CAÇAS 1

Está pronto o relatório final do Comando da Aeronáutica sobre a compra de 36 caças para a FAB. Assinado pelo brigadeiro Juniti Saito, o documento define o supersônico francês Rafale como escolha para reaparelhar a Força Aérea. O custo estimado do negócio é de US$ 4 bilhões.

CAÇAS 2

Tem mais
Consumada a encomenda da FAB, logo após as eleições, a Marinha também anunciará negociações para a compra de 12 supersônicos aptos para operações em porta-aviões. O mesmo modelo da empresa francesa Dassault vai faturar a venda.

FONTE: Isto É

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

248 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tio

É o Brasil pagando o pato e comprando mais um abacaxi….

Max

US$ 4 bilhões???
De dollares?

marujo

Será mesmo,Tio?

Colt

Boa pedida!
Quero ver quando estiver voando no Brasil, as reportagens com o pessoal da FAB, aqui mesmo no Aereo, elogiando o jato.

Edcreek

Olá,

Só acredito vendo, depois de tanto lobby Sueco é capaz da FAB ter o que merece operar Tampax, mas se tornando real seria a melhor opção, das em questão não há sombra de duvida.

Sobre o Rafale M ele opera limitado no A-12 São Paulo, mas opera, já poderiamos criar uma doutrina operacional. Como a marinha parece bem mais determinada do que a FAB eu não duvidaria, mas não sei se valeria a pena para agora…..

Abraços,

zmun

Torço pra que a IstoÉ tenho dado mais uma barrigada, como é do seu feitiu.

De qualquer modo, tormo minhas as palavras de um ilustre frances:
“O Brasil não é lixão para receber essa Jaca mal construida.”

Paulo

Parece mais uma matéria paga para fazer fumaça.
Quanto ao Rafale para a MB, como o MO já informou em outro post, só se for para decolar do SP com 3 litros no tanque e o piloto levando um estilingue com apenas 2 pedrinhas.

zmun

Só gostaria de saber quais são os motivos sexuais dessa combra…

Aldo Ghisolfi

Lastimável…

Ricardo_Mga

Acho estranho, a Isto é ter informação que as revistas especializadas não tem. (principalmente porque 4bi não combra 36 jakas nem f….)

pp_muscimol

…deve ser escrito “Vive la France!” e nao “Vive le France!” …. acho eu de que.

grifo

Relatório da FAB indicando Rafale como melhor escolha? Preço de 4 bilhões de dólares por 36 aviões?? Marinha do Brasil comprando Rafale???

De todas as coisas amalucadas que a IstoÉ já publicou sobre o FX-2, esta foi a mais distante da realidade. Quero ver como vão explicar quando a decisão tomada for outra bem diferente.

Tio

Esta reportagem é suspeita porque vejamos… a Força Aérea tinha escolhido o Gripen certo? Agora escolhem o Rafale? Acho que colocaram esse avião ‘goela a baixo’ da milicada….

Darkman

Caso seja verdade não é surpresa para ninguém.
O governo através do NJ nunca escondeu que queria o Rafale, depois do dia de 03 de Outubro aí sim teremos o anúncio dos Rafales.

Tanto rodeio pra que ???
Para anunciar o que todos esperam infelizmente.

Abs.

Tony

Hum… Realmente, ta com cara de repostagem comprada!

Que que adianta comprar Rafale M? no A12 deve caber uns 4 hehehe fora que vão ter que levantar com 40% do combustivel.

É bem vindo a Republica das Bananas ou devo dizer DOS Bananas?

Tony

Reportagem***

Vader

Ahahahaha, voltou pra FAB refazer o relatório depois de o Jobim tê-lo refeito sozinho?

E 36 Rafales a US$ 4 bilhões? Ah tá… 🙂

Essa Isto é deve estar colhendo informações com um certo conhecido “jornalista” de Brasília, rsrsrs…

Bem, liberdade de imprensa Isto É… 🙂

Porém credibilidade é outra coisa…

Saudações.

emilson

onde a fumaça ah fogo, assim dizia o zéguedé rsrsrs.Não duvidem , tem louco pra tudo, se o Brasil comprar os emirados talvez se empolguem, não sei porque o pessoal chamam de jaca, não devemos desmerecer essa aeronave, talvez ah a primeira vez que o Brasil compra alguma coisa assim, e depois os oficiais da aeronautica são profissiaonais e não iriam aceitar assim de mau beijada uma jaca como alguns aqui falam, se a marinha pegar 12 novinhos ja ta bom, quem na AL tera uma força naval e aerea igual o Brasil? pensamos grande, vcs acham qe a OTAN… Read more »

Edu Nicácio

“Sobre o Rafale M ele opera limitado no A-12 São Paulo”

Mas a modernização do A-12 não incluiu a revisão/potencialização das catapultas? Será que teremos Rafale M (12 unidades!!!) operando no São Paulo já em 2016/2017???

Na torcida pelo fim do FX-2 e início do FX-3…

Giordani RS

Só acredito vendo! São Thomé! E se realmente se concretizar, temos então que apoiar a FAB e a MB para que elas recebam as verbas necessárias para que os mesmos não se tornem rainhas de hangar. Anotem o nome do seu deputado federal e senador e vamos pra cima! É mandar e-mail todos os dias! É cobrar mensalmente! Por pior que seja, Eu não vou dar as costas as nossas FFAA´s! não vou ficar torcendo para que se danem por que optaram, por decisão política(não foi a primeira vez e nem será a última! Até a USAF sofre disso…), pela… Read more »

Hugo

“Sobre o Rafale M ele opera limitado no A-12 São Paulo”
O Gripen, por outro lado, deve ter menos limitações para operar no A-12 (claro que me refiro à versão naval, prometida pela SAAB, se o comprador assim desejar).

WomF

Paulo a configuração que o Rafale opera nesse vídeo parece com a que vc descreve.
“Estas informações são importantes para eslarecer as controversas (in) capacidades da utilização operacional do Rafale no São Paulo.
São apresentados ensaios em condições de mau tempo, noturno e configurção pesada (sem extensão na catapulta – “rampinha”).”

http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/12/o-rafele-pode-aou-nao-operar-no-portaavioes-sao-paulo/

HJP

Eu gostaria de ver esse parlamentar pedir desculpara para o povo brasileiro, quanto aos aviao ou caça qualquer um será bem vindo eu mesmo gosto do SAAB mas não vai ser eu quem descido. Ao caça jaca tem que deixar bem claro para os franceses que esse acordo vai custar carro para o povo brasileiro e também frances como no caso do Irã eles deveriam respeitar um parceiro ou então acaba logo essa parceria ou é ou não é.

Carlos Gabriel

Não sei se alguém sabe, mais o exército chegou a ficar parado com quase 80% da frota de helicoptéros da Eurocopter parada, eu digo 80%. O ruim de comprar aeronaves militares francesas é porque eles não dispensam a manutenção lá na França, e estamos no Brasil, bem longe, ainda mais para Helicoptéros. Isso várias pessoas me falaram É que nem o Mirage 2000 ATUALMENTE na FAB, tirando peças de um e colocando em outros para voar , situação similar aos Sukhoi Su-30 da Venezuela. Agora, palhaçada, ficar esperando mais de 1 ano pra dar Rafale de novo? EDITADO POR CONTER… Read more »

robert

será?

rodrigo ds

Que o novo do novo do novo relatorio final indicaria o Rafale, todos já sabiam, mas comprar, aí vão ser outros trocentos, de bobo o nosso comandante mestre tem só a cara e o jeitão de andar, ele não esqueceu a vergonha que passou na ONU, produtos agricola brasileiro é lixo e por aí vai, mas se realmente levou, que liberem dimdim para operá-los adequadamente.

Rodrigo

Já perceberam que sempre que sai uma notícia boa da SAAB , sai uma notinha em revista, normalmente a Isto É falando que está tudo decidido sobre o Rafale ? A MB pegar 12 para operar no SP ???? ahahahahahahahahahaahahahaha A MB que oficialmente negou o RAfale ? Passei mal de rir quando escutei hoje no rádio o Boechat ler esta nota, literalmente quase atropelei um motoboy na Marginal. Se de fato isto acontecer pode enterrar a Aviação Aeronaval, nem a grana da modernização dos A4 está saindo com fluidez. Segue o enterro… ——————————— Edu Nicácio disse: 27 de setembro… Read more »

Drcockroach

Depois dos Mirage usado, mais uma sacanagem do Blog. P/ completar o dia eu sugiro que alguem se fantasie de Fred Krueger e visite um jardim e assuste as criancas. Quanta sacanagem p/ o mesmo dia. Isto jah havia sido dito por “aquele insider” cerca de 2 meses atras, o mesmo que alimenta a Isto Eh. Esta visita da SAAB ao Marinho deixou muita gente incomodada, nao acham? Cade a reuniao do Conselho Nacional de Defesa? O Rafale opera meia-meia boca no Sao Paulo, o que farao p/ justificar a compra? Oferecer um novo porta-avioes p/ justificar o mico? O… Read more »

Vader

Carlos Gabriel disse:
27 de setembro de 2010 às 11:03

“Não gosto do Gripen NG porque nunca foi testado em combate, a Suécia tem pouca experiência no assunto, nós temos mais!”

Ficou maluco camarada, que experiência é essa que temos a mais que a Suécia? 🙂

Sds.

Edcreek

Olá, Sobre a revisão do A-12 São Paulo: – Inspeção e reparo das Turbinas da Propulsão de Bombordo; – Manutenção de condensadores; – Retubulação de caldeiras; – Reparo de dois Compressores de Alta Pressão; – Aquisição de sobressalentes e revisão do Diesel Gerador de Corrente Alternada; – Manutenção de bombas, válvulas, redes e itens estruturais; – Aquisição de dois separadores de Água e Óleo; – Aquisição e instalação de duas Unidades de Resfriamento de Água; – Revisão e modernização da Fábrica de Oxigênio; – Reparo estrutural e tratamento de tanques de óleo de combustível; – Substituição do selo mecânico do… Read more »

Pavan

Tem que eleger______________,antes que mudem de ideia !!!!
Que fase….

COMENTÁRIO EDITADO

Thiago

vader, bosco e pessoal,
Alguem sabe me dizer se nas exigencias da FAb para o FX-2 tem alguma em relaçao a integração de armamentos a escolha nossa.
Outra pergunta os tais codigos de fonte sao referentes a estas possiveis integraçoes de armentos novos?? Abraços!!

e obrigado desde já

Marcos.T

Só acredito quando o primeiro tocar o solo tupiniquim (ha, pintado nas cores da FAB e pilotado por um brasileiro)

jakson almeida

Eta reportagem comprada da dassault na “Isto é quanto paga”.

Guilherme Poggio

Eu acho que esta nota estava pronta antes mesmo do citado autor saber que existe a possibilidade de negociar os M-2000-9 coom os EAU.

Em tempos de internet, nota pronta perde feio.

Ivan

VEJA bem, todos tem o direito de se expressar;
ISTO É, desde que apresente argumentos convincentes.
ÉPOCA de democracia é assim.

Vivas à liberdade de impressa !!!
Mesmo quando publica o que não concordo…

Ivan. 🙂

Wilhelm

Não acredito que o Juniti Saito vá assinar uma lambança dessas.

Leandro

Essa Isto É não toma jeito hein…rss Bom, vamos esperar para depois das eleições para vermos que caça vai dar, se é que vai sair alguma coisa, minha pergunta é, se der ____________ vai ser Rafale mesmo? Mas e se for _____________________, vai ser o que?!?!?! Quanto ao Rafale na MB, acho difícil hein, a Marinha quer grana para novas fragatas e tocar o projeto do Submarino Nuclear, ela não vai torrar dinheiro em 12 Rafales, ou 12 NG…seja lá o que for, acredito muito mais que ela apresse a modernização dos A-4 e não me espantaria nada se ela… Read more »

Tassio

24 horas por dia bombardeado de propaganda da SAAB e Boeing e quando sai algo do Rafale a turma chega na voadora. Fala sério. Vão chupar prego pra ver se vira taxinha…kkkkk

Ivan

Edcreek, (em 27 de setembro de 2010 às 11:10) Porque vc não usa os A-4 M como REVO? Estes pequenos SkyHawk podem decolar com 2 (dois) tanques extras, 1 (um) pod buddy-buddy no centro e 2 (dois) mísseis IR nas pilones externos. Assim é possível manter o máximo de caças de 1ª linha para combate, principalmente sendo este o caríssimo Rafale. Entretanto não creio que exista espaço no orçamento para uma dúzia de caças navais. Há outras prioridades, bem mais urgentes e importantes, como navios de patrulha oceânicos, novas fragatas, submarinos e até mesmo desenvolvimento de novas corvetas a partir… Read more »

Drcockroach

Prezados Editores, Me expressei mal, deveria ter dito quanto “susto” por uma dia. Na verdade, minha intencao foi de descontrair, fazer um pouco de humor, e nao criticar de forma alguma. Sorry!! 🙂 Voltando ao Saito, o que provavelmente a noticia se refere foi a carta dele, depois que o NJ pediu p/ FAB alterar o relatorio e a FAB se negou. O NJ chegou a dizer no CN que a FAB preferia o Rafale, mas o que o Saito disse foi que a FAB nao veta nenhum dos tres finalistas, mas tb nao altera a ordem: “”O novo parecer… Read more »

Ivan

Rodrigo,

Vc disse em 27 de setembro de 2010 às 11:07:
“Já perceberam que sempre que sai uma notícia boa da SAAB , sai uma notinha em revista, normalmente a Isto É falando que está tudo decidido sobre o Rafale ?”

Pois é amigo ‘Hornete’, acredito que todos já perceberam isso.

Faz parte da ‘guerra’ do marketing, buscando capturar ‘corações e mentes’, marcando as ações dos adversários em todos os campos, no terreno mais acidentado e inóspito do universo, a mente humana.

Falta agora o contra-contra ataque da Boeing… 🙂

Abç,
Ivan, um ‘Gripete’.

Vader

Thiago disse: 27 de setembro de 2010 às 11:17 Thiago, teoricamente o FX2 exige o repasse dos códigos-fonte do sistema de armas, para que a FAB possa fazer a integração de quaisquer armamentos que deseje. Mas isso é apenas parte do problema. A posse dos códigos-fonte não garante a integração, até porque alguns sistemas são “fechados” e “únicos” utilizando desde sistemas de acoplamento físico diferentes (o míssil, por exemplo, simplesmente não “encaixa” na estação do avião), interfaces distintas, softwares fechados, até barramentos (data bus) diferentes. Isso se dá porque algumas forças desenvolvem armamento único para seu próprio uso, buscando uma… Read more »

Nick

Não me surpreenderia o anúncio dos 36 Rafales para a FAB e +12 para a Marinha. Com esse ministro francês no MD tudo é possível. Até comprar Rafales M para operar no único PA disponível para a Marinha, o São Pedro da Aldeia(se não estou enganado esse o nome).

Agora US$4 Bilhões por 36 Rafales?? ASUHUHASDUHASUHDASUHDASUHDASUHDASUHDASUHDASUHD!!!!!! 😀
(piada do dia)

[]’s

Vader

Nick disse:
27 de setembro de 2010 às 11:57

“Até comprar Rafales M para operar no único PA disponível para a Marinha, o São Pedro da Aldeia”

AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA… 🙂

Leonardo

Noticia sem fundamento, sinceramente não da para acreditar que depois de tanta lenga lenga iriam deixar vazar está informação a uma revista, creio mais numa possível aquisição do tipo “tampão eterno” dos Mirage 2000-9 mantendo ligado por mais algum tempo os aparelhos que sustentam em “Coma profundo” do FX-2 para depois desligá-los de uma vez por todas, do que nesta matéria da Isto é, mas…….. A Saab vai investir US$ 50 milhões em um centro de pesquisa aeroespacial a troco de nada, não me venham com esse papo que não depende da empresa ganhar a licitação para a venda dos… Read more »

Colt

Ivan disse:
27 de setembro de 2010 às 11:26

Vivas à liberdade de impressa !!!
Mesmo quando publica o que não concordo…

Boa Ivan!!

Rodrigo

Guilherme Poggio disse:
27 de setembro de 2010 às 12:10

Digo o mais..

Ela deve ter sido feita uns 10min depois da notícia do centro da SAAB ter saído do papel.

O que tem me dado mais nojo nisto tudo não é nem a imprensa..

É gente que LEU o relatório da MB sobre a operação do Rafale no SP e estar dando corda para esta insanidade.

Carlito

Pra mim isso é pegadinha do malandro… Vamos operar F-5 por muito tempo ainda (toma Deus que eu queime a língua…).

Eduardo

O negocio com a França é sobre o FX 2 da aeronautica, com tranferencia de tecnologia, frabricação no Brasil e bla, bla ,bla…………..
Mas a marinha poderia compra de pratileira sem transferencia e com fabricação na França, ai se justificaria US$ 4 bilhões por 12 unidades

Luiz Padilha

A MB iria comprar Rafale para usar aonde?

A MB irá comprar aeronaves modernas e novas apenas quando for aprovada a construção de seu novo PA.
Este sim, com total capacidade de operar tanto o Rafale quanto o Hawkeye.
Até lá, o que vemos/lemos é puro chute ou bola fora!
Essa é a minha leitura.
Vamos ver se eu ainda sei ler! rsrsrsrsrsrs

Lanterna Verde

Ahh ta, os Gripados vão reclamar agora que a Dassault comprou uma revista para dar o aviso de que todos nós já sabemos, gostando ou não é Rafale. Vão dizer que a SAAB coitadinha não fez lobby nenhum e agora vem a Dassault e paga para fazer, ora, por favor meus amigos, a notícia furada de que o Gripen foi o escolhido pela FAB como niticiado em vários meios de comunicação não era lobby, imagina, a SAAB fazendo lobby, que coisa feia, isto é coisa de americano e francês. Mas concordo com a empresa Sueca, tem que fazer lobby e… Read more »