…na competição da Aviation Week de melhor foto na categoria militar

A Saab informou nesta segunda-feira, 27 de dezembro, que o fotógrafo Jamie Hunter foi o vencedor da competição fotográfica da Aviation Week, na categoria militar, com uma de suas fotos do Saab Gripen tiradas em agosto, durante uma visita a Linkoping (onde se localiza a fábrica da Saab).

Jamie disse que “nós tivemos uma janela de oportunidade muito pequena para fotografar o Gripen NG Demo em formação com um JAS 39D, assim, tivemos que planejar com bastante cuidado. O tempo na área ao redor de  Linkoping estava um bocado ruim, com chuva pesada e nuvens baixas – mas afortunadamente nós conseguimos achar um tempo um pouco melhor na área de operações, graças ao conselho de um piloto de Gripen que tinha acabado de retornar de uma missão. Foi Rhys Williams, do ETPS, um velho amigo meu. Nós decolamos no avião paquera SK60 e imediatamente subimos acima das nuvens, para um céu azul fabuloso, e aproamos para a área de operações.  O Gripen NG Demo e o Gripen-D foram vetorados até nós rapidamente, e nós usamos nossa janela de dez minutos muito rápido, antes que os dois aviões seguissem seus cursos separados, para completar suas respectivas missões”.

As imagens da seção de fotos também aparecem num suplemento de 16 páginas sobre o Gripen, na edição de dezembro de 2010 da revista Combat Aircraft Monthly, da qual  Jamie é o editor. Mais imagens do Gripen, tiradas por Jamie, podem ser encontradas no banco de imagens da Saab (clique aqui para acessar).

Segundo o informe da Saab, Jamie Hunter é um dos mais conhecidos fotógrafos de aviação da atualidade e já voou com forças aéreas ao redor do mundo. Ele ganhou o prêmio “Best of the best” (melhor dos melhores) nas competições fotográficas da Aviation Week dos últimos anos, após uma agenda de fotos com a US Navy (Marinha dos EUA) e um terceiro prêmio na categoria militar, voando com a equipe de demonstração aérea da RAF, os Red Arrows.

FONTE / FOTO (Jamie Hunter): Saab Group (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

NOTA DO BLOG: na competição da Aviation Week, categoria militar, há belas imagens de aeronaves da FAB figurando entre as finalistas. Clique aqui para ver a galeria de imagens, no site da Aviation Week.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Junior (SC)

Uuuufa, quase cai da cadeira com essa manchete “E o Gripen venceu…”, pensei, saiu o FX2 e o meu predileto venceu.
Nunão, por gentileza, não faz mais isso, haja coração…
kkkkkkkkkkk

Antonio M

E o Gripen venceu…RÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!!! Pegadinha do Mallandro !!!!

Antonio M

“..melhor foto na categoria militar..”

Deve haver algum equívoco! Como pode ser ganhador na categoria militar se o Gripen NG não existe?!?!!? Deve ter sido na categoria “melhor foto de ficção científica” ! rsrs!

Mauricio R.

Eu espero que a claque da infame tralha francesa, tenha tido uma sincope, e morrido tda de uma só vez!!!

Rodrigo

Pode ficar tranquilo

Já Elvis

Luis

E pensar que o Gripen já poderia estar operando no Brasil desde 2003, se o FX 1 tivesse terminado corretamente, com a versão C/D.

DrCockroach

Eh dificil escolher a melhor foto entre os Gripens, mas considerando a epoca, eu escolheria a seguinte:

comment image

Huh Babe!!! Ou seria: Huh Angel!!! Take me to the paradise… 🙂

[]s!