Decisão sobre caças da FAB precisa sair no início do ano que vem, diz Jobim

28

Vitor Abdala

Rio de Janeiro – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje (17) que a decisão sobre a compra dos caças pela Força Aérea Brasileira precisa sair logo no primeiro semestre do ano que vem. Segundo o ministro, a partir de 2013, os caças Mirage 2000 e F-5 usados atualmente pela Aeronáutica começarão a ser desativados e será preciso, a partir dessa data, ter novas aeronaves.

Como haverá uma demora de, pelo menos, um ano entre a decisão e a efetivação da compra, o governo brasileiro precisará definir logo qual dos três caças irá comprar: o francês Rafale, o sueco Gripen ou o americano F-18.

“Uma coisa é definir uma opção. Outra coisa é que essa opção se realize, porque depois da opção feita, você terá no mínimo um ano de negociações e conversações. Não estamos apenas comprando um caça. Estamos comprando um pacote tecnológico e exigimos um pacote tecnológico. Tem que verificar se a empresa e o país escolhidos estão dispostos a cumprir o pacote”, disse Jobim.

O ministro afirmou que além da transferência de tecnologia, o Brasil espera contrapartidas como a oferecida pela França, que se comprometeu a comprar 12 aviões militares KC-390 da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Depois da decisão pela compra, segundo Jobim, é preciso também avaliar questões de natureza técnica, como o armamento usado pelo avião e os radares. “Se a decisão for tomada no ano que vem e tivermos sucesso nas conversações, esse contrato só poderá ser firmado em 2012”, disse ele, ressaltando que conversará sobre o assunto com a presidenta eleita, Dilma Rousseff, em janeiro do ano que vem.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

O Nelson Jobim já perdeu a credibilidade há séculos.

Todo mês ele anuncia uma data para a escolha do vencedor do FX-2 (parece até aquele jornalista especializado super-híper-mega-ultra fontado que erra TUDO).

Em seu currículo como Ministro da Defesa, consta absurdos do tipo: comparar um certo caça a engradados de refrigerante, falar que o Rafale é 100% francês, e que por isso seria independente dos EUA (quando sabemos que não é verdade, inclusive, tendo a Dassault que pedir permissão aos EUA para exportar o Rafale), afirmar a bobagem da tal transferência irrestrita de tecnologia…

[ ]s

Luiz Padilha

Que foto linda!

Que caça lindo decolando!

Que motor maravilhoso empurrando este caça!

Dá gosto de ver!

E tem gente que não consegue enxergar!

414 isso é motor.

Grifo

Foto bonita e muito apropriada para esta notícia 🙂

LATINO

Ano que vem ;;semestre que vem ……….e caças que é bom não vem …..

Quem quer apostar que vamos acabar comprando + f-5 .

sds

Tadeu Mendes

Linda turbina mesmo essa 414 da GE. Moro a uns 8 kilometros da Fabrica da GE em Lynn, Massachusetts. Desde que vim para ca (26 anos atras), sempre que passo em frente a essa fabrica da GE, vejo o Billboard com as seguintes incricoes: “We proudly manufacture jet engines for the Hornets’, ou seja, Hornets e Super Hornets. Quando penso o quanto o Brasil seria beneficiado com esse Know How e com uma pareceria (Boeing-GE-Embraer) , mais a US NAVY treinando a FAB; me ponho a ponderar o porque o GF e o MD nao bateram o martelo ha 2… Read more »

Marine

Tadeu,

Voce mora em Lynn? Eu moro em Waltham, nao muito longe de voce. Passo sempre por um escritorio da Raytheon ao ir para a academia na Hanscom Air Force Base mas nao sabia que a GE possuia uma instalacao em Lynn! Que mundo pequeno….

Grifo,

Obrigado pela explicacao no post dos F-5 na Amazonia!

Semper Fidelis!

Tadeu Mendes

Marine, Eu moro em Everett, a umas 4 milhas do Logan Airport.. Ja passei varias vezes por Lynn a caminho de Nahant Beach. A preocupacao da GE Lynn, e com o F-35 JSF. Eles (pessoal da GE) nao conseguiram convencer ao Pentagono e nem a Casa Branca de que deveriam fazer parte do projeto da Lockheed Martin, que decidiu adotar o modelo de Turbofan desenvolvido pela Pratt & Whitney, como o unico fornecedor das turbinas para os F-35. Estao com medo de que com a retirada dos F-18 da ativa na US NAVY, terao que demitir e ate mesmo fechar… Read more »

DrCockroach

O fanfarrao do Lobim nao consegue deixar de ser Lobim. Gostaria de escutar a entrevista original, mas nao surpreende que ,mais uma vez, tenha feito um comentario “generoso” a Dassault (12 KC390) e nada dito sobre os demais, alias, sobre os demais somente tenta denegrir. Mais um dos tantos criterios insinuados p/ qualificar o Rafale. Alias, esta parece a missao dele em ficar novamente no MinDef, embora nao vah levar. E o que virah agora? O ano agora eh de 2013 e nao 2016? Por que? Serah que eh porque nao tem como a SAAB entregar o Gripen NG em… Read more »

DrCockroach

Ponto p/ reflexao! Que o NJ sempre esteve manipulando o processo p/ favorecer a Dassault, acredito que nem os Rafalistas contestam. Mas podia-se especular que fazia o papel de “escudeiro” do Nosso Guia p/ favorecer uma decisao “politica” do GF. Mas e agora que o Nosso Guia claramente lavou as maos e a Dilma nao demonstra a mesma simpatia pela proposta francesa, por que o NJ continua tentando favorecer a Dassault?! Qual eh a motivacao dele jah que o parecer tecnico e abrangente da FAB nao favorece a Dassault? Tb nao existe mais o motivo politico?… No mais,vale a pena… Read more »

Guilherme Poggio

Essa notícia disse mais ou menos o seguinte para mim:

Preparem-se porque pode sair um tampão aí.

Rodrigo

Se você ver o cronograma, bate redondinho com a reforma dos Mikes jordanianos, para o GDA.

O que a cada dia menos eu acredito é no FX2 no formato que está.

ZE

Luiz Padilha disse:
17 de dezembro de 2010 às 16:12

A data para a conclusão dos testes referentes ao upgrade do motor F-414, o F-414 EDE é dezembro de 2010 !

Foram gastos, até agora, 3,5 anos e muito dinheiro para fazer um upgrade do referido motor.

O cliente terá a opção de escolher uma maior durabilidade do motor (diminuindo custos), ou um aumento na potência de cerca de 15%.

Ele será cerca de 3% mais econômico e terá uma maior resistência a choques com objetos (ex: aves).

[ ]s

Mauricio R.

Tampão???

Bem têm alguns pouco voados na Suécia, o bom é que a qntidade é suficiente p/ “tampar” tanto o GDA, como a reforma dos AMX, inclusive aqueles que enferrujaram, e se apertar um pouco até os A-4 da MB.
Em compensação lá no deserto, tem umas vespas que poderiam eventualmente “tampar” a FAB e a MB inteiras.
Ainda bem que a disponibilidade de Mirages, nem na França é assim tão vasta e boa.

Renato Oliveira

Assino embaixo, Maurício. Guilherme, Rodrigo e Dr Cokroach, nem deem ideias rsrs

DrCockroach

Jah pedi meu presentinho de Natal. Um Viggen p/ me puxar.

http://www.youtube.com/watch?v=zNRt0PehiYQ&feature=player_embedded

Tambem irei dar de graca um ingresso p/ o NJ fazer o passeio, mas apenas ele. E, eh claro, irei pedir que o piloto decole enquanto puxa o Lobim, o que acredito faria sem hesitar… 🙂

[]s!

P.S.: Um abraco Renato!

DrCockroach

Pronto, o assunto agora serah resolvido antes do final do mes…:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,fab-depende-de-cacas-para-reorganizar-defesa,655684,0.htm

[]s!

Marine

Tadeu, Mundo pequeno mesmo…. Bem, nao sabia que a GE e que estava fazendo esse lobby todo pela segunda opcao de motores para o F-35 e que a fabrica era em Lynn. Nao se preocupe, Hanscom nao fechou, alias vai ate expandir com a transferencia do QG da Guarda Nacional de Massachusetts de Milford para la, se nao me engano no ano que vem. A diferenca e que a base janao conta mais com seus esquadroes de F-15 e me parece que estao transformando-os em unidades de UAVs. Com relacao a minha pessoa, sim nasci no Brasil mas me mudei… Read more »

DrCockroach

Tah explicado, a materia eh do Roberto Godoy…

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101219/not_imp655592,0.php

E, eh claro, ninguem tem condicao de financiamento melhor que a dos Franceses, ou seja, sao todos iguais ( 8) ) e a data agora eh, novamente, 2014.

Como diria o ministro do STF: “Eitaaaa!!”

[]s!

DrCockroach

A proposito, condicao de financiamento, nada camarada, dos subs aqui:

http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=65114

[]s!

Grifo

E, eh claro, ninguem tem condicao de financiamento melhor que a dos Franceses, ou seja, sao todos iguais ( ) e a data agora eh, novamente, 2014. As condições de financiamento são na verdade bastante diferentes. Por exemplo, a SAAB ofereceu 8 anos de carência, o que é uma tremenda vantagem do ponto de vista financeiro. No processo de avaliação liderado pela COPAC, a SEFA foi encarregada de analisar cada uma das propostas financeiras e fazer uma comparação “laranja com laranja” das mesmas. Quando se fala em preço um fator de correção é aplicado em cada proposta para refletir o… Read more »

Ivan

Dr. Barata,

Vc sabe as condições de financiamento propostas pelos candidatos do do F-X2?

O Roberto Godoy escreveu “o dinheiro sairá do caixa apenas no fim de 2011 ou início de 2012 na eventualidade de a seleção ser completada até o fim da administração Lula”.

Entretanto, como ele age como ‘assessor de imprensa’ da Dassault, fica a impressão que fala apenas das condições francesas de financiamento.

Abç,
Ivan, do Recife.

DrCockroach

Prezado Ivan,

O que foi divulgado na revista INOVABCD, pelas palavras do Benger, a condicao da SAAB eh excelente, 15 anos p/ pagar, com 8 anos de carencia e juros de 4,21%.

http://issuu.com/abcdmaior/docs/inovabcd_00
Olhe na pagina 13.

Dizer que todos tem condicoes semelhantes ao caso dos Subs (e Helis) eh,na minha visao, tentar nivelar por baixo.

[]s!

DrCockroach

Oops… “nivelar por baixo” me refiro a condicoes nao tao boas, jah que acredito que os juros tentam nivelar “por cima” 🙂

[]s!

P.S.: eh bom recordar que a “negociacao” dos juros e prazo do financiamento dos helis e subs teve a participacao do NJ…
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2286778-EI306,00.html

Tipo :
– “nos iremos comprar de vcs de qualquer maneira, qual eh o juro e o prazo?”
– “6.35%!”
– ” Carencia?”
– ” Nao!”
– “Ok! Aonde assino?”

Rodrigo

Vocês comentando reportagem do Godoy, só dão cartaz para ele e aumentam a audiência das matérias dele.

Eu faço questão de nem entrar nos links que vocês colocam para não dar audiência.

Baschera

Não vamos criticar muito o Godoy… pois tem gente que “baixa” por aqui e que escreve mais bobagens que ele…. A única coisa que ele disse de certo é que a FAB necessita dos caças em 2014….e há meu ver o único que poderia realmente estar disponível nesta data é o F/A-18 E/F da Boeing, com sua impessionante linha de fabricação e logística. Tomara que a Presidente não caia no conto do vigário dos franceses e não me decepcione logo de cara embarcando no grupinho dos que pretendem financiar a versão F4 do Rafale com dinheiro público ou melhor, dos… Read more »

DrCockroach

Eu nao sei a data certa, mas a ultima informacao publicada eh que a data eh de 2016, informacao do proprio comandante:

“O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, negou que os atrasos políticos tenham causado prejuízo:

– Estamos ainda dentro do cronograma e pretendemos receber a primeira aeronave em torno de 2016 _ disse o brigadeiro. Porém, a previsão original era de entrega do primeiro dos 36 caças em 2014. Eles deverão voar por três décadas.”

http://www.aereo.jor.br/2010/10/07/sucessor-de-lula-escolhera-novos-cacas-da-fab/

[]s!

DrCockroach

Prezado Ivan, Achei esta informacao (wikileakes) sobre o financiamento do F-18 que, aparentemente, o coloca em desvantagem neste quesito em relacao aos demais: “Financiamento 5. (S/NF) A incapacidade dos Estados Unidos de oferecer financiamento ou garantias [de crédito] coloca o Super Hornet em desvantagem significativa diante de seus concorrentes. O Export-Import Bank [EXIM] dos Estados Unidos está proibido de se envolver em vendas de produtos de defesa, o que faz com que o Brasil dependa de financiamento comercial, com juros mais altos. De acordo com agências de Washington, seria possível solicitar uma dispensa do Congresso para que o EXIM pudesse… Read more »

Rodrigo

DrCockroach disse:
20 de dezembro de 2010 às 3:25

No fim não altera muito porque o valor vai ser muito inferior, pois a venda será feita via FMS.