Conselho Federal da Suíça decide adiar o programa TTE – Substituição Parcial do Tigre – que visava substituir parte da frota de F-5 Tiger II

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 25 de agosto, o Conselho Federal da Suíça confirmou a decisão de princípio relativa à aquisição para substituição parcial de 54 aviões de combate obsoletos F-5 Tiger (programa TTE). Porém, em vista da situação atual das finanças federais e de prioridades consideradas como um todo, a aquisição foi adiada para até 2015 .

O adiamento foi informado em entrevista coletiva do chefe do Departamento Federal da Defesa, Proteção Civil e Esportes (DDPS), Ueli Maurer. É esperada para o final de 2011 a criação de condições, por parte do DDPS e do DFF (Departamento Federal de Finanças) para uma aquisição na metade da década.

Os três candidatos em disputa, o Eurofighter (EADS – Alemanha, Grã Bretanha, Itália e Espanha), o Gripen (Saab – Suécia) e o Rafale (Dassault – França) foram objetos de uma avaliação completa em 2008. Ao final, concluiu-se que o envelope financeiro não era suficiente. O Conselho Federal tomou assim sua decisão, baseado em duas razões: uma foi a impossibilidade de se obter créditos suplementares dada a situação financeira da Confederação. A outra, foi de que os recursos disponíveis deveriam ser utilizados para cobrir outras lacunas das Forças Armadas.

O informe a respeito da decisão esclarece, por fim, que esta não prejudica a segurança do espaço aéreo, indicando que os 33 caças F/A-18 são suficientes, na atualidade, para cumprir as missões de policiamento aéreo. Porém, o adiamento implicará numa menor capacidade de resistência da força tanto no policiamento aéreo quanto na defesa aérea, assim como não tornará possível, no momento, desenvolver as habilidades básicas no reconhecimento e nas operações ar-terra.

FONTE / FOTO: Força Aérea Suíça ILUSTRAÇÃO: Armasuisse

NOTA DO BLOG: o leitor Orion enviou, em comentário feito em outra matéria nesta madrugada, um link com alguns detalhes adicionais interessantes para a discussão. Clique aqui para conferir (texto em francês).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

Só uma coisa:

O Cancelamento do F-X2 suiço se deu através de uma decisão do Poder Executivo.

Nessa mesma inteligência, podemos ver que o programa F-X2 deles irá recomeçar, na melhor das hipóteses, em 2015.

PORÉM, isso não descarta o REFERENDO que PODERÁ acontecer, piorando ainda mais o cronograma acima postado.

Se o Referendo for aprovado, não haverá F-X2 nenhum até 2020 !!!!!!!

A cada dia que passa, o Rafale está indo pior, e o Brasil parece que está de mãos dadas ao vetor francês !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ ]s

Fernando Fidelis

Eita como assim FX suiço???? pq diabos eles nao fabricam mais uns griphen ou melhor ainda o NG para substituir os tiger????

entendi nada agora!!!
alguem do blog me explica ai pq eles precisam fazer FX

Vader

Comentário que fiz no meu blog: “Apesar de já ser uma decisão dada como certa, a confirmação é péssima notícia para as três empresas européias de caças, que concorriam no certame: SAAB (Gripen), EADS (Eurofighter Typhoon) e Dassault (Rafale). Por outro lado, para os suíços, “potência bélica cercada por nações extremamente beligerantes” (risos), a decisão não apenas faz sentido como é uma boa, considerando-se que as três aeronaves ainda estão em desenvolvimento: o Gripen NG é um projeto, o Typhoon ainda não tem radar AESA e o Rafale tem inúmeros problemas, inclusive também com seu radar AESA. Mas é especialmente… Read more »

Vader

Fernando Fidelis disse:
26 de agosto de 2010 às 10:38

Velho, tu num tá confundindo Suíça com Suécia?

Sds.

poorman

Ministro da defesa juntamente com representantes do setor aeronáutico e integradores fecha acordo com o governo da Suísa para modernização dos F-5 Tiger para padrão similar ao F5M (FMD, HUD, ECM, radar multi-modo, capacidade BVR, etc.). As aeronaves serão enviadas ao Brasil, já que no momento, o país é centro de excelência na revitalização deste tipo de aeronave. Contrato prevê cadência de 4 aeronaves semestrais, totalizando 36 aeronaves.

🙂 🙂 🙂

LATINO

A Embraer deveria sondar o governo da Suiça se eles estariam interessados por ventura de embarcar no pacote de revitalização em curso dos F-5M do Brasil em Gavião Peixoto .

Seria uma boa .

Marcelo

caro poorman, para o Brasil, até que seria uma boa, mas não acredito nisso não. Mais fácil seriam eles revitalizarem os F/A-18C/D deles, com algum AESA americano que estão oferecendo como retrofit para aeronaves mais antigas, o SABER e o concorrente dele, não lembro o nome agora.

luiz otavio

lá a urgência é menor, pois eles dispôem de SÓ 33 HORNETS para vigiar o vasto território suiço.

FelipeTP

Vamos modernizar os F-5 suíços!!!

fredy

Os suiços bem que podiam dar um polimento em suas aeronaves de vez em quando né não?

Nick

Notícia ruim, especialmente para o Rafale que tinha esperanças de vencer na Suiça. Uma alternativa para os suiços, se as células do F-18 estiverem em boas condições é fazerem um bom upgrade neles. Se as células estiverem no limite da fadiga estrutural, solução de baixo custo: F-16 C B50/52 ou Gripen C/D. Caro Vader, 1-Sim, infelizmente para a FAB(minha opinião) a FAB será a primeira e talvez única operadora dessa caça francês. 2-Não , não é uma boa a FAB insistir, mas não é a FAB que está insistindo nessa compra. Resta torcer agora para que a Jaca vença na… Read more »

Colt

É o Brasil fazendo escola. rs

Michel Lineker

Poxa vida e eu pensei que poderiamos adquirir esses F-5 pra aumentar nossa força…quer dizer nossa fraca aerea. Deixa pra la não teriamos dindin pra manter mais F-5 mesmo.

ZE

Fizeram uma pesquisa acerca da intenção de voto no referendo do F-X2 suíço.

O adiamento da concorrência para 2020, ficou em primeiro lugar;

A remodelação dos Hornet aparecia em segundo lugar;

A compra de um novo vetor, ficou em último lugar.

[ ]s

JOSEF SIMAS Jr.

Amigos alguns fatos interessantes sobre os F-5 E/F suissos. 1. Os F-5 E/F suissos foram fabricados na Suica sob licenca da Northrop, se nao me engano foram produzidos 120 e estavam super bem mantidos. Segundo um brigadeiro amigo (quase novos) de tao bem mantidos. 2. Em 2003, a FAB analisou a uma compra de uns 10 – 15 celulas, mas so queria os biplaces (F-5F). Os suissos queriam vender um lote de uns 25, mas com apenas 5 F5-F. 3. A FAB vacilou e os americanos compraram todos do lote e mais alguns para recompor os agressors. Depois disso a… Read more »

JOSEF SIMAS Jr.

Nota complementar aos F-5 suissos.

Colega poorman,

Seria otimo uma possivel contratacao da EMBRAER.
Lamentavelmente, nao creio que os suissos contratem a nossa EMBRAER para qualquer eventual modernizacao dos seus F-5. Estejam certos que eles tem toda a condicao de fazer la mesmo. Suas empresas e parque de manutencao de Military Air and Space nada devem a nossa EMBRAER e nossos PAMAs.

Vader

Interessante a nota do Defesanet, que vai de encontro a meu comentário: “Nota DefesaNet : O custo estimado dos 22 caças, para substituir metade da frota dos F-5 E/F Tigers passou de 2,1 bilhão de Dólares Americanos para 5 bilhões de dólares (incluindo infra-estrutura e equipamentos auxiliares). As autoridades suíças têm a opção de continuar com a substituição da frota dos caças F-5 ou integrar esse programa com a aquisição do sucessor do Boeing F/A-18 Hornet, último recebido em 1999. A Suíça gastou 4 milhões de dólares para os testes de avaliação dos aviões. A decisão do Conselho Federal atraiu… Read more »

Vader

Nick disse:
26 de agosto de 2010 às 12:09

“Resta torcer agora para que a Jaca vença na Índia, o que daria uma 2ª linha de fornecimento de reposição para componentes do Rafale.”

Nick, se essa jaca não levar o MMRCA a FAB estará afunhanhada até o pescoço, e cumprida estará parte da meta esquerdista de destruir as Forças Armadas uma a uma. Cada povo tem o governo que merece.

Sds.

Hugo

Acho que esse F-5 do desenho está superdimensionado. Maior que o Gripen.

Elenilson

Os vencedores o “grupo por uma Suíça sem Exército” como o grande vencedor. Um dos objetivos do grupo era que não fosse adquirido um caça até 2020, e sem levar isso a um plebiscito.” (grifo nosso) Qual tribo persiste até hoje sem guerreiros? Existe um grupeco tupiniquim de pseudo-intelectuais de fala mansa que também defendem ideias absurdas como está…o mesmo grupinho que depois vai pra rua desfilar sob o manto do arco-íris e quando um dos seus sofre um ato de violência, fica cobrando do governo uma maior segurança… A suíssa é uma ilha da fantasia, tem medo de olhar… Read more »

Braziliano

Caro Vader.

Uma crítica ao visual do seu blog. Fundo preto e letra vermelha.

Sei que tem o recurso de mudar para fundo branco e letras pretas pelo próprio navegador, mas para quem não conhece …

A leitura fica extremamente cansativa e como tem muitas páginas a serem lidas. O desânimo aparece logo.

Rodrigo

Pois é…

E ficou um Blog muito Flamenguista pro meu gosto…

Tá certo que é do lado negro da força, mas não precisa ser do lado ruim kkkkkkk

JULIO

Pq nao construimos nosso próprio caça, aliando-se com outra nação.

HAL-9000

JULIO disse:
26 de agosto de 2010 às 15:10
Pq nao construimos nosso próprio caça, aliando-se com outra nação.

Jesus…maria…josé…

Francisco de Bem

Estamos em uma situação crítica, há anos e pode piorar
Gripen NG = Em desenvolvimento, excessiva importação de componentes…
F-18 = Sem ToT (IMO, único defeito)
Rafale = $$$², escala de produção não consolidada e correndo o risco de ser vencido na Cruzex

Pergunto: Seria possível comprar a tecnologia de um caça como o F5 (com o qual os militares já acumulam uma vasta experiência) e a partir dele desenvolver um caça brasileiro geração 4 ou 4.5?

celso

Hugo, realmente o desenho esta superdimensionado, alias, trata-se do desenho de um bi place. Note como realmente este caça ainda continua super atual, alias, como toda nova tecnologia nada se cria e tudo se copia. (compare os desenhos) (pra melhor). Praticamente tudo esta disponivel hoje em milhoes de sites mundo afora,, tecnologias e softs ( e so investir no pulo do gato) Turbinas hoje em dia so teem cerca de 5 ou 6 gdes fabricantes, portanto nao adianta ficar aqui com ufanismos , temos de ser realistas. Tempos atras li q no UP deste aviao, foi usado a capacidade do… Read more »

Gabriel T.

Francisco do bem: “F-18 = Sem ToT (IMO, único defeito)”

Eles ofereceram a tecnologia que o Brasil precisa e podemos receber, ao contrário dos franceses que ofereceram tecnologia irrestrita com tecnologia que nem é deles. LOL

Ricardo_Recife

Suíça. País pequeno e armado até os dentes.
Este desfecho do F-X Helvético já era esperado, numa situação braba de crise econômica e sem problema externos a vista adiar era a solução mais lógica.
Na Suíça a maioria das decisões é realizada por plebiscitos, não tem jeito, se o povão não quer, governo é que não vai ser do contra.

Ricardo GF

Considerando-se os cancelamentos/adiamentos em países como Suíça, EAU e Índia, há ainda vira-latas por aqui acusando o Brasil de ser “excessivamente político”, “enrolado” ou “incompetente” em seus processos de compras militares?

Ou será que finalmente eles aprenderam que compras desse vulto demandam uma complexa combinação de fatores como alinhamento geopolítico, verbas disponíveis e vantagens técnicas?

Hugo

Valeu, Nunão e Celso.
Difícil acreditar que algum caça atual seja menor que um F-5. Deve ser porque a asa em delta do Gripen, ocupando mais espaço, dê a impressão de que este último é maior. Outro fato interessante é a largura dos canopys. A do Gripen está bem menor que a do F-5, sugerindo que o piloto do primeiro fique bem mais apertado que o do segundo (e a regra é que os caças modernos são mais espaçosos).

Joao Carlos

O pacifismo suiço é até compreensivel, e la se respeita o dinheiro publico

As chances de guerra la sao remotas, a nao ser que a Alemanha invada aquilo lá para controlar a industria de chocolates, he,he,he

Cristiano GR

A Suiça não necessita de caças, é um país sem inimigos e qualquer país que ameaçasse teria que enfrentar a Otan, pois esta não permitiria um conflito em seu quintal. A Suiça precisa é de uma Marinha bem equipada hauahauahauahahauha.

Klevzton kstonboner

Revitalizar F 5 é ridículo, vou traduzir isso: Reforma de sucata, a FAB é especialista nisso, que triste…

Leandro

Alguem sabe informar se o F-18SH participou desse FX suíço? Em caso afirmativo, por que foi excluído? (uma vez que na teoria seria mais lógico a Suíça substituir seus F-5 pelos F-18SH ou adquirir um lote de uns 10 F-18 C/D modernizados e “upgradear” os que já existem)
Se bem que para um país do tamanho da Suíça, 33 F-18 não está de bom tamanho não?????? Não seria mais fácil focar esse dinheiro num upgrade dos F-18 já existentes e só vender os F-5 que eles possuem?

Roberto F Santana

Os desenhos estão fora de escala.
A pessoa que organizou isso (a fonte, não o editor), caiu num erro típico.
O de copiar desenhos em três vistas de fontes diferentes.

Klevzton kstonboner

JOSEF SIMAS Jr. disse: 26 de agosto de 2010 às 13:12 Amigos alguns fatos interessantes sobre os F-5 E/F suissos. 1. Os F-5 E/F suissos foram fabricados na Suica sob licenca da Northrop, se nao me engano foram produzidos 120 e estavam super bem mantidos. Segundo um brigadeiro amigo (quase novos) de tao bem mantidos. 2. Em 2003, a FAB analisou a uma compra de uns 10 – 15 celulas, mas so queria os biplaces (F-5F). Os suissos queriam vender um lote de uns 25, mas com apenas 5 F5-F. 3. A FAB vacilou e os americanos compraram todos do… Read more »

Robson Br

coitado do Gripen,,,,,não vende para ninguem, nem para seu pais….menos uma venda…rsrrsrs

Klevzton kstonboner

Robson Br o País situado na matéria é a Suíça e não a Suêcia, país do Gripen, e tem um amigo que falou da Marinha Suíça, explicando a Suíça não tem saída para o mar, ela não tem Marinha.

Vader

Robson Br disse:
26 de agosto de 2010 às 19:34

Num trolla Robson… até minha vovozinha sabe que a JACA gaulesa era dada como certa na Suíça até 6 meses atrás…

Robson Br

Klevzton kstonboner disse:
26 de agosto de 2010 às 19:55

Eu sei disso…rsrsrsrrs ,,,,,,
so quis dizer que ele não vende para ninguem e perdeu mais uma venda, inclusive não vende nem para a suécia…

Vader

Fato é que é mais uma que a JACA empaca… 🙂

Robson Br

E a banana auto CAD não vai sair do papel mesmo….
Não é Felipe CPS

Sun Tzu

Galant, sou eu o Giap. __________________

COMENTARISTA BANIDO POR DESRESPEITAR TODAS AS REGRAS DE BOA CONDUTA

Fabio

Robson, o Gripen não é Suisso, é Sueco.

Quantos F5 ainda estã na ativa na Suiça?

Cristiano GR

Klevzton kstonboner

Bah, cara! Mas tu não entendeu a brincadeira : P Será que estamos conversando com pessoas adultas e com conhecimento em geografia e que tenham pelo menos cursado a 8ª série, sim porque é na 8ª série que se aprende sobre a os continentes, seus países e capitais. Brinquei com a situação geográfica da Suíça ou Switzerland, por não ter contato com o mar.
Use um nome verdadeiro e leia isso > huahauahauaa como gargalhada, entendeu ou quer que desenhe?

ezeca

coitada e da FAB
ou o Rafale a custos altos
ou a cilada do Gripen,

e se não compra logo vamos ficar e de f-5 mesmo.
f-5 ,,, afff… compra os mirrages 2000 da França ou Su-27 Russo
de prateleira
desse jeito em 2020 até a Bolivia vai fazer medo a FAB.

defourt

“Interessante a nota do Defesanet, que vai de encontro a meu comentário…”

Vader,

Eu li os dois comentários e posso garantir que o que você quis dizer era “vai AO encontro” porque se for “de encontro” então o texto era CONTRÁRIO ao que você queria dizer.

Intenção construtiva!
Abraço a todos.

Vader

defourt disse:
26 de agosto de 2010 às 20:53

Ahahaha, de fato Defourt, valeu pela correção 😉

Drcockroach

Enquanto isto o Congresso da Tailandia jah reservou o $ p/ a compra de mais 6 Gripens. Realmente o pos-venda dos Suecos eh bem diferente de um outro concorrente…

“Thai budget makes provision for second Gripen batch”
http://www.janes.com/news/defence/jdi/jdi100827_1_n.shtml

[]s!

Hugo

Ao contrário do Jaca, o Gripen vende sim, inclusive para quem já o tinha adquirido anteriormente (o que demonstra que os clientes estão satisfeitos). Vide a Tailândia, na matéria seguinte.