Após IOC, Tejas quer mostrar seu valor na Aero India 2011

0

 

O  LCA Tejas (Light Combat Aircraft – avião de combate leve) deverá ser destaque na Aero India 2011 na sua primeira exibição aérea após receber a IOC  (Initial Operational Clearance – liberação para operação inicial). Apesar de ainda haver um caminho a percorrer até sua operação plena, não se pode ignorar o simbolismo de poder mostrar, para os poderes militares do mundo, as capacidades de projeto de aviões de combate da Índia.

Sem dúvidas, até que o LCA seja formalmente introduzido e opere na Força Aérea Indiana por um bom tempo, as pessoas não vão aceitar que a Índia tem um caça realmente seu. Mas, até lá, o show aéreo é precisamente o tipo de palco para mostrar que o país está no caminho.

Segundo uma fonte da DRDO (que compartilha com a HAL e a NAL o desenvolvimento do caça), “as pessoas devem saber que a Índia pode voar uma aeronave projetada por ela mesma. O fato de que o LCA já realizou 1.500 voos de teste prova que nós podemos realmente voar nossos próprios aviões. O evento aéreo é a plataforma para mostrar a prova de nossa capacidade para a opinião pública.”

A fonte, que é um cientista senior, também afirmou que “nós temos um longo caminho a percorrer, mas deixe que nos sintamos bem sobre o que alcançamos.  Ao menos ninguém pode acusar a Índia de não ser capaz de voar um avião. O próximo passo é garantir sua resistência, durabilidade, segurança e consistência, garantir que é um produto em que todos possamos confiar. Encorajamento será de grande valia. Shows aéreos dão às pessoas uma oportunidade de apreciar as capacidades dos cientistas e as habilidades do setor aeroespacial indiano como um todo.”

As agências responsáveis pelo desenvolvimento do LCA estão discutindo possibilidades da aeronave ser exposta. Algumas delas são voos de formação envolvendo quatro aviões, passagens baixas, e voos em pares (elementos), em voos que deverão ocorrer três vezes ao dia, com duração de 20 a 30 minutos cada. Tanto a versão de caça como a de treinamento serão mostradas.

O LCA será visto voando junto a caças como o F-16, F-18, Su30, Gripen e MiG-35, esperando-se também a presença do Rafale e do Eurofighter Typhoon.

FONTE: The Times of India – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments