O trem de pouso do Gripen NG Demo, comparado ao de outras versões

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Na semana passada, publicamos uma matéria com fotos do Gripen NG Demo em formação com um Gripen D. Um de nossos leitores assinantes questionou, em comentário, se haveriam fotos da parte ventral do Demo, mostrando mais claramente a nova posição do trem de pouso principal.

Infelizmente, este editor não encontrou no banco de imagens da Saab uma foto em que o Gripen NG Demo fosse mostrado totalmente de barriga para a câmera. Porém, foram encontradas fotos interessantes, pelas quais pode-se ver claramente o reposicionamento do trem de pouso, em relação a versões anteriores.

Na foto de decolagem do alto desta matéria e no detalhe da mesma foto logo abaixo (clique nas imagens para ampliar), pode-se perceber a carenagem instalada na raiz das asas do NG (aeronave mais próxima da câmera). Comparand0-se com o modelo anterior, mais afastado, percebe-se que o trem de pouso não pivota mais na fuselagem nem recolhe mais para dentro dela. Ele pivota na  raiz das asas, sendo recolhido para as novas carenagens.

No recorte mais aproximado acima, também pode-se perceber claramente o formato da carenagem adicionada à raiz das asas: basta passar os olhos da esquerda para a direita pelas duas aeronaves, na área da foto entre o início do bordo de ataque das asas, junto à fuselagem, e o pilone interno sob cada asa. Percebe-se que, no Gripen NG Demo, essa área ficou mais “gordinha” em relação a seu irmão mais velho. Ou seja, ganhou uma carenagem sob cada asa capaz de abrigar o trem de pouso, liberando para mais combustível o espaço anteriormente ocupado pelo trem de pouso das versões anteriores. 

Vale lembrar que essa solução (a carenagem), apesar de gerar algum arrasto extra, não implica em mudar o berço do trem de pouso principal para dentro da própria asa, o que prejudicaria a capacidade desta em armazenar combustível. Seria trocar “seis por meia dúzia”, o que não é o caso.

Nas duas fotos abaixo (completa e recorte aproximado), percebe-se com mais clareza a carenagem e o trem de pouso abaixado, com o Gripen NG Demo em voo.

Na primeira das três imagens abaixo, o Gripen NG Demo aparece em uma posição que privilegia seu ventre, apesar dos tanques externos sob as asas prejudicarem um pouco a visão da carenagem. Tanto a foto completa quanto a recortada e aproximada, logo abaixo dela, podem ser comparadas com a terceira imagem, que mostra uma aeronave da versão A (com o trem de pouso original)  mostrando a barriga.

Pode-se perceber claramente o mesmo efeito “gordinho” causado pela nova carenagem junto à raiz das asas do Demo, comparado à barriga mais “magra” da versão A. Observando-se esse modelo A, deve-se tomar cuidado apenas para não se deixar confundir com a sombra do tanque externo desse modelo A projetada sobre a fuselagem. Também dá para se perceber a diferença nos formatos das portas do trem de pouso das duas versões, tanto devido ao posicionamento diferente das baias quanto das mudanças na articulação do trem, na hora de recolher.

Por fim, vale a pena também rever as imagens abaixo, originariamente publicadas no Poder Aéreo na matéria “Comparando o Gripen C com o NG“. Polêmicas da ocasião à parte (como discussões intermináveis sobre coisas que existem ou não existem), vale a pena garimpar nos comentários da citada matéria várias questões interessantes, independentemente da preferência ou “torcida” de cada um em relação ao também interminável programa F-X2.

Sobre as imagens abaixo, fica bem claro o novo posicionamento do trem de pouso principal, o volume das novas carenagens, entre outras diferenças (como o novo formato das tomadas de ar), lembrando-se de dar o “desconto” na ligeira diferença no ângulo das fotos e pelo fato de se ver, de frente, um modelo biposto comparado a um monoposto, com diferenças no comprimento da fuselagem frontal e no formato do cockpit, o que torna o biposto um pouco mais “bicudo” quando visto deste ângulo.

FOTOS: copyright Saab AB, via Gripen International

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Junior (SC)

Ele ainda voará na FAB Deus é brasileiro eu sei.

Justin Case

Amigos,

Alguém sabe informar se já finalizaram o projeto de asa e trem de pouso?
Já iniciaram os ensaios estruturais no protótipo?
Abraços,

Justin

ZE

Justin, até o ano passado a Akaer já tinha mandado 23 engenheiros/técnicos para a Suécia.

Respondendo indiretamente a sua pergunta, a SAAB planeja ter os quatro Gripen NG cabeça de série protótipos voando em 2011.

O primeiro deve voar em abril de 2011.

Assim, é de se esperar que a asa e o trem de pouso já estejam maduros.

[ ]s

DrCockroach

Fantastica materia Nunao. Tailor-made! O Ivan deve um cafezinho … 🙂 Prezado Zeh, acredito que os primeiros desenhos saem em 2011, mas o prototipo (ou cabeca de serie) fica p/ 2012/13. Prezado Justin, A SAAB tem um cronograma e estah seguindo a risca o mesmo; contudo tem a vantagem de alterar o ritmo dependendo da decisao do Brasil. Se eh uma fantastica vantagem o Brasil partipar das cabecas de series, as mesmas nao devem ficar prontas antes do Brasil tomar uma decisao com relacao ao FX-2. Que vantagem da SAAB hein!? 😛 E o Sea Gripen, se sair, serah brasileiro.… Read more »

Antonio M

Entrar no projeto do Gripen NG, habiitando-se a participar do projeto sueco de 5a geração.

Junior (SC)

ZE disse:
14 de janeiro de 2011 às 22:07

O Zé onde você viu/leu que o NG voará em 2011? Não é um caça de papel como muitos dizem por aí.
Mais uma vez o Brasil esta vendo o bonde passar e não toma nenhuma decisão.

Grifo

Olha aí Galante… Essa era barbada para você, pena que tem que ser indiano: http://www.stratpost.com/win-a-gripen-flight-at-aero-india Ganhe um Vôo de Gripen na Aero India Se você já sonhou alguma vez em realmente satisfazer a sua paixão por velocidade, aqui está a chance. A empresa de defesa sueca Saab lançou uma competição que oferece como grande prêmio um vôo no seu avião Gripen NG na Aero India em Bangalore, no mês que vem. … Cinco vencedores dos níveis Profissional e Ás da competição irão voar o simulador do Gripen no evento. Por sinal, para jogar no nível Ás você terá que ter… Read more »

Darkman

Mas o Gripen NG não está totalmente feito, ainda está em teste o trem de pouso, projeto de Asa.

Complicado !!!!

Abs.

DrCockroach

Grifo disse:
15 de janeiro de 2011 às 10:16

Olha aí Galante… Essa era barbada para você, pena que tem que ser indiano:

Pois eh, e um outro indianojah teve a sorte de voaro Gripen NG e experimentar, inclusive, o supercruise.

Babem:
http://www.ndtv.com/video/player/ndtv-special-ndtv-24×7/bigger-higher-faster-the-world-s-best-flying-machines/187964

[]s!

Leia mais (Read More): O trem de pouso do Gripen NG Demo, comparado ao de outras versões | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

ZE

Junior (SC) disse:
15 de janeiro de 2011 às 10:01

Aí vai o link de parte da informação. A outra parte foi para o beleléu junto com o meu antigo HD !

OBS: atente para a penúltima pergunta.

http://www.alide.com.br/joomla/index.php/capa/75-extra/717-alide-entrevista-cesar-silva-akaer

[ ]s

DrCockroach

Prezado ZE,

Aquela materia eh de 09/2009. A informacao mais recente eh a que segue:

http://www.aereo.jor.br/2010/10/22/gripen-ng-tera-quatro-cabecas-de-serie-e-akaer-fara-60-desenhos-por-semana/

[]s!

ZE

É verdade Doutor Barata.

São tantas reportagens que agente acaba se perdendo.

Para piorar o meu HD foi para a cucuia, junto com todos os meus documentos.

[ ]s

Joker

Parabenizar o Nunão, imagino o trabalho em se buscar essas fotos…

Ivan

Dr. Barata, Realmente fiquei devendo um café… e costumo pagar minhas dívidas. Portanto, como devo ir ao Rio de Janeiro na primeira e na última semana de fevereiro, fica aí uma pré-agenda. O café é por minha conta… He He He… 🙂 Nunão, Só posso repetir as palavras do Dr. Barata: “Fantástica matéria…” Parabéns!!! A Trilogia sempre se destacou por ter um mix editorial equilibrado, com matérias originais e clipping do que é publicado na impressa especializada ou não. Entretanto ainda não havia percebido a sua capacidade de interação, de perceber e atender a demanda dos seus leitores de forma… Read more »

Ivan

Amigos, Curioso é que, quando uma pergunta é respondida, surgem outras em seqüência. Será que esta “nova carenagem junto à raiz das asas” oferece algum impacto significativo no arrasto do Gripen NG? Acredito que não, pois temos visto a utilização de tanques conformais de grandes dimensões em outras aeronaves sem maiores conseqüências. O que foi feito com o espaço interno conquistado? A SAAB quando teve que rever o projeto do Gripen, buscando uma aeronave com maior autonomia, ou seja, com mais combustível interno, tinha duas opções: usar a fuselagem mais longa da versão bi-posta e colocar mais combustível no lugar… Read more »

Rodrigo

Zé,

Se já está tudo projetado a ponto de voarem 4 protótipos este ano, cade toda a vantagem do aprender fazendo que vocês tanto insistem?