segunda-feira, junho 27, 2022

Gripen para o Brasil

Primeiro voo do X-47B

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Voou na última sexta-feira (4 de fevereiro) o protótipo do X-47B, o primeiro demonstrador de aeronave de combate não-tripulada (UCAS-D) da Northrop Grumman para a US Navy. O X-47B fez um voo de 29 minutos a partir da Base Aérea de Edwards.

Se a aeronave cumprir tudo o que promete, irá revolucionar a forma como se darão as missões de ataque do futuro.

SAIBA MAIS:

- Advertisement -

9 Comments

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

J-What? 🙂

Como eu disse no Blog do Vader, sorte que (como insistem os cretinos antiamericanos), os EUA estão em “decadência”.

Imaginem se não estivessem… 🙂

Nick

Os EUA já estão na segunda geração de UCAS. X-45, X-47 já são demonstradores de 2ª geração desses sistemas. Agora quero ver esse X-47 pousar sozinho em um PA, não é simples não.

[]’s

asbueno

Vader, enquanto a decadência é representada por uma curva suave, a de outro pode ser uma curva bem íngreme. Tudo isso pelas condições que criaram no país desde o seu surgimento.

Pois é, estão iniciando uma segunda geração e nós nem estamos no pré-projeto. A pergunta é: não estamos “encaminhados” neste e em outros projetos porque?

Observador

Pousar em um PA não é o que me dá medo.

Me dá medo os outros usos que eles podem fazer desta tecnologia.

Imaginem se eles empregarem a tecnologia na construção de uma classe de SUB-NUCs sem tripulação. Um “navio-fantasma”, plenamente armado, completamente autônomo, sempre de prontidão.

Sem tripulação, só precisaria vir a um porto para manutenção, podendo passar anos submerso e oculto.

É delírio? Não sei. Há algumas décadas se diria isto do X-47.

O que acham?

Baschera

Duas coisas me impresionam neste projeto.

A primeira é que o X-47 é impulsionado por duas turbinas ao contrário dos Predador ou dos Reaper, que são turbo hélices.

A segunda, é que parece um mini-B2, inclusive na principal característica deste, ou seja, é stealth.

Se realmente for aprovado e liberado para uso em NAe, aí…. a coisa vai ficar interessante !!

Sds.

Baschera

Mais um detalhe, os EUA não estão em decadência, apenas puxaram o freio aerodinâmico…… em decadência estão a economia clássica ocidental e a civilização ocidental como um todo.

Sds.

joseboscojr

Baschera, Sem querer ser chato, mas o X-47B possui só um motor, e o Predator possui um motor convencional turbocomprimido e não turbo hélice. O Reaper sim, é turbo hélice. Nick, Na verdade até podemos chamar o UAV que surgir desse programa UCAS-D de um UCAV de 3ªG, tendo em vista que a diferença entre o Predator e o Reaper é tão grande que praticamente os colocam em gerações distintas. Claramente o Predator era um UAV de reconhecimento que recebeu dois pilones sob as asas e foi capacitado para lançar mísseis. Já o Reaper não, é um legítimo avião de… Read more »

Baschera

Bosco,

Tens toda a razão…. jurava que eram dois propulsores no X-47…..mas é somente um…. uma turbina F100-PW-220, derivada do modelo que equipa o F-16 e o F15.

Sds.

Mauricio R.

O problema c/ essa aeronave, é que o próprio complexo militar-industrial americano, pode torna-lo quase tão inviável qnto o “P-35B”.
Afinal o interesse desses caras, não é a capacidade que esta aeronave representará p/ as ffaa americana, mas é a meta atingida e consequantemente o bonus garantido no fim do ano.

Últimas Notícias

Rússia lança barragem de mísseis na Ucrânia

As forças russas lançaram um ataque de mísseis de cruzeiro em larga escala em locais em toda a Ucrânia...
- Advertisement -
- Advertisement -