MiG-29 versus Gripen

MiG-29 em combate simulado com Gripen, no Kecskemét Air show 2010, na Hungria. No vídeo abaixo a versão mais longa, com outras exibições muito legais.

Tags: ,

Jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

51 Responses to “MiG-29 versus Gripen” Subscribe

  1. Rogerfer 12 de agosto de 2010 at 20:27 #

    Combate simulado = Air show.
    Poderiam usar velocidade de combate pelo menos. Mas ai a camera não conseguiria focar, certo?

  2. Galileu 12 de agosto de 2010 at 21:24 #

    Muito show!

    Talvez esteja enganado, mas não é tão comum ter apresentações desse tipo pelo mundo, talvez pela segurança dos espectadores

    Mas aqui no brasil tem o fato também que se o A4 ou o mirage puxa uns 5G, vira papel picado ahahha

  3. Drcockroach 12 de agosto de 2010 at 21:38 #

    Muito legal o video. Irei dar uma ajudinha aos leigos e fazer uma narracao tecnica e imparcial:

    – “E a primeira manobra eh… deixa pra lah; Pega Gripen, Pega!!!” :)

    []s!

    P.S.: Se fosse pilotos de um outro aviao, iriam tirar fotos da cabine e espalhar em blogs afirmando que em treinamentos fizeram o lock no F-22, F-18, EF, etc… Adivinhem qual seria o “outro” jet…

  4. Jacubão 12 de agosto de 2010 at 21:48 #

    Ao que parece o Gripen fez a curva mais fechada que o MIG-29 que ficou no HUD do Gripen e aí é só dar uma rajada de canhão e já era o MIG. :-D

  5. Vader 12 de agosto de 2010 at 22:29 #

    Ahahaha, coitado do MiG-29, rsrsrsrs… Sacanagem…

    É sério: sou mó fãzaço do MiG-29/35, mas contra o Gripen não dá: é bater em bêbado… :)

  6. Mauricio Veiga 12 de agosto de 2010 at 22:57 #

    É isso aí, todo mundo viu, o Mig perde feio para o Gripen, e a tenebrosa fumaça continua sendo um problema para o caça Russo.
    Gostaria de ver um duelo entre o gripen e o F16.

    Abraço.

  7. Abimael 12 de agosto de 2010 at 23:18 #

    caraca q fumação q o mig solta, deste jeito nem adianta soltar flares.

  8. Nautilus 13 de agosto de 2010 at 0:28 #

    Depois tem gente que fala mal do A-1 (AMX), dizendo que faz muita fumaça. Perto do MiG 29, o A-1 é superdiscreto! Sem contar que a missão do A-1 prevê o voo a baixa altitude, onde a fumaça não é tanto problema, no que se refere a visualização por caças adversários. Mas o MiG29, que é um avião de combate, ficaria em apuros contra um belo céu azul, com o fumacê que produz!
    E fica evidente como o Gripen consegue não apenas virar e apontar o nariz rapidamente, como acompanhar o raio de giro do MiG29, mas bem mais fechado. Considerando pilotos de mesma qualidade e treinamento, ficaria difícil para o piloto do MiG sair ileso.

  9. Raul 13 de agosto de 2010 at 0:35 #

    Caças de geração diferente não há nem muito o que falar, mas colocaram os migs em uma situação difícil… queria ver com os mig-29 na traseira do gripen. Nem vou falar dos su-27 & cia pq é covardia…

  10. RescFox 13 de agosto de 2010 at 1:05 #

    Como os caças são Hungaros, fazer manobras arriscadas não seria viável, um cobra alí seria loco! rsrsrs

  11. kaleu 13 de agosto de 2010 at 1:15 #

    Drcockroach disse:
    12 de agosto de 2010 às 21:38

    P.S.: Se fosse pilotos de um outro aviao, iriam tirar fotos da cabine e espalhar em blogs afirmando que em treinamentos fizeram o lock no F-22, F-18, EF, etc… Adivinhem qual seria o “outro” jet…
    ________________________________________________________

    é isso ai … brow !!! se a JACA tivesse nesse simuladão … a internet já tava cheinha de fotos dos Fulcruns em seu HUD, nos blogs e sites franceses … esses gauleses são uma piada … :D
    ______________________________________________________

    Atentem para 8:37 min … o Gripen acompanhando o cargueiro simplesmente aponta o “nariz” pra cima e … go, go, … SEM PC …
    fantástico !!!

    abc
    kaleu

  12. Sol 13 de agosto de 2010 at 3:46 #

    A única maneira que o tijolo sueco pode vencer uma luta

    = Air Show

    “Seja agradável Ivan por favor, não posso segui-lo.”

  13. Rodrigo 13 de agosto de 2010 at 6:45 #

    Tem hora que vocês parecem os Rafaletes.

    Combate com dois aviões sem carga externa, provavelmente sem tanques full e muito mais provavelmente ainda com tudo devidamente e previamente combinado.

    Vocês acham que eles fariam um dogfight de verdade em uma área cheia de espectadores embaixo ? É arriscar demais.

  14. Edcreek 13 de agosto de 2010 at 8:17 #

    Olá,

    Falou tudo Rodrigo, esse tipo de apresentação é só para apreciar as imagens, muito legais por sinal.

    Abraços,

  15. Sérgio Araújo 13 de agosto de 2010 at 8:22 #

    Parece que o caça russo é a Diesel.
    kkkkkkkk

  16. Vader 13 de agosto de 2010 at 8:49 #

    Hehehe Rodrigo, é claro que é só uma apresentação, uma brincadeira… Mas eu não estava falando disso, estava falando se fosse sério: contra o Gripen o MiG-29 não teria a menor chance.

    Aliás como diria John Boyd: “quanto menor melhor”…

    Os únicos caças que eu acho que teriam alguma chance em um dogfight (no canhão) contra o Gripen, considerando pilotos com igual habilidade, seriam o F-16 (Block 50) e o Mirage 2000-9. O resto viraria alvo (obviamente estamos falando de “super-trunfo”).

    Sds.

    PS: realmente o MiG parece que é “a lenha”…

  17. BARCA 13 de agosto de 2010 at 10:32 #

    Meio descabida essa comparação que alguns fazem,pois o Mig 29 foi projetado no final da década de 60,sendo seu primeiro vôo em 1977.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikoyan-Gurevich_MiG-29

  18. Klevston kstonboner 13 de agosto de 2010 at 11:08 #

    Vader não entendi, o que você quis dizer,quem é melhor para você…

  19. Rodrigo 13 de agosto de 2010 at 11:09 #

    Eu não gosto destes papos que fulano, massacra sicrano!

    Eu não li o livro do Boyd, mas quanto menor, menos capacidade de carga e combustível também! Tudo em aviação exige um certo compromisso em detrimento de outras funcionalidades.

    Existem outros fatores que não somente a plataforma, que determinam o resultado do combate.

    Qualidade do piloto, táticas, armas, condições metereológicas e ROE. Esqueci algum ? Não sou um viciado em táticas, mas adoro voar no OpenFalcon.

    De qualquer modo concordo com os colegas. Se fossem os franceses a encaudarem o Fulcrum, certamente teríamos dezenas de fotos do HUD, para deleite dos francófilos. Os franceses devem fazer isto devido ao seu eterno complexo de inferioridade e de eternos derrotados na hora que a coisa esquenta de verdade.

  20. Klevston kstonboner 13 de agosto de 2010 at 11:09 #

    Desculpem, o vader explicou sua opinião….

  21. Zhurkov 13 de agosto de 2010 at 11:36 #

    Gripen!? No Chance!

  22. BARCA 13 de agosto de 2010 at 12:04 #

    Zhurkov disse:

    Gripen!? No Chance!

    Se o Marechal Georgi Zhukov afirma isso quem sou eu pra discutir!

  23. BARCA 13 de agosto de 2010 at 12:05 #

    Gostei do seu Nick amigo,um dos meu comandantes daSegunda Guerra prefediros,junto com o Patton!

  24. Tairusiano 13 de agosto de 2010 at 12:26 #

    Olá a todos e bom dia
    Isso é uma bela demostração de dogfight acredito que naum existam muitas por ai
    mas agora sobre o MIG qual versão que a hungria utiliza porque nossa ta soltando muita fumaça mesmo
    BARCA
    Gripen!? No Chance!

    Se o Marechal Georgi Zhukov afirma isso quem sou eu pra discutir!
    concordo com voce barca Zhukov falou ta falado

  25. Vader 13 de agosto de 2010 at 13:03 #

    Tairusiano disse:
    13 de agosto de 2010 às 12:26

    “Se o Marechal Georgi Zhukov afirma isso quem sou eu pra discutir!
    concordo com voce barca Zhukov falou ta falado”

    Até porque, quem era o louco de discordar na velha URSSa né? ;)

  26. Tairusiano 13 de agosto de 2010 at 13:06 #

    Meu caro Lord Vader rsrsrsrs acho que a palavra discordar nem existia na antiga união sovietica kkkk

  27. Andre 13 de agosto de 2010 at 13:17 #

    Mas cade a emocao em terra? Acho q esqueceram de enterrar o narrador. Parece q ta batendo um papo com a sogra! Kd a musica?

    No mais, o video ficou muito bom e as demonstracoes aereas nao deixam nada a desejar. Otimas.

    Hoje comeca o maior show aereo da costa oeste, com direito a Thunderbirds, Snowbirds, e muuuuito mais.
    http://www.abbotsfordairshow.com/

  28. BARCA 13 de agosto de 2010 at 13:45 #

    Minha admiração pelo Marechal Georgi Zhukov ,vem de um acontecimento no qual,reza a lenda,eles estava no comando contra os alemães e vendo dois soldados feridos,perguntou a eles:

    “Ninguém ofereceu carona a vcs!”
    “Não meu marechal ou General”

    Ele ficou calado e seguiu o caminho, parou a 600 metros na estrada e todo Oficial que passava de carro pelo caminho e não dava carona aos dois soldados era rebaixado,e o oficial que deu carona foi promovido!

    Fora as vitórias na Siberia sobre o Japão.
    Ou a celebre frase dele,para seus soldados,quando viram um campo minado e do qual tinham que atravessar para tomar uma posição importantissima no seu caminho a Berlin:

    Pela Gloria da União Sovietica,marchem e morram!

  29. Dalton 13 de agosto de 2010 at 13:46 #

    Já vi o nome Zhukov, o Marechal sovietico, grafado como Jukov,
    mas nunca como Zhurkov com o “r” no meio…será outra pessoa,
    outra forma de grafia, ou apenas um erro ?

  30. BARCA 13 de agosto de 2010 at 13:52 #

    Jukov, é a pronuncia em russo,assim como aquele sábio escritor mulçulmano,que influenciou a medicana ocidental,um grande sabio AVICENA,era a pronuncia ocidentalizada!

  31. BARCA 13 de agosto de 2010 at 13:54 #

    Mas o certo é chamar ele de Jukov.

    Talvez em russo Ju seja igual Zhu

    Ai teremos que perguntar a algum carada!..srs

  32. Tairusiano 13 de agosto de 2010 at 14:44 #

    BARCA
    na verdade so fiz uma piada Zhukov é uma lenda e pra min o maior general que ja existiu
    pra min ele e Rommel eram os caras
    abraço

  33. Nunão 13 de agosto de 2010 at 16:40 #

    “Rodrigo em 13/08/2010 às 11:09
    Os franceses devem fazer isto devido ao seu eterno complexo de inferioridade e de eternos derrotados na hora que a coisa esquenta de verdade.”

    Rodrigo, pedimos encarecidamente que você seja um pouco mais comedido ao expressar essa opinião sobre os franceses.

    Longe de ser uma censura, é só um pedido, ok?

    É que seu comentário gerou uma resposta extremamente mal-educada e cheia de palavrões de um antigo leitor francês do blog, que foi bloqueado há pouco tempo justamente por esse tipo de comportamento mal-educado.

    Felizmente, o bloqueio fez com que o comentário ficasse preso, poupando os leitores de mais uma demonstração de falta de educação daquele leitor (que pelo jeito ainda lê o blog, apesar de não poder comentar).

    Mas a leitura do mesmo, aqui na administração do blog, acabou lembrando a gente de quando ele dirigia esses palavrões aos editores, o que não foi agradável.

    Contamos com sua compreensão!

  34. Ricardo_Recife 13 de agosto de 2010 at 17:02 #

    “Rodrigo disse:
    13 de agosto de 2010 às 11:09

    (…) seu eterno complexo de inferioridade e de eternos derrotados na hora que a coisa esquenta de verdade”.

    Companheiro, fiquei impressionado! O blog não veio abaixo. Civilidade, civilidade, civilidade!!!

    Os Migs parecem que usam lenha, como fazem fumaça. Já li que estas turbinas tem sérios problemas de resistência, precisam de manutenção constante e pifam fácil.

    Tem um outro vídeo da mesma apresentação onde os Gripens quase decolam na vertical, impressionante! Decolam e aceleram muito rápido. Observando a decolagem dos dois fica claro que o Gripen fica muito mais a vontade no ar.

    Em todas as manobras os Gripens fazem curvas mais fechadas do que os Mig’s. Em um momento o Mig tenta pegar o Gripen que desacelera rapidamente e logo fica atrás do 29. É a máxima, menor mais ágil.

    Se fosse na vera adeus Mig’s.

    Queria ver uma dessa entre o Gripen e o F-16, iria ser interessante.

    Tem um vídeo que acho legal simulando um dogfight entre um F-15 e um Su 27 (http://www.dailymotion.com/video/x5wx6j_f15-vs-su27-dogfight_videogames)

  35. BARCA 13 de agosto de 2010 at 17:09 #

    Rodrigo disse:
    13 de agosto de 2010 às 11:09

    (…) seu eterno complexo de inferioridade e de eternos derrotados na hora que a coisa esquenta de verdade”.

    Cara vc é um________________________________

    Procura conhecer sobre Carlos Martel,nunca ouviu falar de Napoleão.

    Derrotas todas as grandes nações beligerante tiverram,E.U.A,JAPÃO,ALEMANHA,FRANÇA,INGLATERRA,RÚSSIA!

    NOTA DOS EDITORES:
    COMENTÁRIO EDITADO POR ATACAR OUTRO LEITOR
    BARCA, VOCÊ JÁ FOI AVISADO ANTES SOBRE ESSE COMPORTAMENTO.
    SE CONTINUAR ATACANDO PESSOALMENTE OUTROS LEITORES, SERÁ BLOQUEADO.

  36. BARCA 13 de agosto de 2010 at 17:18 #

    Rodrigo se vc analisar bem a maior demonstração de complexo de derrota vem nos filmes americanos,tipo Rambo,Bradock,e outros mais trash´s.

    Liga o tico e teco!

  37. Edmar 13 de agosto de 2010 at 17:50 #

    Caro Amigo Ricardo-Recife, Barca e amigos do Blog.:

    Já ouvi dizer que o “Saab Gripen JAS 39″ fez uma simulção com o “F-16″ e sabe quem venceu?… o pequeno caçador suéco “Saab Gripen JAS 39″.
    Por ser pequeno e ter um “motor” que permite “acelerações e desacelerações bruscas” e um “ótimo sistema darta-link”, o “Saab Gripen JAS 39″ leva uma vantagem sobre os “famosos caças” como o “F-16″ , “Mig-29″, “Mirage 2000″, “IAI Kfir”, “J-10″ e outros.

    Sou admirador do “Dassault Rafale” e do “Eurofighter Typhoon” mas quando é para falar a verdade é para falar a verdade.

    Abraços aos amigos…

  38. Rafael 13 de agosto de 2010 at 17:53 #

    Barca sem querer ser chato , mas o Napoleão perdeu no fim, sem contar que foi duas vezes. Mas tem aquela maxima que diz: Oque não mata, fortalece.

  39. Edmar 13 de agosto de 2010 at 18:03 #

    … continuando

    Os Suécos desenvolveram os seus caças para enfrentarem ameaças da antiga URSS e da atual Russia.

    O “Saab Gripen JAS 39″ apesar de ser pequeno e monomotor, ele foi desenvolvido para enfrentar caças como o “Mig-29″ , “Mig-35″ , “SU-30″ e “SU-35″.
    Além disso o sistema “data-link” suéco é o melhor do mundo.

    Os Suecos não são bobos e sabem fazer caças muito bem!!!

    Abraço aos Amigos e camaradas do Blog e… chega de ofensas de gente ignorante!

  40. BARCA 13 de agosto de 2010 at 18:03 #

    Rafael eu sei,mas durante o seu periodo ele colocou mais de 1/3 da população do mundo sobre julgo frances,todos os grandes imperios tem seu começo e fim,mas tb existe as grandes vitórias,e por 2 vezes a russia salvou a europa,e da última o mundo,e esses mesmos russos que venceram,os franceses,os alemães,lutou durante anos contra uma das mais letais máquinas de guerra da história,que era a máquina de guerra Mongol,perdeu para uma nação pequena que era o japão,que perdeu para os E.U.A,que por sua vez perderam paras os vietinamitas,o que não concordo com o adsurdo que foi colocado é a manifestação de xenofobia,tola e gratuita,eu já estive na frança e te garanto de todos os paises da europa é o que mais admira a nossa cultura,nos respeitam,e a aparte que eles mais gostam do brasil,não é o brasil que nos gostamos,os grandes eixos,que tem influencia europeia,e sim aqueles em que estão as raizes da nossa cultura,isso mostra um grande respeito,me lembro que um amigo meu me pediu encaricidamente para lever um livro daqueles com fotos sobre a cultura pernambucana,e suas manifestações culturais e sobre a Bahia.
    As pessoas ficavam encantadas,quando eu e esse amigo meu iamos nas rodas de conversa!

  41. Rodrigo 13 de agosto de 2010 at 19:13 #

    Nunão disse:
    13 de agosto de 2010 às 16:40

    Sem problemas, vou pegar leve com eles.

  42. Nunão 13 de agosto de 2010 at 19:19 #

    Obrigado, Rodrigo.

    Não tenho palavrões, quer dizer, palavras para agradecer! (brincadeira)

  43. Biel 13 de agosto de 2010 at 19:45 #

    Até parece que a força aérea húngara iria colocar sua mais nova aquisição em posição de inferioridade com relação aos seus antigos Mig 29.
    Seria como fazer uma anti-propaganda de seu principal vetor perante a todo o povo húngaro é claro que era um jogo de cartas marcadas , os ianques costumam levar a melhor pq realmente tem um treinamento excelente , quem vê de fora pensa que derrubar um caça russo é moleza agora na realidade um Mig 29 bem equipado está longe de ser um oponente fácil.

  44. fumagaia2 13 de agosto de 2010 at 20:35 #

    nesse video parece q o gripen é mais agil que o mig 29 em baixa velocidade.

  45. william 13 de agosto de 2010 at 21:14 #

    Boa demonstração…..

    “Demonstração” apenas isso….

  46. rodrigo ds 13 de agosto de 2010 at 21:58 #

    Rapaz, Caraca!!! Como esse Mig29 solta fumaça!! será que ele usa o mesmo combustivel do opalão!!! ou é a lenha mesmo, kkkkkkk!!!!!! Ou já tá batendo biela, kkkkkk!!!!

  47. Tito Lívio 14 de agosto de 2010 at 0:23 #

    até parece que um avião delta é mais ágil que o MiG-29 projetado para alta manobrabilidade…

    além do mais como já dito… os húngaros não colocariam sua “menina dos olhos” em desvantagem. e… sem contar que esses MiG-29A são dos lotes recebidos da URSS entre 1988-1990, é claro que se tratarão de células velhas e com manutenção menos extensa que por exemplo o MiG-29G polonês, o MiG-29AS eslovaco, o MiG-29BM bielo-russo, a modernização do MiG-29SMT (usado pela Rússia, Índia e outros clientes…) seeeeeeeem citar os novíssimos MiG-29K e MiG-35 considerados aviões de geração 4,5 como o JAS-39

    Aliás amigos… não devemos nos esquecer dos exercícios realizados em meados dos anos 90 entre os F-16, F/A-18 e Tornado contra os “antigos” MiG-29A da Luftwaffe, onde os americanos ficaram pasmos com a agilidade do caça soviético e ainda mais preocupados com a integração mortal entre o HMTS / Vympel R-73, algo que os ianques só colocariam em seus aviões por volta de 2003. Para finalizar, os exercícios realizados entre os F-15C e os aviões soviéticos da Índia (Su-30MK/MKI – que é russo, MiG-29A, MiG-27 e MiG-21 – modernizado para o padrão Bison), mas isso é outra história….

  48. MN-QS 14 de agosto de 2010 at 13:36 #

    Ainda prefiro os israelenses! Excetuando os vetores “stealth” creio que ninguém é páreo para eles. Com relação aos Russos, excetuando também aqueles que pilotaram na Coréia e Vietnã, os quais obtiveram vitória contra os Yankees, a verdade, como disse Victor Pugachev: “…Nunca houve um “dogfight” de verdade contra nós, donos dos projetos Mig e Sukhoi…” Queria ver enfrentando os russos…

    Abraço a todos!

  49. Luiz Eduardo 14 de agosto de 2010 at 15:22 #

    Como já tinha dito outra vez, um Fabiano da BA de Canoas me disse que o Gripen ficou em primeiro na avaliação da COPAC – (para minha surpresa, tenho que admitir) até pq nas propostas de TT todos estavam mais ou menos no mesmo nível – por causa de seu DESEMPENHO (ou seja, em desempenho o Gripen é superior aos 3 do short-list), cada vez mais o pequeno lutador parece realmente demonstrar essas capacidades…
    Pelo que ele me disse os caçadores gostam mesmo de caças assim, pequenos e ageis (em detrimento aos grandões) – por isso são tão fãs do F-16 – pareçe que os caçadores da FAB são seguidores da linha de raciocínio de John Boyd…

    E olha que sou “Vespeiro” como o Rodrigo (assim como ele mais pela proposta do que propriamente pelo avião em si) :-P

    Sds.

  50. Heyarth 14 de agosto de 2010 at 23:36 #

    Rapaz, o Gripen realmente é um baita avião, o que a SAAB faz seria bastante interessante para a EMBRAER no repasse de tecnologia…

  51. Gabriel T. 15 de agosto de 2010 at 0:00 #

    Sem essa. Se quanto menor fosse melhor, não teríamos F-15, Su-27, RAFALE, F-22, T-50, etc et c etc. Está certo que vocês aqui amam o gripen, mas ele não faz milagres.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Contrato de 12 aviões A330 MRTT para a Força Aérea Francesa

Aeronaves receberam o nome ‘Phénix’ e custarão 3 bilhões de euros, incluindo sistemas de apoio e treinamento. Terão três pontos […]

Veja no ForTe: Exército Brasileiro vai escolher seu blindado 4×4

O Projeto Estratégico Guarani, do Exército Brasileiro, deve selecionar em breve o vencedor do Programa VBMT-LR (Viatura Blindada Multitarefa, Leve de […]

FAB dá início a processo de modernização de radares tridimensionais

Com a atualização, os radares terão uma das mais altas tecnologias empregadas no mundo – O Parque de Material Eletrônic […]

Embraer expande Centro de Engenharia em Minas Gerais

A Embraer inaugura oficialmente nesta sexta-feira (21/11), em solenidade com a presença de autoridades locais, a expansão do seu Centro […]

FAB mantêm aeronaves não tripuladas no ar por 48 horas seguidas

Exercício serviu para adestrar militar e avaliar o nível de fadiga neste tipo de operação – O Esquadrão Hórus (1°/12°GAV), […]

Compre sua revista Forças de Defesa número 11

Outra revista igual a essa, só daqui a 100 anos! A Revista Forças de Defesa 11ª edição de 140 páginas na versão impressa […]