terça-feira, outubro 19, 2021

Gripen para o Brasil

Array

Piloto do EDA é recebido pela Patrouille de France

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Informe de 5 de fevereiro do Armée de l’air (Força Aérea Francesa), destaca a visita de um dos pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da FAB, à “Patrouille de France”, sua contraparte francesa. A Força Aérea Francesa, porém, refere-se ao Major Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro* como comandante do EDA. Porém, segundo a FAB, o comandante atual é o Tenente Coronel Aviador Wagner de Almeida Esteves (veja nota ao final da matéria).

De qualquer forma, a nota da Força Aérea Francesa destaca o intercâmbio realizado entre os dois esquadrões, que têm uma ligação histórica que remonta ao tempo em que a “Esquadrilha da Fumaça” voava aeronaves Fouga Magister, de fabricação francesa. A visita do piloto brasileiro deu-se entre 28 de fevereiro e 4 de março deste ano.

O Major Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro, segundo o informe, destacou o profissionalismo da Patrouille de France, após um voo com a equipe, mostrando-se entusiasmado e dizendo sentir a impressão de viver um momento histórico. O piloto brasileiro também foi homenageado com um voo no Mirage 2000 do esquadrão de caça  2/5 “Ile de France” da Base Aérea de Orange.

Ainda segundo o informe, o comandante Cédric Tranchon, líder da Patrouille de France neste ano de 2011, já havia visitado o Brasil no final do ano passado, tendo a oportunidade de voar no EDA. O comandante também participou da apresentação da Patrouille de France sobre Brasília, em 7 de setembro de 2009.

FONTE / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

VEJA TAMBÉM:

*NOTA DO PODER AÉREO: o título original do informe da Força Aérea Francesa é “La patrouille de France reçoit le leader de la patrouille brésilienne”, o que, traduzido para o português, significa “A patrouille de France recebe o líder da patrulha brasileira” – onde a palavra ‘patrulha’ deve ser compreendida como forma de designar a contraparte brasileira da equipe de demonstração aérea, na tradição francesa chamada de “patroille”.

Entendendo-se líder como o comandante de uma unidade, deve-se alertar que o comandante do EDA é, atualmente, o Tenente Coronel Aviador Wagner de Almeida Esteves, substituto do Tenente Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura, que havia liderado a Esquadrilha da Fumaça nos últimos dois anos (clique aqui para ler informe da FAB a respeito). 

No site do EDA, onde a posição de “Fumaça 1” ainda está mostrando o antigo comandante, o Major Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro ocupa a posição de “Fumaça 6”, porém, como Capitão Aviador – mas, ampliando-se a foto principal disponibilizada pelo Armée de l’air (veja detalhe ampliado logo abaixo), aparece claramente a patente de Major. Ao menos são essas as conclusões que o Poder Aéreo chegou ao analisar as fotos e informações disponíveis, neste domingo de carnaval, onde é mais complicado tirar dúvidas consultando outras fontes por telefone.

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Major Aviador

ALEXANDRE de Carvalho Ribeiro

Ala Direita Externa

Últimas Notícias

FAB realiza enlaces de dados entre aeronaves usando o LINK-BR2 pela primeira vez

Os voos foram realizados durante a execução da Operação Íris, como foi denominada a segunda fase de ensaios de...
- Advertisement -
- Advertisement -