F-X2: Jobim anuncia mais uma data

12

O ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje que a decisão sobre o concurso para a compra de 36 caças que vão renovar a Força Aérea Brasileira deverá ser decidida ainda neste semestre.

“Esse assunto terá que se resolvido este ano – e ela (Presidente Dilma Rousseff) sabe disso – pelo menos neste semestre, no mínimo, uma vez que em 2016 começam a vencer os ciclos de vida dos Mirage 2000”, afirmou Jobim durante o programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação.

Na disputa estão o Rafale, da francesa Dassault, o Gripen NG, da sueca Saab, e o F18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.

Em declarações anteriores, Jobim afirmou que a decisão sobre o concurso é política e admitiu que a França, com quem o Brasil tem uma parceria estratégia na área da defesa, tem vantagem na disputa.

Essa parceria com a França já permitiu ao Brasil adquirir 50 helicópteros de transporte EC-725, da Eurocopter, quatro submarinos convencionais – os Scorpènes – e o desenvolvimento de um submarino de propulsão nuclear.

Durante a entrevista, Nelson Jobim disse também ser favorável à instalação da comissão da verdade sobre os mortos e desaparecidos durante a ditadura militar brasileira.

Jobim garantiu não ter divergências com a nova ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que já avisou que defenderá a instalação da comissão da verdade.

“Estamos de acordo. Nós precisamos conhecer a verdade. Tem todo o apoio do Ministério da Defesa. O que não pode ter é retaliação. Estamos cobertos pela Lei de Amnistia. Queremos o conhecimento do passado para construir o futuro, e não para retaliar”, assinalou.

O projeto de lei que prevê a criação da comissão foi enviado ao Congresso em maio de 2010 pelo ex-Presidente Lula da Silva e ainda aguarda aprovação.

O ministro da Defesa rebateu ainda as críticas à presença de Lula da Silva e familiares numa base do Exército em Guarujá, no litoral de São Paulo, onde estão a passar férias desde terça-feira a convite do próprio Jobim.

“O Presidente que já deixou o mandato e deseja passar momentos de lazer com a proteção necessária o fará em ambiente do Exército. A decisão foi correta e eu acho as críticas absolutamente ridículas e sem fundamentação”, afirmou.

FONTE: Correio do Minho

NOTA DO BLOG: já perdemos a conta (e a paciência) de quantas vezes o ministro anunciou a conclusão do F-X2.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Groo

Tô achando que vai dar Grippen.

A mulher terá que cortar um monte de gastos por isso acho que ela vai escolher o
mais barato. Tá difícil do governo justificar estes gastos perante a opinião
pública.

Esse gasto não tras nenhum ganho eleitoral “mais direto” como o bolsa família,
aumento do salário mínimo, contrução de casas, estradas, portos, etc.

Se desse para adiar essa compra o governo ia adiar pra sempre. Mas os Mirage
2000 e F-5 não vão durar muito.

FAB 2401

Amigos O Jobim fala demais e nao faz nada, nao eh a toa q eu, prarticularmente, de Nelson Fala Demais Jobim. O cara eh inteligente pacas, mas nao entende patavinas de aviaçoa, seja civil como militar. Melembro bem qdo o JJ 3054 caiu em CGH e ele flw, Vamos diminuir os slots de CGH e evitar voos acima de 1000 KM. De facto ffez, mas 1 ano depois, tudo voltou como antes no Quartel de Abrantes. Diminuiram sim os slots, mas a zorra que esta CGH nao tah no gibi. Para as condiçoes do Brasil o GRIPPEN tah muitissimo bem… Read more »

Cesar

Gostei da precisão do NJ para definir o FX-2, “ainda este semestre”, ou seja, pode ser de janeiro a junho de 2011, tá igual previsão de babalorixá do “Fantástico” no início do ano, margem de erro de 1000%. Quanto à “Comissão da Verdade”, vão revirar o quê? Já é mais do que sabido o que ocorreu, vão procurar culpar alguém ou descubrir alguma coisa nesta altura do campeonato? Ampliar o “Bolsa Tortura” para a companheirada? Os Generais Leônidas Pires e Newton Cruz já relataram vários fatos dos “anos de chumbo” (que são anos de latão perto do aconteceu na Argentina… Read more »

ZE

O Ministro Nelson “marcador de datas” Jobim já perdeu a sua credibilidade há séculos. O pior é que não foi com as inúmeras datas furadas apontadas por ele. Ele começou a perder a credibilidade no dia seguinte em que o Lula, naquele fatídico 7 de setembro de 2009, atropelando a LICITAÇÃO em ANDAMENTO, e contra quaisquer práticas da boa Administração Pública, anunciou o Rafale como vencedor ! Em ato de desespero para não melar a LICITAÇÃO, ele desmentiu o Presidente da República. Tempos depois, em uma posição de força para tentar enfiar o Rafale na goela de todo mundo, ele… Read more »

FAB 2401

Ao amigo Guilherme

Sim o FAB 2401 era o antigo aviao presidencial.

KC137 2401 C/N 19840/679 ex VARIG PP-VJY

Abracao
FAB 2401

Alexandre Galante

Rapaz, esse 2401 é uma biblioteca ambulante, ainda vou ter um filho assim. 😉

Grifo

Sim o FAB 2401 era o antigo aviao presidencial

E ainda na ativa, apesar de não estar mais configurado para transporte presidencial.

Marcelo Martins

Iraque comprando Rafale? huá huá huá……….O Iraque é um país destruído, com a economia que deve estar indo aos trancos e barrancos e eles vão comprar Rafale?? Tá bom…..me engana que eu gosto. NO mínimo os americanos vão repassar alguns F-16 da ANG para eles. Quanto ao Jobim, ele está mais desgastado que o Valdir Pires no episódio do 1º caos aéreo. Eu, no lugar dele, teria vergonha de vir a público e ficar dizendo que “……dentro de 6 meses tomaremos a decisão”. Se a Dilma for pragmática, como tem aparentado ser até o momento, vai descartar de vez o… Read more »

DrCockroach

“Embaixada em Paris pode ser o destino de Jobim

O ministro Nelson Jobim (Defesa) tem demonstrando que ama tanto Paris quanto os caças Rafale, que a França tenta empurrar ao Brasil por R$ 20 bilhões. Jobim ama tanto tudo aquilo que agora quer ser nomeado embaixador brasileiro em Paris, quando em abril deixar o cargo de ministro. É o prazo que a presidenta Dilma Rousseff estabeleceu para bater o martelo na compra bilionária dos caças”

http://www.claudiohumberto.com.br/principal/

Jah vai tarde… e o Genoino, aceitou o convite p/ a boquinha no MinDef? Brrrr…

[]s!

Ivan

Dr.Barata,

Caso o NJ deixe o ministério em abril e vá para casa, em Porto Alegre ou Paris, quem seria o possível novo Ministro da Defesa?

O Genuíno?

Sds,
Ivan.

DrCockroach

Prezado Ivan,

Nao sei, mas em condicoes normais isto seria um ensaio p/ colocar o Genoino como futuro ministro. Ou NJ tem saida anunciada e ele disse que:

A posição que ele assumiria seria de assessor direto ao ministro. Ou seja, vou colar o Genoino em mim”, afirmou Jobim, no programa “Bom Dia Ministro”.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/856339-jobim-confirma-convite-a-genoino-e-diz-que-vai-colar-no-deputado.shtml?skin=folhaonline&comment=136738&reply=1887168&type=comment&done=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fpoder%2F856339-jobim-confirma-convite-a-g

Nao acho que tenha sido o NJ que colou o Genoino nele, mas o contrario: o partido aquele que colocou o Genoino no NJ.

Mas ter o dito cujo como MinDef seria uma esculhambacao tao grande que acho que nao terao coragem de fazer.

[]s!