Home Sistemas de Armas Sim, ele voa!

Sim, ele voa!

384
21

J-20 decola pela primeira vez


Voou na China hoje, no dia 11-1-11 (superstição?), o primeiro caça stealth chinês, o J-20. O voo coincidiu com a visita do Secretário de Defesa dos EUA Robert Gates.

 

21 COMMENTS

  1. Pois é. Esse bicho já deve ter voado há algum tempo. Os vídeos devem ter tido sua liberação planejada pelos chineses.

    Agora vem o mais difícil: seu desenvolvimento.

  2. Mas o video é bem ruim hein? O cara pega o bixão correndo e quando o mesmo decola é só um borrão. Depois o avião chega pro pouso e ele pega no susto.
    Um detalhe que achei interessante foi o fato dele ter decolado sem pós-acionado.pelo menos no video tosco não parece ter sido acionado.

    E que treco é aquele entre os lemes aberto o tempo todo? Anteriormente e pensava ser o speed brake, mas agora já tenho minhas duvidas pois ele decolou com aquilo aberto.

    Que venham mais videos.

  3. O vídeo é realmente ruim…prefiro as fotos.

    Mas o que interessa mesmo é comentar o notável progresso técnico da industria militar chinesa, que praticamente saiu do zero e já se aproxima (se já não ultrapassou) da russa e já começa a preocupar os países ocidentais, sobretudo os USA, já que o cobertor ($$) parece ter encurtado por aqui e esticado por lá.

    E nós ?? Vamos comprar um 4g ++ e enrolar por 40 anos ??

    Sds.

    • Pois é Baschera, o Poder Aéreo desde seu início há 2 anos vem publicando posts sobre a aviação militar chinesa, alertando para o fato da sua rápida evolução.
      Os descrentes achavam que era mock-up. Mock-up voa? 😉
      Foi a mesma coisa com o PAK FA. E aqui no Patropi, Terra Brasilis, tudo continua como uma onda no mar, parece até a década perdida de 1980. Na área militar, o único que anda a passos de cágado nos BRICs é o Brasil. Até quando?

  4. Notar, também, o presumível marketing chinês… quase ao estilo russo… de mostrar o que tem de melhor as vésperas de visitas importantes.

    Em muito, lí recentemente, lembra as ações do Almirante Goshkov, que toda vez que ficava pronto uma classe de armamentos da marinha russa, fazia questão de “mostrar” as lentes da OTAN.

    O benefício era mútuo: os ocidentais pediam mais verbas para se contrapor e o Almirante russo também, pois ganhava prestígio na disputa por verbas para seus projetos.

    Será que algum dia, nós, deitados em berço esplêndido e quase xeiques do Pré-Sal vamos aprender ??

    Acho brabo…..

    Sds.

  5. Galante….

    Faltam leitores da Trilogia nas esferas do poder em Brasília…. .

    Defesa não dá voto no Brasil.

    Agora….. tente, um político, cancelar o carnaval…para ver só !!!

    No Brasil, vamos, mesmo é de F-20 e E-20 ….vinte flexas e vinte estilinguês …..

    Putz 🙁

    Sds.

  6. A questão principal para mim, não é ele voar ou não, ser bom ou não. O conceito de evolução como nação que os chineses criaram lá atrás e gradualmente vamos acompanhando a sua evolução.

    Enquanto isto aqui no Brasil, de forma concreta não se toma uma medida concreta que leve a uma evolução tecnológica e educacional séria.

    Mais triste é vermos um ufanismo escroto, imbecil e falso, que retira qualquer capacidade de auto-crítica por preferência política.

  7. Se fosse apenas na área de defesa…

    Brasil deixa 80% das crianças de 0 a 3 anos fora da creche, diz levantamento

    Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação responsabiliza os municípios pela oferta da educação infantil, mas, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, governo tem de atender a demanda. Estudo da Fundação Abrinq foi feito com base na Pnad 2009

    16 de setembro de 2010 | 0h 00

    Um levantamento da Fundação Abrinq baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009 mostra que 80% das crianças brasileiras de 0 a 3 anos estão fora das creches. O Brasil tem um total 13,6 milhões de crianças de 0 a 4 anos, segundo a Pnad deste ano. Para educadores, faltam investimentos na área.

    Qual país que abandona crianças tem futuro? Basta pesquisar o que fez a Coréia do Sul (um exemplo) na década de 60 qdo possuia indicadores econômicos/sociais semelhantes ao do Brasil e resolveu investir pesadamente no ensino básico público e de qualidade. Renderam ótimos frutos a partir do fim da década de 80 e hoje estão em um patamar onde até seus carros competem com americanos e europeus, somente para citar este ramo.

    A Índia e China até podem ter sérios problemas sociais e estão se desenvolvendo mas, preferia que o Brasil fosse mais pelo critério coreano, teria todas as condições.

  8. Imaginem o psicologico do Japão e de Taiwan , com essa acessão militar da China ;
    ps imaginem a Venezuela mostrando interesse nesse caça não seria tão difici sendo que a Venezuela já utiliza vetores chineses (K-8} ah tá bom uns diriam isso é impossivel .
    Mas tá ai eles compraram sistemas S-300 eo Brasil tá de misseis Igla .

    Acorda Brasil ….

  9. Galante,

    Eu sei que chamei o J-20 de Mockup. Rsrsrsrsrsrs.
    Reconheco a minha arrogancia. Perdoe os meus pecados.

    Ja que um Mockup nao voa, pelo menos um aeromodelo Radio Controlado pode voar. (Eu voo um aeromodelo do F-35, bastante realistico).

    O Noozle do Turbofan do aeromodelo “radio controlado” e diferente do nozzle do “Mockup”. Rsrsrsrs.

    O aeromodelo esta muito bonito. Rsrsrsrsrs.

    Falando serio; nao duvido que eles (chineses) possam fazer um prototipo com um minimo de operacionalidade, mas a geometria supostamente Stealth do J-20, nao significa que a aeronave seje realmente furtiva.

    Se as superficies (RAM) e parte da estrutura nao receber a cobertura com materiais RAM, o aviao nunca sera furtivo.

    RAM e o segredo mais bem guardado dessa tecnologia. Qualquer pais; inclusive o Brasil, poderia criar um prototipo com as mesmas caracterisiticas geometricas de um Stealth, mas sem o conhecimento formula quimica, nao da para proteger o aviao somente atraves da geometria.

    RCS = configuracao geometrica (Fisica),
    RAM = cobertura protetora (Quimica)

    Desculpe-me, mas sou como Santo Tome, tenho que nao ver esse aviao no Radar, para poder crer. Rsrsrsrsrs.

    sds.

  10. A forma e as técnicas de construção de uma aeronave furtiva são de extrema complexidade. Em um caça que exige alta velocidade e manobrabilidade a complexidade aumenta exponencialmente.

    Material absorvente é importante, mas não adianta colocá-lo em uma aeronave com um desenho ruim. Material absorvente evolui com o tempo e pode ser aplicado em aeronaves antigas como o B-2 ou F-22 aumentando seu desempenho, mas não dá para mexer no desenho de uma aeronave já construída.

    Até o CTA desenvolveu material absorvente.

    Não estou querendo menospresar o CTA, mas não dá para comparar os recursos despendidos pela China e pelo Brasil.

  11. Os pontos apontados nas fotos pelo Blog, como prejudiciais à discrição (furtividade) do protótipo podem ter algumas explicações:
    1) Trata-se de um protótipo e, na versão final, esses detalhes serão corrigidos.
    2) Os chineses são práticos e preferiram ganhar tempo, mesmo prejudicando um pouco a furtividade da aeronave.

  12. “O Noozle do Turbofan do aeromodelo “radio controlado” e diferente do nozzle do “Mockup”. Rsrsrsrs.”

    Um dos protótipos estaria equipado c/ a turbina russa 117S e o outro c/ a turbina chinesa WS-10.

    “As asas parecem pequenas se compararmos…”

    Em um outro tópico aqui no blog a respeito do J-20, ilustrações do Paralay, indicam uma envergadura de 13m.
    Assim a aeronave chinesa teria envergadura menor que os Flankers, incluindi aí o T-50 ou do próprio F-22, e maior que a dos eurocanards.
    O que dependendo da área alar e da disponibilidade ou não de TVC, poderia indicar tratar-se de uma aeronave de interdição e não superioridade aérea.

  13. Amigos,

    Como todos ja estao carecas de saber, o unico desdentado militar dos BRICS e o Brasil.

    A Russia ja derramou muito sangue na Segunda Grande Guerra. (virou potencia nuclear)

    A India (Nuclear) esta sempre em pe de guerra com o Paquistao (Nuclear)

    A China ja tomou muita porrada do Japao na Segunda Grande Guerra e tem um vizinho poderoso (Russia = o unico pais capaz de destruir os Estados Unidos), e portanto se tornou uma potencia (Nuclear)

    O Brasil (5 maior pais do planeta, 5 maior populacao da Terra e uma superpotencia alimentar) , ainda rasteja com a barriga na terra, enquanto outros ja estao voando alto em materia de politica e filosofias defensivas.

    Nos Estados Unidos, Democratas e Republicanos (sou um deles), brigam e disputam na politica, mas quando o assunto e Defesa, somos um so pais.

    A Russia tambem e muito consciente de sua nescessidade de proteger-se contra o Tio SAM.

    A China nao representa perigo para a Russia ( a qual pode torrar a China e um piscar de olhos.

    A China tenta indimidar os Estados Unidos; mas um unico submarino Trident da Classe Ohio, pode transformar o Exercito do Povo da China e as cidades chinesas em um grande cinzeiro radioativo.

    Nao temo a China nem agora e nem em 10 anos, mas a Russia (Forca Estrategica Nulcear) , nos poderia mandar para a Idade da Pedra.

    No caso do Brasil, nosso maior inimigo somos nos mesmos.

    A Dilma chegou ao poder, mas militares nunca se foram.

    Eu (como ex-militar do EB) sinto orgulho de nossos camaradas da farda, porque eles tiveram o brio a integridade e o garbo. de fazer as honras militares a uma presidenta ex-terrorista e comunista.

    Quando a Presidenta Dilma Roussef beijou a bandeira nacional, me deu esperancas de que ela sera uma patriota e nao uma comunista bolivariana; de que ela fara o que for necessario para garantir um brilhante futuro para Brasil.

    Exma. Presidente da Republica Federativa do Brasil, Sra. Dilma Roussef.

    Nao existe nada mais importante para os inimigos do Brasil (internos e externos), do que ver o povo brasileiro divido, do que rirem-se de uma nacao politicamente esquizofrenica e por conseguinte fracassada e impotente.

    Quero pedir a nova Presidenta do Brasil, que perdoe os excessos cometidos pelos nossos militares (em nome da seguranca nacional), como tambem quero invocar aos nossos compatriotas fardados, que perdoem os excessos ideologicos de Dilma Roussef ( a terrorista comunista).

    Devemos selar uma pacto de uniao em nome e em prol do Brasil.

    Aquele velho cliche: “O povo unido jamais sera vencido” (o qual eu detestava) , quero agora invoca-lo a todos os brasileiros; civis e militares.

    O Brasil precisa de todos os seus filhos, fardados e civis.

    O Brasil so podera triunfar se vier a possuir uma economia forte, uma sociedade mais justa, um intelecto elevado mas como tambem, exibir uma forca militar poderosa, intimidadora e eficaz.

    Sou um homen belicoso, mas tambem sou um romantico.

    Desejo que o novo governo brasileiro seja patriota mas nao idolatra.

    Nao vamos chegar a lugar nenhum se possuimos dentes (armas) capazes de ferir e/ou matar a aqueles que ousem a invadir-nos, ocupar e/ou destruir nossa terra e nossa gente.

    Acorda Brasil, acorda imediatamente porque o inimigo nao dorme jamais.

    sds.

  14. Correcao:

    Nao vamos chegar a lugar nenhum se nao possuirmos dentes (armas) capazes de ferir e/ou matar a aqueles que ousem a invadir-nos, ocupar e/ou destruir nossa terra e nossa gente.

    Desculpem.

  15. A China PRC c/ todo esse “ruído de sables” ainda vai acabar juntando Japão, Coréia e Índia, contra ela.
    Falta ver p/ que lado a Austrália irá correr???
    O dos americanos ou do trio.
    E se esse trio se juntará, sob a égide americana ou a revelia desta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here