Em 2 de outubro de 2008 escrevemos um artigo chamado “F-X2: estaremos de olho”. De lá pra cá muita coisa aconteceu, foram dezenas de matérias nossas exclusivas sobre o F-X2 e centenas de posts de clipping nacional e internacional.

Mostramos a história da Aviação de Caça brasileira, a diferença entre escolha técnica e política, a história do F-X original, as preferências da FAB etc.

Ficamos realmente de olho, fomos até à Suécia para aprender sobre o Gripen NG, embarcamos num porta-aviões americano para conhecer o F-18 e cobrimos a CRUZEX V para mostrar o Rafale de perto.

O Poder Aéreo procurou trazer a seus leitores todas as informações técnicas a respeito do F-X2, de forma profissional e imparcial desde o início. Fomentamos o debate e a discussão sobre o assunto e cremos que atingimos nosso objetivo.

Agora, mais uma vez esperamos a decisão prometida pelo Governo sobre os caças da Força Aérea Brasileira para os próximos dias. Como todos que acompanham essa novela que parece não ter fim, esperamos que se cumpra a promessa e que o caça seja anunciado finalmente.

Esperamos que nossos governantes saibam honrar a responsabilidade da sua decisão e que levem em conta a opinião de quem realmente entende do assunto.

VALE A PENA LER DE NOVO:

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato

E fizeram com maestria!

Cesar

Parabéns ao pessoal do Poder Aéreo, realmente tem nos “bombardeado” com informações sobre o FX-2 e também com ótimas reportagens na trilogia.

Agora, eu duvido que esta decisão saia neste final de ano, acho que a Dilma vai assumir esta decisão, apesar do seu mentor ainda querer os louros.

Sds.

Vaaalney

Vespão neles!

Poker

Isso mesmo ” Esperamos que nossos governantes saibam honrar a responsabilidade da sua decisão e que levem em conta a opinião de quem realmente entende do assunto.” Se os pilotos da FAB preferem o F18 E/F, o GF deve atender e viabilizar politicamente e comercialmente, com contratos amarrados a metas de transferência de tecnologia e fomento da pesquisa na área. A bola está com o advogado Jobim que deveria costurar este acerto com o Tio Sam, varrendo para a histório, os casos de embargos passado. Não sei como, pois a decisão final está com o Congresso Americano afinal, mas deveria… Read more »

DrEngAir

Que isso o PA lavando as mãos!?
Essa novela ainda não acabou!
Fiquem ligados nos próximos capítulos.
Hauhauhau
[]’s e vamos em frente.

Rafael

Torço pelo Gripen NG

mas não descarto oq os franceses tem a oferecer

Nick

Parabéns ao Poder Aéreo, melhor cobertura sem dúvidas sobre o FX-2. Acredito que em termos de Defesa, não existe nada mais interessante que Caças Supersônicos . 😀 Venho acompanhando a evolução do FX-2 por aqui e outros blogs e fórums. Acredito que ninguém mais aguenta essa demora para comprar 36 caças, que poderão chegar a 120. Tem várias torcidas, opiniões diversas, mas todos querem o fim dessa novela. Vamos aguardar o decorrer dessa semana e da outra. Quem sabe é agora?? De minha parte, acredito que a proposta do Gripen NG é superior tanto ao do F-18 Super Hornet, quanto… Read more »

Almeida

Cumpriram e muito bem cumprido! Bravo Zulu Poder Aéreo!

Quem critica a imparcialidade do blog o faz por puro revanchismo e inveja, sabemos que todos tem espaço aqui.

Diego

ae galera do aereo.jor, obrigado pelo trabalho de vocês durante esses anos na cobetura do projeto F-X, mas se vocês acham que acabou o trabalho em relação ao F-X, vocês esão totalmente enganados.
A decisão vai ser a seguinte “Vamos passar a decisão para o proximo goveno”, ou seja depois que a Dilma tomar posse e, quando ela tomar posse, vai cancelar o F-X2. Então aereo.jor já se preparem para o F-X3.

kwhvelasco

Palmas para o pessoal do blog. E mãos espalmadas pro céu pra saber quando sai alguma definição desta saga que é o F-X2!!!! Nem que seja FX-3… 4…5…
E pra mim o que vir está bom, desde que venha!

JOSEF SIMAS Jr.

Parabens ao BLOG e muito grato pelas excelentes coberturas !
Vamos em frente com confianca no Hi-Low (F-18 SH+Grippen NG).
Ate’ 2018 teremos, com a Graca de Deus, 24 SHs + 36 NGs operacionais e mais outros 84 encomendados com a EMBRAER.
E mais, todos com avionica e radares BVR licenciados e produzidos na AEROELETRONICA e armados com nossos misseis MECTRON Piranha NG, A-Darter, bombas guiadas e misseis Anti-navio derivados do Exocet. E’ mole ?
Sera a FA mais respeitada ao Sul das Americas.

DrCockroach

Assim como o Nick, tb espero que a novela acabe (com a vitoria do Gripen se possivel), mas eh bem possivel que continue.

Com as informacoes disponiveis, acredito que a melhor proposta, do ponto de vista industrial brasileiro, e a da SAAB. Embora tenha achado interessante as colocacoes do Bosco e Elizabeth em outro post.

[]s!

P.S.: de governantes nao espero nada de positivo e, permitam-me dizer, nao tenho nenhuma simpatia pelo atual e futuro governo. Mas meio off-topic, a entrevista da Dilma ao Washington Post foi bem interessante;espero que nao sejam somente palavras.
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/12/03/AR2010120303241.html

Patriota

Se pressentimento fosse 100% eficaz, algo me diz que o Super Hornet ganhou. Sugestão, pois meu preferido é o GRIPINHO NG BR.

DrCockroach

A Cantanhende jah tinha escrito isto, mas mais uma vez ela diz que a escolha deve ser o Rafale; talvez a fonte dela seja o proprio NJ.
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/12/06/dilma-acerta-hoje-compra-de-cacas-da-fab-com-jobim-347022.asp

[]s!

mto

o brasil podia tentar um acordo comos americanos os tempos mudaram EUA estao mergulhados numa crise financeira que pode se agravar mais ainda eles nao estao com essa bola toda sao os primeiros no campo tecnologico em todas as areas o americano esta perdendo força essa seria uma boa orportunidade para o brasil

Vader

Não se enganem, nesse governo será Rafale ou nada. E no próximo, provavelmente será NADA.

Eles não estão preocupados com a FAB equipada, estão preocupados com a sua BA, pra peitar o Tio Sam no CS da ONU.

Sds.

nassif

Primeiramente vcs que fazem o Aereo.jor.br meu parabens pelo belo serviço prestado a nossa nação ” Brasil ” .

Se o ganhador venha a ser o Frances , vamos ver que vai receber a comissão sobre a venda que sera depositada em conta na Suiça.

Caso seja o Americano , foi a preferencia da FAB que falou mais alto.

Ou o Sueco ai foi preço assima de tudo e tambem qualidade.

Vamos aguardar o termino desta Novela a Brasileira e Deus nos Ajude.

Um Forte Abraço a todos ..

mto

a saab esta nos oferecendo o projeto do gripen ng vao ser feitas modificaçoes no projeto atual isso vai acarreta custo no preço final do aviao se o gripen for escolhido o brasi tem tomar cuidado para nao acontecer com AMX com italianos que o custo da aeronve na epoca ficou mto caro e nao ouve vendas no exterior so brasil e italia fizeram pedidos

nassif

Correção: Acima

Poker

Acredito que o melhor mesmo seja sair uma decisão para o FX2. Seja qual for a decisão. Não acredito na proposta da SAAB por envolver muito risco, muitos fornecedores, muitos terceiros no negócio, intermediários. A proposta do Gripen NG parece uma colcha de retalhos, e o mais interessante, nem a própria Suécia comprou a idéia, nem seus paises vizinhos. O Brasil precisa de um vetor que permita defesa deste espaço aéreo contintental, sem falar na área do pré-sal e Amazônia. Se for para termos tecnologia americana na FAB, devemos ir a fonte e não comprar de um intermediário. F18E/F e/ou… Read more »

Poker

Um fato importante é que ninguém questinou o preço cobrado pelos Suecos pelo Gripen NG. Isso nunca foi abordado aqui. Podem estar cobrando caro por um Gripen C/D upgradable. Não?

Poker

Um erro comum é se pensar na futura comercialização do vencedor do FX2 através do Brasil para mercados emergentes. Isso realmente não parece factível, nunca foi. O que deve-se fazer é entender e receber tecnologia necessária para desenvolvermos nossos futuros aviões de combate. Revenda, uhm, não acredito nesta possibilidade. O maior cliente deve ser sempre a FAB.

Daniel Rosa

Que bom seria se nossos governantes soubessem o significado da palavra “honra”!
Que bom seria se eles acompanhassem este blog… melhor ainda, participassem deste blog! Quem sabe entenderiamos melhor o que se passa (ou não passa) na cabeça deles.
Parabéns aos idealizadores do blog… sem palavras…
De 0 a 10, vocês merecem 100….

Carlito

Caso realmente haja algum pronunciamento por parte do governo sobre a decisão desta novela, alguém sabe para que horas isso está marcado?

Roy Focker

Deixo aqui meus parabéns aos editores do blog que sempre acompanharam a “novela FX-2” com imparcialidade sempre trasendo para nós leitores informações novas sobre todos os concorrentes do FX2 durante todo esse tempo. Obrigado. Torço para que no final consigamos escolher o melhor para a FAB e para o Brasil, mais penso que por todas as informações que obtivemos até o momento principalmente as últimas, se qualquer um dos atuais três concorrentes vencerem vamos precisar de um “OK” dos Norte americanos, ou seja a autorização deles para receber determinadas tecnologias, assim penso que a missão principal do FX-2 de receber… Read more »

Roy Focker

Desculpe o “trasendo” com “s” foi terrível…

correto: Trazendo

Paulo Andrade

Parabéns ao blog pela cobertura _______________. ________________ A questão é que a compra desses caças não envolve apenas a FAB e o MD. Envolve vários setores do governo e da sociedade como um todo. Envolve outros ministérios além do MD. Envolve institutos, universidades, instituiçoes de ensino, política externa, sociedade civil, etc., etc., etc. Considero simplista e atrasado considerar tal compra apenas como uma compra; Deve, no meu modo de entender, ser vista como um investimento. E devem ser aceitas as considerações e posições que embasarem a escolha. Com as crícas sendo feitas baseadas em fatos reais e não apenas em… Read more »

Alex

o mais importante é a DEMOCRACIA, e livre pensamento aqui.

Solskhaer

De parabéns o P A, Desde que acessei a 1º vez, não consegui desligar mais o meu transponder nesse fórum!
Mas é angustiante essa decisão, tanto para militares, civís e blogueiros!

Fábio Mayer

DUVIDO!!!

Duvido que esta decisão saia hoje! No mínimo vão adiar novamente para uma reunião do Conselho de Defesa, sem data definida.

Hoje é mais provável que anunciem a compra do novo avião presidencial. É só isso, mordomia, que interessa ao governo neste momento.

Humberto

Pois é, rola a reunião da Dilma com o Jobim, acredito que o Jobim seja convidado e até que inicie o processo da retirada da aviação civil dos militares (não sei bem se isto vai ser bom ou não).. Agora tenho lá as minhas dúvidas sobre o FX, tudo bem que a Dilma como ministra do Lula deve conhecer e bem o processo, mas para que cutucar o vesperio. No mínimo pode estar gerando algum ruído na FAB (tirar a aviação civil e a escolha de um caça diferente que o desejado), o meu chute é que saia publicamente somente… Read more »

Gerson Carvalho

Caros amigos, segundo a “Folha de São Paulo” hoje Dilma tem um encontro com Jobim para tratar dos caças e da retirada da ANAC do ministerio da defesa.

Rosan Amaral

Que são 36 caças para a defesa estratégia do Brasil? Nada. São simbólicos O importante é a compra de um caminho tecnológico melhor que foi a compra do caminho tecnológico do AMX (embora estes deram frutos para a Embraer e Brasil com a família 170/190 e até o Legacy). Muito mais importante para a defesa estratégica do Brasil são os submarinos que incomodam até os Estados Unidos que acusaram o golpe “os submarinso são elefantes brancos”). Para a defesa aérea tão importante do que terem uns 100 caças novos é também terem um sistema de defesa antiaéreo tal qua o… Read more »

Guto

Parabéns ao Aéreo pelas excelentes matérias.

Quanto ao FX2 ele não é prioridade pois o Frete Aéreo Brasileiro precisa de um novo avião presidencial que de vez em quando vai servir de avião tanque.

Triste ver nossa FAB relegado ao papel de transporte vip.

João Bosco De Oliveira Júnior

Antes de tudo, parabéns ao Poder Aéreo.
Mas…
Alguém poderia me explicar o que a bandeira brasileira faz nesse avião aos 03:07 do video?
http://www.youtube.com/watch?v=6-M9W7vGfNw

Grato.

luiz otavio

gostaria de agradecer ao Aereo e trilogia pela prontidão e persistência em nos informar e entreter, obrigado.

Fernando Lopes

E Humberto, eu tambem acredito nessa historia de tirar o controle do espaco aereo das maos dos militares….Esse processo vem de arrastando bem devagar, gota a gota, vide os acidentes que aconteceram. Nao consigo imaginar Civis gerenciando nosso espaco aereo, nao que eles nao tenham capacidade, visto que na maioria dos Paises sao eles e empresas privadas que gerem esse servico, nada contra, mas aqui no Brasil existe o fator politico, e isso que me da frio na espinha!!!! Se, veja bem eu disse Se as escolhas fossem tecnicas, com pessoal realmente da area ok, mas sei que nao sera!!!!… Read more »

tyrion

o novo aviao presidencial deve sair antes do fx2..hehehe…parece ate aquela novela mexicana os ricos tambem choram…

João Gabriel

Duvido que a decisão saia hoje….acho que isso ainda dará muito pano para manga…Mas de todo caso minha torcida é para o Gripen e o F/A-18….

João Gabriel

Excelente trabalho do Poder Aéreo,estão de parabéns,fizeram uma cobertura séria ,imparcial e completa,duvido que alguma outra publicação fez cobertura igual…talvez até fizeram,porém favorecendo um dos concorrentes,sem a imparcialidade….

Parabéns a Trilogia!!
Abraços!!

eEUcomISSO[tassio bruno]

parabens ao blog PA. isento, digno, fidelissimo, um exemplo. sem contar as belissimas coberturas, fotos, explicações maiores. neste quase 1 ano que acompanho a defesa aerea este é um dos blogs que mais frequento. sem contar o quanto eu aprend! parabens! enfim, sobre a decisao. acredito q ela num deveria ser hj, e sim no inicio do mandato da dilma. segundo, voto como a maioria no gripen, por ser o mais barato e o com maior capacidade de desenvolvimento belico nacional. mas sinceramente, a fab num deve ta nem ai, o q vier e voar ao menos aos sabados e… Read more »

Edu Nicácio

Parabéns ao Aéreo e aos seus editores pelas séries de reportagens sensacionais com as quais nos brindaram ao longo desse tempo! Continuem com o ótimo trabalho realizado e não baixem a guarda nunca, ainda mais agora que a decisão está para ser anunciada… No mais, desde que meu preferido no FX-2 foi eliminado (Su-35BM), passei a torcer pela “pulga” sueca por acreditar que se trata da melhor proposta de capacitação da indústria aeroespacial brasileira. Pode dever uma ou duas coisas em relação ao Rafale ou ao Super Hornet, mas é um caça barato de adquirir, manter e com possibilidade de… Read more »

Robson Br - BANIDO
Luiz ECB

O site Wikileaks esta mostrando que essa e outras concorencias são insanas. Independente de quem ganhar.

As 3 concorrentes usaram e abusarão de metodos não convencionas.

[]’s

Zavva

O Gripen NG é a proposta mais alinhada com a Estratégia Nacional de Defesa (END). Seus opositores se agarram ao preconceituoso conceito de que ter componentes americanos é uma “doença”.
Até o Rafale tem importantes componentes americanos.

Outros alegam que existem muitos riscos no NG, mas a proposta da END tem muitos riscos embutido. Quanto maiores os riscos, maiores as reconpensas.
O Rafale teria sido mais facilmente aceito, se o governo federal não tivesse proposto a END como objetivo, pois com ela o governo entrou em contradição com sua opção de caça.

Carcará

Parabéns AEREO, contribuindo para que o Brasil realmente tenha uma política que ofereça proteção efetiva contra as ameaças a sua segurança.
Com Informações confiáveis do cenário atual, desperta o censo critico da sociedade, esclarecendo que o Brasil é grande e precisa ter meios efetivos para sua defesa.

tyrion

Luiz, isto são negocios de estado as empresão sao apenas a cobertura do bolo, o recheio é feito de entrigas e espionagem de todos os lados…pra quem e mais novo neste jogo vejam o caso do SIVAM quando frança e USA com as respectivas empresas iniciaram uma guerra secreta pela alma do SIVAM, foi um vale tudo, ate o ECHELON entrou na jogada…como ja comentei outro dia isso faz parte da relaçao entre os paises os bastidores são assim mesmo…e acredite neste jogo não existe “metodos não convencionais” o importante é proteger os interesses de cada um.

Edu Nicácio

Zavva disse: “O Gripen NG é a proposta mais alinhada com a Estratégia Nacional de Defesa (END). Seus opositores se agarram ao preconceituoso conceito de que ter componentes americanos é uma “doença”.” Pois é… Qual o principal vetor da FAB atualmente? Ah, o F-5, né? Que venham F-18 E/F + Gripen E/F nas quantidades necessárias, e que capacitem o Brasil a projetar e construir seu futuro caça de 5ª geração. – 48 F/A-18 E/F via FMS até 2014 + – 36 Gripen E/F via FX-2 até 2019 + – 84 Gripen E/F via Embraer até 2024 + – Projeto em… Read more »

PABLO

Fizeram como ninguem faz neste pais.