Piloto do EDA é recebido pela Patrouille de France

1

Informe de 5 de fevereiro do Armée de l’air (Força Aérea Francesa), destaca a visita de um dos pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da FAB, à “Patrouille de France”, sua contraparte francesa. A Força Aérea Francesa, porém, refere-se ao Major Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro* como comandante do EDA. Porém, segundo a FAB, o comandante atual é o Tenente Coronel Aviador Wagner de Almeida Esteves (veja nota ao final da matéria).

De qualquer forma, a nota da Força Aérea Francesa destaca o intercâmbio realizado entre os dois esquadrões, que têm uma ligação histórica que remonta ao tempo em que a “Esquadrilha da Fumaça” voava aeronaves Fouga Magister, de fabricação francesa. A visita do piloto brasileiro deu-se entre 28 de fevereiro e 4 de março deste ano.

O Major Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro, segundo o informe, destacou o profissionalismo da Patrouille de France, após um voo com a equipe, mostrando-se entusiasmado e dizendo sentir a impressão de viver um momento histórico. O piloto brasileiro também foi homenageado com um voo no Mirage 2000 do esquadrão de caça  2/5 “Ile de France” da Base Aérea de Orange.

Ainda segundo o informe, o comandante Cédric Tranchon, líder da Patrouille de France neste ano de 2011, já havia visitado o Brasil no final do ano passado, tendo a oportunidade de voar no EDA. O comandante também participou da apresentação da Patrouille de France sobre Brasília, em 7 de setembro de 2009.

FONTE / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

VEJA TAMBÉM:

*NOTA DO PODER AÉREO: o título original do informe da Força Aérea Francesa é “La patrouille de France reçoit le leader de la patrouille brésilienne”, o que, traduzido para o português, significa “A patrouille de France recebe o líder da patrulha brasileira” – onde a palavra ‘patrulha’ deve ser compreendida como forma de designar a contraparte brasileira da equipe de demonstração aérea, na tradição francesa chamada de “patroille”.

Entendendo-se líder como o comandante de uma unidade, deve-se alertar que o comandante do EDA é, atualmente, o Tenente Coronel Aviador Wagner de Almeida Esteves, substituto do Tenente Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura, que havia liderado a Esquadrilha da Fumaça nos últimos dois anos (clique aqui para ler informe da FAB a respeito). 

No site do EDA, onde a posição de “Fumaça 1” ainda está mostrando o antigo comandante, o Major Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro ocupa a posição de “Fumaça 6”, porém, como Capitão Aviador – mas, ampliando-se a foto principal disponibilizada pelo Armée de l’air (veja detalhe ampliado logo abaixo), aparece claramente a patente de Major. Ao menos são essas as conclusões que o Poder Aéreo chegou ao analisar as fotos e informações disponíveis, neste domingo de carnaval, onde é mais complicado tirar dúvidas consultando outras fontes por telefone.

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Major Aviador

ALEXANDRE de Carvalho Ribeiro

Ala Direita Externa