Índia comprará de 250 a 300 caças de quinta geração russos

66

 

A AFP informou nesta quinta-feira, 7 de outubro, que a Íncia concordou em comprar até 300 caças a jato furtivos avançados da Rússia, que serão desenvolvidos e fabricados em conjunto. As informações foram dadas pelo Ministro da Defesa da Índia, A.K. Antony, em uma coletiva de imprensa em que também estava sua contraparte russa, Anatoly Serdyukov. Foi dito que a Rússia, além do caça de quinta geração (Fifth Generation Fighter Aircraft – FGFA), também fornecerá 45 aviões de transporte multitarefa.

Segundo Antony, a “Índia receberá 250-300 avançados   FGFAs. São os dois maiores projetos para os próximos 10 anos que serão exemplos brilhantes da cooperação Indiano-Russa.” No último mês, a Hindustan Aeronautic Ltd (HAL) a Corporação Unida de Aviação  da Rússia e a Rosoboronexport assinaram uma parceria no mês passado, para o desenvolvimento do avião de transporte multitarefa, num projeto estimado em 645 milhões de dólares.

Serdyukov disse que “o  FGFA foi projetado por nós, o preço foi fixado e o rascunho do acordo foi dado à Índia. Assim que assinado, HAL and Sukhoi participarão.” Ele não revelou detalhes, segundo o informe da AFP, mas especialistas dizem que cada FGFA, que é um avião de combate da classe de 30 toneladas, deverá custar por volta de 100 milhões de dólares.

O Secretário para Produção de Defesa da Índia, R.K. Singh, disse à AFP que o custo será absorvido em etapas, e que, “no momento, um contrato de projeto preliminar no valor de 300 milhões de dólares, para o programa FGFA, está em consideração no governo (da Índia).” Esse acordo deverá ser assinado durante uma viagem do presidente russo Dmitry Medvedev à Índia, em dezembro.

A Índia também está no processo de adiquirir 270 jatos de combate Sukhoi, no valor de 12 bilhões de dólares e, em outro contrato do mesmo valor, deverá comprar 126 caças numa competição da qual participam seis gigantes aeroespaciais do mundo.

A Rússia é o maior fornecedor de material militar à Índia, mas recentes atritos, referentes a escaladas de custos e atrasos na entrega de um navio-aeródromo Russo reformado, prejudicaram os laços bilaterais. Segundo Serdyukov, “nós temos um grande volume de projetos (militares) e, por isso, é natural que haja alguns atrasos.”

O Ministro da Defesa Russo também afirmou que seu país está esperando uma aprovação da Índia para fornecer 22 helicópteros de ataque e 15 helicópteros pesados de transporte.

O anúncio sobre o acordo do FGFA ocorre um dia depois que o Ministro da Defesa Indiano, em uma clara referência à China, avisou do perigo imposto por vizinhos regionais que estão aumentando suas capacidades militares num passo acelerado. A Índia tem disputas territoriais antigas com a China, e olha com suspeitas as relações próximas do país com o Paquistão.

FONTE: AFP, via Yahoo

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tony

100Mi a unidade… ta mais barato que a jaca, considerando que a Russia tem serios problemas com avionicos obsoletos, acredito que no mesmo nivel da jaca, ainda leva vantagem o T50 hehehe.

Mas para nós e nosso orçamento o Gripen NG ainda se encaixa mais, bem que a Saab poderia deixar a proposta em pé sobre 2 por 1 não é?!
Ai se o novo MD, tiver colhões e a carteira estiver aberta, poderiamos entrar em parceria com a Russia no T50.

Paulo

Se a Índia “vai comprar”, então qual será a participação dela no projeto? A END preconiza que a gente possa fazer aqui todo o equipamento e não apenas uma parte.

tonyrs

100Mi a unidade… ta mais barato que a jaca, considerando que a Russia tem serios problemas com avionicos obsoletos, acredito que no mesmo nivel da jaca, ainda leva vantagem o T50 hehehe. Mas para nós e nosso orçamento o Gripen NG ainda se encaixa mais, bem que a Saab poderia deixar a proposta em pé sobre 2 por 1 não é?! Ai se o novo MD, tiver colhões e a carteira estiver aberta, poderiamos entrar em parceria com a Russia no T50. Leia mais (Read More): Índia comprará de 250 a 300 caças de quinta geração russos | Poder Aéreo… Read more »

João Augusto

Preconizar é uma coisa, impor como condição “sine qua non” é outra mas, tá certo, tem que preconizar mesmo, porque se impõe como condição “sine qua non” agente não conseguia nenhum fornecedor. Quem vai passar a tecnologia do balaio-voador pra vender 36 unidades?

Marcelo Tadeu

Cara, ser responsável pela Logística da Força Aérea da India deve ser um pesadelo, né não?

Nick

Nada como ter vizinhos “inconvenientes” para ter verbas em abundância para a Defesa.

Sobre o FGFA, talvez fosse ate mais interessante que o PAKFA, para o Brasil, visto que seus aviônicos podem ser mais “ocidentalizados”. Além de que sendo biplace, já provisiona um lugar para o gerenciador de guerra eletrônica e Ucavs.

[]’s

valdo

JOBIIIIIIMMMMM!!!!!!!
será que ele escutou??

abraços

flavio

um dia desses li em outro post aqui no blog o comentário de um colega dizendo que tavam mudando a nomeclatura MMRCA. Onde era “MEDIUM” passaria a chamar “MODERN”. Li muitas coisas sobre os indianos não quererem equipamentos russos, pois estes equipamentos não prestavam e que a India ia se “ocidentalizar”………tai a resposta.

Qual caça seria este de 5º geração. Pak-Fa ou outra versão? pergunto porque a matéria diz que vão ser desenvolvidos em conjunto….mas segundo a mídia, o Pak-Fa ja esta com o desenvolvimento bem adiantado.

Se alguém poder esclarecer esta dúvida, agradeço.

Flavio, de Manaus

tonyrs

Flavio, ao que eu entendi e venho acompanhando, a india realmente não quer mais equipamentos Russos por dois motivos, um são os atrasos e a incapacidade da industria Russa de cumprir prazos e o outro é o mesmo motivo pelo qual o MD da Russia vem criticando a industria do próprio, que vem a ser com relação ao abismo tecnologico com o ocidente, prova disso são os Su-30MKi, que foram vendidos a India e eles colocaram Avionicos ocidentais, alegadamente frances e israelence, acredito que a India deva querer entrar no programa Pak e deve assumir uma parte na questão dos… Read more »

Nick

Caro flavio, O PAKFA pode ser considerado um caça de 5ª geração, visto que ele tem algumas das qualidades que um caça desse tipo deve ter: SuperCruise; tem previsão de mach 1.8/2.0 em Supercruise. Furtividade: seu desenho tem a preocupação com reflexão das ondas de radar (Shape e Baias internas de armas); além de uso de materiais RAM. Contudo, devido ao atraso no desenvolvimento do motor, ele não teria comportamento furtivo na parte traseira do caça. Radar AESA: Esse caça será dotado de radar AESA, por exemplo, o SU-35 é PESA. Guerra Centrada em Redes: deve ter sistema de datalink… Read more »

JapaMan

Igualzinho aqui, vamos comprar uns 400 desses, mais uns 200 F22, sem contar marinha e exército…

Uma país como o Brasil merece um pouco mais de respeito e seriedade de seus governantes..

Sem bem que o próprio povo é culpado disso tudo, colocamos tiriricas, sassás mutemas e outros mais no poder…

O nosso governo maravilhoso vai dar de mão beijada todo o dinheiro para a frança, isso é que é rabo preso!..

e tome JACA pra dentro.
sds.

A-Bomb

Enquanto isso por aqui estamos enrolando para comprar 36 de quarta geração.
Sorte que as forças armadas dos nossos vizinhos estão piores que as nossas.

ALDO GHISOLFI

NICK: só na especulação, sonhando, concordo que o FGFA seja mais vantajoso para nós (!) em função dos aviônicos, que não os conheço todos e, claro, considerando o fato dele ser biplace para o gerenciador de guerra eletrônica e UCAVs (seriam brasileiros?); os entendidos dizem que o caça de 6ª geração será UCAV.

roni

pessoal aqui fala que os equipamentos russos nao prestam que estao uma decada atrasados em relaçao ao ocidente, voceis se lembram quando o muro de berlin caiu o ocidente acreditava que sua forca aerea tava uma decada a frente a da urss ate eles pegarem um mig 29 alemao e analizarem o missel r73 que esse sim estava uma decada a frente do aim9 sidwinder ou seja os caças americanos dificilmente conseguirian vencer um mig29 com o r73 em combate de curto alcançe nao substimem os russos

Nick

Caro Aldo, Tb estou especulando, mas partindo de algumas premissas como o sucesso do Su-30 MKI, o desenvolvimento do Tejas, e os offsets do MMRCA Indiano, o FGFA, seria digamos, mais ao “gosto” da FAB….E o fato de ser biplace seria realmente uma vantagem visto que caças de 5ª geração conviverão com UCAVs e na realidade serão postos de controle avançados dos mesmos…. Sobre a 6ª geração de caças, o que eu vejo é a opção de vc querer que um piloto vá ou não em uma determinada missão, ou seja, se for necessário a presença de um piloto, existirá… Read more »

Vitor

Isso sim eh projeto de cooperacao estrategica e independencia tecnologica.

General

A Índia não brinca…….

Sagran Carvalho

A India não brinca com defesa….também com os vizinhos que tem, não pode dormir em berço esplêndido.
Também concordo que o FGFA estaria mais próximo das necessidades da FAB.
Por favor encaminhem este post ao Exmo Sr. Líder desta nação e ao seu aspone Ministro da Defesa, para que eles tenham idéia do que realmente é parceria estratégica.

paulomaffi

O saco do papai noel hindu não tem fundo minha gente….os caras vão ter mais SU-50 que os EUA tem de F-22!! Esses não perdem tempo!! Lá é como dizem aqui no interior: “Cada enxadada é uma minhoca!” (ou melhor umas 350 minhocas, sem miséria!)

Klevston kstonboner

Deleta este FX2 urgente isso é um roubo…não dá para acreditar 270 caças de quinta gerão por 12 bilhões enquanto que o Brasil vai pagar 36 por 6 bilhôes por um de 4 ª geração que ainda tem radar fraco e motor fraco (Rafale) que ninguém quer, só mesmo a França….. Só o Brasil mesmo…isso é loucura das grandes….Nem Rafale nem F 18 nem Gripen NG.Pak fa T 50 para o Brasil já,acabem com este FX 2….Isso é erro absoluto.

Klevston kstonboner

Desculpem de quinta geração…

Galileu

“Cada povo tem o governo que merece”

Como pode 100mi doletas no PAK e a gente se afundando na Jaca…..

Baschera

Eu não canço de me espantar com o que estes indianos, vira e mexe, anunciam de compras militares.

Vão gastar assim lá em Katmandú…….

Sds.

roni

e o que eu sempre disse sempre houve e sempre havera guerras ai daqueles que nao se prepararem para o inevital, muitos dizem a o brasil nao precisa de um força armada poderosa nao temos inmigos quando esculto isso na tv sinto vontade de quebrar ela ainda bem que tem controle remoto

Tadeu Mendes

A definicao de Forcas Armadas e algo familiar ao povo brasileiro, todo mundo conhece e convive. Mas o conceito de Defesa Nacional e Geopolitgica Militar, e desconhecido ate mesmo por politicos e militares. Como nao existe uma ameaca real e nem um perigo iminente, nao ha como doutrinar um povo, com uma cultura belica e uma filosofia industrial voltada as necessidades militares. O status cultural e talvez ate mesmo o DNA de grande maioria do povo brasileiro e completamente carente de belicismo. Jamais fomos invadidos, bombardeados ou tivemos que combater pela nossa sobrevivencia, assim como os Estados Unidos. Entao como… Read more »

defourt

De onde sai tanto dinheiro? Da décima segunda economia do mundo. Dá para entender que nem sempre tamanho é “documento”… Sai dinheiro: Das escolas (Alto índice de analfabetismo), do sistema hospitalar indiano, que é um dos piores do mundo para a sua população carente, do combate ao anafalbetismo, do combate ao tráfico de drogas etc. Sai do combate à pobreza (25% da população da Índia vive abaixo da linha da pobreza). Sai também da infra-estrutura que emperrra (irônicamente) o seu desenvolvimento. Sai destas coisas todas! A Índia é o picadeiro das indústrias de armamento. A população? Ah! O povo é… Read more »

Paulista no RS

Motivos para o Brasil se armar até os dentes: ( escuta aí Jobim, sei que vc ta lendo).

Maior área para produção de Bio-combustível (Amazonas), ou acham que petróleo dura pra sempre;

Maior lençol de agua potável do planeta, que compreende do estado de São Paulo até p Rio Grande do Sul;

Pré sal;

E se não me engano, me parece (desculpa se eu estou errado) que o Brasil e a Africa do Sul são ricos em plutonio.

Abre o olho meu povo, 3 guerra mundial vai ser aqui!!!

Tadeu Mendes

Nick,

As minhas duvidas quanto ao T-50, comecam quando se fala de NCW (guerra centrada em redes), avionicos e suite eletronica estado de arte.

Creio que a Russia esta bem atrasada nessa areas. Essa e uma conclusao minha e posso estar enganado, mas eu nao vejo evidencias para o contrario.

tonyrs

Tadeu, o próprio MD Russo e o presidente, criticaram a “obsolencia” da industria belica do país bem como da falta de tecnologia que a mesma NÃO vem gerando. Estima-se que o Custo para modernizar as forças russas seja de 613 Bilhões de dolares.

Mario Blaya

Paulista no RS disse:
8 de outubro de 2010 às 23:13

bio-combustivel e lenda, e a maior fonte esta na soja, plantada no centro-oeste. cortar a amazonia para combustivel seria realmente coisa de maluco

o pre-sal so pode ser explorado pelo Brasil, pela localização,

aquifero guarani, também esta embaixo do paraguai e da argentina, será que justamente no Brasil eles iriam invadir?

juggerbr

O ruim de negociar com os russos é que você não sabe quando vão finalizar as entregas…
Mas se comparando com o grande FX-2 dá vontade de chorar…

Mario Blaya

a india e parceira do projeto do pak, e ninguem sabe quanto irá custar, e depois podem sempre cancelar o pedido! so vou acreditar quando receberem o ultimo aparelho.

se os EUA cancelaram o F-22 em quantidades muito menores, dá para imaginar que esse pak sera o primeiro 5G com pinta de 3G

Cor Tau

Enquanto isso na Banania…..Entram-se em verdadeiros negocios da china…..Um pais que se julga como potencia regional não deveria estar discutindo propostas/programas chover no molhado…..Insistindo-se em medidas que não trarão retorno verdadeiro e definitivo….Apenas com a compra da Saab isto se tornaria possível definitivamente……..Reitero….Comprar a Saab……É a unica opção que resolve todos os problemas…..Que mata todos os coelhos com uma cajadada só………As FAs e o governo deste pais deveriam estar discutindo a compra da Saab………E não a compra de seus produtos……Uma potencia não compra coisas dos outros….Ela vende coisas pros outros….Pelo jeito como as coisas vão…Tudo indica que sera mesmo a… Read more »

Mad_Max

Bem, depois desta eu desisto de fazer campanha para vespa no FX-2 será que a índia não quer vender uns 50 destes que vão comprar não, chegando aqui agente transforma os t-50 em t-50M (modernizados, com aviônica israelense).

Drcockroach

Tadeu Mendes disse: 8 de outubro de 2010 às 23:03 “Entao como se explica o abismo entre os dois gigantes americaos, quando se trata de Defesa , como uma instituicao fortemente estabelecida nos EUA e praticamente ausente no Brasil?” Prezado Tadeu, Saiu uma materia muito interessante no “The Economist” como segue: “Hands off the warfare state!” http://www.economist.com/blogs/democracyinamerica/2010/10/military_spending Basicamente critica os excessivos gastos militares dos USA enquanto a economia estah em frangalhos com crescente deficit. E dah-lhe imprimir dolares p/ pagar a conta enquanto o mesmo desvaloriza no mundo todo. O artigo dah enfoque aos grupos de interesses que puxam mais… Read more »

Daniel Rosa

Tony disse:
8 de outubro de 2010 às 18:37

Tony, eles tinham problemas com a avionica. Neste avião eles estarão colocando o que há de mais avançado… li em uma revista especializada nacional que até mesmo nas laterais do avião existem antenas de rada operando na banda X, e que mesmo ele estando de lado com o avião inimigo, ainda assim poderá continuar a rastreá-lo… vai ser um senhor avião! Embora ainda esteja usando um motor derivado do usado na familia Flanker, eles estão trabalhando em um novo motor com um apreciável aumento de empuxo…

Vader

flavio disse: 8 de outubro de 2010 às 19:34 Prezado, o Tony e o Nick já lhe responderam. O que eu disse na ocasião é exatamente o que a Índia está fazendo: os russos estão tão atrasados em relação ao ocidente, em matéria de eletrônicos e aviônicos, que o Su-30MKI (os mais modernos) tem aviônicos israelenses. E o MMRCA é a tentativa indiana de diminuir um pouco o gap tecnologico. __________________ roni disse: 8 de outubro de 2010 às 21:03 “voceis se lembram quando o muro de berlin caiu” Deixa eu ver… fazem 21 anos? É isso? Cára-pálida, naquela época… Read more »

Nick

Caro Tadeu,
Dá para entender suas dúvidas, até mesmo os russos já admitem que estão atrasados em relação ao ocidente. Tanto na na parte de produção seriada, como o equipamento em si. Por outro lado, esse PAKFA pode representar um avanço, visto que é o primeiro caça desenvolvido na Russia e não na antiga União Soviética. Se eles vão atingir os objetivos de diminuir o gap com esse caça, resta aguardar. Os Indianos, pelo jeito, não vão ficar sentados esperando, pegaram o que os russos tem de melhor, (a estrutura do caça) e vão rechea-lo com componentes locais/ocidentais.

[]’s

fredy

A India quer dominar o mundo.

@wagner

É ÓBVIO que a Russia atrasou na eletronica, ele quase se esfacelou na década de 90 e tinha coisas mais urgentes para fazer do que brincar de guerra fria com o ocidente. Felizmente a KGB tomou o poder e conseguiu segurar o país. Agora, eles estão se virando para alcançar os ocidentais NAQUILO QUE ESTÃO ATRASADOS, e vão consegui-lo, em mais alguns anos. A medida que se reorganiza, a Russia vai voltando a ranking dos lideres. E sua tecnologia eletronica vai inevitavelmente melhorar, só que eles precisam de mais uns anos. Vc não tiora uma país daquele tamanho, com aquelas… Read more »

Michel Lineker GM

E esse?Será muito para nós também?

William

E o Brasil vai continuar sendo “pau mandado” de americano e comprar o “Jabalixo” ou qualquer outra lata-velha…

Baschera

Vader disse: 9 de outubro de 2010 às 7:40 “Porque salvo alguns raríssissississimos traços encontrados em uraninita, o plutônio é um elemento obtido em laboratório pelo bombardeio de U-238 com deutério em um cíclotron….” Viiixxxeee …… humilhou a galera…….KKKKKKK. Pessoal, voltando a vaca fria…. os russos são um exemplo a ser notado e anotado por nós. Uma hora você está no topo, produz aos montes, tem tecnologia compatível com os outros, em alguns casos até superior, não lhe faltam cérebros e dinheiro para investir em P&D, etc…etc… Mas, basta uma única geração que relegue isto às favas e destrói-se todo… Read more »

Robson Br

defourt disse: 8 de outubro de 2010 às 23:07 Muito bom os seus comentários. Este comentário, mata a pau as muitas baboseiras que sempre dizem por aqui. A india, a china e a propria russia, o povo é apenas um detalhe. Na índia eles nem sabem direito qual o tamanho real da população. O seu sistema de castas é a maior injustiça do mundo. Deixa para lá. É melhor mesmo ficar com os mirage 2000, F5-M e os outros, do que ver o estado caótico daquele povo. Outra coisa, este PAK FA que está voando, não passa de SU modificado.… Read more »

Robson Br

Cor Tau disse:
9 de outubro de 2010 às 0:09

VOCÊ É UM GRANDE FILÓSOFO

Se o GRIPEN NG é a solução para todos os problemas da FAB, não vamos comprar o caça, vamos comprar logo a SAAB.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Matou a pau………rsrsrsrsrsrsrs

Nick

Caro fredy,

A Índia talvez não, mas seus vizinhos do leste com certeza. 🙂

[]’s

Mario Blaya

acho bom esperar a entrega dos 300´s para depois comentar.

a india compra os caças, o paquistão recebe da china misseis balisticos, e os 300 caças não terão mais pais para pousar! o paquistão também dança

hanoi

Enquanto isso, no Brasil…

Tadeu Mendes

Caro NIck, Entendi a sua observacao. Mas eu gostaria de acrescentar que com o desmoronamento da Uniao Sovietica, e apesar de ficarem mais enxutos, eles perderam a Ucrania. Eu admiro a cultura russa (nao a sovietica e/ou comunista), mas o poder cerebral daqueles anos estava concentrado na Ucrania. Os ucranianos foram os principais responsaveis pelos grandes adventos cientificos e tecnologicos do imperio sovietico. Misseis, ogivas nucleares, engenharia aeronautica, sao apenas alguns dos legados tecnologicos ucranianos deixados aos russos. Prezado DrCokroach, Concordo contigo. As empresas de defesa abusam do dinheiro disponivel para o P&D, os gastos sao redundantes e por ai… Read more »

Tadeu Mendes

A proposito, nao estou desmerecendo os cacas russos, mas como os cacas modernos nao passam de sofware com asas, ou seja, sao computadores alados, e ai e que os russos dancam.

Nao vou muito longe; se colocar-mos lado a lado o F-35 e o T-50,; qual deles voces acham que possuem a suite eletronica mais avancada?

E o interface do cockpit? Qual deles e o mais sofisticado?

E a fusao homen-maquina? Os amigos ja viram a integracao feita no capacete dos F-35 ( HMDS – Helmet Mounted Display System)?

A Russia tera que correr muito para chegar ate ai.

sds.