Próximo caça da Bulgária será ocidental

2

A Bulgária aproximou-se das potências ocidentais para uma eventual aquisição de caças.

Sofia está mais próxima dos EUA, da França, da Alemanha e da Suécia para o fornecimento de oito caças usados ou novos, segundo um documento fornecido pelo Ministro da Defesa búlgaro na última quarta-feira. As circunstâncias financeiras do negócio serão decididas após a entrega das informações pelos países interessados em vender os caças, o que ocorrerá a partir de 2012.

O documento não menciona o nome das companhias envolvidas, mas está claro que os fabricantes Lockheed Martin, Boeing, EADS, Dassault e Saab são os candidatos para a concorrência. Em função das poucas verbas disponíveis a Bulgária muito provavelmente decidirá por caças usados como o F-16 ou o F-18, que possuem um bom histórico no mercado de caças de segunda mão.

Valores para os futuros caças búlgaros novos começam em US$ 40 milhões por aeronave, enquanto o valor dos usados é relativamente mais baixo. Washington tentou vender caças usados para a Bulgária em 2007, conforme documentos vazados pelo  WikiLeaks.

O melhor para a Bulgária seria a compra de caças norte-americanos usados e não a compra de caças dispendiosos como o  Gripen e o Eurofighter, segundo informado pelo então embaixador norte-americano em Sofia,  John Beyrle,  em outubro de 2007, conforme revelação do jornal britânico Daily Telegraph.

“Os búlgaros estão olhando para caças novos e os fabricantes norte-americanos estarão nesta briga”. “Mas os custos do programa poderiam exaurir boa parte das verbas para a Defesa e a Bulgária ficaria muito pressionada nas funções de treinamento e manutenção diante de um orçamento tão apertado.”

As informações vazadas também dão conta de que o governo da Bulgária deveria ser desencorajado de adquirir caças russos, ” que no momento são um obstáculo à transformação da Bulgária em uma organização operacionalmente e taticamente mais flexível como a OTAN espera.”

FONTE/FOTO: UPI.com/ embaixada dos EUA em Sofia

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

Novo factoide para os desavisados. A Bulgária (sim, aquele país pobre, QUEBRADO, que pediu ajuda ao FMI) acabou de mandar um RFI para alguns fabricantes de caças. Isso todos sabemos, pois é o que diz a nota publicada acima. Ela planeja adquirir 8 caças. Aos incautos: ela não vai comprar nada novo, pois para se comprar algo novo, há que se ter o que eles não têm: DINHEIRO E CRÉDITO ! Para variar, essa novela vai demorar anos e no fim (se é que eles vão conseguir comprar algo), provavelmente, arrematarão algum caça de 2ª mão e é só !… Read more »

ZE

Parece que não é só para os caças que a Bulgária não tem dinheiro:

“É grave a crise:

Veja como são as coisas. Logo agora que a Bulgária tem uma “filha” na Presidência do Brasil (como se sabe, o pai de Dilma era búlgaro), a embaixada do país em Brasília está em crise.

Vários funcionários brasileiros foram demitidos em 2010 e, que feio, estão tendo de ir à Justiça para receber”.

[ ]s