O supercruise do Gripen NG Demo, nas palavras de um jornalista indiano

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O texto destacado em itálico, mais abaixo, é um trecho traduzido de artigo do jornalista indiano Vishnu Som, editor associado e âncora sênior da New Dellhi Television (NDTV), publicado na revista Vayu e disponibilizado em informe da Saab de janeiro deste ano. Segundo o informe, o jornalista é o primeiro e, até o momento, o único civil no mundo que voou o Gripen NG, por sobre ilhas suecas.

A surtida durou 45 minutos, e incluiu voo em supercruzeiro, além de passagens a apenas 50 pés por sobre o Mar Báltico. O Gripen NG Demo voou em formação com um Gripen D, sendo filmado por um treinador a jato SK 60. A seguir, algumas impressões do jornalista e, mais abaixo, vídeo de aproximadamente 20 minutos sobre o voo:

Com seu novo motor GE414G, o Gripen NG ‘tensiona suas correias’ na pista, movendo-se para a frente apesar dos freios, e lançando-se como um foguete mais do que apenas decolando, assim que os freios são liberados. Também em manejo, o jato é livre de preocupações, alcançando o limite de 9G facilmente. O piloto de testes do Gripen Fredrik Müchler me diz que o Gripen NG pode facilmente ser considerado um caça 10G, dado que pode puxar essas cargas sem qualquer dificuldade real.

Nesse voo, o supercruise ocorreu a aproximadamente 23.000 pés. Nosso jato, carregando dois mísseis ar-ar IRIS-T na ponta das asas, acelerou ultrapassando a barreira do som. Fredrik rapidamente desligou a pós-combustão e a velocidade no ar estabilizou-se bem acima de Mach 1. Fredrik me diz que ele, a essa altitude, pode sustentar essa velocidade até que o combustível acabe, e que pode voar mais rápidosem pós-combustão numa altitude superior.

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Vader

Legal o vídeo.

ZE

Vader, o vídeo é legal, as informações, também. Idem o caça. Falar mais o quê ?

[ ]s

Antonio M

Já pensaram se o Gripen NG existisse e fosse oferecido ao Brasil como como participante no seu desenvolvimento ?!?!

rsrsrsrs !!!

DrCockroach

O jornalista respondeu uma curiosidade minha, se o piloto sente alguma diferenca quando o jet entra no supercruise: ele disse que nao. Prezado Antonio, nao somente pensei, mas quando assisti o orgulhoso primeiro piloto de testes do Gripen falando, imaginei se, com quatro cabecas de serie (ou prototipos) sendo construidos, desenvolvidos e homologados no Brasil, se daqui uns 20 anos tb nao assistiriamos um video sobre a historia da aviacao de caça no Brasil com alguns pilotos da FAB, tb orgulhosamente, contando como foi participar como piloto de testes do Gripen NGBR. Seria simplesmente fantastico. Mas como costumava dizer o… Read more »

DrCockroach

Um dos melhores videos do Gripen NG, p/ mim, eh o que segue:

http://www.youtube.com/watch?v=symoYLO5XaQ&playnext=1&list=PL7341B3614A8E55F7

Eh o primeiro voo do Demo, eh ver no final a recepcao com flores aos pilotos de testes e o orgulho dos engenheiros, executivos, pessoal de apoio. Pois eh, seria muito bom ver uma cena destas com pilotos, engenheiros, executivos, jornalistas brasileiros; felizes por participarem do desenvolvimento de uma fighter jet com participacao brasileira como nunca antes e, muito superior aos dois outros concorrentes do FX-2, produtos prontos.

[]s!

[]s!

Rodrigo

Desenvolver o que? Dizem vocês, que os pré-série voarão este ano. Não tem mais o que desenvolver se isto for verdade.

edcreek

Olá,

É isso ai Rodrigo se for voar esse ano não ah o que desenvolver…
Se não voar teremos problemas com prazos….

Além do que como os proprios indianos dizeram o NG terá capaçidade muito similar ao Tejas….

Abraços,

DrCockroach

Prezado Rodrigo,

Nunca escrevi que os pre-series voariam este ano:

Essas peças farão parte do protótipo (cabeça de série) do Gripen NG, que estará voando por volta de 2012 e 2013. Serão fabricados quatro aviões de pré-série, sendo dois para ensaios em voo, um para ensaio de fadiga e outro para ensaios estáticos e de componentes.
http://www.aereo.jor.br/2010/10/22/gripen-ng-tera-quatro-cabecas-de-serie-e-akaer-fara-60-desenhos-por-semana/

[]s!

DrCockroach

No mais, o chapa de vc, o Marinho ( 🙂 ), disse que a Dilma somente toma uma decisao no ano que vem (^%@%$@^#*!*) O prefeito do PT acredita que Dilma deverá deixar a definição sobre os caças para o início do próximo ano. https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/2/7/prefeito-negocia-vantagens-na-escolha-de-cacas-da-fab Tb achei engracado a parte que ele diz: Desta vez, a volta num supersônico foi mais emocionante porque ele foi autorizado a fazer “algumas manobras”. Fora isso, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho, saiu com a impressão de que a aeronave francesa “não tem grande diferença” em relação à sueca. Trata-se… Read more »

Rodrigo

DrCockroach disse:
7 de fevereiro de 2011 às 10:30

Então vá corrigir os seus amigos gripeiros.

Mesmo que voe ano que vem o desenvolvimento já está fechado. Não se alterará mais substancialmente o projeto até la.

De
Deve faltar escolher a cor do tapete de borracha. Ahahah

É mais do que a Helibrás faz 😉
De gente que conhece mais do riscado que nós, já escutei IOC do NG

Rodrigo

Só em 2018 caso alguém fechr até o ano que vem

Nick

Eu acredito que haja sim uma janela de oportunidade no desenvolvimento do Gripen NG. Não é o ideal, mas comparado as outras propostas, é um pouco mais que o Rafale ou o F-18 SH. Mesmo com o projeto congelado, todo o processo de testes/integração/certificação dos protótipos, e até mesmo algumas mudanças que poderão ser sugeridas indicam esse timeframe entre os pré-série e os Gripen NG de produção. Apesar que para mim, os offsets que interessam não está no processo fabril, e sim em alguns items que foram enumerados na proposta da SAAB. Tem riscos??? com certeza….. Por exemplo, gostaria de… Read more »

DrCockroach

NIck disse: ” Mesmo com o projeto congelado, todo o processo de testes/integração/certificação dos protótipos, e até mesmo algumas mudanças que poderão ser sugeridas indicam esse timeframe entre os pré-série e os Gripen NG de produção”. Prezado Nick, exatamente. Inclui na lista, tb, a integracao de armamentos que ainda deve ser feita (R-Darter, Meteor, etc). 4 prototipos de um jato supersonico no territorio brasileiro esta no limite do que podemos lidar. Tb concordo quanto aos riscos, um risco pequeno, com uma grande oportunidade associada. Prezado Rodrigo, A proposta apresentada a FAB nao eh no mesmo padrao do “seu Joao”, mecanico… Read more »

Antonio M

Muito que a Embraer é hoje, deve ao ter fabricado o Xavante, as partes do F5 e AMX, todos aviões que já estavam prontos ou quase, caso do AMX.

O Gripen NG mesmo depois dos voôs dos pré-série terão algo para desenvolver e acredito que a aquisição desse know-how dará qualificação para participação no desenvolvimento/fabricação de caças de 5a geração.