fingertip é uma posição mais proxima, logo mais rigida, a route é uma posição mais afastada, permite que o ala tenha uma conciencia situacional melhor, ja que ele não fica tão preocupado em pater a posição quanto na fingertip.
Marine
Visitante
14 anos atrás
Otimo!! Poderiam fazer o mesmo agora com formacoes navais e terrestres na infantaria!
Sopa
Visitante
14 anos atrás
Cara agora que vi que sou totalmente sem noção e aviação militar, tá grego isso pra mim !!
Vaaalney
Visitante
14 anos atrás
A “Fluid Four” e a “Box Formation” são novidades para mim.
Nick
Visitante
14 anos atrás
Bela matéria Galante 🙂
Não entendi bem as vantagens das formações Trail e Ladder…. em que situações seriam usados??
No Trail seria o caso de enganar o radar inimigo???
hehehehehe…para quem percebe, algumas coiss nunca munda…no final a prática prevalece..quanto mais se suar no treino menos se sangra na guerra
João Carlos Panosso
Visitante
14 anos atrás
A formação “Rout” se não em alemão é Rott foi inventada pelos pilotos alemães na guerra civil espanhola, hoje na era do jato apenas a distancia entre os aviões aumentaram…é uma formação de busca e destruição
Não poste bobagem se não conhece. Rota é a formatura empregada para ¨deslocamentos¨, viagens de A pra B. Só isso. As aeronaves ficam mais afastadas (2 a 4 aviões), pra cansar menos e usar menos combustível pra manter a posição. Dá pra comer um lanchinho em vôo. Se for entrar IMC, aproximam pra cerrada.
Excelente! Texto simples mas carregado de informações!
Acho que a mais eficiente é a Quatro Dedos.
Já os argentinos adoram a BOX asa-colada…hehehe…
Faltou a formação FAB…uno…uno avião no ar…hehehe… 🙂
Leonardo
Visitante
14 anos atrás
A diferença entre Route e Fingertip provavelmente deve ser a distância entre as aeronaves, mas uma coisa é certa, quem a idealizou este tipo de formação foi um dos grandes ases alemães na 2° GM, Hptm. Werner Mölders com 115 vitórias em combate, chamada de Vierfingerschwarm ou simplesmente de Schwarm ficou conhecida como formação “quatro dedos” (devido a sua semelhança com os quatro dedos da mão quando esticados) mais tarde ainda no decorrer da guerra, a USAAF e RAF também adotaram este padrão de formação em combate. No pós-guerra em plena era a jato, a USAF a adotou como com… Read more »
João Carlos Panosso
Visitante
14 anos atrás
Pois é Wener Mölders a idealizou durante a guera civil espanhola
Leonardo
Visitante
14 anos atrás
Quis dizer: “quem idealizou este tipo de formação”
Leonardo
Visitante
14 anos atrás
Bem lembrado João Carlos Panosso,
Foi ainda na guerra civil espanhola, obrigado.
Alfredo.Araujo
Visitante
14 anos atrás
Vendo essas imagens lembrei do ocorrido na guerra Irã – Iraque, onde um F-14 com apenas um Aim-54 abateu 3 Mig-23 e o quarto fugiu expelindo fumaça da turbina… Pelo o q eu li eles estavam em formação cerrada em forma de “diamante”, q nao foi representada nessas figuras….
Interessantíssimo. Agora às explicações caro Galante. 🙂
João Carlos Panosso
Visitante
14 anos atrás
Alem do que estes mig´s deviam estar de asa “colada”, provalvelmente apenas o lider fazia navegação, sem tempo de olhar para fora e outros preocupados em manter a formação…deu no que deu…
ditongo
Visitante
14 anos atrás
A formação do A-10 parece clara a intenção de alvejar algo em solo.
As demais formções eu só posso arriscar….
Acho que a trail é empregada para destruir bombardeios com
emprego do canhão. Mas não acreditem kkkkkk.
João Carlos Panosso
Visitante
14 anos atrás
A Trail é usada para CAS, na prática ela complicada pois o ataque do primeiro faz com que o alvo fique escondido pela fumaça, poeira para o segundo, ela precisa de um ótimo sincronismo
Em CAS pode usar qualquer coisa que não seja básica/cerrada. Normalmente usa-se ¨cobertura¨ (livre manobrar no cone de 60° a 1.000 ft). O líder não tem tempo de ficar olhando o ala. As aeronave ficarão em órbita aguardando as orientações do GAA (Guia Aéreo Avançado).
Joker
Visitante
14 anos atrás
A trail dependendo da separação para se ingressar por um gate numa area hostil com a utilização de chaff(basico) ou de um ecm dos simples auxilia a enganar os GCI. ou viajei na maionese?
Galante essas fomações são assim em todas as forças ou dependem da aeronave a ser usada ou varia de doutrina para doutrina em cada força?
João Paulo Caruso
Visitante
14 anos atrás
Seria interessante ressaltar as razões para cada tipo de formação.
Algumas contribuem para o aumento da RCS e da assinatura visual, como a asa colada, outras impedem que o radar calcule a distância dos aviões corretamente, algumas ainda podem simular aviões civis de grande porte.
João Paulo Caruso
Visitante
14 anos atrás
Michel Lineker
Com certeza muitas dependem das táticas empregadas, não apenas da preferencia de cada força aérea.
Michel Lineker
Visitante
14 anos atrás
Valeu João já deu pra mim entender um pouquinho.Valeu!
MA
Visitante
14 anos atrás
“Route Formation Route formation is flown as a modified fingertip formation with up to 500′ between aircraft. When turned away from, the wingman will stack level with the leader. When turned into, the wingman will only stack down enough to keep lead in sight and avoid his maneuvering plane. Crossunders may be directed using a wing dip as in close formation. For echelon, the relative position is the same as route. If a turn is made into the echelon, each aircraft will only stack down enough to keep rest of the formation in sight and avoid their maneuvering plane. Lead… Read more »
Renato
Visitante
14 anos atrás
Excelente! A Trilogia, como sempre, uma das melhores em português sobre defesa!
João Carlos Panosso
Visitante
14 anos atrás
os Russos usam a trail para satura as defesas mas não com um avião por vez mas vários
Rinaldo Nery
Visitante
9 anos atrás
Gente, como o proprio nome diz, formatura rota eh utilizada para deslocamento em rota. Facilita a manutencao da posicao com menos esforco do ala. Na entrada no trafego utiliza-se, tambem, essa formatura para possibilitar a vigilancia do espaco aereo a fim de evitar colisao com passaros.
O que mais se usa em combate eh cobertura, linha de frente tatica, box ou penetracao rasante. No combate BVR tambem se usa a figther wing, que eh parecido com a ala tatica.
Curioso que muitas das formações são as mesmas empregadas na cavalaria…….interessante!!
As formações Fingertip e Route não são semelhantes? Porque levam nomes diferentes?
fingertip é uma posição mais proxima, logo mais rigida, a route é uma posição mais afastada, permite que o ala tenha uma conciencia situacional melhor, ja que ele não fica tão preocupado em pater a posição quanto na fingertip.
Otimo!! Poderiam fazer o mesmo agora com formacoes navais e terrestres na infantaria!
Cara agora que vi que sou totalmente sem noção e aviação militar, tá grego isso pra mim !!
A “Fluid Four” e a “Box Formation” são novidades para mim.
Bela matéria Galante 🙂
Não entendi bem as vantagens das formações Trail e Ladder…. em que situações seriam usados??
No Trail seria o caso de enganar o radar inimigo???
[]’s
Excelente.
Alguém poderia comentar as formações?
Pois é, o post foi provocativo… 😉
Foi feito pro pessoal sair da parte técnica para a doutrina. Como surgiram as formações, para que servem etc.
Para quem sabe ler ingles e tem algum tempo:
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=9&ved=0CEEQFjAI&url=http%3A%2F%2Fwww.fas.org%2Fman%2Fdod-101%2Fsys%2Fac%2Fdocs%2F16v5.pdf&rct=j&q=air%20combats%20formations&ei=XhFiTPrZH5S6sQO01IHGCA&usg=AFQjCNHzyHSWAARrqgXZegE813URycP4dQ&cad=rja
[]’s
hehehehehe…para quem percebe, algumas coiss nunca munda…no final a prática prevalece..quanto mais se suar no treino menos se sangra na guerra
A formação “Rout” se não em alemão é Rott foi inventada pelos pilotos alemães na guerra civil espanhola, hoje na era do jato apenas a distancia entre os aviões aumentaram…é uma formação de busca e destruição
Não poste bobagem se não conhece. Rota é a formatura empregada para ¨deslocamentos¨, viagens de A pra B. Só isso. As aeronaves ficam mais afastadas (2 a 4 aviões), pra cansar menos e usar menos combustível pra manter a posição. Dá pra comer um lanchinho em vôo. Se for entrar IMC, aproximam pra cerrada.
Ótimo esclarecimento caro Rinaldo, porém, esses comentários que você respondeu já tem mais de 10 anos… Quem escreveu até esqueceu.
Nick,
Cê não tinha um artiguinho menor pra indicar não. hhehehehehe
Pelo menos aqui na Bant vejo na maioria das vezes a formação “fingertip”
No Brasil chama-se ¨básica¨. O n° 3 pode aproximar/afastar pra mexer menos na potência.
Ou seria a “Route” ? A diferença é somente a distância entre eles? Ou um é empregado em instrução especificamente?
Desculpem a ignorância.
Respondi acima.
Excelente! Texto simples mas carregado de informações!
Acho que a mais eficiente é a Quatro Dedos.
Já os argentinos adoram a BOX asa-colada…hehehe…
Faltou a formação FAB…uno…uno avião no ar…hehehe… 🙂
A diferença entre Route e Fingertip provavelmente deve ser a distância entre as aeronaves, mas uma coisa é certa, quem a idealizou este tipo de formação foi um dos grandes ases alemães na 2° GM, Hptm. Werner Mölders com 115 vitórias em combate, chamada de Vierfingerschwarm ou simplesmente de Schwarm ficou conhecida como formação “quatro dedos” (devido a sua semelhança com os quatro dedos da mão quando esticados) mais tarde ainda no decorrer da guerra, a USAAF e RAF também adotaram este padrão de formação em combate. No pós-guerra em plena era a jato, a USAF a adotou como com… Read more »
Pois é Wener Mölders a idealizou durante a guera civil espanhola
Quis dizer: “quem idealizou este tipo de formação”
Bem lembrado João Carlos Panosso,
Foi ainda na guerra civil espanhola, obrigado.
Vendo essas imagens lembrei do ocorrido na guerra Irã – Iraque, onde um F-14 com apenas um Aim-54 abateu 3 Mig-23 e o quarto fugiu expelindo fumaça da turbina… Pelo o q eu li eles estavam em formação cerrada em forma de “diamante”, q nao foi representada nessas figuras….
Interessantíssimo. Agora às explicações caro Galante. 🙂
Alem do que estes mig´s deviam estar de asa “colada”, provalvelmente apenas o lider fazia navegação, sem tempo de olhar para fora e outros preocupados em manter a formação…deu no que deu…
A formação do A-10 parece clara a intenção de alvejar algo em solo.
As demais formções eu só posso arriscar….
Acho que a trail é empregada para destruir bombardeios com
emprego do canhão. Mas não acreditem kkkkkk.
A Trail é usada para CAS, na prática ela complicada pois o ataque do primeiro faz com que o alvo fique escondido pela fumaça, poeira para o segundo, ela precisa de um ótimo sincronismo
Em CAS pode usar qualquer coisa que não seja básica/cerrada. Normalmente usa-se ¨cobertura¨ (livre manobrar no cone de 60° a 1.000 ft). O líder não tem tempo de ficar olhando o ala. As aeronave ficarão em órbita aguardando as orientações do GAA (Guia Aéreo Avançado).
A trail dependendo da separação para se ingressar por um gate numa area hostil com a utilização de chaff(basico) ou de um ecm dos simples auxilia a enganar os GCI. ou viajei na maionese?
Helmann´s.
Galante essas fomações são assim em todas as forças ou dependem da aeronave a ser usada ou varia de doutrina para doutrina em cada força?
Seria interessante ressaltar as razões para cada tipo de formação.
Algumas contribuem para o aumento da RCS e da assinatura visual, como a asa colada, outras impedem que o radar calcule a distância dos aviões corretamente, algumas ainda podem simular aviões civis de grande porte.
Michel Lineker
Com certeza muitas dependem das táticas empregadas, não apenas da preferencia de cada força aérea.
Valeu João já deu pra mim entender um pouquinho.Valeu!
“Route Formation Route formation is flown as a modified fingertip formation with up to 500′ between aircraft. When turned away from, the wingman will stack level with the leader. When turned into, the wingman will only stack down enough to keep lead in sight and avoid his maneuvering plane. Crossunders may be directed using a wing dip as in close formation. For echelon, the relative position is the same as route. If a turn is made into the echelon, each aircraft will only stack down enough to keep rest of the formation in sight and avoid their maneuvering plane. Lead… Read more »
Excelente! A Trilogia, como sempre, uma das melhores em português sobre defesa!
os Russos usam a trail para satura as defesas mas não com um avião por vez mas vários
Gente, como o proprio nome diz, formatura rota eh utilizada para deslocamento em rota. Facilita a manutencao da posicao com menos esforco do ala. Na entrada no trafego utiliza-se, tambem, essa formatura para possibilitar a vigilancia do espaco aereo a fim de evitar colisao com passaros.
O que mais se usa em combate eh cobertura, linha de frente tatica, box ou penetracao rasante. No combate BVR tambem se usa a figther wing, que eh parecido com a ala tatica.
Desculpem. Fight wing, nao fighter.