Mais de 30 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcaram no Pátio do Grupo Aéreo de Caça 32 (GAC 32) da Força Aérea Boliviana (FABol), no Aeroporto El Trompillo, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, no dia 23 de agosto, marcando o início da primeira edição da Operação BOLBRA I.

O Exercício, coordenado pela Força Aérea Numerada 103 (FAe 103), da FAB, vai até o dia 27 de agosto e tem o objetivo de treinar missões de interceptação e ataque ao solo, com vistas a valorizar as relações profissionais entre ambas as Forças Aéreas, realizando ooperações conjuntas.

Durante a cerimônia de abertura, realizada no Salão Nobre do Colégio Militar de Aviação (COMILAV), o Coronel DAEN (Diplomado em Altos Estudos Nacionais) Luis Montaño Pardo, Comandante da Terceira Brigada Aérea da FABol, recepcionou os militares da FAB. Em seguida, o General de Brigada Aérea Lopez Claure Jose, Chefe do Terceiro Departamento de Operações Aéreas da FABol, declarou oficialmente o início do Exercício Operacional BOLBRA I.

Após a solenidade, pilotos de ambas as Forças Aéreas reuniram-se para receberem um brifim inicial da operação, que abordou temas como Programação, Doutrina e Segurança de Voo.

FONTE: Agência Força Aérea

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

“O Exercício, coordenado pela Força Aérea Numerada 103 (FAe 103), da FAB, vai até o dia 27 de agosto e tem o objetivo de treinar missões de interceptação e ataque ao solo, com vistas a valorizar as relações profissionais entre ambas as Forças Aéreas, realizando ooperações conjuntas.” A melhor bomba que a força aérea boliviana tem para acertar o inimigo é um A-37!!! É um desperdício de tempo e dinheiro a FAB ir treinar com uma força que é pífia no cenário Sulamericano…estagnada no tempo…se ao menos eles tivessem um mínimo de interesse em adquirir o A-29, mas nem isso…… Read more »

Leandro

Bolívia comprar Super Tucanos? Será que o Tio Sam iria permitir?
Tenho a certeza que seriam ótimos vetores para a FABol, tendo em vista a limitação orçamentária e doutrinária da mesma. Umas 10 aeronaves e eles poderiam equipar 2 esquadrões!

Fica uma pergunta, o Brasil deslocou só A-29 para o exercício? E a Bolívia, vai utilizar que aeronave?

Fábio Mayer

Que eu saiba, a Bolívia não opera nem A-37(s), tem aviões ainda mais antigos e pretende substituí-los pelos chineses iguais aos que Chavito comprou tempos atrás…

Fábio Mayer

Aliás,

Apesar do Evo Morales, não penso que seja mal fazer exercicios com a Bolívia e mesmo prestar assistência e até, doar aeronaves para aquele país.

O problema do tráfico é importante demais para tratarmos da questão apenas com ideologia. Evo MOrales é um miserável borra-botas de Hugo Chaves, mas o Brasil precisa da Bolívia para patrulhar as fronteiras…se eles comprarem ST(s) tanto melhor, mas que o Brasilk precisa ajudar, precisa… é interesse próprio!

Patriota

Isso sinceramente parece desfile de veiculos antigos, tá certo que nossos Super Tucanos são excelentes para as operações a que são designados, mas gastar combustivel para ir “TREINAR” com a Força Aerea da Bolivia é um fim do mundo. Desanima ver estas operações.

Rodrigo

Imagine o que a USAF e USN devem sentir treinando conosco.

Lembro de uma passagem de um CVN por aqui, onde muitos marinheiros nunca tinham visto um A4 de perto!

rodrigo ds

Me parece que a FAB foi fazer propaganda dos supertucanos para ver se emplacava alguma venda, parece que o titio Evo está com um pé atrás com os jatos chineses, vai deixar o titio chaves testar primeiro para ver se solta pechinha, penso que os EUA só embargaram a venda dos ST para a Venezuela para fazer birra no Chavex e no Moluco.

rodrigo ds

Rodrigo disse:
25 de agosto de 2010 às 13:27

Continuando a informação do Rodrigo:

“E o Marinheiro americano perguntou ao marinheiro brasileiro: Este aqui é o museu da TAM?? ops…LAMTAM?? hehehe!!!!!”

Cristiano

como Guilherme Poggio, ja comentou.. brasil ir treinar com a bolivia e o mesmo que os EUA vir treinar conosco …

engraçado que nos gostamos tanto quando os EUA vem ..
mais rimos da bolivia quando vamos para la. ja param pra pensar que os EUA riem de nos tmb quando vem aqui ..

Giordani RS

Cristiano disse: 25 de agosto de 2010 às 14:45 como Guilherme Poggio, ja comentou.. brasil ir treinar com a bolivia e o mesmo que os EUA vir treinar conosco … engraçado que nos gostamos tanto quando os EUA vem .. mais rimos da bolivia quando vamos para la. ja param pra pensar que os EUA riem de nos tmb quando vem aqui .. Não cara, Quando vamos treinar com a bolívia, com o paraguai, com o uruguai ou com a argentina, nós perdemos. Eles ganham. Quando vamos treinar com os EUA, nós ganhamos. Eles perdem… Portanto, é preferível sempre ganhar,… Read more »

Rodrigo

Eles ganham também! Aprendem a dar valor ao que tem 😀 😀 😀

SCintra

Não precisa ser Super, mas sómente Tucanos, nem A-27, mas T-27, como fizemos com o Paraguai. E ainda teve aprovação dos congressistas para as trocas. Lembram trocas ( B-707 e ex-Xavantes)! Brincadeiras à parte. Mas nunca enfraqueça um vosso amigo, porque ele vira seu I. Quando da crise na Bolívia, os nossos amigos militares nos permitiram e cobriram o pouso do “Gordo” em uma das “bases” para resgate dos nossos que estavam acuados, e se um dos narco “fugir” dos A-29 para lá, têem-se condições de continuidade das ações. Os Trackers uruguaios não veriam em troca da manutenção e peças… Read more »

Luiz Carlos

Temos que treinar os nossos pilotos, bem como a logística da FAB e sendo que serão realizadas 9 missões, das quais 7 têm participação de pilotos brasileiros, realizando interceptação de aeronaves e navegação à baixa altura com ataque simulado, bem pode ser com países vizinhos pois as dificuldades logísticas são mais realisticas.
Portanto, acho que são validos estes exercícios ou operações aéreas. vejam que ao todo, são 4 alvos reais, aeródromos, em uma região de atuação com dimensão comparável ao Estado de Sergipe.

Luiz Carlos

O PODERAEREO vai postar algumas fotos do BOLBRA I ? Por enquanto só fotos estáticas dos aviões, bem como das reuniões….será que podemos ter fotos das decolagens, pousos, etc….de todas as aeronaves envovidas ?

Fernando "Nunão" De Martini

Luiz Carlos,

Quando e se outras fotos interessantes do exercício estiverem disponíveis, colocaremos no blog sim.

Luiz Carlos

Fotos da BOLBRA I recebidas hoje de amigos na Bolivia:
comment image

comment image

comment image

comment image

Fernando "Nunão" De Martini

Luiz Carlos,

Agradecemos envio das fotos. Acabamos de utilizá-las para ilustrar a matéria mais recente publicada sobre o exercício.

Saudações,
Nunão

Rodrigo

Estão meio carnavalescos estes AT33, mas pelo menos nas fotos aparentam estar bem conservados. Vendo de perto estão em bom estado também ?