EUA garantem ao Brasil transferência de tecnologia de caças

19

WASHINGTON (AFP) – O Brasil não deve duvidar da transferência de tecnologia se adquirir os caças F/A-18 Super Hornet para a sua Força Aérea, disse nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, o subsecretário de Defesa para a América Latina, Frank Mora, em audiência no Senado.

“Afirmaria que a transferência de tecnologia da magnitude que estamos oferecendo colocará o Brasil no nível de nossos aliados próximos”, destacou. Ao ser ouvido sobre se Brasília não deveria duvidar do compromisso da transferência de tecnologia, Mora respondeu: “É correto”.

O F/A-18 Super Hornet da Boeing compete com o Rafale da francesa Dassault e com o Gripen NG da sueca Saab, por um contrato estimado entre 4 bilhões e 7 bilhões de dólares. O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, que declarara preferência pelos aviões franceses, deixou a decisão em mãos da sucessora Dilma Rousseff.

Um dos aspectos mais importantes para o Brasil na negociação é a transfêrencia de tecnologia. “Os Estados Unidos apresentaram uma proposta sólida dos Super Hornet (…), com transferência significativa de tecnologia”, destacou Frank Mora.

Explicou que a compra dos aviões estreitaria ainda mais a colaboração na defesa, depois da assinatura, em abril de 2010, de um acordo de cooperação militar entre ambos os países.

O presidente Barack Obama visitará o Brasil no final de março, como parte de uma turnê que o levará, também, ao Chile e a El Salvador.

FONTE: AFP, via Yahoo Notícias

FOTO: USN (Marinha dos EUA)

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Rezo para que não inventem o SH BR ++++.

Espero que sigamos a lógica e fiquemos como parceiros do programa SH.

Franco Ferreira

Toda transferência de tecnologia realizada pelo USG (governo) term que ser aprovada pelo presidente dos EEUU e atender à AECA (Arms Export Control Act). A lei é seletiva e discricionária, como tem que ser mesmo! Se o MLOUSEMB (Military Liaison Officer American Embassy) apresentar uma modificação legal do Congresso dos EEUU incluindo o Brasil no rol dos “paises amigos”, então dá para imaginar ser verdade. Tal inclusão, quando e se ocorrer, acarretará a eliminação de barreiras para importação de “material de defesa” pelos EEUU, e de alienação do que existir. Particularmente, eu não acredito. Vamos ver como Obama se defronta… Read more »

Vader

Aparentemente os EUA estão oferecendo ao Brasil a chance única, em mais de meio século de relações, de finalmente nos integrarmos ao grupo de nações suas aliadas, lembrando que “aliança” não tem nada a ver com subserviência, mas sim com o comprometimento na defesa de um conjunto de valores, que são basicamente os valores da democracia ocidental. Os únicos latino-americanos a fazê-lo, diga-se de passagem. O Brasil passaria assim do patamar de aliado de “segunda categoria” que tem desde logo após o fim da SGM, para o de aliado de “primeira” como GB, França, Israel, Japão e Alemanha, entre outros.… Read more »

Vader

Franco Ferreira disse:
18 de fevereiro de 2011 às 10:55

Franco, aparentemente essa história da Dilma não poder entrar nos EUA é lenda. Não faz muito tempo ela esteve lá.

Abraço.

Observador

O que o Vader disse é verdade.

Os responsáveis pelo sequestro foram os grupos Ação Libertadora Nacional (ALN) e Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Quem participou desta ação foram o Fernando Gabeira e o Franklin Martins (Ministro da Comunicação Social). Estes sim, não entram nos EUA.

A guerrilheira Dilma Houssef fez parte do grupo Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares (VAR-Palmares), grupo que roubou o cofre de Adhemar de Barros.

Logo, façamos justiça: a Presidente do Brasil não é sequestradora; é assaltante.

Rodrigo

Vader,

Ouragan e companhia andam mudos e já arrumando justificativas para a vitória dos gringos.

edcreek

Olá,

Não creio tanto na tansferencia citada pelos gringos, eles já provaram que não são muito confiaveis. Não vejo assim com tão bom olhos…..

Porém o caça em si é muito bom, e na situação atual será bem recebido.

Pelo menos não é a fantasia do NG……….

Abraços,

Abraços,

Vader

Rodrigo, sumiram mesmo né? Este (o banido dos vários nicknames), e aquele “jornalista” que vivia nos dando datas para o anúncio do Rafale… 🙂 Que desculpa será que eles irão dar pela sua bisonhice reiterada? 🙂 E notei mesmo uma certa diminuição da rafalechada mais rasgadora de calcinhas e da antiamericanalhada e comunalha estridente… Não aqui, porque em boa hora eles se pirulitaram, mas mesmo nos espaços abertos eles estão aos poucos diminuindo sua pestilenta virulência… Porque será hein? Será que é porque agora o governo é “americano desde criancinha”??? 🙂 Será que é porque o “bunker” mandou cortar a… Read more »

Observador

Sim Vader.

O “bolsa lan-house” acabou logo depois das eleições.

Ou o povão, que acha o Lula o máximo e votou na Dilma, voltou à apatia bovina de sempre.

Wagner

Aham, até parece que eles vão liberar tecnologia sensível. No máximo vão nos ensinar a como montar a fuselagem, bom, já é um começo.

Mas se vcs querem acreditar neles…

Vader

Wagner disse: 18 de fevereiro de 2011 às 13:22 Wagner, eles irão dar a tecnologia que a FAB pediu em seu RFI/RFP. O que já é bastante. Provavelmente já é mais do que temos como absorver. Ninguém dá nada de graça a ninguém, muito menos americano. Não existe almoço grátis. A grande vantagem é que o americano quando assina o contrato, cumpre. Tem que estar NO PAPEL. Não vá inventar de pedir o que não estiver lá que eles não se sentirão obrigados a cumprir (e ninguém pode forçá-los). Mas uma vez assinado, eles respeitam. Bem diferente de outros por… Read more »

Rodrigo

Falar o óbvio para a charla bolchevique não adianta, pois a verdade que vale é a de vocês e não o que ocorre no mundo real.

O SIVAM, que os gringos venceram na base da “fita” ou seja poderiam impor o que bem entendessem, mesmo assim TRANSFERIRAM INTEGRALMENTE, tudo que havia sido solicitado na concorrência com a Thales.

Interessante né?

Vão se informar se a ATECH teve algum problema com isto?

edcreek

Olá,

Voto com o Wagner, não creio e nenhuma transferencia ampla, mas na situação que anda o projeto, é melhor do que nada…..

Bom não podemos fazer nada além de aguardar!!!!

Abraços,

Rodrigo

E o que a Dassault ia transferir tão a mais assim no seu achômetro, que diga-se de passagem não deu uma dentro ainda?

Nick

A TT americana é mais realista pelo menos, não ficaremos iludidos com os termos “irrestrito”. Se estiver tudo no papel, eles cumprirão, a não ser que aqui se transforme em um novo Irã ou Coréia do Norte.

[]’s

Renato Oliveira

Aos colegas, concordo, e disse isso. Eles enrolam para assinar contrato, mas cumprem o que assinam, exceto em casos extremos como o Irã.

Baschera

Vader disse:
18 de fevereiro de 2011 às 12:38

É….. escafederam-se….. até mesmo os blogs de alguns andam as moscas…. teve até um que agora, começou a comentar sobre fuzis !!

Observador disse:
18 de fevereiro de 2011 às 12:47

…”bolsa Lan-House”……. ´Rá,rá,rá,rá,rá…… que maldade !!

C’est la vi, mon ami !!

Sds.

Grifo

É….. escafederam-se….. até mesmo os blogs de alguns andam as moscas…. teve até um que agora, começou a comentar sobre fuzis !!

Caro Baschera, o que dizer? Espero que a ficha tenha caído para eles.

Apenas especulando, já imaginou se a FAB tivesse permitido que o contrato do Rafale tivesse sido assinado ano passado? Se não tem dinheiro nem para pagar o EC-725, imagina a pindaíba se ainda tivéssemos de pagar o caríssimo caça francês.

Tadeu Mendes

Finalmente parece que vamos comprar cacas de verdade. A novela vai acabar brevemente. Os SH metem medo mesmo. Essa robusta e bem equipada maquina de combate aereo, ira elevar o patamar da FAB ao nivel de Primeiro Mundo. Se hipoteticamente os EUA e todas as companias fornecedoras de equipamentos e sistemas, concordassem e repassar toda a tecnologia, processos e metodos; do parafuso ate o firmware de varios subsistemas do caca; ainda sim o Brasil nao possuiria nem o parque industrial preparado para absorver e produzir todas essas partes, como tambem, nao existe mao de obra qualificada para absorver tanto conhecimento… Read more »