefeitura do município do sul do Estado. A água acumulada fez com que rios e arroios transbordassem, provocando, a interdição da rodovia Porto Alegre-Pelotas (BR-116) na altura do km 471,4 em ambos os sentidos.

Esta será a primeira missão dos Black Hawk, que chegaram ao esquadrão no dia 1º de março. Os helicópteros têm capacidade para 12 assentos ou até seis macas. É dotado de um guincho de resgate que suporta até 270 kg e possui uma autonomia de voo de cerca de 3h40min, variável com o peso de decolagem.

FONTE / FOTOS: FAB (Agência Força Aérea)

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Vieram voando, chegaram e vão para o pau…

Cade os EC725 entregues ano passado ? 😉

tplayer

Alô FAB, manda um desses aqui para Joinville. To precisando de uma carona para chegar no trabalho.

Se a Marinha quiser mandar o opalão também resolve meu problema.

Ta feia a coisa aqui.

Marco Antônio

Durante o dia de hoje foram resgatadas 75 pessoas por um único Esquilo da Brigada Militar, um por um, em um cesto suspenso. O H60L, infelizmente, chegou ao local no final da tarde e acredito que não pode contribuir de forma mais impactante. Duas pontes cairam ainda ontem à noite. A população local passou a noite desabrigada. Não sei qual o procedimento para deslocamento de meios pela FAB, mas me pareceu um pouco burocrático. Um dia inteiro foi perdido. Se o deslocamento Santa Maria-Pelotas tivesse sido feito durante a madrugada, hoje, nas primeiras horas da manhã, uma contribuição decisiva poderia… Read more »