No último dia 18 de setembro, o Chile comemorou o bicentenário de sua independência. Por vários dias antes e depois da data, e em vários pontos do país, a Força Aérea do Chile (FACh) realizou exibições, mostrando suas aeronaves de asa fixa e rotativa.

FOTOS: FACh (Fuerza Aérea de Chile)

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
henrich tampe

comos es lindo ver los profecionales de las fuerzas armadas en el dia de la patria

Giordani RS

O título da matéria podería ser: Chile mostra suas garras aos vizinhos no bicentenário…
Peruanos e ecuatorianos devem estar observando com muita atenção. Hermano deve estar assoviando e olhando para o outro lado…

Parabéns a FACh. Parabéns ao povo chileno que soube dar a volta por cima e não entrar nesse clima de revanchismo bolivariano que impesta a América Latrina…

NOTA DOS EDITORES:
QUE SACO…
DÁ PRA DESLIGAR O BOTÃO IDEOLÓGICO UM POUCO E FALAR DE DEFESA?
NÃO FALTAM BONS EXEMPLOS AQUI NO BLOG. ALIÁS, SÃO MAIORIA.

@wagner

???

Parabéns ao Chile que soube administrar a abertura ao capitalismo mundial sem embarcar na aventura neo-liberal que tanto escraviza os povos e corrói as nações, fazendo-as escravas do FMI.

Já que tudo aqui virou declaração politica, vou fazer a minha também !

Exemplo de nação que soube apostar em educação e desenvolvimento sustentável. Não obstante, eles ainda dependem demais do Cobre…

Parabéns ao povo chileno e boa sorte aos mineiros !

NOTA DOS EDITORES:
QUE SACO…
DÁ PRA DESLIGAR O BOTÃO IDEOLÓGICO UM POUCO E FALAR DE DEFESA?
NÃO FALTAM BONS EXEMPLOS AQUI NO BLOG. ALIÁS, SÃO MAIORIA.

Selva

O VADER descobriu o preço real do RAFALE, e fêz umas continhas.
Está no blog dele. Vale a pena olhar….

GSV

Modulo ideológico off!

Quais os números da Fach? Quais vetores? Qtos ST?

Belas imagens
Sds.

su35

se tudo der certo, veremos em 7 de setembro o fx 2 sobre os ceus de Brasilia, e parabens ao Chile…Sou otimista

rodrigo ds

Porque o F16 tem aquelas entradas de ar tão diferente do convencional, alguem poderia explicar em termos tecnicos??, no mais é um belo caça, bem que poderia vir alguns para terra brasilis, ou será que também esse é demais para nós!!?? Parabéns ao Chile e que se recupere logo desses desastres naturais que assolaram esse país.

Seal

Belas imagens dos caças da Força Aérea Chilena!

Cá entre nós, a visita do Ministro Jobim pelas bandas dos EAU, nesta semana, trouxe calafrios ao Comando da FAB. Há o temor que aterrissa nas suas bases o caça Mirage M-2000-9. Os Emirados e a França procuram um comprador para os 60 Mirage 2000-9, uma das condições para a aquisição dos Rafale pelos Emirados.

Surge o espectro “Fill Gap” visto a crise iminente na aviação de caça e ataque da FAB nos próximos 2 anos.

Zorann

Bela Força Aérea….

Morro de inveja

Profissionalismo
Pés no chão (fazem o melhor com a verba que dispõe)
Doutrina

Robson Br

Parabéns a FACh.
Mas não sei o por o motivo de tanta inveja. São 10 F-16 novos e 18 meia vida.
Não tem desenvolvomento de armamento.

Valdo

“Seal disse…” Sobre esse assunto dos M2000-9 dos Emirados, ví algo também, e questiono… são tão ruim assim? penso nos que temos em Anápolis… seria melhor estar sem eles?? sei que é melhor a qualidade, mas a quantidade também não é um fator importante na tão falada capacidade de dissuarção? Sabendo que a FAB quer equipar mais esquadrões (Natal, Manaus, Campo Grande, talvez Belém), e não há F5M para isso, não seria interessante (principalmente se o preço ou acordo não for salgado)… Claro que queremos vetores novos, geração 4,5 do eterno FX, e pensando nisso talvez ficamos céticos a possíveis… Read more »

Robson Br

Pelas trapalhadas da FAB nesse FX-2, até merece terminar tudo de modo melancólico.

JuggerBR

As trapalhadas não são da FAB, desde o começo sabia o que queria, considerando capacidade, preço, disponibilidade, manutenção, upgrades… reclama do NJ… vulgo neo-caixeiro-viajante.

Braziliano

Parabéns aos Chilenos. Os interesses do Estado acima dos modismos do Governo.

Quanto aos Mirages do EAU. É suicídio. Prefiro aguardar mais 5 anos com F-5EM e A-1M e investir com a Embraer em uma caça binacional, os bilhões de US$ que se gastaria com esses caças franceses.

Nada contra a qualidade dos aviões Mirage, bem entendido.

Flick

Vale a pena dizer que, o Chile mostra seriedade e racionalidade com suas FFAA´s porque lá o dinheiro que é auferido com a venda do cobre é carimbado em 7% para reaparelhamento e modernização dos meios militares.

Queira Deus e todos os anjos, que o dinheiro do pré-sal tbm tenha um percentual carimbado para nossas Forças.

Caso contrário, ficaremos muito bom tempo à mingua e aplaudiando as Forças dos outros e porque não a dos vizinhos.

Patriots

Particulamente não gosto do F-16, apesar de eu ser leigo, mas uma dia eu vi uma reportagem americana sobre esse caça, e um general disse q ele é excelente como caça de ataque ao solo, mas no Dogfight ele não era confiavél e q precisa do F-15 eagle pra escolta-lo por segurança, enfim foi isso q entendi na reportagem, agora se tiver algum especialista q frequenta o blog e puder confirmar isso ou me corrigir agradeço.

@wagner

Patriots, serio, duvido mesmo, o F16 é muito bom, nao precisa de F15, e se bem armado pode engajar até mesmo um Mig 29 bem armado.
Eu acho que se viessem 60 mirages 2000 seria um sonho impossivel…

Gumpy

F-16s são melhores possuindo um belo cartel, e intimidam mais que Gripens.
Espertos os chilenos, desistiram do Gripen e compraram Block 50 novinhos.
Block 60 seria ideal pro Brasil.

luiz otavio

Caro Rodrigo DS,
não sou tecnico, apenas admirador, mas já li que a entrada de Ar do F16 é assim para facilitar o fluxo nos mais diversos angulos, para se manter a energia do motor e evitando o Stol, pois ele foi feito para manobrar bem, um caça leve, mas, leve não é fraco. falar é sempre fácil, mas aumentar a entrada gera arrasto, é uma equação.

Degan

La FACH posee hoy 28 F-16 y desde el próximo mes llegan 18 más, hasta sumar 46 en total. Estos se distribuyen así: a) 10 F-16 Block 50 nuevos, con radar APG-68(v)9 y sistemas ECM/Jammer internos AIDEWS, casco JCHMS, que tienen como misión principalel ataque estratégico profundo (deep Stricke), con LGB, JDAM, AGM-65, PYTHON 4, AMRAAM y otros misiles A2G no especificados. b) 18 F-16 MLU Tape M2, con radar APG-66(v)2, los cuales están siendo modernizados en Chile con la integración del Kit PACER AMSTEL, que alarga su vida útil hasta las 8.000 horas y se suben a Tape M4.… Read more »