Em 2009, a Defense Intelligence Agency dos EUA foi pega de surpresa com a declaração feita pelo general chinês He Weirong, comandante da Força Aérea Chinesa, de que o primeiro caça de 5ª geração deveria voar logo e entrar em serviço em 2017. O anúncio contrariou o argumento usado pelo Secretário de Defesa americano Robert Gates quando encerrou o Programa F-22 Raptor.

A declaração do general chinês parece se confirmar: o protótipo do caça J-20 ou J-XX foi fotografado durante os testes de táxi em alta velocidade no Aeroporto em Chengdu, onde fica a fábrica da Chengdu Aircraft Company (CAC). As primeiras fotos foram feitas no dia 22 de dezembro de 2010.

O novo caça chinês J-XX deve incorporar as capacidades 4S (Stealth, Supercruise, Supermanobrabilidade e Short take-off).

As semelhanças com o F-22 e o MiG 1.44 não são mera coincidência.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
paulofvj

Pronto, o F35 virou patinho de tiro ao alvo.

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Agora o bicho vai pegar

Tadeu Mendes

Ha quase 30 anos atras voaram os primeiros avioes Stealth na USAF. (que ja foram desativados) Os F-117s. da Lockheed tiveram a sua primeira missao no Panama em 1989. Recentemente (quase 30 anos depois) a Russia esta introduzindo (em fase experimental) o seu stealth PAK-FA 50. E pode ser que leve entre 4 a 6 anos para entrar em producao. Agora vem os chineses mostrando que podem competir com os grandes. Honestamente meus amigos a China e um tigre de papel. (nao estou subestimando os combatentes), quando apresenta esses brinquedos Xi-Ling para o mundo ver. Criar um prototipo com as… Read more »

Rodrigo

Pelo menos tem mais pinta de Stealth que o PAKFA.

Quem deve estar rindo até a orelha é a LM.

Se brincar eles ajudaram no desenvolvimento.

Ahahahaa

Tadeu Mendes

So para arrematar meu comentario: Nao existe salto quantico em tecnologia. Em termos mais simples; nao existem milagres nessa area. Tecnologia de ponta e fruto de muito investimento ($$$$$), como tambem e fruto de uma cultra cientifica e tecnologica enraizada em uma sociedade, de um Know How (que so e adquirido com o tempo = aperfeicoamento), de um complexo de instituicoes academicas (grandes universidades e laboratorios industriais de P&D), da sinergia entre ciencia, tecnologia, gerenciamento, criatividade e genialidade. De todos os quesitos mencionados acima, a China so possui o dinheiro (que nos e metade do mundo proporcionam), aliada a ambicao… Read more »

Alexandre Galante

Prezado Tadeu Mendes;

Quais modelos de aviões de combate a China produz atualmente que empregam tecnologia no estado-da-arte?

O editor da Aviation Week disse com propriedade que negar a existência do J-20 não é uma opção.

Não adianta a gente criticar a China por seus defeitos e não reconhecer seus avanços.

O fato é que enquanto a gente critica, eles produzem o FC-1, o J-10 e agora em breve seu caça de 5a. geração.

E o Brasil continua com o F-5M e o F-X2 de 4a. geração sem solução…

DrCockroach

Sabemos que a China nao tem a tecnologia e produtividade dos Europeus ou EUA, mas estao avancando rapidamente. Eh uma mah noticia p/ Embraer e um futuro centro aeroespacial brasileiro (mas competicao eh sempre bom p/ os consumidores). A Europa (em parcerias) e os EUA estao se preparando p/ o futuro. Nos temos agora a India e a China. Existem ainda potenciais emergentes que tb buscam um nicho de mercado, por exemplo, os Emirados Arabes estabelecendo um cluster aeroespacial com ZERO de impostos. E o Brasil?… O custo Brasil eh altissimo, nao somos um pais barato (longe disto) e tampouco… Read more »

Junior (SC)

Enquanto isso no maior país sul-americano um tal FX1500 não é fechado para miseros 36 caças de 4ª geração e ainda estamos pedindo transferencia de tecnologia…………… affffffffffffffffffffffff, os chineses já deram um enorme passo com o J10A/B (não sei se são bons, mas existem), agora esse J20, hummmmmmmmmmmm, será que é por isso que indianos correram em direção a Russia e ao PAK FA-50? indianos não são bobos nem nada…….. Aguardemos os próximos capítulos dessa nova novela.

Mauricio R.

Mas e qnto a efetividade??? O que pode ser dito do produto chinês??? Será que os mais de 20 anos desenvolvendo o J-10, e tda aquela engenharia reversa sobre o Flanker, finalmente vão pagar dividendos??? Os paquistaneses estão maravilhados c/ seus JF-17, mas eles veem de uns 20-25 anos voando F-16. E como o Tadeu Mendes colocou anteriormente, tecnologia não cai do céu não nem espionando, mas é desenvolvida ao longo do tempo e não sem variados percalços. Lembrem-se do bordo de ataque das asas inglesas do Concorde, a versão soviética fazia o serviço, mas era mais tosca. Colocando em… Read more »

Tadeu Mendes

Prezado Galante, Entendo a sua posicao e estou de acordo com varios pontos que voce colocou. A China sim esta se movendo, esta buscando seu lugar ao sol. Sao ambiciosos e destemidos. Querem ser uma superpotencia, na marra. No Brasil as coisas nao andam, e nao existe uma visao clara e com objetivos estrategicos definidos. O que me surpreende nesse J-20 e essa balela de furtividade. Eu sei, e muitos aqui o sabem, que o J-10 foi um “presente” de Israel aos chineses. Eles aprenderam muito com o Lavi israelense. Mas aparecer aqui e agora em 2010, e apresentar um… Read more »

Mauricio R.

No momento aquele míssil balístico, o DF-21 “carrier killer”, é uma ameaça mais presente e real, do que esta aeronave.

Antonio M

DrCockroach disse:
29 de dezembro de 2010 às 15:15

Pois é …

E o presidente LuLLa fez um discurso em PE, afirmando estar feliz por terminar seu mandanto vendo os EUA e Europa em crise.

E com essa mentalidade, dita aos 7 ventos pelo maior representante de nossa classe política, queremos o quê ?!

Marine

Tadeu Mendes,

Lucido comentario e absolutamente assino embaixo! Esse caca furtivo mais aparenta um ato comum ao Ira (no sentido de apresentarem sistemas supostamentes avancados) do que um real caca stealth de 5th geracao capaz de ameacar a posicao do F-22.

Semper Fidelis!

Joker

Eu acho que o rcs dele pode ser diminuto qndo em relação à um J10 e possa ser proximo do dito 5G, no entanto, acredito que apenas numa visão frontal do mesmo. Lembremos ainda da quantidade de mestres, doutores e pos-doutores que conseguiram fazer diversos cursos nos EUA e Europa. Esses J20 ainda está muito obscuro pra se dizer que é um 5G ou um “4.75”G…

Mauricio R.

Parece que o Bill, recobrou a serenidade após o choque inicial:

“…the internetz are rife with speculation about the project’s schedule, technology and capabilities.

Much of it is both premature and misguided, the result of several basic errors in analysis, politics and prejudice.”

(http://www.aviationweek.com/aw/blogs/defense/index.jsp?plckController=Blog&plckBlogPage=BlogViewPost&newspaperUserId=27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog%3a27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post%3aa322c6f4-2c93-439d-8051-9e7eb24b5e38&plckScript=blogScript&plckElementId=blogDest)