Spitfire e Typhoon - foto via BAE Systems

Um representava, em 1940, o ápice tecnológico dos caças responsáveis pela defesa aérea do Reino Unido. Outro cumpre o mesmo papel hoje. A chamada “Batalha da Inglaterra”, que na visão da RAF compreende o período entre 10 de julho e 31 de outubro de 1940, está prestes a completar 70 anos.

IMAGEM via BAE Systems

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
latino

BATALHA DA INGLATERRA
No encerramento do seu mais famoso discurso de tempo de guerra, Churchill usou as seguintes palavras: “A Batalha da França está terminada… A da Inglaterra está prestes a começar. Dela depende a sobrevivência da civilização cristã. Dela dependem o nosso modo de vida e a continuidade das nossas instituições e do nosso Império”.

Sempre me pergunto sobre como seria a operação leão marinho se o Hitler tivesse adiado em 1 ano a Operação Barbarossa e seguido em frente na batalha da Inglaterra .

Bom para a humanidade que esse louco do Führer não ganhou essa .

Wolfpack

Churchill prometeu despejar gas mostarda na costa inglesa em caso de tentativa de inavasão da ilha. Em um momento da história, este fim estava próximo, foi quando a Luftwaffe decidiu trocar os alvos principais de seus bombardeios dos aerodromos para as cidades inglesas, operação chamada Loge. Hitler, na verdade desejava a rendição inglesa sem uma invasão, comentava com seu comandante da Marinha Raeder que quem sabe não poderia resolver a situação com a Guerra Aérea. A história agradece este erro e deu subsidios para Lord Harris, Portal e Churchill daram início a batalha do Ruhr com os Lancasters, Wellingtons, Hampdens… Read more »

Edu Nicácio

Hoje à noite às 22h, no NatGeo, será mostrado um documentário sobre as máquinas que Hitler imaginava poderem vencer a guerra. Se tivesse conseguido finalizar todas, talvez a história fosse outra…

Brandalise

Como vc disse Latino, bom mesmo que o Führer não ganhou essa.

Infelizmente existem outros “Führers”, ainda que com um poder mais localizado. Mas os que mais me assustam sao os despotas esclarecidos, porque estes passam por democratas…

———————————–

Vlw, Nunao! Eh sempre bom ver um ‘Spit’ voando, ainda mais em uma bela foto como esta!

Abs!

Craveiro

Spitfire que pode ser visto imponente no Museu Asas de um Sonho. Para quem puder, sinta este prazer!

Abs

airacobra

bela imagem

nao sei o porque do typhoon não ter sido batizado de spitfire II, seria uma otima forma de se homenagear os 70 anos da batalha da inglaterra

airacobra

ou ate mesmo hurricane II, pois o hurricane mesmo sendo inferior ao spitfire, ele um dos poucos que muito fez na batalha da inglaterra, acho meio injusto ele ser eclipsado pelo spit, mesmo tendo o maior Ás ingles da BoB tendo voado hurricane com 17 vitorias

Elizabeth

Em comum, o fato de que ambas as maquinas estariam superadas poucos anos depois o primeiro pelos caças a jato o segundo pelos caças furtivos.

Wolfpack

Aircobra, seria sim uma bela homenagem, mas devemos lembrar que o desenvolvimento do EF2000 Typhoon não se restringe a Grã Bretanha e seria difícil Alemanha, Itália e Espanha aceitarem tal homenagem…
Quase impossível…
Perguntariam porque não?
Focke-Wulf Fw 190 II
ou Messerschmitt Bf 109
ou Macchi C-200 Lightning II

floresteiro

Se pudesse escolher para dar uma volta, ia de Spitfire.

airacobra

wolfpack,

cada um que adota-se o seu,
emil 2
folgore 2

José Maria Bravo

Quando o nome “Typhoon” foi escolhido, ele eclipsou o nome que Luftwaffe e Raf aceitavam para o caça, que seria “Comet”, em homenagem ao infeliz mas marcante pássaro da De Havilland e ao Me-163, mas parou aí. A maioria esmagadora das vitórias da Raf na BoB foi conseguida por Hurricanes, simplesmente por que eram mais numerosos, e de mais fácil reposição (restauração e fabricação). Mérito de Sidney Cann, mas o “Spitfire” é “O” avião de 1940. Isso é inquestionável. Humildemente acho que nenhuma aeronave presente ou vindoura está à altura de significar o que significou o Spit, e, por isso,… Read more »

floresteiro

kkkkkkk

Sugestão aos editores do blog: Uma matéria apenas com as pérolas de Churchill.

O que acham???

Wolfpack

Churchill foi um daqueles que a história deu chances e mais chances. Foi autor de desastres sem precedentes como Gallipoli e mau sucedida invasão de Dieppe, com número elevadíssimo de baixas aliadas. Mas como dizia um comandante Britânico, sem Churchill certamente perderíamos a Guerra, com ele nunca estivemos tão perto do fracasso. O que ganhou a Guerra dos Bombardeios sobre as cidades foi o moral dos Britânicos frente aos dos Alemães. Diziam que nos bunkers/metro de Londres as crianças brincavam e os adultos contavam piadas para esquecer o que se passava fora. Nas cidades alemãs a atitude era diferente e… Read more »