Comentário em destaque

Bem, temos que analisar seriamente algumas coisas:

a) O Chile deve desativar seus F-5 em pouco tempo, é uma oportunidade!
b) Taiwan fala em trocar seus F-5 por F-16, mais uma oportunidade!
c) A Suiça segurou as pontas e vai ficar com seus F-5 por pelo menos mais 5 anos, mas passado este tempo, é mais uma oportunidade!
d) Há F-5 em Honduras também… vai que eles troquem por Super Tucanos?

O Brasil poderá ter uns 100 F-5 se quiser!!! Basta modernizar tudo, remendar aqui e ali e “voilà”: para quê FX e FX-2???

Tentando tratar disso de modo sério:

Os F-5 são boas aeronaves e, modernizadas, até servem como linha de frente da nossa caça por algum tempo e depois, talvez até como LIFT. Mas estamos perdendo o bonde da história, mantendo operacional um caça de 3a. geração (se muito) e deixando de trazer para a FAB aviões de 4a, 4-1/5a. e 5a. geração, sem contar que a notícia nos leva a pensar que o primeiro FX deixará de ser entregue em 2014 como se previa, ou seja, a notícia dá, na entrelinhas, a informação de que houve novo cancelamento do FX… ou seja, vem aí o FX-3!!

Sinceramente, é claro que a culpa principal é dos políticos, que não decidem nada, que aceitam que o país leve 12 anos licitando caças, 14 construindo uma corveta e 12 construindo um submarino. Mas a cúpula da FAB também tem culpa, na exata medida em que aceita a emenda, ou seja, deixa que os políticos imponham gambiarras na operação da força.

Modernização de aeronaves para mantê-las na primeira linha da força só existe no Brasil. No mundo sério moderniza-se aviões para que eles sejam uma reserva técnica à primeira linha da força, aviões que passam para funções complementares e treinamento, mas que só acorrem para as funções da 1a. linha em emergências.

Mas a FAB aceitou, quando do negócio dos M2000, que sua primeira linha fosse composta por aviões modernizados, quando devia divulgar e bater firme na tecla de que avião modernizado é bom mas seria urgentemente necessária a aquisição de meios novos e modernos, no estado da arte.

O alto comando também errou…e feio, ao demonstrar interesse em qualquer oferta de F-5 que aparecesse. Os políticos entenderam que isso soluciona o problema imediato e podem ganhar tempo para tratar do futuro, coisa que eles já fazem há 12 anos!

Graças a Deus que o Brasil não sofre ameaças externas, porque nossas FFAA estão se transformando em uma guarda nacional, uma polícia de fronteiras e um corpo de bombeiros de luxo para atuar em situações de calamidade, para construir estradas do PAC e fazer transporte VIP de autoridades, o que é comprovado pelas aquisições de meios novos nos últimos tempos, todos eles adequados às funções VIP, defensivas e de manutenção da ordem interna, nenhum deles adequado para funções ofensivas.

Fábio Mayer

FOTO: willic2010 / Wilson

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

153 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
A-1

Da até medo de ver essas fotos gente…

Daniel Rosa

Quem em nome de Deus é Fabio Mayer??? Bem, concordo que a culpa é de nossos politicos, mas, qual é a culpa da FAB? Se ela não aceita o “remendo” vai ficar com o que? São eles que liberam o dinheiro, quem assinam os papeis! A FAB vai fazer “biquinho” e dizer “NÃO QUERO!”? Na certa pensaram “melhor de carroça do que a pé”! Talvez a FAB tenha aceito pq viu que o “caldo ia desandar”, e eles teriam que manter suas horas de voo em dia em teco-teco….. pq corriam o risco de ficar sem nenhum tipo de vetor… Read more »

Paulo

Pela Constituição Brasileira o poder militar subordina-se ao poder civil, como em todo país democrático.
No momento as FAs precisam mais de relações públicas do que de armas. Primeiro é preciso fazer a cabeça do povo. Para daí pressionar seus representantes.
Alguém ainda se ilude que para Defesa virão mais do que migalhas?
Além do que fica difícil explicar como que a Defesa gasta bilhões e bilhões (salários, aposentadorias e pensões) e ainda quer mais?
Repito: em vez de tropas de assalto, precisamos de tropas de lobistas.

Rafael (RS)

Triste, para não dizer vergonhoso, um país do tamanho do nosso, com riquezas imensas, um dos maiores PIBs do mundo tratando suas FFAA como país de 5ª categoria, uma vez escrevi que o governo e o povo brasileiro só dariam valor as forças armadas no dia em que os gringos estivessem batendo a porta para lhes dar uns chutes na bunda, mas aí seria tarde e infelizmente não mudou nada e a coisa está ficando é pior, lamentável…é rir para não chorar, ” comprar F-5 usado do Chile, Honduras Suiça, Taiwan, kkkkkkk meu Deus a que ponto chegamos, vergonha na… Read more »

Latino triste

Putz que vergonha !!!

Tanto tempo e nada tomara que essas noticias estejam erradas !!

sds

Paulo Silva

Senhores, é lamentável o estado destes F5 Jordanianos. Se notarem bem, realmente estão usados até o osso. Qual será o estado destas turbinas?Eles estavam operacionais na Jordania?Como está a condicão de reposicão destas turbinas, ainda existe reposicão?

Abracos

Paulo

Joel

Como gostamos de comprar bagaceira, vamos comprar alguns AIM 9 B SIDEWINDER para fazer lastro no avião também?

as soluções provisórias neste pais se tornam definitivas até terminar o fx2 o mundo todo estará usando casas estrelares X WING…

Sopa

Que piada mais sem graça !

@wagner

Eu acho que o Starfury da Babylon 5 é bem melhor que o X wing, mais resistente !! ah ah ah !!

Danilo

Lastimavel, fica a pergunta será que algum dia os politicos de direita, de esquerda ou quem interessar possa, iram acordar e ver que todo país que busca crescimento social e economico exemplo: EUA, CHINA, RUSSIA, INGLATERRA e muitos outros, tem na defesa de seus interesses um pilar que sustenta tudo isso. Pois o que adiantaria crescer economicamente vem uma venezuela da vida e toma nossas industrias petroquimicas, desestabiliza uma região tão sensivel como é a america latina, cria um clima de inimizades entre nações que ja se enfrentaram num passado não muito distante, e do fato de crescer socialmente as… Read more »

Rodrigo

Daniel Rosa disse: 27 de outubro de 2010 às 10:48 A FAB tem culpa parcial nisto… Eu vejo a mesma situação, quando eu não consigo ser persuasivo o suficiente com o meu diretor, por mais razão que eu tenha. Se o certo a ser feito é o que eu digo e eu não exponho de maneira clara e da forma que o meu interlocutor entenda. A culpa é do meu diretor ou minha ? Ele é diretor da empresa, não tem a obrigação de saber as minúcias técnias que eu sei.. Idem para a FAB ao detalhar para o Jobim,… Read more »

Nick

Bom comentário o do Fábio.

Enquanto não mudar a mentalidade de nossos políticos, fica difícil pensar em FAs modernas, capazes, bem equipadas e treinadas.

0,03% do PIB é o que se gasta para se manter e investir nas 3 FAs….Com essa verba, vamos continuar na *erda literalmente em termos de Defesa.

Talvez a melhor solução seja essa mesmo, comprar todas as células disponíveis de F-5 no mercado e ir fazendo upgrades periódicos. Até quem sabe fazer aqui mesmo, clones de F-5, porque não??

[]’s

M1

Chuta que é macumba!

Soldier

Só quero ver. Más desde o ano passado a FAB planejava modernizar estes F5 Jordanianos. Aliás desde o seu desembarque um oficial da FAB já dizia que o plano era a modernização desses jatos devido ao atrito natural dos 1os F5M que a FAB recebeu da Embraer. Afinal foram muto usados em testes de sistemas, homologação e treinamento dos 1os pilotos neste caça… Agora, seja lá qual for o candidato eleito (eu voto nulo), teremos fortes emoções no que diz respeito às Forças Armadas. Eles mesmos estão sem respostas de ambos os candidatos a respeito de suas nescesidades… Só no… Read more »

Bruno

Verdade seja dita, senhores.Nosso politicos e a sociedade em geral acha que gastar dinheiro em armas ( genericamente falando ) é jogar dinheiro fora.Lembram-se da discussão que virou quando o preço dos submarinos e dos caças foi anunciado?As pessoas já começaram falar que num pais que tem gente que passa fome comprar tais coisas é desrespeito com o povo.Acho que difícil que consigamos ter um caça de última geração.O melhor que a FAB pode fazer é comprar essas porcarias que mal voam e moderniza-las.A idade da estrutura não é importante.Importante são as armas, a eletrônica que ele carrega.Recuperar a célula… Read more »

Wilson Figueiredo

E tem mais…se cair, é morte natural (Haiti)!

MatheusTS

o vej ao bom da hostoria quando não tiver mais F-5 por ai famos ter que comprar F-16, tornados, harriers, F-2000-9, gripens, hornets, rafales todos usados até o fim com 2 anos de vida vamos evoluir ao menos ¬¬”

MatheusTS

“veja o bom da historia”

Rodrigo

Estes F5 podem estar só o pastel, mas a FAB entende muito deste avião e sabe o que faz. Não duvido se fabricarem longarinas para ele por aqui mesmo ou irem buscá-las a preço de banana no deserto. É triste ver se este monte de velharia retrofitada ? É e muito, mas temos que ter a FA que o nosso Governo permite que tenhamos. Temos que agradecer por termos uma força aérea profissional, capacitada e com os pés no chão( atualmente está quase tudo no chão mesmo 🙁 ).. O que adiantaria ao invés de modernizarmos o F5, pegarmos mais… Read more »

Ricardo Pinto

“…
Eu acho que o Starfury da Babylon 5 é bem melhor que o X wing, mais resistente !! ah ah ah !! …. ”

Você fala isto porque não viu os Vipers Mk II e MK VII da Galactica em ação 🙂

Agora serio… Pelo menos ainda tem gente lucida nesta historia, não sei quem é o Fabio, mas ele apontou o dedo , já é um começo 🙂

[ ]´s

Andre

“Graças a Deus que o Brasil não sofre ameaças externas, porque nossas FFAA estão se transformando em uma guarda nacional, uma polícia de fronteiras e um corpo de bombeiros de luxo para atuar em situações de calamidade, para construir estradas do PAC e fazer transporte VIP de autoridades…”

Sim! Claro! Perfeito! Esta é a nova função das forças armadas da A.L. no “pós guerra fria” .E Washington agradece.

Larry Bird

Caros Perdão, mas muita besteira escrita nesse comentário. Os digníssimos acima já estressaram que não é culpa da FAB aceitar ou não, ela se subordina ao poder civil. A lógica é simples: os políticos detém o dinheiro. A FAB faz o que dá com o dinheiro que recebe. Ou seria melhor não ter nada? Segunda besteira é que a compra dos F-5 jordanianos se deu em função do interesse pelos três F-5F. A FAB tem planos de manter o F-5 como substituto do Xavante em Natal, como lead-in do F-X2. Os 8 F-5E vieram a forceps, era condição para fechar… Read more »

ALDO GHISOLFI

Os aviões não necessitam ser licitados; a embarcação não poderia demorar uma vida para ser construída; o Nuke, então… a culpa não é só dos políticos, não! A mídia trata do assunto muitas vezes com ironia, desmerece a necessidade de atualização e reposição; o povo diz besteira atrás de besteira a respeito de gastos militares; os opositores do Contra-Golpe de março de ’64 fazem desde o púlpito uma mídia impressionantemente competente e os milicos não criam situações de necessidades. O resultado é isso aí, que vemos e rejeitamos mas, com apenas um consectário de excelência: os profissionais da área aprenderam… Read more »

JOSEF SIMAS Jr.

Lamenter agora nao adianta mais … 1.Teria sido bem melhor havermos comprado um bom lote de F-16 na Europa, como fez o Chile (uns 30-40), moderniza-los com os avionicos e os sistemas de armas que possam interessar a FAB. 2. Em paralelo, complementa-los com uns12-24 F-16 zerados. 3. Poderiamos ter evitado os gastos inuteis com as sucatas de Mirage 2000, as sucatas jordanianas. As modernizacoes da EMBRAER e Elbit-Aeroeletronica seriam nos F-16 muito mais novos e capazes. 5. O mesmo lamento e’ valido para os P-3A sucateados que compramos. Vejam o que fez Portugal, comprou 8 P-3C da Holanda, muito… Read more »

Sagran Carvalho

Excelente comentário do Fabio Mayer, concordo em grau, número e gênero. Quanto ao fato dos politicos não ligarem para defesa neste país, isto está inexoravelmente amarrado a falta de educação e cultura do povo brasileiro, que por todas as dificuldades pelo que passa desde que este Brasil existe prefere se preocupar com a sobrevivência diária, não se ligando muito aos assuntos mais relevantes à nação, aliás, a maioria do povo brasileiro nem tem noção do que seja nacionalismo, patriotismo, dever e fatos correlatos. Este é o maior motivo pelo qual os Bolsas Familia fazem tanto sucesso junto à maioria da… Read more »

JOSEF SIMAS Jr.

Felizmente, a MB parece que aprendeu a licao, depois da fria do porta avioes e dos A-4, ja’ nao embarca mais com tanta frequencia nesta canoa furada de sucatas.
Compra poucos mas bons, veja o caso dos Sea Hawks e dos patrulheiros costeiros de 500 ton e os Piranhas dos fuzileiros.

Edu Nicácio

“As pessoas já começaram falar que num pais que tem gente que passa fome comprar tais coisas é desrespeito com o povo. Acho que difícil que consigamos ter um caça de última geração”

O engraçado é que nos EUA, mesmo com 48 milhões de pessoas subnutridas (para os padrões deles), há investimento de US$ 600 bilhões/ano em Defesa…

Quero ver os “espertalhões” que falam essas baboseiras de hospitais e escolas chorarem quando nos tomarem a Amazônia ou o Pré-Sal…

Vão reclamar para quem, para o Papa?

Darkman

Um dos melhores cmentários que já li aqui no aereo.
Completo !!!!!!!

FAB tem sua culpa em todo o processo até mesmo no FX2 !!!

Abs.

Sagran Carvalho

Caro Edu Nicácio, se está se referindo ao meu comentário, o Sr. não deve ter compreendido o que escrevi…
Abraços,

Mohamed Al Zaid

O problema de comprar aviões caros não se resume somente, na minha opinião, por um problema político. Pode ter um componente político sim, e isso graças ao monte de bobagens feitas pelo regime militar no campo econômico, político e até criminal (ao assassinar dissidentes políticos). O caso é que, se o Brasil decidisse comprar aviões de primeira linha poderia mandar um sinal aos vizinhos e, com isso provocar uma corrida armamentista tão descenessária em nossa região. Dinheiro para isso, nós temos! Volto a dizer que o Brasil tem outras prioridades. A segurança pública está uma bosta e até traficante derruba… Read more »

Vader

Perfeito o comentário do Fábio. A culpa do Alto-Comando da FAB é essa mesma: foi muito bonzinho com o governo (não me refiro apenas ao atual). Muito paciente. Muito tranquilo. Aceitou passivamente o papel de coadjuvante em tudo, quando deveria ter batido o pé. Se unido. Entregue os cargos em massa. Deixado eles, se quisessem, nomear um Coronel ou TC para Comandante da Força. Sei lá: fazer barulho, criar uma crise institucional, recusar-se publicamente a voar a tralha tampax, não aceitar voar os aviões VIP super luxuosos, enfim, FAZER ALGUMA COISA. Sem rebelião, sem motim, e sobretudo sem violência. Mas… Read more »

Antonio

Analisando um pouco friamente: estamos num momento de transição, onde aeronaves de 5a. geração estão entrando em serviço nos EUA e a indústria aeronáutica da Russia e China já apresenta os seus equivalentes para se contraporem às aeronaves americanas. Acho que deveríamos esperar um pouco para ver se, de fato, as aeronaves de 5a. geração são superiores (relação custo x benefício) do que os Gripen e Rafale. Talvez fosse mais sensato adquirir alguns F-5, modernizando-os para o padrão F-5M, além de permitir que os A-1 sejam capazes de lançar mísseis ar-superfície e antinavio. Vamos esperar um pouco, pois os não… Read more »

Antonio

ops … “Rafale” ao invés de “Rafalde”

Mohamed Al Zaid

Concordo com o posto do Antônio. Pra quê comprar caças caríssimos se, um pouco lá na frente se tornarão obsoletos? Por isso, volto a defender a aquisição de meios modestos e se associar a um grande projeto de caça de quinta geração. Aí, sim, vale a pena injetar dinheiro porque a gente, em caso de guerra, temos como nos virar e fabricá-lo, sem depender da ajuda externa. O pessoal daqui fica delirando, xingando o presidente da república, criticando os comandantes quando, na realidade, deveriam enxergar uma oportunidade lá na frente, investindo em algo realmente tecnológico que nos dê condições de… Read more »

Fábio Mayer

Ops!

Obrigado pela citação, que muito me honra.

Carlos André

Tb concordo c/ Antonio. Se for para abrir um FX3 com caças “off the shell” pagando billhões de patacas para abrir linha de montagem aqui é melhor se atopetar de F5M e gastar $ e massa cinzenta no desenvolvimento conjunto de um 41/2 ou 5 geração (Indo-russo ou mesmo sueco). Pelo menos em nenhum lugar do mundo os F5 estão caindo que nem goiaba podre como os MiG21 indianos.

PS: Eram bom comprar o Tiger III do Chile, que foi modernizado pela IAI para comparar as soluções de 15 anos atrás com as nossas via Elbit.

Galileu

Eu SEMPRE disse que 50% da culpa da situação da FFAA era da própria força, mas como sempre era criticado!!!

Existe meio para o militar fazer valer sua opinião, manda alguns lá nos EUA pra aprender, como eles fazem lobby junto os senadores, entra em contato com a imprensa, nossa tem “N” formas……
Mas pra quê se os velhos pançudos estão nem aí.!!

Bem escrito esse texto do Fábio Mayer.

Darkman

Boa Vader !!!

Isso aí.

Abs.

Fábio Mayer

Já me convenci que se a FAB tivesse batido o pé e ao menos protestado antes de aceitar o M2000 o FX teria evoluído. É opinião minha, respeito quem pensa o contrário, mas o fato é que, ao aceitar uma aeronave velha, deixou claro que as improvisações são bem vindas, e que aeronaves novas não são prioridade para esta área da força. Não sou contra modernizar aeronaves e reconheço que o trabalho no F5 foi ótimo mas, mantenho também o que já escrevi: não se moderniza para colocar na primeirta linha, esta tem que estar no estado da arte. Os… Read more »

luiz otavio

talvez a solução seja levar pau nos exercícios para ver se convence alguém de que Forças Armadas precisam estar prontas antes que se necessite, depois já era.

roberto bozzo

vergonhoso…. Daniel Rosa disse: 27 de outubro de 2010 às 10:48 a FAB deveria sim bater o pé e dizer NÃO, deveria vir a público informar que a partir de hoje não haveria mais aviação de caça no país e dizer, ao grande público, os porquês de existirem a aviação de caça e de que o Brasil, 8ª maior economia do mundo, não ter os meios necessários para proteger nossos céus… dar “nome aos bois” de quem impede a modernização da força e cobrar explicações… sempre fui mais sereno em minhas palavras mas tem hora que não dá, tem momentos… Read more »

Paulo Silva

Caro Vader sou de uma família, em que meu pai voava o B-25 em 1967, foi comandante de esquadrilha de Beach em Natal , passando depois para o C-47, mas isso faz parte do processo.Mesmo no tempo em que o militarismo era respeitado e até o presidente era militar, nunca em nosso tempo tivemos um forca armada de primeira linha. Dentro de uma forca, não se peita comandantes nem tão pouco ordens dadas pelos superiores, você apenas cumpre.Se algum miitar, tanto na FAB, MB ou exército comecar a bater pé, derespeitando ordens, irá no mínimo perder promocões, e ficará marcado… Read more »

Alex

isso é resultado do populismo.

Mario Blaya

tudo isso é relativo, encerrada a eleição e a candidata do governo vencendo, obviamente o anuncio do FX será feito, ai esse artigo perde o sentido.

eu disse em outro post, vazamento de relatorios e comentarios em off sobre a licitação do FX e uma ação politica que partiu da FAB, ~

darth.silva

Interessante…essa não seria justamente a salvação do GF para fazer emplacar a Jaca?

Tipo “olha, a Jaca está disponível;os suecos são “engradados de refrigerante” e americano come criancinha;

“se quiser solução rápida só sobra a jaca”…aí o pessoal aceita…seria o ‘melhor dos males”…Jaca é ruim?F-5 jordaniano é muito pior…

Fábio Mayer

Mário Blaya

Espero, sinceramente, que você esteja certo e que o martelo seja batido na questão FX-2. Mas tenho cá minhas dúvidas…

Mario Blaya

Fabio,

as paixões estão muito exacerbadas nos comentarios, o governo já informou que irá contatar o vencedor para notifica-lo e da decisão, e obvio que _____________, o dito será mantido, se for o Serra, este poderá pedir, e acho justo isso, que o processo seja deixado para ele sua equipe decidirem apos a posse.

independente disso, haveria necessidade desses F-5 pois haverá um gap até a chagada no novo aparelho, seja qual for!

Leandro

Post interessante esse! Sou da opinião aqui (e muitos outros também são) que o Brasil deve adquirir mais alguns F-5, moderniza-los para o padrão F-5M e tirar de linha o M-2000 e criar o novo esquadrão em Manaus. Mas para que isso? Simples, é mais interessante ao Brasil entrar num projeto de caça em desenvolvimento, seja ele o NG ou um caça de 5º geração, como é o caso da aeronave indo-russa (a versão indiana do PAK-FA que vai utilizar aviônica indiana, podemos entrar no projeto e utiizar aviônica israelense, por exemplo)! No mais, acho que não vai rolar o… Read more »

Gabriel T.

É muito cômodo jogar a culpa nos políticos porque essa é uma desculpa fácil quando a pessoa não quer assumir a culpa. Mais de 12 anos rola esse FX e os governos enrolaram o tempo todo. E nesse tempo todo a FAB simplesmente ficou na moita, olhando isso tudo de braços cruzados. Ela se submete ao poder civil, mas é obrigação dela zelar pelos seus meios.
Governo tem 50% de culpa e a FAB os seus outros 50%.

Gabriel T.

Sobre os F-5. O Larry Bird falou tudo. Nenhum será destinado para substituir o Mirage 2000. Somente 3 biplaces podem voar, o resto será como fonte de peças. Se tiver um caça tampão, não será o F-5.