segunda-feira, novembro 29, 2021

Gripen para o Brasil

Mirages 2000 franceses participam do TLP na Espanha

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

O Armée de l’air (Força Aérea Francesa) informou que, desde 17 de janeiro, quatro tripulações de Mirage 2000D da base aérea de Nancy participam do TLP –  Tactical Leadership Program (Programa de Liderança Tática) na base espanhola de Albacete. 

A participação francesa nesta edição do TLP, que é um programa de treinamento periódico da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vai até 11 de fevereiro, e inclui também dois Mirage 2000-RDI (designação alternativa para o Mirage 2000C, de interceptação) de Cambrai e um avião-radar E-3F de Avord, que estarão presentes na fase prática do exercício.

Já as tripulações de Mirage 2000D, versão especializada em ataque da aeronave, estarão presentes desde a fase teórica, que reúne pilotos de caça de diversos países membros da OTAN. As Forças Aéreas trenam como aliados em operações denomiadas  COMAO (Composite Air Operations – Operações Aéreas Conjuntas, ou Compostas), em que aeronaves diferentes realizam missões complexas em conjunto, como num pacote.

O exercício funciona 24 horas por dia, contando com uma equipe de pilotos internacional. Ao final de quatro semanas, as quatro tripulações francesas estarão capacitadas para Comandantes de Missão (Mission Commander MC) ou Chefe de Missão. 

FONTE / FOTO: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

O Gripen E vai igualar e, em muitos casos, ser melhor do que os atuais caças de quinta geração, afirma o Chefe da Força...

A Saab apresentou os seis primeiros Gripen E produzidos em série e que em breve ficarão prontos para a...
- Advertisement -
- Advertisement -