Nesta quarta-feira, 19 de janeiro, a Elbit Systems informou que sua subsidiária brasileira, a Aeroeletrônica, recebeu um contrato para fornecer sistemas aéreos não tripulados (UAS – Unmanned Aircraft Systems) modelo Hermes Hermes(R) 450 para a Força Aérea Brasileira.

Segundo o informe, o contrato não constitui uma quantidade relevante para a Elbit Systems (The contract is not in an amount that is material to Elbit Systems) – vale lembrar que notícias anteriores davam conta da aquisição de duas unidades. Para saber mais, clique nos links ao final da matéria.

O projeto faz parte do objetivo da Força Aérea Brasileiras em estabelecer capacidades independentes em UAS, permitindo operação e desenvolvimento independentes de UAS no Brasil. Localizada em Porto Alegre, no Sul do País, a AEL desenvolve variados projetos para a FAB, assim como para outras Forças Armadas brasileiras.

Ainda segundo a empresa, o Hermes(R) 450 é um UAS maduro e experimentado que, até o momento, acumulou mais de 200.000 horas de voo operacionais em vários cenários ao redor do mundo. Suas capacidades são adequadas tanto para a segurança interna (homeland security) quanto para missões antiterror, podendo ser equipado com uma variedade de sensores avançados, conforme os requisitos dos clientes.

Como parte do desenvolvimento do futuro UAS brasileiro, a AEL utilizará capacitações tecnológicas de sua matriz, a  Elbit Systems, e trabalhará também com indústrias locais brasileiras.

Segundo Joseph Ackerman, Presidente and CEO da Elbit Systems, “estamos extremamente orgulhosos da seleção da Força Aérea Brasileira de um UAS da Elbit Systems, uma decisão que é mais um marco significativo da colaboração que a AEL já tem, desde longa data, com a Força Aérea. A Força Aérea Brasileira é considerada uma líder global, e a seleção atesta a qualidade e maturidade de nosso UAS, atualmente operacional em mais de 20 clientes no mundo. Esperamos que esse novo projeto reforce ainda mais a colaboração entre a AEL e a Força Aérea Brasileira, e também com outros clietnes brasileiros, e será um incentivo para futuras colaborações.”

Especificações do Hermes 450 (dados da Elbit Systems)

  • Duração de missão: 18 horas (ou mais com tanques externos)
  • Altitude máxima: 18.000 pés
  • Envergadura: 10,6 metros (34,8 pés)
  • Comprimento da fuselagem: 6,1 metros (20 pés)
  • Peso máximo de decolagem:  550 kg (1212 libras)
  • Carga útil máxima: 255 kg (562 libras)

FONTE / FOTO DO ALTO / IMAGEM DE BAIXO: Elbit Systems

FOTO DO MEIO via Zero Hora

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments