Roberto Maltchik

Aguardada há nove anos pela Força Aérea Brasileira (FAB), a compra pelo Brasil de nova frota de caças vai ocorrer ainda no governo Lula, e a escolha deverá recair mesmo sobre o Rafale, a aeronave de ataque francesa cujo favoritismo na disputa internacional foi cristalizado em setembro de 2009. A decisão política já foi tomada, mas, antes do anúncio, o presidente Lula vai cumprir duas etapas: fará um relato detalhado do histórico do processo à sucessora, Dilma Rousseff, e terá uma conversa definitiva com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, sobre a extensão da transferência de tecnologia, aspecto central na negociação com os franceses.

O programa FX2, versão atualizada do plano elaborado ainda no governo Fernando Henrique para a renovação da frota militar, prevê a aquisição de 36 aeronaves, com um custo estimado em US$ 7 bilhões. Além do caça fabricado pela francesa Dassault, estão na disputa o sueco Gripen NG, da Saab, e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing.

Na Aeronáutica, o principal temor era de que Lula deixasse para Dilma a tarefa de bater o martelo. Segundo oficial graduado da FAB, independentemente de qual seja a escolha, é fundamental que ocorra ainda este ano para evitar novo atraso no processo, iniciado em 2001.

Um claro sinal da afinidade evidente entre Brasil e França está sendo dado nesta terça-feira, com o início da participação de quatro caças Rafale no maior exercício aéreo de guerra da América do Sul, a operação Cruzeiro do Sul, no Rio Grande do Norte.

FONTE: O Globo

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
robert

o lula tá saindo mesmo… se fizer _________não é ele que vai ter que limpar.

vai joga nas costas da dilminha.

EDITADO

Zavva

Será que os franceses colocaram tudo que prometeram no papel, conforme cobrança do Ministro Nelson Jobim ?
Ou será que querem anunciar o Rafale com vencedor, mesmo sem nenhum compromisso formal dos franceses com a transferencia de tecnologia prometida, afim de criarem um “fato consumado”, mesmo que o país no final saia lesado deste processo ?

cerebro1975

36 soh? sabe qe eu acho qe vai ficar soh nos 36,eles vao ver a mer… qe fizeram e vao deixar essas ai em anapolis, e vao entrar de gripen ng, sou um mago as vezes.rsrsrsrs

roberto bozzo

Bom se o Sarkozy ainda não colocou no papel, de forma OFICIAL, a “transferência irrestrita” prometida o ano passado, não tem nem o que conversar, bota fora e anuncia outro que tenha se comprometido POR ESCRITO com a Tot… o Lula vai fazer um último apelo em Seul, se não tiver nada em mãos acho eu que ele anunciará o Gripen.

Luis Carlos

Haaa bate logo esse martelo, acaba com esse novela sem fim, que saco!!!

Paulo

Aos especialistas:

O modelo a ser adquirido seria o F3, correto? Ele já está desenvolvido? Caso ainda não esteja, então a chance de tranferência de tecnologia poderia realmente existir.
Se já está desenvolvido, como que vamos aprender alguma coisa com a montagem de apenas 36 unidades?

Deixo a questão aos técnicos.

J Curitiba

“Um claro sinal da afinidade evidente entre Brasil e França está sendo dado nesta terça-feira, com o início da participação de quatro caças Rafale no maior exercício aéreo de guerra da América do Sul, a operação Cruzeiro do Sul, no Rio Grande do Norte.”

Jornalista não familiarizado com assuntos militares é ótimo!!!!

Alfredo.Araujo

Pessoal… essa compra de Rafales por parte do Brasil, acredito eu, é precedente para outros paises seguirem o mesmo caminho…

E se outros países tmb compram, cria-se a tal escala industrial e torna, ao menos, a manutenção mais barata…

Vamos ter esperança ao menos nisso…

Fox Bravo

O Lula como grande defensor e salvador internacional dos famintos como Haite, África etc…. em sua última investida salvará os famintos da indústria da República do queijo podre.
E enquanto isso…… na República do queijo podre, medidas protecionista e preconceituosas de seu grande amigo e parceiro estratégico são tomadas na escuras contra os famintos de nosso país.

Fechando em chave de ouro!
Viva a República da Banana.

Justin Case

Amigos,

Pelo que entendi do artigo, os limites para a negociação comercial já foram alcançados, ao trazer o PREÇO para muito próximo do CUSTO.

Como última investida, o Governo brasileiro tenta aprofundar ainda mais o acesso ao conhecimento.

A tecnologia crítica tem altíssimo valor, mas que não é tangível. Se acordado entre as partes, essa tecnologia pode ser transferida com custos muito baixos.

Certamente há oportunidade de ampliar ainda mais a parceria no campo das relações internacionais.

Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Observador

Deixa ver se eu entendi: Primeiro vai definir a compra pelo Rafale; Depois, vai conversar com o Presidente Francês sobre a transferência de tecnologia. KKKKK! BAITA NEGOCIADOR! O argumento da compra do fracassado avião francês não era justamente a tão falada “transferência de tecnologia irrestrita’? Vão comprar o avião e depois correr atrás dos franceses para ver se realmente transferem alguma informação! Notem: se fosse caro de comprar e manter mas viesse com a transferência de tecnologia, ainda haveria justificativa; do jeito que estão fazendo, vão fazer uma compra de prateleira. Uma decisão de BILHÕES de reais é tomada assim,… Read more »

Rodrigo

Justin Case disse:
9 de novembro de 2010 às 11:25
Amigos,

Amigo, onde você leu que o preço vai ser de custo ?

A Dassault, Thales, SNECMA e quem sabe mais vão fazer o avião de graça ?!?

Como assim vão passar tecnologia crítica a baixo custo ?!

O que você entende por tecnologia crítica ?

Tecnologia é intangível mas o que vem dela é tangível, amigo..

Você percebe o valor dela materialmente.

Justin Case

Rodrigo,

Uma das coisas que eu escrevi foi isso:

“Pelo que entendi do artigo, os limites para a negociação comercial já foram alcançados, ao trazer o PREÇO para muito próximo do CUSTO.”

Volte lá e leia sem preconceito.

Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Rodrigo

Justin Case disse:
9 de novembro de 2010 às 11:37

Onde tem no artigo alguma coisa sobre valor e preço de custo ?

Alex

e queremos ser grandes, grandes mané. só isso.

jakson almeida

E a Boeing e os americanos continuam em silencio!Sera porque?

Justin Case

Rodrigo,

Não há nada escrito sobre negociação comercial. Aquele “pelo que eu entendi” quer dizer que é uma dedução minha.

Desculpe se escrevi mal e não me fiz entender.

É um “CHUTE”, uma opinião, como eu costumeiramente apresento por aqui. Nenhuma “fonte” me disse e não está escrito em documento algum.

Acho que já podemos poupar os outros leitores dessa conversa.

Abraço,

Justin.

Rodrigo

Justin Case disse:
9 de novembro de 2010 às 11:49

Vou dar uma boa notícia para você…

O valor desceu bem, mas muuuuuuita coisa foi pro limbo.

Não vou falar o que para não entregar a fonte.

DrCockroach

Materia fraquinha, mesmo respeitando o jornalista: – Como escreveu J Curitiba, participacao dos Rafales no Cruzex eh “afinidade”?; – falar em 7 bilhoes de dolares e colocar no mesmo saco Rafale, SH e Gripen eh um non-sense; eh errar apenas por “alguns” bilhoes, ou 100%, em algo que seria equivalente ao valor previsto p/ reforma dos aeroportos brasileiros (vide materia Fiesp…) – O Nosso Ex-Guia irah discutir em Seul a extensao da ToT francesa? Outro non-sense, o Sarko nao eh presidente da Snecma, por exemplo. Agora nao eh momento p/ discussao tecnica, mas politica. A materia do apoio da FIESP… Read more »

Alexandre GRS

Prezados,

O acordo, pelo visto, já está pronto a tempos. Só espera-se o anúncio oficial.

Sds.

PS: Quando alguém cita que, soube de algo por alguma fonte, o mínimo é citá-la. Caso contrário não passa de especulação barata.

Andre Silveira

Operação Cruzeiro do Sul?? Acho que esse jornalista se equivocou…..OPERAÇÃO CRUZEX V……ok?!

Giordani RS

O mais importante disto tudo é finalizar essa novela mexicana produzida nos estúdios do “essebesteira”…
E na boa, acho que já avisaram os brigadeiros: Ou aceitam o Rafaele ou mais vão levar mais F-5! Adquiridos via E-bay! hehehe…

Jorge

Isto sim será uma das heranças malditas que o Luis Quenasceu Mulla da Silva e quadrilha, deixará para o Brasil e a FAB.
No final o cidadão brasileiro, mais uma vez, é que pagará essa conta.
E caro !!!
Lamentável !

Justin Case

Rodrigo, Para mim seria realmente uma grande surpresa se for confirmado o que você disse sobre redução de preço e do conteúdo do pacote do Rafale. Sem fonte alguma, eu teria apostado na manutenção de preço com a inclusão de muita tecnologia no pacote (as tais intangíveis que eu escrevi antes). É isso que ouvimos desde o início do F-X2. O único suporte para justificar a compra de algo mais caro é a qualidade e a tecnologia. Se for para pagar mais caro e receber igual aos outros, chame de volta o SH com coleira e tudo. Abraço, Justin “Justin… Read more »

Edcreek

Olá,

Ai está diminuição de preço e aprofundamento de transferencia de tecnologica.

O desespero Frances para vender o caça gerará bons frutos no Brasil, não podemos deixar passar a oportunidade e endureçer nas negociações, por mais Transferencia de tecnologia já que o preço já bem razoavel, pela capaçidade do caça.

Abraços,

Ps. Só acredito vendo, depois de tudo o que aconteçeu nessa palhaçada do FX-2….

Mister Magoo

Não tenho preferência pessoal por este ou aquele aparelho, desde que venha logo. Porém não acredito que o gripen NG ou o rafale estejam predestinados ao fracasso como pregam aqui denfesores e detratores de ambos. Acho que o NG, caso algum país se interesse e assuma os riscos e os custos junto com os suécos pode ser bem viável. Digo risco tanto de desenvolvimento de uma aeronave de 4G, quando já estamos em plena transição para 5G, quanto pela falta de escala, pois tirando poucos dezenas que o governo suéco insinua adquirir, embora necessidade a curto prazo não haja, nada… Read more »

Nadir

Estava na cara que o escolhido o Rafale. A compra mais interessante ao petismo. Façam as suas deduções. Brasil-il-il-il!!!

Latino

Se o preço baixar ,tirarei o chapeu para o Lula para por fim essa angustia de fx-2 .

A fab merece um vetor novo ;;chega de f-5

rodrigo ds

A resposta do Titio Sam a essa palhaçada veio ontem com o anuncio com o apoio da entrada da Índia no conselho de segurança da ONU, e o nosso líder mestre hoje falou em pressionar o titio Barakta para entrar também no clube restrito, hehehe!!!! Pois estão comprando uma fortuna em equipamentos militares de seu fiel escudeiro o Sarko e na mesma entrevista disse aos jornalistas de todo o mundo que o ENEM foi um sucesso e deveria mundo seguir o “exemplo” brasileiro ,hahaha!!!! (acho que esqueceram de avisá-lo que o tal de Enem foi cancelado, por incompetência, heheh!!!!!) e… Read more »

Patriota

Pra mim essa materia esta tão amadora, que sinto cheiro de chute por ter caças RAFALE´S na operação “CRUZESSSSSS” rs…e pelo excelentíssimo Sr. Presidente Luiz Inácio estar na reunião do G20 e o Sr. Sarko já estar esperando-o para saber se pode abrir a champanhe ou tomar o whyskão paraguaio. rsrs. Se a presidente eleita Dilma for no mínimo inteligente (alias ela o é), vai dar Saab Gripen NG……..duas empresas já tocando o projeto no Brasil, sindicatos dando apoio, FIESP, FAB..é muita gente fazendo lobby. E quando o jornal O Globo fez alguma materia sobre o FX2??Só quando tds anunciam… Read more »

A-1

Rodrigo, concordo plenamente com as suas palavras, mas um ditado popular e muito certo…
(Cada povo tem o governo que merece), infelizmente isso prevalece.
Abraço

Samuel

Excelente escolha. Que venham os Rafaleco logo e que prossigaos em nossa modernização tanto da FAB quanto das outras forças.

Alexandre GRS

Prezados,

Aos que criticam o governo, atual e anterior e já criticando o que virá, deixo uma frase que me acompanha sempre:

“um país não se faz pelo seu governo. Mas sim pelo caráter do seu povo.”

Sir. Robert Stephenson Smyth Lord Baden-Powell

Sds.

renato alves

quais as armas que virão com ele, sera que o scalp e meteor vem o so os micas

Berkut

Minha opinião é de que se o Sarkozy sair em defesa do Brasil, como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, logo agora após a reunião do G20… deu Rafale…. (pq é isso que estão barganhando)

Se não, a tendência é de ser o Gripen… acho eu.

Vamos ver…

Ricardo_Recife

O Instituto Mollusco já tem financiamento garantido e sede em Paris.

Agradecem: a Dassualt, que vai sair do buraco, os empregados franceses da companhia que vão ter seus salários garantidos, Sarkozy que vai ter seu principal financiador cheio de grana, a imprensa francesa.

Novos cidadão franceses: Presidente Mollusco e Nelson Lobim.

Quem perde: a FAB, a indústria nacional, o Tesouro Nacional, o país.

Foto do único Rafale que sobrou de doze que achavam ser capazes de detonar dois F-22. Vejam como o cara está desesperado:
comment image

max

desespero de ser brasileiro.

Patriota

renato alves disse:
9 de novembro de 2010 às 12:30
quais as armas que virão com ele, sera que o scalp e meteor vem o so os micas

***********Do jeito que o RAFALE é “BOM”, pode vir até com TOMAHAWK rsrs.

Não seria melhor ter comprado aqueles kits da revell do rafale e montar nos hangares????? huehyeuehueheuiehueheuheue

Alexandre GRS

Prezados,

Só lembrando que os USA apoiarão a candidatura da India ao CS. Logo, o mesmo passará necessariamente pelo voto dos outros membros, dentre eles, China, França, Russia, UK e USA.
China, com certeza votará contra, USA a favor, A Russia muito provável que sim, UK não se sabe e, a França poderá de fato mostrar o seu compromisso assumido com o Brasil.
Isso não passa de jogos de poderes.

Sds.

rodrigo ds

Vale lembrar que o humor do governo francês depende do presidente que está no poder, muda-se presidente muda-se de humor e a prioridade do nosso magnânimo presidente é a presidência da ONU e não colocar o Brasil nesse clube seleto e que o resto que se lasque.

Rodrigo

Justin Case disse: 9 de novembro de 2010 às 12:10 Vou explicar um negócio para você e isto é normal no mundo todo. Não é defeito da Dassault ou do GF e não é implicância minha. Para uma negociação ser concluída é necessário que o negócio seja vantajoso para todas as partes. Certo ? Não existe Justin( putz odeio nicks) o que você fala de uma redução no valor, mantendo tudo o que foi ofertado. Se o valor vai ser largamente reduzido, algo vai ser retirado. É A LEI DO MERCADO. A Dassault e seus parceiros devem lucrar também, até… Read more »

Ricardo_Recife

Minha falha, não é o 22, e sim o 35.

comment image

Rodrigo

Alexandre GRS disse:
9 de novembro de 2010 às 12:36

É muito mais fácil os gringos barganharem com a China a inclusão da Índia, que a França que é um país secundário convencer os outros quatro membros que o Brasil deve entrar.

Concorda ?

Alexandre GRS

Prezado Rodrigo,

Nesse jogo não existe mais fácil ou mais difícil. Tudo dependerá de interesses. E, no momento, USA e China não estão na sua melhor fase de relacionamento, vide a guerra cambial, Dafur, bem como, o Paquistão ser aliado da China. Isso tudo pesa.
Mais fácil é a China ser contra.

Sds.

Vader

renato alves disse:
9 de novembro de 2010 às 12:30

“quais as armas que virão com ele, sera que o scalp e meteor vem o so os micas”

Mica e Apache. Meteor não está operacional e Scalp não foi previsto na proposta.

rodrigo ds

Ricardo_Recife disse:
9 de novembro de 2010 às 12:55

Pela imagem Ricardo pelo menos do primeiro míssil ele escapou, mas do segundo vai acertar em cheio!!!!! Vai ser chuva de jaca por todos os lados, heheheh!!!!!

araujo

Entendo pouco ou quase nada de aviões( por isso peguem leve por favor). Lendo um pouco o assunto conclui que um avião é basicamente uma boa turbina( que tende a evoluir durante a vida útil do produto em linha) e uma boa capacidade aerodinamica da aeronove que tem pouca evolução durante a vida útil. O restante é eletronica embarcada e sistemas de armas que devem seguir evoluindo junto com as outras partes da aeronove. Imagino que o avião não deve ser comparado pensando em confronto desse contra aquele por que na guerra outras coisas como apoio em terra, comunicações e… Read more »

wjw

A melhor escolha sem duvida é o rafale. Gosto da proposta do gripen tambem mas como a frança ta doidinha pra vender o rafale é hora do brasil ser experto e conseguir o maximo possivel em tecnologia.

Romanov

O Rodrigo está coberto de razão. NINGUÉM, nem os mais tolos dariam toda uma tecnologia por um preço abaixo do mercado, a não ser que suas economias não se baseassem no dólar ou euro, como no caso da Rússia. Esse rafale não virá com toda a gama tecnológica, apostem nisso! Certamente algo muito importante estará sendo desvinculado do pacote. Resta saber o quê.

wjw

Os americanofololis deve estar se remuendo neste momento mas não se esqueça se este caçaõ vier mesmo o Brasil estará bem servido.