Interessante vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação Social da Força Aérea do Chile. Quando o comandante do Grupo de Aviação nº 3 afirma que competirá de igual para igual com os americanos e com os franceses por ter material e recursos humanos adequados ele não está blefando!

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
falcon

Isso é verdade, ja com Brasil a historia é bem diferente.

Francisco AMX

Isso serve para os Ufanistas, que consideram o F-5M algo majestoso! a FACH ainda opera os F-5 modernizados… que são quase iguais aos nosso F-5M… e sabe o que fala…

Sds!

Francisco AMX

Isso serve para os Ufanistas, que consideram o F-5M algo majestoso! a FACH ainda opera os F-5 modernizados… que são quase iguais aos nosso F-5M… e sabe o que fala…

Sds!

Luiz Eduardo

Uma Força Aérea que pensa com racionalidade e não com “sonhos ufanistas bolivarianos” … Parabéns a FACh e ao povo chileno!

max

poxa eo tuca fica de fora *.*
da i q fica os pilotos da fab merecem voar em caças de verdade

Alberto

Ninguem esta sendo ufanista…so que a FACh nao é USAF: 1) Doutrina de uso do F-16.Sera que eles ja tem? 2) Limitacao do mesmo frente a cacas de geracao 4.5 e 5, como o Rafale. Isso ja é um problema agora e vai ser tornar cronico daqui a 20 anos qdo a FACh pensar em trocar o equipamento,mesmo com constantes Up Grades. 3) BVR – a FACh nao esta habilitada no uso do mesmo. Blefando estao os chilenos, menosprezando o Brasil, apenas pq tem (vou repetir o mantra do blog) “o mais avancado caca do continente”. Qdo o exercicio terminar,… Read more »

Gustavo

uma nota:

Rosadilha, ministro da defesa Uruguaio, havia recebido proposta de caças F-5 Tiger II dos EUA, sabendo disso, o ilustre Chavez, prometeu doar seus caças F-16 block 15 para o uruguai, já que eles não teriam restrição alguma em opera-los.

Fabio

Competir de igual para igual com americanos e franceses…

Bom…no ambiente da Cruzex talvez…

A FAB e o F-5M tambem ja competiram de igual para igual em determinados ambientes com franceses e americanos e com material inferior…

então “muita hora nessa calma”….

Acho “bacana”…as idéia de “comparação” que são feitas aqui no blog com esta ou aquela força aérea…com esse ou aquele vetor…

Mas a realidade “fria” é que apesas das Forças Armadas brasileiras não serem um primor tecnológicante e termos alguns problemas de material, nenhum pais da America do Sul “aguentaria” um conflito com o Brasil.

Ponto.

wjw

O comandante nos ignoro falando que vai competir so com eua e frança é claro que eles sabem que hoje são bem superior a fab. cade os su 35 ?

Gabriel T.

A diferença entre o F-16 chileno e o RAFALE é mínima. Ambos tem míssil BVR, e pela tolenésima vez, o Chile tem AIM-120 homologados. Por favor, parem com esse disco riscado que o Chile não tem AIM-120 que já deu.

Juarezj

Alberto disse: Ninguem esta sendo ufanista…so que a FACh nao é USAF: Mas para inveja de alguns, pensa, planeja, voa , treina e principamente combate como tal, que digam os participanetes da Ceibo. 1) Doutrina de uso do F-16.Sera que eles ja tem? Estçao em pleno desenvolvimento e afinando. 2) Limitacao do mesmo frente a cacas de geracao 4.5 e 5, como o Rafale. Isso ja é um problema agora e vai ser tornar cronico daqui a 20 anos qdo a FACh pensar em trocar o equipamento,mesmo com constantes Up Grades. Piada né, crônioco com quase 5.000 unidades vendidas e… Read more »

Capitain Kirk

Juarezj :
Com o que mesmo a FAB foi para a Ceibo?? A1, super tucano, ou algo melhor? Se a FAB não foi com o tínhamos de melhor, a FACH não fez mais que obrigação, pois era só o que faltava eles com equipamento melhor perderem.

Sérgio Araújo

Jobim deve estar gorando até a FAB, se esta estiver contra os Rafales em combate.

Juarezj

Juarezj : Com o que mesmo a FAB foi para a Ceibo?? A1, super tucano, ou algo melhor? Se a FAB não foi com o tínhamos de melhor, a FACH não fez mais que obrigação, pois era só o que faltava eles com equipamento melhor perderem. Meu nobre, a questão foi a seguinte: A FACH lá estava com Elkame Pantera, nada de B 50 ou MLU, o que aconteceu lá foi que assim como na Salitre, os Chilenos demonstraram dominar táticas com Off boresight e nossos pilotos demonstraram não conhecer absolutamente nada, pois se ofereciam como “patos” para o P… Read more »

renato alves

o rafale e melhor do que os f16 chilenos e so olhar a ficha tecnica dos dois

Galileu

Ué porque o Brasil ficou de fora da lista do comandante chileno?? ahahahaha

Ahh mas perante o Uruguai estamos bem!!! ahahaha

Fecha as portas, economiza mais!!

Fabio

” muita hora nessa calma novamente” muitos fatos estão sendo “ditos” sem fontes…sem dados de confirmação…etc uma coisa é dar uma opinião fundamentada…outra coisa é especular em cima de dados “duvidosos”…para não ficar dúvidas…citar as fontes quando falar dados técnicos é a melhor coisa. outra coisa: nem ufanismos demais (o F-5M não pode ser o caça de ponta da FAB) e nem a sindrome do “cachorro pulguento” (tudo do vizinho é melhor)… novamente: nenhum pais da América do Sul aguentaria um conflito prolongado com o Brasil pela capacidade da nossa industria d tamanho da população …simples assim…apesar das carencias de… Read more »

AL

Pessoal, que mísseis são aqueles nas pontas das asas dos F-16? Parecem Magic 2, mas acho difícil serem míssesi franceses, então, qual é? Ah, e onde eu ponho o gravatar? No campo de website? Abraços.

Giordani RS

Perceberam o que o Comandante disse: “lutaremos de igual com americanos e franceses”…ou seja, a mentalidade da FACh já é de que são a principal Força da AS(e por que não AL?) e superiores a FAB(o que não é novidade).
Quanto ao uruguai, acho que ele nem lembra que ela existe…

A FACh está em sintonia. Em menos de 15 anos se tornou uma Força dissuasória extremamente capaz. Enquanto isso, neste mesmo intervalo de Tempo, a FAB e o brasil como Nação não conseguiram finalizar esse vergonhoso e desmoralizado “efexis”.

Sucesso a FACh.
Boa sorte a FAB.

Nick

Concordo que os Chilenos em termos de equipamento e talvez treinamento, já estejam próximos do nível dos americanos e franceses. O Brasil, graças aos nossos políticos impediram que a FAB também estivesse.
Se o FX-1 tivesse sido implementado, hoje estaríamos no mínimo no mesmo nível dos Chilenos e Venezuelanos em termos de equipamento, e talvez superiores em termos de doutrina e adestramento.

A lamentar.

Boa sorte a FAB na Cruzex5 , mesmo com caças menos capazes, podem sim fazer bonito. Pena que os F-5EM Agressors vão atuar sem vetoramento dos E-99.

[]’s

Thomas

nao se esquecam depois de avacalhar com o F-5EM ( que esta bem mais moderno que o F-16C/D Blk50 padrao 1998 do Chile ) de encontrar o que avacalhar no Rafale e no Gripen …

cerebro1975

me digam, o F5M como vetor ele apanha do F16, mais em comparação de tecnologia , to falando dos mikes eles não estao no mesmo patamar? porqe os chilecos acham que vão dar uma surra nos mikes, alguem me corrija , se eu estiver enganado, eu quero ver depois o resultado dessa cruzes, pra compararmos ….

cerebro1975

ops quiz dizer cruzex rsrsrsr

R_Cordeiro

Sempre é a falta de dinheiro! Não temos para comprar isso, não podemos modernizar aquilo (aliás, modernizar é só aqui mesmo né) o PIB do Chile é de US$185 bilhões de .. hummm!!! vejamos, o nosso é de???? quase US$ 2 trilhões!! a questão é falta de patriotismo e interesse. isso sim! (na verdade é falta de uma ameaça externa… por menor que seja) Falando em ameaça…. éééé não temos ameaça… somos pacificos… então, como se explica a guerra da lagosta, a tomada da petrobas pela bolivia??? o certo é que temos memória curta e o peito cheio de si.… Read more »

Fabio

repetindo

” muita hora nessa calma novamente”

Baseados em que alguns dizem que a FACh é a melhor Força da América do Sul ?

Capacitação do efetivo militar?
Aviação de Caça?
Aviação de Transporte?
Sistema de Defesa Aeroespacial?
Armamento e Equipamentos utilizados?
Capacidade de duração no combate?
Industria de defesa?
Quantidade de armamentos estocados?
Adestramento militar?
Desempenho em exercícios militares?
Orçamento de defesa?

Alberto

“Hummmmm tá bom ….deixa para lá, esta eu nem vou responder… Leia mais (Read More): CRUZEX V: o translado chileno | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil ” Juarez…baixa a bola. Oha o respeito. Isso aqui nao é escolinha e vc é o CDF e eu o burrinho que nao estuda ou isso é jogo de super-trunfo. Suas fontes nao sao melhores que as de ninguem aqui. Vc esta especulando baseado em suposicoes como: “existem 5000 de tal tipo e 250 de outro” – Nao estou questionando isso – estou dizendo que existe um lacuna… Read more »

Sabre

Capacidade e qualidade do efetivo militar!
Aviação de caça!
adestrammento militar!
Desempenho nos exercícios militares !
E Qualidade dos equipamentos utilizados!

Realmente, em quantidade não saõ grandes coisas mas na qualidade e nivel de treinamento,não fazem feio!

Sabre

Talvez a discurção não seja qual é a mais poderosa força aerea das duas ( Creio que em um campo hipotético a FAB vença), mas o que deixa triste todos nós é ver- mos que, uma força aerea de um país que tem um PIB bem menor que o nosso, seja mais bem planejada, que tem foco em seus objetivos e os alcança enquanto nos….(sei que não é culpa da FAB, mas os comandantes devem organizar os objetivos e bater o pé como fez a MB em relação ao SUBnúclear) como disse o Giordani RS : Sucesso a FACH e… Read more »

Milan

Vamos esperar os resultados, para aí sim comentarmos…

Marcos T.

Tomara que nossos F5m apanhem que nem cachorro, se não o FX vai parar na gaveta de vez.
Acho que não fizeram a dupla R99 + F5M por esse motivo, já pensou Rafale tomando “sova” de F5, o Lula ia ficar com a cara no chão, o Jobim ia “ensacar a vióla” e os Franceses espetariam todos os seus Rafales na Torre Eifell.

Qua Qua!

Sérgio Araújo

Marcos T disse:

“Tomara que nossos F5m apanhem que nem cachorro, se não o FX vai parar na gaveta de vez.”

Concordo. Pena que não fará com que repensem a respeito das horas de voo/ano que o caça escolhido proporcionará.

“Acho que não fizeram a dupla R99 + F5M por esse motivo, já pensou Rafale tomando “sova” de F5”

Embora seria meio desleal pelos oponentes não terem tal recurso (não sei ao certo adiferença do alcance do R99 p/ o Rafale), mas daria o que falar !!!

@wagner

coitados de nossos valentes F5EM !

Giordani RS

“Marcos T. disse:
10 de novembro de 2010 às 10:19
Tomara que nossos F5m apanhem que nem cachorro, se não o FX vai parar na gaveta de vez.
Acho que não fizeram a dupla R99 + F5M por esse motivo, já pensou Rafale tomando “sova” de F5…”

Óbvio que deixaram os “agressors/Senta a Puá” na mão! Imagina se o R99+F-5M derrubam um Rafaele? Como explicar em depois? Legítimo presente de grego…

Uma pena a possibilidade de dogfight serem mínimas, pois sería interessante um embate F-5xF-16 e F-5xRafaele.

@wagner

Parem de ver o Chile como um Mini-EUA, um nao tem nada a ver com o outro…
E os bolivarianos nao tem nada a ver com isso.

Humberto

Senhores, Vamos por partes.. Sim senhor, o Chile HOJE tem caças superiores ao nossos, podemos mudar este cenário? Claro, mas hoje eles estão a frente; O treinamento / doutrina / taticas dos Chilenos são melhores que o nosso? Não tenho competencia para responder isto, mas de repente este exercicio de algumas dicas de onde estamos acertando e onde estamos errando. Exercicios servem para isto Os Chilenos não tem BVR?? Claro que tem, ninguém investe milhões de dolares só de brincaderia, eles estão a um nível como a dos gringos /israelenses? Não, pois não possuem o que é necessário para ter… Read more »

ivo

Os F5EM combateram bem na última red flag que participaram,imagino eu que os agressors não estavam lá muito distantes do que encontraremos na cruzex.É óbvio que um F5EM não é superior a um F16,mas depois que a FAB deu aquela cacetada nos franceses na Mistral,com os nostálgicos mirage 3,eu confio na FAB e nos seus pilotos,mesmo sem o melhor equipamento.O

celso

Humberto,

Opiniao minha……e bem por ai o que vc escreveu………sem paixoes…..vivendo e aprendendo.
Alias, nao foi num destes eventos da Cruzex em que tomamos pau dos M2000 Franceses ?????? e quase que imediatamente se liberaram verbas para prover de maiores e melhores recursos a caça de nossa FAB ???? e posteriormente se provou acertado num novo encontro Cruzex ????????? entao meu caro, com certeza teus comentarios sao muito preciosose oportunos.
Parabens por tua lucidez, diferente de outros que aqui postam.

Sds