Tailândia aprova aquisição de segundo lote de caças Gripen

72

Orçamento também permitirá a modernização dos F-16

O congresso da Tailândia aprovou os gastos para o setor de defesa daquele país para o ano fiscal de 2011. A aprovação, ocorrida no dia 26 de agosto, foi de um montante equivalente a US$5,4 bilhões e inclui recursos suficientes para a compra de um segundo lote de caças Saab Gripen para a Real Força Aérea da Tailândia.

O volume de recursos aprovados representa um aumento de 10 por cento em relação ao ano fiscal de 2009 e atinge aproximadamente 8 por cento dos gastos federais daquele país. A pasta da defesa consome perto de 1,7 por cento do PIB tailandês.

Além da aquisição do segundo lote de seis caças Gripen, o orçamento aprovado permitirá à Real Força Aérea da Tailândia realizar a modernização de meia-vida (MLU) dos seus caças F-16A/B.

FONTE: Jane’s, adaptado por Poder Aéreo

COLABOROU: Drcockroach

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edcreek

OLá,

Até a Tailandia compra um 2º lote de aeronaves novas……
Obviamente não é de NG que no ecxiste…..
Mas sem duvida JAS-39 é muuuito melhor que F-5 de 2º mão, sem comentarios.

Abraços,

robert

se já tá dificil aprovar o FX-2, imagina qnd uma noticia dessas vai aparecer aqui…

aprovado compra de segundo lote….

é rir pra não chorar…..

Bem que a globo agora na epoca das eleiçoes poderia fazer uma reportagem sobre a defasagem das nossas forças armadas…. mostrar a enrolação do FX-2 e talz….

ia ser beeeeeem importante, Mas, forças armadas nao da voto….

Rodrigo

Kct..

Tudo vocês transferem para NG e para FX…

Jesus, que salve as suas almas do fogo do inferno ahahahaahah

Sérgio Araújo

Eu penso o contrário robert,

Se saísse uma matéria TECNICAMENTE elaborada esboçando o quanto são ultrapassados os aparelhos que defendem nossas riquezas e a importância de ter uma força aérea bem estruturada principalmente em um país continental, daria sim uma repercussão boa e seria um bom assunto para ser questionado em debates eleitorais.

Ainda não sei o porquê de o candidato dos “passarinho azul” ainda não tocou no assunto do FX. Realmente não deve interessar, porque não dá voto

Giordani RS

Por quê os outros governos decidem com rapidez? Até para cancelar eles são ageis…
Daqui à pouco a argentina compra os Mirage F.1″M” e o uruguai realiza o sonho de ter F-5 e nós? Nós ainda vamos estar na mesma lenga-lenga…ah…não é copa do mundo…
Nesse caso, a $AAB agradece…

Sérgio Araújo

Que ____________ a Tailândia, quero saber quando meu país terá bons aparelhos para se defender.

Hugo

E tem gente dizendo no tópico anterior que o Gripen não vende. Deve estar confundindo com o Rafale.

Vader

Vende mais que água de moringa… Impressionante…

Vader

Sérgio Araújo disse:
27 de agosto de 2010 às 8:31

“Ainda não sei o porquê de o candidato dos “passarinho azul” ainda não tocou no assunto do FX. Realmente não deve interessar, porque não dá voto”

Uai, e algum dos outros candidatos tocou no assunto? A Tia da Floresta não sabe nem o que é um caça, só disse que “tem que ter mais discussão” (mais discussão?) e a Companheira Escopeta só sabe o que o Boneco Sinforoso mandar ela saber: ela fará o que o MAG mandar.

Vader

Edcreek disse:
27 de agosto de 2010 às 7:48

“Obviamente não é de NG que no ecxiste”

Caro Ed, alguma dúvida de que quando se encerrar a linha do C/D para dar lugar ao E/F continuará vendendo que nem pipoca no parquinho?

Honestamente eu não tenho. A SAAB sabe como produzir o bom e barato, sem churumelas, sem invencionices, sem reinventar a roda.

Sds.

HMS_TIRELESS

A brigada dos mártires de al rafah não perde uma oportunidade de destilar sua frustração com a total ausência de vendas da jaca.

rodrigo ds

Ainda bem que o blog tem noticias militares de outros países, porque se dependesse de dar noticias somente do MD do nosso querido país o blog tava lascado.

Klevzton Kstonboner

Vende muito, mais precisamos de uma aeronave capaz de defender a nossa nação e isso é excencial, não precisamos ganhar dinheiro vendendo, já que temos outras fontes de economia.A principal questão é se essa aeronave é realmente capaz de atiingir seus objetivos e isso eu tenho minhas dúvidas.

Patriota

Nossa que bela noticia para a nossa querida aeronautica.
Teremos F16 no mercado a preço de banana. Let´s go Brig. Saito. Não podemos perder esta oportunidade. Vamos dar uma “garibada” nesses F16 e para aguentarem uns 20 anos, dae tentemos um FX10.Com certeza estaremos bem protegidos com F16 de segunda mão, ou será que seria mais interessante colcoar “avionicos de ultima geração” nos xavantes??Acho que para fazer exercicios com a Força Aérea da Bolivia, nossos queridos xavantes causariam um boom e deixariam o continente em estado de alerta, devido ao seu grau “mortal” de combate.

Vader

Klevzton Kstonboner disse:
27 de agosto de 2010 às 9:46

“A principal questão é se essa aeronave é realmente capaz de atiingir seus objetivos e isso eu tenho minhas dúvidas.”

Caro KK, a FAB já afirmou que todas as 3 aeronaves da short-list cumprem os seus requisitos operacionais.

Por outro lado, se pudermos pagar barato, receber a tecnologia e ainda ganhar um dinheirinho extra, mal não faz correto?

Sds.

Klevzton Kstonboner

Verdade amigo patriota. E tem gente que se vangloria de termos Super tucanos.Mais vamos pensar grandes, nada de avião velho,vamos comprar zerinhos….

Adhelfi_zerouno

As vezes o barato sai mais caro do que o caro. E nem tudo que é barato presta, principalmente quando o barato ainda não existe.

Leo

O blog está ficando ___________

SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES PODEM SER ENCAMINHADAS DIRETAMENTE PARA O E-MAIL DOS EDITORES. ESTE ESPAÇO É RESERVADO SOMENTE PARA COMENTÁRIOS SOBRE O POST EM QUESTÃO

Vader

Off-topic interessante, que acho que merecia virar post (infelizmente estou sem tempo para fazer a tradução):

Pratt & Whitney afirma que sua turbina F-135 (do F-35B) atingiu 20% a mais de potência que a especificação:

http://www.aviationweek.com/aw/generic/story.jsp?id=news/asd/2010/08/27/01.xml&headline=Pratt Raises Stakes In JSF Engine Battle&channel=defense

Sds.

Vader

Adhelfi_zerouno disse:
27 de agosto de 2010 às 10:39

“As vezes o barato sai mais caro do que o caro. E nem tudo que é barato presta, principalmente quando o barato ainda não existe.”

E vero caro Adolfo, às vezes. Mas quando o “caro” e “existente” tampouco presta a melhor escolha é apostar no barato né? Veja só:

http://www.aereo.jor.br/2010/08/16/entrevista-com-o-almirante-alain-silvy-sobre-o-estado-das-negociacoes-do-rafale-com-o-eau/

Sds.

rodrigo ds

Klevzton Kstonboner disse: 27 de agosto de 2010 às 9:46 Não concordo com a sua opinão, quantas toneladas de ferro, soja e milho, precisariamos exportar para igualar o preço da venda de um caça ou ST, temos que parar de vender materia prima e comprar produtos industrializados, é um absurdo produzirmos petroleo pesado refinar no exterior e comprarmos depois os seus derivados, e o mesmo caso do aço, vendemos o minério de ferro para a China e depois comprar as chapas para construir os navios para o pré-sal, temos parar de sermos o país do futuro para ser o país… Read more »

grifo

As vezes o barato sai mais caro do que o caro.

No caso do Rafale não corremos este risco, o caro sai mais caro mesmo.

Edcreek

Olá,

Hahahah, cada coisa que aparece um caça com menos de 250 unidades e em operação desde 1996 pode ser considerado que vende igual pipoca, a torcida é demais mesmo.

Sobre o NG ou a nomenclatura E/F continuamos na mesma, no ecsiste e non ter comprador!

Mas o que importa é que pelo menos eles decidiram o que comprar com ou sem crise, e serão caças novos.

Sem duvida o Brasil/FAB é incapaz de se decidir já estamos nessa a mais de uma decada, uma piada e de muito mau gosto.

Abraços,

Almeida

Esses 12 Gripens C/D poderiam estar voando na FAB neste exato momento se tivéssemos decidido o FX-1. Gastamos mais de 100 milhões de euros em 12 Mirage 2000 (bem) usados, sem mísseis BVR e sem condições de serem modernizados para tal, e agora precisamos decidir o FX-2 correndo para não ficarmos sem caças no GDA em 2014. Tivéssemos decidido o FX-1 à época, hoje teríamos gasto pouco mais por uma defesa aérea decente e mais tempo para decidir por um projeto em parceira, como o Gripen NG, ou para esperar por um avião de 5a geração no mercado. Se não… Read more »

Gumpy

Hungria e Rep. Tcheca operam 28 gripens (14 cada uma) por leasings.
Daqui a pouco poderão devolvê-los, a começar pelos Tchecos que ultimamente não estão muito satisfeitos.
E pra lembrar, num leasing, no final do contrato, ou se compra o bem, ou se renova o contrato por um novo prazo, ou se devolve o bem ao arrendador.

Rodrigo

Edcreek disse:
27 de agosto de 2010 às 12:00

ué..

Você endeusa tanto um que tem menos de 100 construídos e se brincar não completarão a nova encomenda.

grifo

O que se espera é que a República Tcheca compre os Gripen ao final do contrato de leasing, e ainda sejam acrescentados mais 10 Gripen no pedido, fazendo um total de 24.

Rodrigo

Vinte e quatro Gripens, só se forem para a FAC!

Força Aérea de Campinas hahahahahahah

Desculpem a brincadeira, não resisti.

Fábio Mayer

É, ninguém se desfaz de ter F16, já notaram?

grifo

Vinte e quatro Gripens, só se forem para a FAC!

Força Aérea de Campinas hahahahahahah

Isso é provocação com o Vader 🙂

LIVRE PENSADOR

Como o ED soooooooooofreeeee.

Gumpy

Será que os Tchecos compram mesmo??
Sei não hein…

http://www.aereo.jor.br/2010/08/07/contratos-militares-tchecos-incluindo-os-do-gripen-e-do-c-295-recebem-criticas/

A lembrar, que a Romênia preferiu F-16 usados do que comprar Gripens…

Rodrigo

Se eu for na concessionária da SAAB tem Gripen 0km modelo 2011 para comprar ou só tem usado ?

Qual a diferença de preço entre o Gripen e o F16 ?

Entre pegar o Gripen e o F16, eu só pegaria o primeiro senão tivesse a alternativa de pega o F16.

jakson almeida

Adhelfi_zerouno disse:
27 de agosto de 2010 às 10:39

Às vezes o caro sai mais caro ainda do que o caro. E nem tudo que é caro presta, principalmente quando o caro ainda não interessou a ninguém.

jakson almeida

Rodrigo, tu é de Campinas,a capital das @%&$.Brincadeira!!!

Vader

Rodrigo disse:
27 de agosto de 2010 às 12:43

Rodrigo, seu palhaço, 24 é da FAP, a Força Aérea de Pelotas, hehe.

Abs.

ZE

Deixa ver se eu entendi: O Gripen não é um sucesso comercial, mas o Rafale é, mesmo tendo perdido TODAS as concorrências que entrou até hoje. Ele perdeu na Coréia do Sul, Singapura, Holanda, e até na sua EX-COLÔNIA, o Marrocos. Muito provavelmente, não será exportado para os Emirados também. Mais de 230 Gripen foram construídos até hoje. Desde o ano 2000, só 82 Rafale foram construídos. Há problemas na parte elétrica do caça francês. Há problemas no Radar AESA do caça francês. Há problemas na sua motorização deficiente. Há problemas…. É isso aí, há problemas e mais problemas !!!!… Read more »

Rodrigo

Do jeito que vocês falam o Gripen parece o F16, de tantas encomendas e pacotes de atualizações disponíveis.

Menos.

Vader

Rodrigo disse:
27 de agosto de 2010 às 13:50

Não é esse o caso Rodrigo, mas pelo menos o Gripen VENDE!

Bastante ao contrário da JACA problemática e frágil…

Gumpy

Vende para países pequenos…Hungria, Rep.Tcheca, Africa Sul,Tailandia.(ideal para eles não para o Brasil)

Zé, sabia que tem dezenas e dezenas de Gripens parados (Versões A/B) estocados na Suécia, sem uso.??

Agora se der Rafale na India, mais Brasil, mais França, botam esses 230 no chinelo.

Edcreek

Olá, 1º Parem de falar mal de Campinas, tem que ser muito macho para morar aqui. Livre Pensador eu não sofro, muito pelo contrario é interessante participar do blog e debater o assunto, em especial com pessoas contrarias a minhas, toda unanimidade é burra! Rodrigo o Rafale tem pedidos oficiais de 180 unidades e a intessão é chegar a mais ou menos 290 unidades. JAS-39 Não é NG apesar da insistencia nesse sentido, e o NG ou E/F ainda não tem compradores. Mas toda via um numero razoavel de caça para considera-lo “vendendo igual pipoca” é pelo menos de 300… Read more »

Edcreek

Complementando,

Entre F-16 com um bom MLU e JAS-39 Zero, prefiro F-16 o risco de embargo é identico(caças com muito itens Anglo-Americanos ou somente Americanos) mas é mais facil conseguir peças de F-16 no mercado negro, basta ver a Venezuela operando os dela.

Abraços,

Marcelo

Vende que nem pipoca né? Quantos Gripens foram fabricados ou estão com fabricação contratda? Vamos ver: Rep. Checa 14 Hungria 14 Africa do Sul 26 (queriam 28, mas a grana não deu) Suécia 138 em serviço, mas desses 138, 28 são os da Hungria e Rep.Checa que são alugados (leasing). A Suécia já informou que não quer mais de 100 em serviço, a médio prazo. Tailandia 6+6=12 então vamos ver: total=138+26+12= 176 Rafale 180 encomendas firmes (só da França) então, quem tem mais “escala”? Se o Gripen não vender mais e nem o Rafale (mas a previsão só para a… Read more »

Rodrigo

Edcreek disse:
27 de agosto de 2010 às 14:13

De intenções o inferno está cheio e o MD transbordando.

Vamos nos ater a realidade e se você não fez leitura seletiva da entrevista do tiozão francês, rapidamente entenderá que a coisa só continuará se acharem um otário de exportação.

Luiz Eduardo

HMS_TIRELESS disse: 27 de agosto de 2010 às 9:03 grifo disse: 27 de agosto de 2010 às 11:38 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Realmente, as vendas não se comparam com o F-16, mas que o bixo vende, isso vende… e mais de 230 Gripens construídos até hoje é um número bem expressivo para um fabricante não americano (ou russo..) “Zé, sabia que tem dezenas e dezenas de Gripens parados (Versões A/B) estocados na Suécia, sem uso.??” Pô, demorô, mano … manda eles pra cá, tenho certeza que os caçadores não ficarão nem um pouquinho tristes – nem precisa ser o E/F, pode ser os… Read more »

Nick

Caro Marcelo,

180 encomendas firmes como geléia! hsduhasduhasduhasduhasuhd (brinks :))

Sinceramente? na taxa de 11 unidades ao ano, seriam 16 anos fabricando esse caça…. Agora se houver interrupções ou taxas de 5 unidades ao ano serão 36 anos produzindo . Imagine a França fabricando em 2025 um caça projetado nos anos 80. Enquanto isso, os EUA vão de F-35 e Russia de SU-50…. E nós, é claro, juntos nessa empreitada francesa. =/

[]’s

Drcockroach

Qual eh a escala do mais custoso item de manutencao de um jet fighter? Pois eh, o F414 do Gripen tem mais de MIL unidades (incluindo os SH), e eh um motor excelente, feito pela GE que tem bilhoes em ativos no Brasil.

Jah o fraquinho do Snecma… ToT? certo, certo…

[]s!

Rodrigo

Vocês só sabem falar de motor ?

O que adianta o motor “barato”, mas o resto com valor acima da média ?

Ninguém vai dividir o custo entre o motor e o resto da célula.

Vai ser uma coisa só.

Mesmo o motor sendo um problema a menos. Tem uma série de itens a mais que são “no go”, que o NG terá como exclusivo dele.

E ai como fazer se forem fabricadas menos unidades que o Rafale ?

Vamos ficar reféns de peças feitas artesanalmente ?

Gumpy

De que adianta o novo motor F414 se nenhum país interessa pelo projeto NG?
Vai ser usado somente pelo Super Hornet…rsss

Motor dos gripens atuais (C/D) é o F404, o mesmo dos Hornets comuns canadenses.

Drcockroach

E tem mais, a Rep. Tcheca nao soh irah adquirir mais Gripens, como as minhas amigas tchecoslovaqui irao fazer campanha pelo mesmo no Brasil:

comment image

comment image

[]s!

P.S.: E, diga-se de passage, quanta mulher bonita tem lah!!! Conheco 🙂