A GE anunciou ontem a construção de uma nova unidade no município da região serrana do Rio de Janeiro. Será um centro de serviços de manutenção de turbinas aeroderivadas, utilizadas em usinas termelétricas e em plataformas de petróleo, na geração de energia elétrica ou no acionamento mecânico, com gás ou outros combustíveis, como o etanol. O grupo de empresas GE planeja investir US$ 250 milhões no país até 2012. Inclui um centro de pesquisas, mas o Estado ainda não foi definido.

A multinacional já tem na cidade a GE Celma, especializada na manutenção de turbinas de avião. O investimento inicial na nova unidade será de US$ 10 milhões. Segundo a empresa, a proposta é atender além da demanda brasileira, clientes na América Latina. Hoje, esses serviços estão sendo realizados em pela GE no exterior. O início da operação está previsto para 2011 com a contratação de 30 técnicos e engenheiros de alta qualificação.

Em janeiro, a GE e a Petrobras firmaram contrato para o uso do etanol de cana-de-açúcar em um sistema de turbina a gás para a produção de energia elétrica em escala comercial na Usina Termelétrica de Juiz de Fora. A GE tem a perspectiva de que a demanda por eletricidade dobre nos próximos 20 anos. Assim sendo, vai aumentar a procura por combustíveis não convencionais, especialmente aqueles que ajudam a controlar as emissões de gases na atmosfera.

As turbinas aeroderivadas da GE estão presentes em várias das termelétricas do Brasil e em plataformas de petróleo. São mais de 3,6 mil delas instaladas em todo mundo. E segundo a GE a escolha do Brasil é apenas um primeiro passo nessa área uma vez que o país oferece outras oportunidades.

Em comunicado à imprensa, Darryl Wilson, vice-presidente de Turbinas a Gás Aeroderivadas para a GE Power & Water informou que o objetivo é ganhar em eficiência. “O novo centro cortará o tempo de serviço pela metade, eliminando altos custos de transporte, reduzindo o tempo dos clientes com o equipamento parado e diminuindo o prazo de entrega”, afirmou.

No ano passado, a GE/Celma fechou contrato de US$ 1 bilhão com a Azul para manutenção de turbinas de aeronaves Embraer 190 e 195. O serviço começa a ser prestado em 2011 e tem duração de dez anos. Em 2009 firmou memorando de entendimento com a TAM para manutenção, reparo e inspeção de sua frota Boeing 777 equipada com turbinas GE por 12 anos. O acordo foi de US$ 345 milhões.

A GE Celma é um dos principais centros globais de serviços de aviação da companhia. Emprega cerca de mil profissionais em Petrópolis. A decisão da empresa pelo novo investimento no município, segundo a GE, leva em conta a infraestrutura já existente na região e a qualificação técnica da mão de obra. A nova instalação estará localizada num terreno de 7,9 mil metros quadrados. A proposta é também prestar serviços para máquinas movidas a gás natural, combustíveis líquidos ou etanol de cana de açúcar.

A Celma foi fundada na década de 1950. Produzia ventiladores e peças de carro. Depois, transformou-se em centro de manutenção de motores da Panair. Com o fim da companhia Aérea, acabou sendo absorvida pela Força Aérea Brasileira e continuou atuando como oficina de turbinas. No início dos anos 1990, frente a dificuldades financeiras, foi privatizada. A GE formava o consórcio vencedor.

FONTE: Valor Econômico, via Notimp

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roberto bozzo

sei não, tem algo acontecendo longe dos holofotes….a Saab anuncia investimentos em um centro de desenvolvimentos, a GE também em um centro de pesquisas e no centro de manutenção de motores… a Dassault esta incrivelmente calada… ao que tudo parece, a decisão caminha para o Gripen; o Saito já disse que as entregas começariam em 2016 e tanto a Boeing quanto a Dassault poderiam iniciar estas entregas antes, então…

Bruno Rocha

Isso tem cara de que não teremos uma industria ancional aerea. A Embraer é uma motadora. Nosso sonho de fabricar nosso próprio motor para aviões está indo para o ralo.
Trabalho numa empresa e aprendi que é assim que se acaba com os prováveis futuros co correntes.

Carlos Augusto

Quantos anos essa GE esta no Brasil? Agora que o Brasil começa ver uma luz no fim do tunel (TR-3500) projetada e construida pelo ITA, vem a GE querendo oferecer turbina para a Petrobras e talvés até para Embraer, esses americanos sempre tão “bonzinhos”, que turminha mais legal. Melhor matar no nascedouro, não vamos deixar eles colocarem a cabeça para funcionar e tentar construir uma Embraer das turbinas, não isso pode dar dor de cabeça…

Paulo

Nada mais natural que empresas estrangeiras, quando pensam em Hemisfério Sul e lucros, pensem no Brasil. Quem ao Sul do Equador (a linha e não o país) possui em PIB como o nosso? Uma indústria como a nossa? Uma frota aérea, marítima e terrestre como a nossa? Li nalgum lugar que a frota de helicópteros de SP já superou a de NY. A exportação de commodities e agora o pré-sal agitaram a construção naval e o uso principalmente de helicópteros. Serão novos ganhos para o País. Fatalmente vai exigir, com o crescimento do Brasil, mais investimentos em infraestrutura, como rodovias,… Read more »

Mauricio R.

E até parece que essa TR-3500, está em alguma posição de competir no mercado, c/ a CF-34 que equipam os ERJ…

Daniel Rosa

A TR-3500 obviamente não tem condições de competir com nenhuma das turbinas existentes no mercado. Qualquer um sabe que ela é vista como parte de um turbo-hélice, a ser usado em UAVs. Ocorre que ela é o primeiro passo, assim como o foi o Bandeirante… O que vc diz Carlos, é correto! Ela é pontapé inicial para algo bem maior, se o governo aplicar os recursos necessários. Quanto a Celma, bom seria se ela montasse a turbina do futuro FX-2, que espero, seja o Gripen NG! Talvez com alguma tranferência de tecnologia, que poderia ser revertida em beneficio de uma… Read more »

Carlos Augusto

Daniel, no meu modo de ver o governo deve proteger e incentivar o inicio deste empreendimento TR-3500, foi desta maneira que America é o que é hoje, assim a China, a Índia e outros países estão fazendo, felizmente nem todo brasileiro é tapado. Comparar algo que esta começando a ser feito aqui com uma turbina fabricado por uma industria que já tem no mínimo 40 anos de existência, graças a Deus, que aquela turminha de jovens universitários do ITA estão começando a por em prática tudo que eles estão apreendendo, e assim o Brasil vai poder brilhar num futuro bem… Read more »

Daniel Rosa

Concordo com cada linha sua Carlos! Como vc bem o disse, algumas pessoas não conseguem enchergar um palmo a frente do focinho! Talvez demoremos um pouco para chegar a uma turbina nacional, mas assim foi na aviação, assim foi com o MAA-1 Piranha, assim sempre é com o brasileiro, tudo mais lento e mais difícel… mas no final acabamos sempre chegando lá! Que a molecada do ITA e de outros institutos, universidades, metam mesmo a mão na massa! Nosso futuro depende deles…
Um abraço e bom final de semana.

Rodrigo

Carlos Augusto disse: 8 de outubro de 2010 às 22:55 Como sempre os camisas vermelhas procuram no inimigo americano a culpa dos problemas do Brasil, desviando o foco da nossa inépcia em desenvolver P&D constantemente e com o devido fluxo financeiro. Esta opinião não é exclusividade sua, já vi muito “entendidão” falando a mesma coisa. A TR-3500 é um embrião muito inicial de um protótipo de motor funcional, nada mais do que isto. Quem for aguardar o seu desenvolvimento, vai ficar sem motor ainda por décadas. Devemos agradecer a GE, R&R, Snecma e quem mais quiser se instalar aqui com… Read more »

Mauricio R.

“…mas assim foi na aviação, assim foi com o MAA-1 Piranha,…” E o que há de tão sensacional no MAA-1 Piranha??? O quase quarto de século que este levou p/ ser desenvolvido??? Veja bem, nesse período nossos sócios sul africanos desenvolveram, produziram e empregaram em combate o míssil Kukri, e isto apesar de um embargo a venda de materiais de defesa, imposto pela ONU. E parece que o Brasil aprendeu algo c/ isso, pois está pagando pelo desenvolvimento do A-Darter, ora em curso na África do Sul. Qnto a TR-3500, ela não tem assim um focinho de RR Viper??? Ví… Read more »

Daniel Rosa

“E o que há de tão sensacional no MAA-1 Piranha??? O quase quarto de século que este levou p/ ser desenvolvido???” …é justamente sobre isso a que me referia! O que há de tão sensacional? Um pais que não passava de exportador de bananas, que nunca teve um pátio industrial a sua altura, uns poucos metem a mão na massa quase que sem apoio do governo, e chegam a um missel que pouco fica a dever a versão L do Sidwinder??? E vc ainda pergunta? Dele já derivou o MAA-1B! O que ha de excepcional nele? Pesquise. Quanto ao projeto… Read more »

Daniel Rosa

Rodrigo disse:
10 de outubro de 2010 às 9:30

Acho que temos que atacar nas duas frentes. Continuar com o desenvolvimento de uma familia da TR-3500, a fim de chegar em um turbofan totalmente nacional, e isso não será nada facil. E acho que devemos usar uma empresa nacional, no caso a Celma, para sim, montar aqui turbofans como os usados no Gripen NG e SH, com todos os benefícios de aquisição de tecnologia que eles trouxerem.
Empregar o que se aprendeu para aperfeiçoar uma familia de turbofans nacional, e um dia, quem sabe, chegar a independência neste campo.

Rodrigo

Mauricio R. disse: 10 de outubro de 2010 às 12:40 É justamente isto… A R&R Viper, para quem não sabe é um motor da década de 50! Temos somente 60 anos de atraso… O Brasil não pode esperar o desenvolvimento deste motor até ele alcançar o nível dos atuais, então temos mais que agradecer a grandes empresas do setor verem o nosso país como um mercado atraente e virem se instalar aqui. Vamos ganhar uma massa de pessoas aptas a trabalhar com este tipo de motor e quem sabe acelerar o desenvolvimento do nosso, que obrigatóriamente terá que receber investimentos… Read more »

Rodrigo

É 50% off.. Feito por particulares… http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/812971-espaconave-comercial-para-turistas-faz-primeiro-voo-solo.shtml Ai eu pergunto… Se tivessemos a devida facilidade para obter empréstimos e taxas de juros aceitáveis no nosso país quantos “Burt Ratans” e “Scaled Composities” teríamos por aqui ? Não acredito que o Sr. Rutan, a quem sou fã desde o início da minha adolescência, seja o único gênio aeronáutico do mundo ao fazer projetos com tecnologia e designers avançadíssimos e grande parte deles vendidos em kits. Observação: É bom lembrar que este projeto não tem um tostão de dinheiro do Governo. O que temos nos países do primeiro mundo e em especial… Read more »

Daniel Rosa

E deve inejá-los mesmo! Só não podemos esquecer que o que temos a frente de nosso pais são pessoas que nós mesmos colocamos lá, fora os da época da ditadura, claro! Para tudo há de se ter um início. Se vamos começar com a TR-3500, então vamos lá! Se dela vamos chegar a voos mais altos, ai é outra história! Infelizmente nem tudo depende das pessoas que frequentam estas páginas! Tem gente aqui metido a ser chegado de pessoas do MD, gente metida a ter contatos… essas pessoas deveriam pegar as oponiões postadas aqui e levar a conhecimento dos caras… Read more »