Os esquadrões franceses de caça já estão em terras potiguares. A frota de quatro aeronaves Mirage-2000 e quatro Rafales virou o centro das atenções dos militares e da imprensa quando aterrissou em Natal, na manhã desse sábado, 06, a fim de integrar a força de coalizão durante a CRUZEX V. A França já é veterana em participações do maior Exercício Aéreo de Guerra da América do Sul, mas nas edições anteriores trouxe apenas os Mirage. A grande novidade nessa quinta edição deve-se à espectativa de interação com o polivalente caça francês de amplo raio de ação, que vem pela primeira vez ao Brasil exclusivamente para participar do Exercício.

Para essa viagem, as aeronaves precisaram de uma escala em Dakar, no Senegal, e um abastecimento em voo. Segundo o Tenente-Coronel Michel Sebastian, o esquadrão de 20 pilotos e 35 mecânicos participa do treinamento com o objetivo de interagir com os demais países contribuindo para a evolução das Forças Aéreas integrantes da CRUZEX. “Queremos mostrar nossa experiência e trocar conhecimentos táticos entre os países envolvidos. Um treinamento na América do Sul é muito importante”, defende o militar.
Um dos pilotos franceses, o Capitão Thomas Portier, pilotou o Rafale em missões de combate no Afeganistão. “Desde 2007 utilizamos o Rafale. Ano passado também conseguimos ótimos resultados com estas aeronaves”, recorda o oficial. A expectativa dele pela participação na CRUZEX é de enriquecer a cooperação entre os países. “Especialmente com o Brasil”, conclui o piloto.

FONTE:FAB

BATE-PAPO ONLINE: converse com outros leitores sobre o F-X2 e a CRUZEX V no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Pena os demais concorrentes do Fx 2, não estarem no exercicio.
Assim poderiamos ver, do que realmente são capazes.

Robson Br

Evidentemente é mais um exercício de planejamento do que real. Dificilmente em uma coalisão de grande porte vai ter combates aéreos. Por isso as técnicas de planejamento são muito importantes. É nisso que a FAB está crescendo. A escolha dos equipamentos é muito importante. Não podemos achar que qualquer coisa, so porque custa barato vai servir. Até quando o F5 ou um “”similar”” vai ser nosso grande caça. Foi muito bom a França ter enviado o Rafale para este exercício. Fez a diferença. Pela primeira vez temos um caça realmente de 1ª linha aqui. F5, F16(antigos), A-4, mirage III e… Read more »

Colt

Essa vai ser uma boa oportunidade para o Governo avaliar o Rafale. Anteriormente eu achava que ele era a melhor escolha para a FAB. Revi meu entendimento. Me parece que os custos de aquisição, operação e MLU desse avião são claramente mais elevados do que os do Gripen e Super Hornet. Some-se a isto, a escassez de vendas do caça francês, que certamente irá influenciar no preços de peças de reposição e serviços para uma frota mundial com somente 2 operadores (caso o Brasil o escolha). Por outro lado, o SH e o Gripen, tem um custo de aquisição muito… Read more »

Antonio M

Pena que a Alemanha não participa, poderia trazer seus Phantom F-4 “Rafale Killer” !!!! rsrsrsrsrsr!!!!

Antonio M

E olha que os F-4 são velhos hein?! rsrsrsrsr!!!

José Luiz

Não entendo a insistência do GF pelo rafale, pra aliviar a pressão, poderiamos comprar uns 24 rafales e 12 rafales F1 usados(24 FAB + 12 MB), de prateleira, menor custo, e entrar no desenvolvimento de um outro caça, o gripen daria a chance de desenvolvermos todas as etapas e teriamos um mercado mais abrangente para futuras encomendas.O Governo Federal, a FAB e MB poderiam também fazer um projeto de caça nacional com a Embraer, acho que falta coragem e confiança. Esta novela tem que acabar nesse governo.

Cláudio

O que está em jogo para os Franceses não somente o exercício militar, mas sim, a venda dos Rafales ao Brasil.

Eles virão com toda a técnica que têm para cima dos demais Caças.

A única surpresa será por parte dos EUA com os F-16, pois vão fazer o possível e o impossível para desbancar os Rafales….e dessa forma dizer, se o F-16 fez isso com o Rafale, imagem o que os F-18 SH fazem…!!!

Esse exercício será muito interessante….

Colt

Não custa nada lembrar o pacote apresentado para o Super Hornet: WASHINGTON, August 6, 2009 – Today the Defense Security Cooperation Agency (DSCA) notified Congress of a possible Foreign Military Sale to the Government of Brazil of 28 F/A-18E Super Hornet Aircraft, eight F/A-18F Super Hornet Aircraft, 72 F414-GE-400 installed engines, a host of spare parts and munitions at an estimated value of $7.0 billion. * 28 F/A-18E Super Hornet Aircraft, * 8 F/A-18F Super Hornet Aircraft * 76 F414-GE-400 installed engines: 72 installed, 4 spares * 36 AN/APG-79 AESA Radar Systems * 36 M61A2 installed 20mm Gun Systems *… Read more »

Colt

E também a aprensetação da SAAB em 02/10/2009 ( sem valores ): The updated proposal outlines its advantages for the Brazilian Air Force and Brazilian industry and includes: – A comprehensive Technology Transfer – Full access to and complete involvement in the Gripen NG development programme. – Complete Technology Transfer through joint development of the Gripen NG, giving national autonomy and independence in the design, development, manufacture and through-life support of Gripen NG and future generation fighters. – Independence in terms of choice of weapons and systems integration. – Production in Brazil of up to 80% Gripen NG airframes. –… Read more »

Mac

Enquanto isso, a marinha tá tocando o projeto dos submarinos, e a aeronautica nada.

Carlos Augusto

O Brasil não esta interessado em comprar simplesmente um caça, mas sim como foi dito diversas vezes, é em apreender como se constrói um caça, por este motivo o SH F18 não tem nada acrescentar, e o Gripen de igual modo. Num futuro poderia se construir no Brasil um Gripen Br, eu creio que sim, mas aí com ajuda de empresas francesas o Brasil vai estar fabricando aviônicos, turbinas, com o pagamente de royalty para a Snecma, assim poderemos ter um Gripen NG-Br. No mais é não querer enxergar a realidade. São frouxos os brigs. não acredito, mas vai vencer… Read more »

DrEngAir

Wow !
Agora vamos ver do que o Rafale é capaz.
Gostaria de estar em Natal. Espero que os potiguares aproveitem.

[]’s e vamos em frente.

Barca

Antonio M disse:
7 de novembro de 2010 às 10:34

E olha que os F-4 são velhos hein?! rsrsrsrsr!!!

Minha nossa,por favor Lula,acaba logo com isso não aguento mais ler tanta besteira.
Ouvi dizer tb que um xavante com míssil de papel,e metralhadora de pedrinhas derrubou um rafale,e o piloto se chamava Bradoc Pinoquio.

olin

Fox Bravo

Colt disse: 7 de novembro de 2010 às 10:17 Caro Colt, também concordo com você, e tenho mesmo pensamento quanto ao armamento, se discute muito sobre qual melhor avião, e muito pouco sobre qual o armamento que este avião irá usar, se haverá acesso irrestrito por parte da nação vendedora a todo o armamento disponível a aquele avião. O caso do Rafale, o mesmo só opera armamento francês, e sabemos que não há ainda uma leque completo de armas para todos os tipos de missão que o Rafale se habilita, além de ser de conhecimento público que nem sempre é… Read more »

Antonio M

Barca disse:
7 de novembro de 2010 às 12:11

Não reclame comigo, reclame com a força aérea Alemã
http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=3&t=2997&start=2565

Quanto ao Xavante, acho que foi aqui no blog que li alguma coisa que, pouco anos atrás um MB326 equipado com dispositivo, não me lembro qual, participou de um exercício e pegou os adversários de surpresa que não conseguiam identificá-lo e assim obteve vitória contra aviões mais sofisticados. Se eu encontrar coloco novamente aqui…..

vplemes

Carlos Augusto disse:
7 de novembro de 2010 às 11:29

Um Gripen “downgraded”? Porque trocar a excelente GE F-414 pela raquitica M-88, e os aviônicos suecos e israelenses pelos franceses, é degradar um excelente projeto. Pior ainda. pagando muito mais caro.

vplemes

Se a noticia abaixo se confirmar, é mais uma que o rafaleco não emplaca. Não deu o rafaleco de novo!!! Apesar de existirem aqueles que gostam de dizer que os Typhoom são tão caros de comprar e manter quanto a jaca francesa, os primeiros vendem, já um certo caça gaulês, só na base da “porta de trás” para conseguir algo (e mesmo assim, só aqui em banânia). Mas fazer o que? Um é “Tufão”, o outro não passa de uma “ventania” (Typhoom e rafale). 😆 😆 😆 Segundo jornal britânico, Eurofighter é vencedor do MMRCA na Índia O jornal britânico… Read more »

Luiz Eduardo

“O Brasil não esta interessado em comprar simplesmente um caça, mas sim como foi dito diversas vezes, é em apreender como se constrói um caça…
aí com ajuda de empresas francesas o Brasil vai estar fabricando aviônicos, turbinas, com o pagamente de royalty para a Snecma…”

Putz: Sempre esses “paraquedistas” com essa mesma Trollagem de sempre…

A Snecma não vai ensinar ninguém fazer turbinas!!! Se informem antes de postarem essas bobagens que lêem em sites bolivarianos…

Luiz Eduardo

Esqueçe, vplemes.

Daqui a pouco vem os rafalistas falar que isso é matéria comprada, lobby, trollagem, etc… mas se fosse a mesma notícia com o Rafale como ganhador: daí seria uma verdade absoluta e inconteste da superioridade do mesmo, etc, etc…

Sds.

Colt

Fox Bravo disse:
7 de novembro de 2010 às 12:24

Concordo com vc. O Gripen ainda tem a vantagem de ser preparado para a Guerra Centrada em Redes.
Se a SAAB aumentou substancialmente o alcance do seu jato, como dizem, certamente ela tem uma proposta muito interessante.
Talvez, o Gripen seja um ótimo negócio de ocasião. Uma ótima arma, bom preço de aquisição/manutenção, vendedor/fabricante oferecendo boas condições, possibilidade de parceria e integração/transferência de tecnologia.

Ricardo_Recife

O Rafale está no hangar bem guardadp, disseram para ele que os F-16 não vem mais. Agora quem vem ai são os F-4. Tadinho, tá borrado de medo.

http://www.aviamagazine.com/scripts/PhotoHandler.ashx?ID=3417521177

comment image

Renato

Disse e repito: a pior proposta é o Rafale, não pela aeronave em si, mas pelos custos e poucas opções de armamentos já integrados. Eu irida de SH + Gripen NG, com alguns SH teríamos tempo de esperar pelo Gripen NG, ou fazer um leasing de alguns Gripen C enquanto desenvolvemos o NG se for pra ter um caça só. Comprar só o SH também seria uma boa opção. Rafale não. O custo/benefício não compensa. @vplemes, Enquanto não sair o anúncio oficial da Índia, vai ter muitos dizendo que ganharam. O F-16 e o Rafale já disseram que ganharam também,… Read more »

vplemes

Ronaldo disse:
7 de novembro de 2010 às 14:45

Caro Ronaldo, menos bile. Pelo tamanho do stress, poderia até imaginar que você perde alguma coisa com a noticia. Não precisa se preocupar, pelo menos aqui em banânia, sua querida jaca voadora vai conseguir vender. Nossa gloriosa FAB vai se tornar a feliz possuidora dos enfeites de hangar mais caros da américa do sul.

[ ]s

Barca

vplemes não tenho que reclamar com ninguém,no link que vc colocou entrou na página e lá tinha opiniões de leitores nada de concreto,se vc me mostrar a reportagem,dizendo aonde foi realizado o tal suposto exercício,no mais vi um pessoal bem tendencioso nos comentários,quero uma reportagem completa.
Mas tudo bem não vou fica discutindo tolices ,é F4 Phanton,F5,todos superiores ao rafale na opinião de alguns gênios daqui,tudo bem se tem gente que acredita que o gripen demo é o NG,e se tem gente que acredita no extraTERRESTRE BILÚ,QUEM SOU EU PRA DISCORDAR,CADA UM NA SUA..rsrsr

Ricardo Pinto

Ok não sou mais Rafalista…

E ja faz um tempo…

Mas falar dele assim tambem chega a ser deboche…

Então me digam o cara do F-16 é que não sabe voar então ? Ele ficou ali no HuD do Rafale para levar bala de graça em um combate simulado ? Cresçam pls

http://www.youtube.com/watch?v=a5hFG-hsb6A

Eu torço par ao Grippem,mas não preciso ficar denegrindo o Rafale ou o SH para convencer ninguém sobrem quem seria o melhor custo beneficio para todas as partes…

Salute !

ps. A Propósito sou fanático pelo F-4

vplemes

Prezado Barca,

Não sou Jesus, mas você esta me confundindo com Genésio. Não postei nada referente a exercícios. A única noticia postada por mim, foi aquela do jornal inglês “Sunday Telegraph”. Mas tudo bem, ai vai o link da noticia direto do site do jornal:

http://www.telegraph.co.uk/finance/newsbysector/industry/defence/8114951/UK-closes-in-on-11bn-fighter-deal.html

[ ]s

vplemes

Ronaldo,

Caro amigo, pessoalmente gosto muito de caças, mas não a ponto de ficar “excitado”. Isto eu reservo para outros tipos de “aviões”. No mais, se há algo neste FX (o fianado) que me incomoda, não são os aviões em si, o que me incomoda é ver a maneira como as coisas estão sendo conduzidas e o pouco caso que estão tendo com meu rico dinheirinho dos impostos.

[ ]s

Challenger

Cada um treina com aquilo que tem de melhor e alguns gostem ou não o Rafale é o Top do momento.

Vai ser interessante ver os Armamentos variados, MICA, AMRAAM e Derby em treinamentos simulados