Comparação caças Suécia x França

Gabriel Bueno

O governo da França está confiante de que o Brasil comprará jatos Rafale fabricados pela companhia Dassault, disse hoje o ministro do Orçamento, François Baroin. Baroin também ocupa o cargo de porta-voz do governo.

Questionado sobre se Paris permanece confiante de que haverá o acordo para a venda dos 36 caças, em um pacto estratégico anunciado mais cedo neste ano entre o presidente Nicolas Sarkozy e seu colega Luiz Inácio Lula da Silva, Barois disse: ‘Nós permanecemos confiantes, não ”ainda confiantes”. Nós estamos simplesmente confiantes’.

Foram levantadas dúvidas sobre o acordo nos últimos dias, após Lula dizer na segunda-feira que não fechará o acordo, que pode passar dos US$ 12 bilhões. Segundo Lula, a decisão sobre o tema ficará para sua sucessora, Dilma Rousseff.

A companhia sueca Saab afirmou hoje, em comunicado, que também está ‘confiante’ em sua proposta para vender jatos ao governo brasileiro. A empresa afirmou que a sua oferta é melhor entre as três que competem pelo contrato (Dassault e Boeing).

A Saab disse que ofereceu ao Brasil um modelo de jato ‘da próxima geração’, por ‘um preço muito competitivo e um programa extensivo de transferência de tecnologia’. ‘Nós entendemos que o Gripen é preferido pela indústria brasileira e pela Força Aérea brasileira’, diz o comunicado da Saab. As informações são da Dow Jones.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zavva

Tem muita gente culpando a FAB, mas acho que é o próprio Lula que não esta mais tão convicto da proposta da Dassault.

Rafael

A Saab tem todos os motivos do mundo pra estar confiante

já a Dessault, pode tratar de esquecer….

Rafael

OLHA Q INTERESSANTE: . Militares não se opõem à compra de caças Rafale . A esta coluna, um ex-ministro da Aeronáutica afirmou que o único ponto errado na licitação dos caças foi a revelação abrupta de Lula, com o processo ainda aberto, de que o Brasil preferia o modelo francês Rafale. No resto, segundo a fonte, está tudo certo. Disse ele: “Visitei diversos países como ministro e comentei que, no Brasil, criava-se comissão com engenheiros de elite, oficiais renomados e, no fundo, para minha decepção, a decisão era política. Ouvi de todos os ministros, de outros países, resposta igual. Todos… Read more »

Fernando Augusto

Se eu fosse do Governo Francês e Sueco já teria saido do FX-2 a muito, mas MUITO tempo. Ridículo essa enrolação que o Governo brasileiro tem feito, atrasa nossas forças armadas, atrasa as indústrias envolvidas e nossa seriedade vai para o espaço melhor que nossos foguetes em Alcântara. Os EUA estão levando esse FX-2 como um jogo, seu F-18 está difundido no mundo, se o Brasil querer bem, se não querer meio que tanto faz, Austrália, Canadá, Finlândia, Kuwait, Malásia, Espanha, Suíça… 1,480 unidades já foram construídas, mercado para venda e claro, manutenção é o que não falta. Mas a… Read more »

Giordani RS

Gripen NG…”N” de navy foi pra matar…

Na última RFA há um artigo bem interessante, aonde o autor escreve que o NG parece ser a melhor proposta pela transferência de tecnologia, mas é incapaz de prever os custos do Programa e todo desenvolvimento sempre extrapola o custo estimado…

grifo

A esta coluna, um ex-ministro da Aeronáutica afirmou que o único ponto errado na licitação dos caças foi a revelação abrupta de Lula, com o processo ainda aberto, de que o Brasil preferia o modelo francês Rafale…. Com isso, a fonte diz que ele, e muitos colegas seus da elite da Aeronáutica, aprovam a opção brasileira pelo avião francês Rafale. Será que a “fonte” é o ex-comandante da Aeronáutica que hoje trabalha para a Dassault? Um detalhe é que o “N” quer dizer “Navy” (Marinha) o que não chega a ser um item favorável, na visão do pessoal da Aeronáutica.… Read more »

Nick

Nem nos forums internacionais os franceses estão confiantes. A SAAB continua correndo por fora, se der, na minha opnião, vai ser uma surpresa. O que me surpreendeu mesmo foi a “tirada de campo” do Lula, entregando a decisão para a Dilma. E esta pede mais relatórios além do que o Jobin tinha em mãos.

Se sair alguma coisa ótimo, será melhor que 36 tampax.

[]’s

Rafael (RS)

1º – Lula estava apaixonado pela Carla Bruni, e depois o Sarko trairou o Lula em várias questões na ONU, aí o amor virou ódio. 2 – A FAB é ingênua ou sei lá o que, acreditou nos políticos, classificou três propostas, achando que seu relatório seria levado a sério e com base nele o caça seria escolhido. Ledo engano caiu a ficha tarde demais, deveriam ter optado pelo Gripen (se é o que queriam mesmo) e pronto agora fu…….já é tarde tem muita CPF correndo por fora e eles vão ficar chupando dedo, (bem feito, burrice tem limite, ingenuidade… Read more »

Vader

Meu Deus do céu, fui olhar o link que o Rafael indicou e, ahahahahahaha…

O “Troll-Mor” agora diz que tem um “chegado” no MRE que diz que a Dilma escolherá o Rafale do mesmo jeito, ahahahahaha…

Não tem jeito, o cara dos muitos nicknames é uma figura-alegórica, hehehehe… Trollador até o final…

Nick: você é um herói de consguir postar por lá, rsrsrs…

No mais o que você vai falar prum artigo que define o “N” de Gripen NG como “Navy” ahuahuahuahuahuahua…

Meu, se cobrir vira circo, se cercar vira hospício… é muita desinformação pra um cara só…

ZE

É mesmo !

Rafael, nós te conhecemos ??????????

De onde ?????????????

[ ]s

ZE

Vader disse:
8 de dezembro de 2010 às 21:14

Pô, Vader, então vai ser o 7º chute dele furado !

Na semana passada, ele disse que o Rafale iria ser o escolhido nesta semana. Disse também que o Conselho de Defesa iria se reunir hoje, quinta-feira.

Ele não dá uma dentro.

[ ]s

Rafael(sp)

Só para lembrar,que Rafael aqui somos três, por isso coloquei o meu seguido pelas siglas SP, para não haver confusão.