Argentina adquire primeiros helicópteros militares russos

37

O Ministério da Defesa da Argentina assinou um contrato de compra de dois helicópteros russos Mi-17 de transporte multiuso para ajudar com tarefas logísticas que ocorrem nas bases antárticas argentinas e participar de eventuais trabalhos de resgate no continente gelado.

O acordo foi assinado ontem à noite entre a Argentina, liderada pelo secretário de Planejamento Oscar Cuattromo, o chefe de equipe Raul Carre, e o chefe do Estado-Maior da Força Aérea Argentina, brigadeiro-general Norman Costantino.

A parte russa foi chefiada pelo Encarregado de Negócios da Embaixada, Igor Romanchenko, e representantes da empresa nesse país (Rosoboronexport), e Anatoly Scherbirin e Alexander Zuev.

Os Mi-17 que serão incorporados na Força Aérea Argentina são aeronaves capazes de transportar até 26 passageiros sentados e até cinco toneladas de carga externa, possuem flutuadores para o caso de pouso de emergência, guincho e tanques adicionais para cobrir operações de longo alcance. Será utilizado principalmente em operações na Antártida.

A aquisição das aeronaves ocorreu sob a forma de contrato de “governo a governo”. A operação foi realizada com a Rosoboronexport, organização do governo no âmbito da gestão que inclui todo o conglomerado de defesa da Federação Russa.

O contrato prevê a formação das tripulações e mecânicos. Estima-se que os dois helicópteros chegarão na Argentina em setembro de 2011.

Segundo declarado por uma autoridade russa esta é “a primeira prestação efetiva de cooperação militar entre os dois países”, enquanto “a esperança de abrir outras possibilidades”, observando ainda que “muitos países latino-americanos usam estes helicópteros.”

Pelo lado argentino Raul Carre disse: “será aberto em breve um programa de crédito da Rússia para assinar um novo acordo que permitirá a compra outras três aeronaves Mi-17”. Garre lembrou que a visita da Ministra Nilda Garre à Federação da Rússia em outubro de 2006 marcou a primeira presença de um ministro argentino desta pasta (defesa) em Moscou.

O Brigadeiro Costantino observou que “será a primeira vez que a Força Aérea Argentina utilizará material russo”, acrescentando que eles estão “muito satisfeitos com a compra desses equipamentos. A Argentina não comprava um helicóptero pesado desde a aquisição dos Chinook, incorporados há muitos anos ”

FONTE: Aviacionargentina.net (texto adaptado)

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

A Argentina precisa de grandes helicópteros de carga para suprir suas pretensões antárticas. É um passo interessante em direção aos russos, malgrado a Argentina já opere os Chinook, que para tal função são os melhores.

Sds.

Rodrigo

Lembro quando o Mi171 veio para homologação no Brasil e foi o maior frenesi entre as russetes….

No fim os franceses entraram pela porta de trás e inventaram o “Super Cougar fabricado no Brasil” e ele não foi aprovado pela indústria do off-shore.

Mas ainda acho que dando as devidas condições de operação para ele aqui, seria uma aquisição de menor compromisso operacional que com o EC725.

Juntando o Hip e o Hind com um nro mediano de células, já daria para criar uma cultura de operação de equip russo descente.

Darkman

Tenho certeza que os Argentinos não parar somente nestes dois Helils vão adiquirir mas e podendo até mesmo pegar outros equipamentos militares.
Aqui temos alergia aos Russos e a França virou a solução para todos os problemas das Forças Armadas do Brasil.

Abs.

Edcreek

Olá,

Otima noticia para os hermanos:

O Mi-17 para operar na antartica seria opção natural e mais barata, já que os Russos tem vasta experiencia em terrenos gelados, mais que os Americanos.
E certamente com um custo muito menor que o Americano.

Realmente o mundo está mudando:

Brasil e Argentina comprando armamentos Russos;
França vendendo navio de estado da ar para a Russia;
Exercicio conjunto entre EUA e Russia;
Coisas inimaginaveis a 20 anos atraz….

Abraços,

Marcelo

e um grupo brasileiro comprou o Burger King e a China comprou a Volvo !!!

Rodrigo

Darkman, eu não digo alergia… Mas vejo por outros parâmetros. A FAB tem uma cultura operacional rica e bem definida, não é como muitas Forças Militares espalhadas mundo afora que são um catado de equipamentos de diversas procedências, sem o devido respaldo financeiro e logístico inviabilizando a sua operação efetiva. O equipamento russo possui um padrão técnico e logístico totalmente diverso do que se tem por aqui e para viabilizar esta conversão teria que ser um nro de células entre o médio e o alto. Na concorrência dos helicópteros de transporte e ataque, os russos eram os francos favoritos. A… Read more »

Tysock

aiaiaiaiai…daqui à pouco tem Su-30 desembarcando em solo hermano…aiaiaiaiai…já basta que eles operaram Chinook…
Por quê a grama do vizinho é sempre mais verde?

Fabio

“O equipamento russo possui um padrão técnico e logístico totalmente diverso”

esse é o problema de comprar material russo…ou compra em grandes quantidades e monta um apoio logistico compativel…ou vai fazer como a Venezuela e deixa tudo “no chão”…

pela falta de continuidade das verbas para as FAs, acredito que o melhor caminho seja sempre equipamentos produzidos em grande quantidade no exterior (vide F-5)…ou teremos sempre uma “bomba” nas mãos…

Rodrigo

Isto aí Fábio é o pensamento de quem manja do assunto, mas quem manda não consegue entender isto.

Devemos ver Venezuela como um exemplo vivo e atual. Os argentinos caminham no mesmo patamar, comprar só dois aparelhos de uma linhagem totalmente estranha é pedir para ter dois monumentos nas base aérea.

Veja se os colombianos, que tem uma cultura operacional e um ritmo de operações intenso tem problemas sérios e incontornáveis com os seus Hips.

Fernando Fidelis

2 helicopteros???? kkkkkkkkkkkk
quando brasileiro quer se aliviar da situação atual do Brasil é so olhar a argentina!

Vader

Rodrigo disse:
3 de setembro de 2010 às 9:22

“Peço uma salva de palmas para o MD e os seus sempre bem intencionados “eXpecialistas”.”

Clap, clap, clap, clap, clap… 🙂

Bem isso mesmo. Incompetência é mato nesse governo…

Abs.

Mauricio R.

“…França vendendo navio de estado da ar para a Russia;…”

Os russos estão se movendo em direção a uma concorrência internacional formal, pois as conversas a respeito do “Mistral” não andaram mto bem.

grifo

Bem isso mesmo. Incompetência é mato nesse governo…

Senhores, a escolha do EC-725 não foi uma questão de incompetência.
E os “eXpecialistas” não tomam decisão nenhuma, apenas tentam explicar as decisões tomadas em cima.

Darkman

Caro Rodrigo,
Sim não temos ainda uma doutrina Russa em equipamentos, mas isso não vejo como problema temos nas 3 forças militares competentes para absorver a doutrina Russa.
Daria continuidade na compra dos equipamentos americanos junto com os Russos.
Mi35 que foram adquiridos estão sendo bem visto pela FAB.
Em relação aos caracal foram empurrados pela guela abaixo e agora não vejo como mudar essa situação a favor dos Russos.

Para consolo a FAB deve comprar mas 12 Mi35 ….
Esperança de um bom futuro.

Abs.

Darkman

Mas que seria muito bom termos alguns Chinook por aqui isso seria, assim como os mI26T Russo.
Para o tamanho do Brasil esses Helis de transporte pesados seria mutio útil.
Mas isso nem deve estar passando na cabeça dos nosso Comandante Jobim.

Abs.

Mauricio R.

“Mas isso nem deve estar passando na cabeça dos nosso Comandante Jobim.”

Ele deve estar de olho no helo pesado, que a Eurocopter pretende colocar no lugar dos CH-53 alemães.

Vader

grifo disse:
3 de setembro de 2010 às 11:10

É verdade Grifo. A velha politicagem que tanto bem faz ao país é quem dá as ordens no Min Def…

NOTA DOS EDITORES:
COMENTÁRIO COMEÇANDO A ULTRAPASSAR A LINHA DA DISCUSSÃO PARA A PROPAGANDA POLÍTICA.
VOLTAR AO ASSUNTO E ÀS REGRAS DO BLOG.

Rodrigo

O problema Darkman é que os nros são baixos demais, senão me engano a intenção era

pegar 12 de transporte e 12 de ataque*, já daria para começar a operar descentemente.

Na força já escutei gente que gosta deles e gente que odeia.

Ambas as visões para mim são aceitáveis.

Não estou sabendo de mais um lote de 12 Hind´s, se estiver acontecendo ótimo 😀

Obs.:

*Sei que é um nro cabalístico para vários membros aqui do portal habitantes de determinadas regiões, mas não sou eu quem faço as regras ahahahaahahahah

Rodrigo

Mauricio R. disse:
3 de setembro de 2010 às 12:00

Maurício, que helo pesado é este da Eurocopter ?

Pedro

“Bem isso mesmo. Incompetência é mato nesse governo…” > Incompetencia? Para as elites burras sim, agora para o verdadeiro povo brasileiro, foi o __________________________á a um jornal de economia e o PIB do Brasil no 2º trimestre teve um crescimento acima do esperado e maior do que os “competentes” governos da Europa, EUA e Japão, isso sem falar dos “grandiosos” crescimentos economicos dos altamente incompetentes e traidores da era FHC… Detalhe, quem foi o maior lobista no caso da Eurocopter foi o governo de MG, ___________________________ As “azuluxos” e as “americanetes” aqui são muito esquecidas e engraçadas… COMENTÁRIO EDITADO POR… Read more »

Pedro

Estranho e ilário os tais especialistas falarem aqui que os russos tem problemas de logistica. Nós usamos equipamentos do ocidente por mais de 100 anos, e sempre tivemos problemas logisticos graves, seja de equipamentos da França, EUA, Alemanha ou Inglaterra. Agora quando podemos e devemos mudar nosso fornecedor, o mesmo que nunca nos atendeu vem e fala que a logistica deles não é “competente”. Logistica independente de A ou B nunca será eficaz se vc não tem $$$ para mante-la independente se é do vermelho ou do azul. Se o país tiver dinheiro para comprar e manter seus aviões a… Read more »

Rodrigo

Não lembro de alguém aqui ter falado sobre problema de logística.

Tem-se diferença de filosofia de manutenção o que acarreta em uma necessidade logística muito diversa da atual.

Como o nosso amado Governo não nos brinda com um orçamento descente que possibilite esta “conversão” ao “superior e barato” padrão russo é melhor continuar com o que se tem o costume de operar.

Infelizmente a realidade é esta, queria eu que fosse diferente.

Darkman

Caro Mauricio R.,
Qual seria o heli pesado da Eurocopter ???
Eu não tenho conhecimento deste Heli, pode menciona-lo ???

Abs.

Edcreek

Olá,

Sobre o Mistral para Russia, as ultimas noticias que vi dão conta que a assinatura deve sair até o fim do ano e que o acordo já começou a ser redigido.

Abraços,

Wagner

“””Os russos estão se movendo em direção a uma concorrência internacional formal, pois as conversas a respeito do “Mistral” não andaram mto bem.””” Correção: andam tão bem que o unico problema é resolver qual estaleiro da Russia vai produzir os dois Mistral. Dois deles serão feitos na França. Tem muita grana nos dois países em jogo, e empregos, principalmente na França, de capital interesse político. A Argentina deveria comprar uns 40 Migs 29 de segunda mão, reforma tudo aos poucos e pronto, equilibrio com o Chile. Mas com os Kirchner no poder, que insistem em culpar os militares de lá… Read more »

grifo

Notícia de hoje:

http://www.upi.com/Business_News/Security-Industry/2010/09/03/Russia-opens-Mistral-tender-beyond-France/UPI-93561283519933/

In recent weeks, Russia announced that despite ongoing negotiations with the French, the Kremlin was holding an international tender for the purchase of such two such vessels. “The makers of the Mistral are welcome to participate in the tender on equal terms with other bidders,” Russian Defense Minister Anatoly Serdyukov said in late August. Mistral is built by French naval shipyard DCNS, a quarter owned by defense electronics group Thales.

Rodrigo

Vai sair junto com o Papai Noel.

Vader

Ihhhh, entrou água no Mistral russo… 🙂

Wagner

Estranho, pensei que o Sarkozy ja tinha amarrado tudo…

Edcreek

Olá, Colei a noticia inteira já que ao meu ver um trecho foi colocado para mudar o sentido da reportagem: http://www.upi.com/Business_News/Security-Industry/2010/09/03/Russia-opens-Mistral-tender-beyond-France/UPI-93561283519933/ “VILNIUS, Lithuania, Sept. 3 (UPI) — Pressing ahead with designs to win a lucrative defense contract, France has proceeded with necessary consultations with its European partners on the controversial sale of at least one Mistral helicopter carrier to Russia. “France knows the position of its partners and I think that it is conducting the necessary consultations,” British Secretary of State for Europe David Lidington told Avionews during a visit to Lithuania. Asked whether the prospective contract would be a… Read more »

Rodrigo

Wagner disse: 3 de setembro de 2010 às 15:30 Wagner a situação aqui é tão diferente assim a da Argentina ? O que eu tenho visto em todo este movimento de revitalização, capacitação e o resto do blá blá blá ufanista, mais como um afago aos comandantes do que uma realidade. O EB continua a míngua, a FAB racionando horas e a MB presa no cais. Os novos investimentos da “100% alinhada com a nova filosofia” MB estão parados por falta de pagamento. Até a Odebrecht que eu não acreditava que ia ficar na mão, já está! A diferença é… Read more »

General

Excelente aquisição do governo argentino,coisa de profissional

Joel

Comprar apenas 2 helicopteros, quero ver a disponibilidade deles em 5 anos
A Venezuela ja perdeu 2 em menos de 2 anos.

paulomaffi

também! soltam na mão de uns ‘pilotos de fuga’! Dá nisso, vide a colombia também, que tem uma esquadrilha invejável de helicópteros e a contece dos caras sairem trombando uns com os outros na decolagem, com aparelhos de 6 meses de uso! Desse jeito não tem canetada que resolva o problema de aparelhamento dos nossos vizinhos! rsrs
Só pra descontrair!

Wagner

Rodrigo, sinceramente, eu acredito que na Argentina as neuras são maiores, visto que no Brasil, ATÉ AGORA, existem compras de equipamentos, mesmo que ultrapassados, e existem planos, idéias, como o Urutu 3, os submarinos e até mesmo 12 Mirages de quebra galho.
Mas na Argentina não vi nada. Tirando esses dois helicopteros, o que mais eles fizeram ? Eles sequer tem um plano…
Sem elogios ao atual governo brasileiro, mas, comparando, acho que fez mais do que os Kirchner, os quais acham que a Argentina é a sua casa particular…

Pedro

Bem que poderiámos, trocar mais uns milhões em “carne bovina” e ”carne suína” em troca de umas belezuras russas, não? Quem sabe uns Su´s,uns mísseis anti-aéreos e mais Helis… e assim vamos construindo uma base de helis de ataque e transporte com cara de Brasil. Feio(ou não), sem muitos displays e tecnologia de ponta, mas bons e baratos.

ABraços.

Rodrigo

Wagner disse:
5 de setembro de 2010 às 12:27

Tirando as velharias, até agora só temos planos.

E se o próximo Ministro da Defesa for mesmo quem chegou para mim.

O problema vai ser muito maior, será mais um sem o menor comprometimento com a operacionalidade das FFAA.