KC-390: Portugal criará comissão interministerial

4

O Governo português vai criar uma comissão interministerial para acompanhar as negociações para a participação de Portugal no programa KC-390, da Embraer, após um convite do governo brasileiro nesse sentido.

A reunião do conselho de ministros desta quinta-feira, em Lisboa, aprovou uma resolução confirmando o interesse de Portugal em “participar no programa de desenvolvimento e produção da aeronave de transporte multiusos KC-390”. O comunicado do conselho de ministros refere que “esta participação deverá constituir um factor de desenvolvimento da base tecnológica e industrial nacional para o sector aeronáutico e, nessa medida, assumir o papel de vector mobilizador da dinamização do cluster aeronáutico nacional”.

As negociações entre Portugal e Brasil serão lideradas, do lado luso, pelo Ministério da Defesa. Mas haverá o acompanhamento por parte de uma comissão que juntará responsáveis de vários ministérios.

A comissão a constituir terá representantes do Ministério das Finanças e da Administração Pública, do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“A indústria aeronáutica constitui um factor para o desenvolvimento económico dos países, e associada à política de defesa dos Estados beneficiou de incentivos, que permitiram que esta se desenvolvesse e se assumisse como uma indústria de ponta no sector tecnológico, de elevado valor acrescentado, e como vector de inovação”, destaca o governo português.

A eventual participação no novo projecto de aeronave da Embraer reforçará os laços portugueses com aquela companhia brasileira, que já está presente no capital da portuguesa Ogma e que tem uma fábrica em Évora, à qual o governo português deu incentivos avaliados em dezenas de milhões de euros.

FONTE: Portugal Digital

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
athalyba

59 pedidos, e subindo 🙂

Mauricio R.

Vc tem as minutas desses contratos, que confirmariam esses 59 pedidos???
Pq há uma distancia mto grande entre intenções de compra, e compras confirmadas por contratos assinados.

Saulo

Mas toda e qualquer compra começa pela INTENÇÃO DE COMPRAS…
Se tratando de um projeto militar, já está de bom tamanha pra começar.
Abs

Athos

E o NG que tem zero intenções… nem a Suécia compra…

NOTA DOS EDITORES: E O QUE TEM O NG OU QUALQUER COMPETIDOR DO F-X2 A VER COM ISSO?

PROCURE MANTER-SE NO TÓPICO. HÁ OUTRAS MATÉRIAS SUFICIENTES POR AQUI, SOBRE COMPETIDORES DO F-X2, PARA VOCÊ DEFENDER O SEU AVIÃO PREFERIDO OU DESQUALIFICAR OS QUE NÃO GOSTA,INDEPENDENTEMENTE DE QUAL SEJA.