Voo de teste do Gripen NG Demo com tanques externos de 450 galões

59

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Papercraft danado de bom este aí… 🙂
Imagine só quando ele existir… he he he.

Sds,
Ivan, o Gripeiro.

Luis Alerto

Eh, jah estah bem adiantado. Os suecos nao brincam em servico.

robert

com esse armamento e esses tanques da pra sair de sao paulo, ir pra buenos aires, destruir toda a Força aerea argentina ( o que não é muita coisa) e voltar pra casa antes de começar a seçao de Tropa de Elite 2.

oeiahioeahioaehioaeae

como eu quero ver esse Ng nas cores da FAB.

Nick

Bela filmagem, voando em uma configuração típica de ataque…. o programa vai evoluindo com ou sem o Brasil….

Será que o raio de ação estimado que é de 1300km não subiu com esses tanques novos???

[]’s

MultiMazzei

Maravilha de vídeo…Quem sabe não será ele o escolhido?
Tomara que sim.

Francisco

Soma-se a isso a capacidade de REVO dos atuais C-130 e dos futuros KC – 390 e temos uma aeronave que cobre com folga todo o espaço aéreo doméstico e as vizinhanças da AS. Esse é o caça ideal para a FAB, barato, capaz e nacionalizável. E eu que era um Rafalete… sou um Neo-Gripete

rodrigo ds

Uai, esse video foi feito no Autocad?? Muitos afirmam que isso não ecxite!!!, é feito de paper ??!! Como disse o Ivan, imagine se fosse de verdade, hehehe!!!! Para os São Tomés da vida, basta ver o milagre do papel multifunção.

rodrigo ds

Há, esqueci de dizer que esse aí está doidinho para ser Brasileiro, Orgulho Brasileiro, heheheh!!!!!!!!!!

Marcos

Tomará que não demore a chegar por aqui;

Ditmar

Bela filmagem, particularmente achei as curvas e manobras executadas bem suaves. A velocidade tbm não parecia ser muito alta. Sera que esses tanques não comprometem as manobras do avião?? Não sei como fica a relação do peso com a potencia e agilidade nessa opção. Acredito que um avião com dois motores consigua uma agilidade maior por conseguir mais potencia. Nesta linha de pensamento o F18 SH teoricamente seria mais agil e teria uma maior capacidade de carga para armaentos…. Esta é apenas a opinião de um leigo….não levando para o lado do Fx2….apenas como comparação ja que os dois aviões… Read more »

Junior

Colegas

Quando tem a politica metida onde não entende nada, corremos o risco de ter uma JACA voando em nossa FAB.
Eu queria saber o que o Monsieur Sarko falou para que nosso dignissimo mandatario anunciasse a compra da JACAFALE em setembro do ano passado……????
O Gripen NG demonstra ja esta bem adiantado, quero ve-lo voando nas cores da FAB e MB.
Sai fora JACAFALE…..

A7X

Bela filmagem!

Abs.

jakson almeida

Galante diz ai de que filme são essas cenas, afinal pra alguns esse caça de autocad feito de papel nom exciste.HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

Klevston

Eu fico pensando uma coisa, eu não consigo entender, se alguém souber que me respondam, porque eles não tentam trabalhar para que a aeronave tenha qualidades Stealth (Invisíveis ao radar), seria um grande passo e poderia-se fazer frente ao F 35 e o T 50. Com certeza seria o melhor para o Brasil.Construir uma aeronave sem qualidades Stealth para mim é um desperdício de tempo.

Mario Della Nina

Ditmar, o vídeo é para mostrar a configuração e não para não mostra-la, por isso as curvas não são acentuadas e a velocidade é baixa.
Sou fã do SH mas estou com o pensamento na evolução tecnológica do Brasl, assim o NG é a melhor proposta, aprender fazendo não têm melhor escola.
abs.

RenanZ

Uééé.

Mas esse ai não era o tal do avião de papel, que nem existia?!?!?

tonyrs

Falem o que quiser, mas que o Bicho é bunito é!

como ja disse em outros posts, é um avião que me agrada muito e confio na seriedade dos suecos.

Belo video!

Leandro

Calma rapaziada, com certeza o NG vai voar nas cores da FAB…e digo mais, os caças produzidos aqui serão exportados para Colômbia, Argentina, México e África do Sul!

J. Claro

Já fui Rafale por muito tempo. Mas houve uma pá de cal que me fez mudar de idéia. Essa pá de cal foi as besteiras que o ministro da agricultura
da França disse sobre o fato de a Europa não ser lixão pra receber produtos da América do Sul. Assim sendo, passei à preferência pelo Gripen
e minha certeza está crescendo quanto a possibilidade de ele vir a ser
o escolhido. Agora, se não for anunciado ainda esse ano, esqueçam fx 2,3,
4… Voaremos mesmo de F-5M e dirão que estará de bom tamanho.

vplemes

Pois é, o Gripen cada vez melhor, e agora com o possivel interesse da Arabia Saudita pelo caça sueco, cada dia que passa a coisa fica melhor.

kaleu

Quando vejo uma possibilidade dessa envergadora para o Brasil … e vejo a postura do nosso MinDef … me embrulha o estômago …

abc
kaleu

Rafael (RS)

Sonhar não custa nada, quem sabe tenhamos um pouco de amor ao país e escolhemos o Gripen, enquanto isso na sede da dassault…….”ranger de dentes….kkkkkk”

Rafael (RS)

Antes que eu esqueça, esse não é mesmo aquele avião que ” NO ECXISTE”…do padre Quevedo..qual será a desculpa agora…qual ser a desculpa para salvar o parceiro estratégico e sua venda CARACU, entramos com a cara e o Brasil com…..

Luis

Arábia Saudita? Eles já tem Tornados, F-15’s, 72 EF-2000 encomendados e ainda querem Gripen? É a síndrome de Índia!?!

Lanterna Verde

Pois é né, ele existe, que legal, pelo menos em partes…. Mas espere aí, ele não foi oferecido como projeto para a FAB? O que os difere do Rafale e do F-18 se ele já existe? Será que com estes 2 tanques o Moskit NG consegue voar um pouco mais longe, será que ele ainda tem a capacidade Supercruise com toda esta carga, qual será sua razão de subida com esta carga toda (pois já não era das melhores, e com todo este peso, sei não hein..), e sua manobrabilidade?? E o RCS dele com esta configuração, como fica?? Grande… Read more »

Rodrigo

Estou louco para chegar em casa e ver este vídeo..

Eu tenho alguns receios com este projeto do NG, se tecnicamente ele não é algo inovador, para diminuir os riscos.

A maneira de desenvolver e testar sueca, que o Poggio disse que não irão existir protótipos completos validando o aparelho, me deixa muito com os dois pés atrás.

Posso estar sendo conservador, mas este não é o propósito da SAAB ao não investir em grandes inovações para o projeto do NG ?

Rodrigo

Lanterna Verde disse: 11 de outubro de 2010 às 14:27 Este papo de falar que o Rafale, NG, SH tem RCS muito reduzido é balela.. Eles tem alguns tratamentos, para isto. Duvido que um SH, Rafale ou NG tenham pequenas RCS com tanques externos e cargas de armas ou seja em configuração de combate. Avião limpo, só serve para show aéreo. Dando uma colher de chá, eles podem ter RCS reduzido, comparando com F14, F15, Su27, Mig31, etc.. e para radares antigos. Contra sistemas modernos eles não são nem perto do stealth. Costumo dizer que o Rafale é stealth a… Read more »

ZE

“Não creio que seja, estamos falando da Saab, uma empresa com ampla experiência, e o Gripen NG, um modelo que é uma variação de outro anterior e ainda em produção.

Nosso plano é ter os quatro NG cabeça de série protótipos voando em 2011 e os primeiros aviões cabeça de série de produção sendo entregues no ano de 2014.

Ao final do programe de certificação espera–se que três destes quatro “cabeças-de-série”, sejam eventualmente vendidos aos clientes do modelo”.

[ ]s

Fernando "Nunão" De Martini

“Ditmar disse: 11 de outubro de 2010 às 11:36 Sera que esses tanques não comprometem as manobras do avião?? Não sei como fica a relação do peso com a potencia e agilidade nessa opção.” Ditmar: Normalmente os caças, quando carregam cargas externas mais pesadas e que trazem penalidades aerodinâmicas, ficam limitados em carga G, por questões estruturais e de controle de voo. Isso varia conforme a carga, a quantidade de tanques e sua configuração aerodinâmica (tanques de menor capacidade para voo supersônico e de maior capacidade para voo subsônico) se no início do voo estão cheios e na hora do… Read more »

Almeida

Tudo mentira, feito em Holywood com CGI! 😛

Tem gente que não acredita que o Homem pisou na Lua até hoje…

JC

Nem o F-22 atinge S.Cruise com tanques externos meu caro L. Verde….

Gostaria de saber se o alcance de translado estimado em 4 mil Km seria com esses tanques ou com os de 300 gal. Alguém saberia responder?

Almeida

Nunão, só para corroborar suas afirmações sobre as qualidades do Super Hornet:

http://www.youtube.com/watch?v=r-_OWMDN64M

Só não acredita quem não quer ver…

Rodrigo

ZE disse: 11 de outubro de 2010 às 14:53 Sei.. ai depois deste sonho, você cai da cama e acorda. Se fechar no primeiro semestre do ano que vem pode sem medo de ser feliz jogar este prazo para no mínimo 5 anos para frente. Esta é a minha crítica ao projeto, investir em algo conceitualmente obsoleto. Os suecos tem planos de diminuir a sua frota de Gripens… Ótimo!!!! Vamos pegar uns A/B retrofitar e partir para o 5G, esqueçam este abacaxi do NG ou vão validando sistemas no Demo, até o projeto da célula do 5G estar pronto. Vou… Read more »

Ditmar

Obrigado Nunão…..é sempre bom aprender algo novo…

Eu gosto desse avião, se for tudo o que estão falando deve ser uma ótima aeronave para FAB. Mas vamos torcer por uma decisão favoravel do MD.

Eu vejo esse avião com a maior change de se abrir novos mercados para o Brasil caso vença o Fx2. Sendo uma aeronave barata e com baixo custo de hora voo acredito que outros paises da América Latina se interessem por ele. Afinal de contas a maioria dos nossos vizinhos não tem uma economia que suporte equipamentos com custos de aquisição e manutenção elevados.

Lanterna Verde

Caro Rodrigo, O único concorrente que precisa de tanques externos para aumentar seu degradado alcance é o Gripen, pois carrega muito pouco combustível interno devido ao pequeno tamanho(Moskit NG). Antes de falar asneiras sobre este ou aquele concorrente, gostaria de lembrá-lo que ão incitei comparações entre os aviões do FX-2. Por final, gostaria de que vossa senhoria fizesse uma pesquisa em sites e fóruns da internet, exceto aqui no Poder Aéreo vai ficar complicado achar matérias sobre o Rafale, já sobre o Gripen…………e constate que o RCS do Rafale é o menor dos concorrentes. No link a seguir, pode-se ver… Read more »

Deivid

Sem duvida é um caça muito bom,pelo ponto de vista técnico e aparencial.
Eu sou afavor dos Rafales mas se o Gripen viésse eu ficaria louco de alegria!!

Eduardo

Se fosse pela FAB ja estaríamos fechado com os suecos à tempos viu, mas esses bananas só ferram, MinDef civil é nisso que da

Gabriel T.

“ENSAIO DE VÔO E HOMOLOGAÇÃO SÃO COISAS SÉRIAS.”

Oi Rodrigo. É muito mais do que sério, é o ponto crucial de todo um programa. É nessa fase que saberemos se o programa vai atrasar, se vai precisar de mais dinheiro ou se vai ter que remodelar algo. Pegar um projeto em que o país que o oferece e deixar isso nas mãos de quem paga é um risco alto demais.

jakson almeida

Lanterna Verde o gripen ng decola com um peso máximo de 16 t contra 24,5 t do rafale e leva praticamente o mesmo armamento, ou seja ele carrega 8,5 t a menos ,isso significa que sendo mais leve e tendo mais potência ele consome menos e necessita de menos combustível.

Galileu

Muito bem feito esse Iris-T, vamos ver se o A-Darter o supera mesmo!

Ivan

Uma rápida e básica pesquisa quanto ao combustível interno de cada caça do F-X2:

* F-18 E Super Hornet = 6.531 Kg
http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/f-18-specs.htm

* Rafale F2 = 4.250 Kg
http://www.globalsecurity.org/military/world/europe/rafale-specs.htm

* Gripen JAS-39 A/C = 3.008 lts / 794 US gal
* Gripen JAS-39 B/D = 2.852 lts / 754 US gal http://www.robotechresearch.com/rpg/vehicles/EBSIS/Gripen/gripen.htm

Observar que o Gripen NG terá 40% mais de combustível interno que as versões anteriores. 🙂

Abç,
Ivan, do Recife.

Ricardo_Recife

jakson almeida disse:
11 de outubro de 2010 às 17:40

Caro Jakson,

Nesta questão duas coisas são importantes: o sistema de alimentação de combustível e a relação peso/potência. E nos dois o Gripen NG é superior a seus concorrentes.

Abs,

Ricardo_Recife

JC

6000 Km de translado.?! Por..#% quase igual a um F-15.! Show de bola hein ,..

Porém, acho aquela configuração onde vão 2 tanques de 300 gal nos pilones sob a fuselagem e dois grandes mísseis nos cabides internos de cada asa, além de 2 ou 4 meteors nos externos e 2 iris-t na ponta das asas. Fica muito doido. Alguem saberia dizer que mísseis são aqueles?

http://www.aereo.jor.br/2009/10/01/gipen-ng-nao-depende-dos-eua-garante-a-saab/

Rodrigo

Lanterna Verde disse: 11 de outubro de 2010 às 16:36 Constatar em fórum e blog é brincadeira… Quer que eu vá na Wikipedia também ? O que você pode me dizer destas famosas fotos IR que tragam algum tipo de luz ? Você não sabe a velocidade dos alvos, temperatura do ar, umidade e se elas foram tratadas ou não. Comece a pensar por si ao invés de pegar fotos alheias e dar algum tipo de conclusão sobre aquilo. ————————————————————————————- Gabriel T. disse: 11 de outubro de 2010 às 17:26 Pois é… Não inciar um programa “convencional” de ensaios é… Read more »

ZE

Não é um sonho, e sim uma realidade. O Gripen foi projetado e entregue no prazo contratualizado. O programa Gripen custou 5% a MENOS do que o previsto. Levando em conta que o Gripen NG NÃO é um avião novo, mas um grande UPGRADE de um avião JÁ EXISTENTE… Eu gostaria de saber o porquê da impossibilidade dele estar pronto em 2016, ou seja, daqui a 6/7 anos ?????? Repito, NÃO se trata de um avião inteiramente novo feito de raiz. NÃO estamos falando em desenvolver um F-35 ou um PAK-FA. No caso do F-35, está tudo bem (há financiamento,… Read more »

jakson almeida

Ivan fazendo aquela continha de padaria:
* Gripen JAS-39 A/C = 3.008 lts / 794 US gal+40%(1203,20)=4211,20
* Gripen JAS-39 B/D = 2.852 lts / 754 US gal+40%(1140,80)=3992,80
Ou seja o avião de papel que “nom exciste” faz 6000km de translado , nada mal pra um “mosquito”.

ZE

Aliás, NÃO cabe a ninguém desse blog escolher que avião a FAB irá usar !!!!!

A escolha, que deverá ser fundamentada, cabe somente a FAB !!!!!!!

[ ]s

Ivan

Jakson Almeida,

Pelo que lembro, o Gripen NG terá 4.000 km de traslado, conforme tem sido divulgado pela SAAB e nos meios de comunicação.

Outro ponto: estou tentando confirmar em outra fonte o combustível internos da família Gripen, preferencialmente em Kg, pois assim a comparação fica mais adequada.

Contudo, em termos de combustível interno e externo, o supertrunfo fica com o F-18 E Super Hornet, de longe o maior tanque de combustível, inclusive por exigência operacional do seu maior operador, a US Navy.

Abç,
Ivan, o Gripeiro.

Ivan

ZE
(em 11 de outubro de 2010 às 18:36)

He he he…

Mas vc deixa a gente dar uns ‘pitacos’ ???… ka ka ka.

Sds,
Ivan, um intrometido. 🙂

Gabriel T.

“A escolha, que deverá ser fundamentada, cabe somente a FAB !!!!!!!”

Então vamos comprar o SH.