Comandante da Força Aérea Tailandesa quer testar pessoalmente novos Gripens

0

Chegada do Gripen à Tailândia deverá ser em fevereiro

Nesta terça-feira, 18 de janeiro, o comandante da Força Aérea Real Tailandesa, Marechal do Ar Itthaporn Subbawong, prometeu fazer voos de teste, pessoalmente, nos seis caças Gripen suecos que deverão ser entregues no mês que vem. Subbawong está no cargo de comandante desde o mês de setembro do ano passado. 

A entrega é esperada para 23 de fevereiro, segundo o comandante, que completou dizendo ao serviço de notícias online de Bangkok que, “como um piloto de caça, eu quero fazer voos de teste nos caças”. No total, foram adquiridos 12 caças Gripen a um custo de aproximadamente 40 bilhões de baht, ou 1,3 bilhões de dólares.

Segundo o informe da Deutche Presse – Agentur, os militares tailandeses têm ido às compras desde o golpe militar de setembro de 2006. Entre as aquisições, estão uma variedade de novos itens, que incluem um detector de bombas britânico GT-200, que provou-se menos eficaz do que cães farejadores, além de um balão de hélio que ainda não deixou o solo.

Ainda neste mês, o exército deverá receber 10 veículos blindados de transporte de pessoal, fabricados pela Ucrânia. A mídia tailandesa estima que os gastos militares do país subiram de 2,3 bilhões de dólares em 2006 para 4,4 bilhões no ano passado.  

FONTE: Deutche Presse – Agentur, via M&C – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo

FOTOS (do alto e da nota abaixo): copywright Saab AB, via Gripen International

NOTA DO BLOG: a Deutche Presse deve estar se referindo aos primeiros seis Gripens encomendados pela Tailândia (juntamente com um sistema de alerta aéreo avançado), o que combina com informe da Gripen International do final do ano passado.

Segundo o informe, os 10 primeiros de 20 técnicos tailandeses vêm sendo treinados na Ala 17 da Força Aérea Sueca, para que o Gripen C/D entre em serviço na Força Aérea Real Tailandesa durante este ano, com entregas já no início de 2011.

O treinamento em duas fases, em curso há aproximadamente um ano, está chegando à fase final. A primeira fase, de seis meses, é teórica, sendo seguida por uma fase operacional em um esquadrão de Gripen. Essa fase prática, realizada sempre ao lado de um instrutor sueco, é chamada OJT (On the Job Training  –  treinamento trabalhando) cobrindo fuselagem, sistemas de controle, hidráulicos e de combustível, assim como o motor.

Ao mesmo tempo, um grupo de apoio sueco já está a postos na Base Aérea de Surat Thani, na Tailândia, que será o lar do caça Gripen no país. Esse grupo deverá dividir sua experiência, apoiando pessoal tailandês, por dois anos. Na foto ao lado, os dez técnicos tailandeses que vêm sendo treinados na Ala 17 (em Ronneby).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments