Os comandantes das Forças Armadas estão irritados com o arrocho no orçamento de 2011.
Alertaram o ministro Nelson Jobim que, além dos planos de investimento, o governo suspendeu o repasse de dinheiro para as despesas de custeio.
A FAB afirma que os Mirage 2000 vão parar de voar em abril, por falta de combustível e suprimentos.

FONTE: Coluna Brasil confidencial – revista “Isto É”

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Não pode fica pior

Rodrigo

Já dizia o Tiririca.

FAB 2401

Estamos muitissimo bem na fita.

LAMENTAVEL

Quem vai defender o Brasil?

Simples, perguntem a Ilma Sra Presidenta e o Ilmo Sr Ministro Mantega, talvez eles saibam responder

Abraçao

FAB 2401

Baschera

Mas a PresidentA …. está rejustando o salário dos militares, por considerar que um oficial general não pode ganhar menos que um porteiro do senado federal.

Também está rejustando em até 45,5% a beneficiários do Bolsa “Famíglia”…..

Eta fartura…… farta tudo….. menos dinheiro para pagar pessoal e esmola.

Queriamos o quê….. filha de peixe….peixinho é!!

Sds.

Baschera

Rodrigo,

Nosso amigo, aquele ex-fabiano aqui dos pampas gaúchos, colocou que os EC-725 podem ir para o vinagre…..

Sds.

Cesar

Como fica a proteção aérea da Capital Federal?

Groo

A capital podia voltar pro Rio de Janeiro, de onde nunca devia ter saido.

Brincadeira! Isso é muito pouco pra se mudar a capital de lugar. É bem mais fácil mudar um esquadrão ou mesmo deslocar uns F-5.

Agora falando sério, que porcaria de caça tampão são esses Mirage 2000 pagos a preço de F-16C chilenos. Não iam durar nem se o FX2 tivesse saído.

Quanto aos novos Super Pumas (Cougars ou coisa parecida com gatinhos) devíamos ter comprado uns Black Hawks.

Rodrigo

Baschera disse:
1 de março de 2011 às 23:13

Deus o ouça!

Justin Case

Amigos,

Se a tentativa é pressionar o Governo para liberar mais recursos, acho que poderiam parar o GTE, que não é atividade-fim da Força e teria mais repercussão. Não, acho que não fariam isso…
Abraços,

Justin

joseboscojr

E quem vai atacar a capital federal?
Qualquer inimigo do Brasil vai é querer clonar nossos dirigentes e fazer alguns milhares de senadores, deputados, ministros, etc.

Grifo

Como fica a proteção aérea da Capital Federal?

Com a palavra, o ministro Nelson “dinheiro não é problema” Jobim…

Renato Oliveira

Justin, finalmente concordo 101% com você!

JapaMan

KKKK….. é bom que atacam e acabam logo com aquele antro de ladrões, tinha é que jogar uma bomba la… só assim, absurdo! não tem dinheiro, tem corte e tem aumento do bolsa voto (digo família) palhaçada.

Mauricio R.

“…colocou que os EC-725 podem ir para o vinagre…..”

Ao menos a possibilidade de uma boa noticia.

Assim só ficam faltando os cancelamentos dos upgrades do A-1 e do acervo do museu aeronaval.

DrCockroach

Isto lembra o que aconteceu com um vizinho meu fazem alguns anos. Ele era um americano (quase aposentado) casado com um filipina muito bonita e simpatica (como quase todas sao… 🙂 ); ela deveria ser quase uns 30 anos mais nova que ele. Um dia ele chegou de viagem, teve um ataque durante a madrugada (era diabetico) e morreu alguns dias depois. Ela disse que a ambulancia levou cerca de 40 minutos p/ chegar (o que foi fatal, pois ele entrou em coma). O curioso eh que o hospital fica cerca de uma quadra da casa. Nao sei, suspeito que… Read more »

Rodrigo

Sugiro aos colegas assistirem a participação da presidenta Dillma, ontem no programa da Ana Maria Braga. O player da Globo é bom, então podemos saltar as partes piegas de perguntas do povo, da Maitê Proença e outras imbecilidades.. A melhor parte é quando ela fala do Lulla e foi aí que eu percebi a fonte dos problemas da Dillma com o Jobim. Para mim, não houve surpresa alguma. Ela começa a descrever o ex mandatário, como uma ótima pessoa, mas que não era muito chegado no batente, óbvio que quando ela percebe o que disse rapidamente tenta desfazer. O Jobim… Read more »

Nick

Tem de ver pelo lado positivo. Estacionados no hangar esses M-2000 vão durar até 2030. E os F5EM/AMX(sem modernização) até 2040. Pra que FX-1,2,3????

[]’s

Vader

Que parem mesmo o GDA. Dane-se Brasília; o nosso azar é que não tem ninguém competente na nossa vizinhança para bombardear aquela porcaria de Planalto e Congresso. Nos fariam um tremendo de um favor.

E concordo com o Justin: a FAB deveria era parar o GTE. Inteiro. Recusar-se a voar. Dá um sumiço no combustível e ponto final. Fala que não tem dinheiro e acabou-se. Mandem os malditos políticos viajarem de avião comercial, como aliás deveria ser se esse fosse um país sério.

tplayer

Vejam pelo lado bom, é uma despesa (das grandes) a menos para FAB nesse momento de vacas magras.

Luiz Padilha

Senhores, vamos olhar por outro lado. Mesmo com os M-2000C voando, nossa capacidade de defesa é ZERO se olharmos os nossos vizinhos. Me refiro aos que merecem ser vistos. Enfim, um caça defasado, com capacidade inferior aos SU-30 e F-16 da região, logo, porque detonar os parcos recursos da FAB neles? Enquanto as 3 Armas continuarem “quebrando o galho” do MD/GF, no entendimento dos politicos tudo sempre estará bem. Agora, parem os caças( falta de $$$ para peças e fuel) e de quebra comecem a por no chão o GTE e o Corsário. Pronto. No dia seguinte aparecerá verba extraordinária… Read more »

Observador

Alguém lembra como foi escolhido o Mirrage 2000 para substituir o Mirrage III?

Foi por critérios técnicos que não escolheram o F-16 ou outro aparelho qualquer?

Ou foi mais uma escolha advinda da “parceria estratégica” com a França?

Ao meu ver, ao invés de poupar o Mirrage, esta paralisação somada ao valor absurdo de sua manutenção (conforme mencionado por participantes do blog), tem tudo para apressar a aposentadoria deste vetor.

Wagner

Luiz

A Venezuela está tãp ruim quanto nós. Os Sukhois dela estão parados por incompetência. A máquina é avançada demais para eles…

Acho que a única ameaça real a Brasília são os Migs 29 peruanos, os quais sabem usá-los, conseguem mantê-los e já até foram modernizados. Em teoria, com tanques descartaves, acho que chegariam a Brasilia…

Acho… não lembro o alcance deles agora. Quem puder por favor complete…

🙂

Wagner

Os Venezuelanos com os Sukhois devem fazer igual a eu, ontem, com uma TV digital nova: eu parecia um chimpanzé tentando ligar aquele troço, porra, não sei configurar aquilo !! Ela não captou nenhum canal, não consegui ligar cabo nenhum, e no final das contas eu não sabia sequer como entrar no menu de configuração !!!

Deve ser a mesma coisa com os sukhois venezuelanos…

Rodrigo

Padilha, difícil é terem peito de parar o GTE mas ia ser divertido. ——————————— Na minha visão o GTE seria apenas para o PR e comitivas. O resto de avião de carreira ou façam licitações para companhia de táxi aéreo. Observando a parada dos M2000 e a quase certa navalhada no EC725. Chego a conclusão que a força vai se livrando dos programas entubados e concentrando o troco que recebe nos verdadeiros objetivos operacionais e industriais. Só isto que me faz ter esperança que não irão ferrar muito o KC. Ainda não foi muito divulgado, mas os Hinds também estão… Read more »

edcreek

Olá,

Palhaçada tem limite, a FAB está certa em não voar e deveria paralizar tudo, os politicos que se defedam…

Finalmente concordo com o VADER f…a capital federal alguem deveria fazer o favor de jogar umas bombas de penetração na explanada dos ministrerios e afins….

Vamos aguardas os defesos…

Abraços,

Darkman

Tem que parar tudo de uma vez !!!
Deixa a M.. feder de uma vez e vamos ver no que vai dar.

Sacanagem !!!

Abs.

Vader

Observador disse: 2 de março de 2011 às 8:40 “Alguém lembra como foi escolhido o Mirrage 2000 para substituir o Mirrage III? Foi por critérios técnicos que não escolheram o F-16 ou outro aparelho qualquer? Ou foi mais uma escolha advinda da “parceria estratégica” com a França? Ao meu ver, ao invés de poupar o Mirrage, esta paralisação somada ao valor absurdo de sua manutenção (conforme mencionado por participantes do blog), tem tudo para apressar a aposentadoria deste vetor.” 1. O Mirage 2000-C foi mais uma das “entubadas” que a FAB tomou, logo no começo do governo do demiurgo anterior,… Read more »

Observador

Vader, Era mais ou menos assim que eu lembrava. A situação é tão esdrúxula que chega a ser ridícula. Quem decidiu pela compra dos Mirrage 2000 foi o iluminado, o gênio, o líder máximo, o Exmo. Sr. Presidente da República, em julho de 2005, durante uma viagem a Paris, sem ouvir ninguém especializado, na base do puro achismo, como sempre tomou todas as suas decisões. Estive vendo agora na internet que cada mirrage nos custou US$ 8 milhões, mas com manuteção e armamento, a conta ficou em US$ 15,125 milhões. Ou seja, compramos uma sucata voadora, que nem data-link tem,… Read more »

DrCockroach

Imagino que haverah queda de braco entre os Comandantes das Forcas e o Lobim. – O Ministro da Fazenda determina o tamanho do corte (mas nao deveria dizer o que cortar). – O Lobim, fingindo que nao era ministro ateh dois meses atras, diz que a FAB deve cortar X; – O Saito diz que os cortes serao, entao, “aqui e ali”; – O Lobim retruca dizendo que “aqui no meu nao, corta lah!”; – O Saito diz que eh um non-sense preservar o “aqui” e cortar o “lah”, na verdade o inverso faz sentido; – O Lobim lembra que… Read more »

Rodrigo

A Dillma já está ciente da situação, desde a reunião com os comandantes, o poder do Jobim é mais figurativo que real.

fsneto

Jaguar disse:
1 de março de 2011 às 22:49

Infelizmente sempre pode piorar.

Luis

O problema não é essas jacas pararem de voar. O problema é adquirirmos outras para colocar no lugar.

DrCockroach

“Prefeito discorda sobre falta de dinheiro para comprar caças” O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), discordou das declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que não há dinheiro para comprar os 36 caças da Força Aérea Brasileira (FAB), no projeto chamado de FX-2. “Isso é um subterfúgio. Pelo que sei, o Brasil só deve começar a pagar (os caças) em 2016 ou 2018.” Segundo Marinho, não se justifica o fato de o negócio não ser fechado por questões financeiras do ano corrente. “A declaração do ministro Guido, com todo respeito, não tem fundamento. A não ser que… Read more »

Vader

Luis disse:
3 de março de 2011 às 0:20

“O problema não é essas jacas pararem de voar. O problema é adquirirmos outras para colocar no lugar.”

Disse tudo.

Rodrigo

Segundo o Juarez, que é muitíssimo bem informado sobre o que acontece no mundo azul.

O próximo a para será o Corsário.

Vader

Rodrigo: a FAB tinha que se unir e parar inteira. Todos os esquadrões. Tudo. Do GDA e GTE ao PAMA.

Mas eu sei que isso é utopia… a corda foi apertada por tantos e tantos anos que os militares já não percebem quando estão sendo enforcados.

Rodrigo

Não precisa união basta a ordem.

Eu estou com CCF vencido há quase três meses e não poderei voar até renová-lo e sinto TUDO saindo da minha cabeça.

Ai acrescentando manutenção meia-boca, temos a receita da desgraça.

Eu consideraria a ordem para decolar nestas condições ilegal.