Interessante comparação de fotos do PAK FA T-50 e o F-22 Raptor. Os observadores mais atentos poderão conferir as soluções que os russos encontraram para incorporar o design do F-22 na plataforma do Su-27.

FONTE: DFI/anshuattri

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

O Chacrinha disse a célebre frase “Na televisão, nada se cria, tudo se copia” e parece que serve para os projetos de 5a geração. rsrs!

Mas caso a indústria venha aperfeiçoar ou criar novos radares que detectem ou tenham maior capacidade para detectar esse tipo de aeonave, tudo acabará em dogfight mesmo!!! .

joseboscojr

Na verdade até agora só vimo o alvorecer da tecnologia stealth, ao contrário da tecnologia radar que já está madura. Hoje vivenciamos a tecnologia no estágio VLO (muito baixa possibilidade de detecção), logo ingressaremos no nível VLO2, com cobertura all aspect e em “banda larga”, cobrindo provavelmente até o espectro visual. Os caças de 6ª G, os novos UAVs e os novos bombardeiros já terão este nível de furtividade incorporada. Por outro lado, a tecnologia radar não apresenta nada de novo para se contrapor à crescente tendência da furtividade. Não parece que surgirá uma tecnologia exótica de radares, como prevêem… Read more »

Renato Oliveira

Bosco, como sempre, matou a pau. Tudo caminha pra isso mesmo. As aeronaves que não tiverem quaisquer medidas terão chance zero perante a 5a e a 6a geração, como os aviões a hélice tinham chance zero perante os jatos, especialmente os supersônicos. Antônio, mesmo o Chacrinha estava copiando! O grande Salomão escreveu, há mais de 3 mil anos: “O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do Sol” (Eclesiastes 1:9). Reinventar a roda é burrice, os russos bem sabem disso. Melhor copiar e ter… Read more »