A Força Aérea Sueca está participando com 14 caças JAS 39C/D da Operação JOINT WARRIOR 2010, Serial 2 (JW 102), operando a partir da base da RAF de Lossiemouth, na Escócia.

O treinamento, que conta com a participação de 14 nações, visa o emprego de forças aéreas no apoio a forças marítimas e terrestres de nações aliadas. Na foto, um Gripen C prestes a pousar no Reino Unido.

FOTO: Oneman, Northern Outpost Aviation Group

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Não demora muito, e teremos alguns por aqui (NG).

Lanterna Verde

Vamos ver se a mosca presta pra alguma coisa!!!

Fabio ASC

Quais são os outros países e suas máquinas.

Qtdes tbem, pois achei muitos Gripens….

Zorann

Fala a verdade, que avião bonito. Também torço por ele Marcos.

Engraçado, a gente só ouve boas notícias sobre o Gripen e a Saab. O SH também, sempre com boas notícias.

Agora o Rafail…., é falta de peças, é custo absurdo, é EAU que cancela encomenda, é preço caro….. e por aí vai. Mas se não o compramos até agora, acho que hoje ele já era. Se quando foi anunciado pelo Lula em 2009, ele tivesse sido comprado, iria causar bem menos repercussão do que atualmente. Então acho sua oportunidade já passou…

Mario Blaya

Marcos disse:
4 de outubro de 2010 às 23:17

no museu da TAM?

rodrigo ds

Mario Blaya disse:
5 de outubro de 2010 às 8:47

Quem sabe ao lado dos Mirages, ficaria bom!!!!

Paulo Andrade

Vai ter no museu da TAM? Oba!!!

Só não coloquem do lado de um Mirage ou de um Gloster que ele vai parecer pequeno e frágil….

Coloca do lado de um T-25 para poder impressionar um pouco…

Espero que no museu ele venha com as bandeirinhas dos fornecedores desenhadas nas partes correspondentes, assim vai unir o útil ao agradável, ou seja história da aviação com muita, mas muita geografia.

Bom, é só uma opinião….

Mario Blaya

talvez o museu da TAM possa pintar ele com uma cor metalica, e colocar rodas com a faixa branca na lateral, eu acho tão bonito aqueles aviões militares brilhando com tinta reflexiva, chic no urtimo mesmo!

Fernando "Nunão" De Martini

Só pra avisar: que tal começarmos a discutir sobre a operação, etc?

Até o momento só um comentário foi nesse sentido.

A parte de piadas sobre museu e esse tipo de coisas aparentemente já está ficando repetitiva.

E antes que venham dizer que estou “protegendo” o caça, faço isso pelo bem da discussão sobre defesa, nessa matéria. E costumo fazê-lo em outras matérias, sobre outros caças.

hms tireless

A única aeronave que tem chances de ir ao museu da TAM é o Rafail, com o epitáfio “Rafale, um avião quase bom”

Fernando "Nunão" De Martini

HMS Tireless,

Já pedi, educadamente, que esse tema de possíveis futuras aeronaves no museu da TAM seja abandonado em prol de uma discussão sobre a operação etc, independentemente da torcida de uns e outros sobre que aeronaves farão parte do acervo do referido museu.

As observações e ações dos editores poderão ficar menos “polidas” daqui pra frente.

Sabre

Vamos ver agora se os franceses vão correr do pareo, o gripen vai agora se a frança for participar se é que vai participar, e mandar os mirages e não os rafales,já saberemos quem é melhor, “afinal quem não deve não teme”, o rafale só briga quando o imão mais velho está do lado (Mirage),hahahahahahahaha

rodrigo ds

Sabre disse:
5 de outubro de 2010 às 12:19

É vamos ver a tal superioridade aerea que o Rafale possui e que muitos pregam, será que usarão o “super trunfo” ou vão levar a jaquinha2000??!!

Mario Blaya

olha, eu acho esses jogos de guerras entre nações mais marketing e politica de boa vizinhança que praticos, afinal quem vai mostrar tudo o que pode fazer para “estranhos”.

Ricardo_Recife

A Suécia enviou 16 Gripens a Lossiemouth para cumprirem no JOINT WARRIOR missões de vigilância aérea e reconhecimento.

Para informações gerais sobre a operação ver http://www.raf.mod.uk/crowales/exerciseops/

Raptor

Pelo jeito como anda as coisas, onda de austeridade varrendo todo continente e ilhas, é uma ótima chance de reavaliar o caça, caso o custo dos F-35 se torne proibitivo demais. Por exemplo: o custo de uma nova versão com refinamentos de assinatura radar e quem sabe, remotorizada e navalizada, sairia apenas uma fração do custo, chuto eu, do custo de vida de metade dos F-35 pretendidos, de quebra, garantiria que os recursos seriam aplicados em P&D na ilha, bem como empregos, em uma época de vacas magras. Ao contrário do tio, os bretães se preocupam com outras coisas essenciais,… Read more »