FAB cria normas para pilotos em caso de contato com ovnis

65

A Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu regulamentar a forma como seus integrantes devem proceder caso avistem ou saibam da aparição de objetos voadores não identificados (ovnis), informou nesta terça o Diário Oficial.

De acordo com as normas, diante da aparição ou da notícia de que alguém tenha visto um ovni, os oficiais devem registrá-la nos livros do Comando da Aeronáutica, que, por sua vez, deverá elaborar um documento que será enviado ao Arquivo Nacional.

Não existem registros oficiais sobre a aparição de naves de outros planetas no Brasil, mas durante a ditadura militar os serviços de inteligência do Estado investigaram a suposta presença de ovnis no céu da cidade de Colares, no Pará.

Conhecida como “Operação Prato”, a investigação aconteceu entre 1977 e 1978, mas a ocorrência de estranhos fenômenos na cidade nunca foi comprovada.

FONTE/FOTO: Agência EFE / LabNews.

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raptor

Perfeito!

TODO OVNI (Obejeto Voador Não Identificado) é considerado suspeito até ser identificado.

O fenômeno OVNI existe…

Sim, com certeza! Agora ter certeza de atividade extraplanetária, ai vai uma longa distância.

Abs.

Baschera

Cadê o “FX” para interceptar os Ovnis ???

Para mim servia uma daquelas naves do antigo seriado UFO, lembram ??

Sds.

warrior

Pessoal e em 1989! quando caças F-5 e Mirages decolaram atrás de ovines…
eu li em uma revista especializada de caças e em 89 os nossos radares registravam durante a noite muitos pontos desconhecidos….
esta registrado sim saiu até na globo.
vlw abraço

J. Claro

Bashera:
Cadê o fx para interceptar os OVNIS???

Só alguns dias após o pleito de outubro

J. Claro

Que míssil é aquele?

Raptor

Houve relatos notórios de perseguição a OVNI’s no Brasil. Brinquedinho da CIA (OVNI é uma ótima ferramenta para testes de psicologia em massa)… ou presente novinho do tio sam ao Pentágono ou… los otros hermanos… BUUUuuuuu…risos…

Paulo Werner

Sugiro ler a edição nº 6 da OVNI PESQUISA. Vai responder seu questionamento sem fundamentação.
http://www.ovnipesquisa.com.br

Brandalise

“Cadê o “FX” para interceptar os Ovnis ???”

Kkkkkkkkk! Muito boa!

O FX eh o OVNI… afinal, voar os candidatos voam… mas alguem consegue identificar o tal aviao que dizem que vamos ter?

Agora, fala serio… nao tem mais nada pra FAB repensar em sua estrutura, procedimentos, burocracia, treinamento, gerenciamento de recursos, demanda, etc?

Abs!

Rodrigo

Segue o de sempre, são poucos os que tem contato e informam. Outros problemas em geral acompanham quem noticia o “tráfego H”

OFF TOPIC:
Aconselho a todos largarem os micros e irem ver a seleSANTOS massacrar os gringos, para ficar perfeito tira este Alexandre Pato e coloca o André!

Bosco

J. Claro,
É o R530. Um míssil antigo lançado pelos Mirage 3. Guiado por radar semi-ativo e tinha um alcance de uns 20 km.
Ele é o ancestral do Super R530 D.
Se você prestar atenção no disco voador que está sendo perseguido, o ET está rindo de tanto “medo” desse míssil. rsrsrsrs

Cor Tau

“Bosco disse:
10 de agosto de 2010 às 22:06 ”

rsrsrsrsrs…………………..

Galileu

Bosco o R530 e o R550 são armas terríveis, mas para o próprio lançador hahaha, dispara e explode ahahahha

Mas quanto ao assunto, legal essa decisão assim fica aberto para os ufólogos terem acesso…..

Eu já vi Ufo, e meu irmão também viu,, exatamente no mesmo lugar mas em datas diferentes….

J. Claro

Brigadão Bosco, pelos esclarecimentos. Deve ser isso mesmo. Se pensarmos que uma aeronave alienígena é hiper avançada, eles devem mesmo estar rindo de tão arcaica tecnologia do seu intercepdador.

Raptor

“Alexandre Galante disse:
10 de agosto de 2010 às 21:50
http://www.aereo.jor.br/2010/04/17/a-noite-oficial-dos-ufos-no-brasil/

Tem cheiro e jeito de coleta de informações sobre o procedimento de defesa aérea com uso de chamarizes…

Abraços

Mauricio Veiga

Bosco,

Seria esse o primeiro missil BVR operado pela FAB?!?!

Abraço.

Raptor

Os russos odeiam OVNIs….

Sopa

Deixa eu ver se entendi. Então se aparecer um OVIN a FAB registra no livrão e manda pro arquivo nacional ?? e se esse OVNI for um UCAV ???

sDs,

Bosco

Maurício, O R-530 foi o primeiro míssil ar-ar usado no Brasil guiado por radar (semi-ativo), mas não era propriamente BVR, pelo menos não para os padrões atuais, já que era em torno de 20 km. Só de curiosidade existia também uma versão guiada por IR. Seu alcance não era muito grande não. Como pode ser visto na foto a aerodinâmica não era lá grande coisa. Já o Super R530 D usado atualmente tem um alcance maior e pode ser chamado de BVRAAM. O “D” é de “Doppler”, que indica que pode ser usado contra alvos abaixo do avião tendo o… Read more »

Bosco

Mas para todos os efeitos práticos pode-se dizer que o R530 foi o primeiro míssil BVR da FAB, seguido pelo Super R530 D e pelo Derby.

Bosco

J.Claro,
Sem falar que esse alienígena da foto da com cara do Surfista Prateado. srsrsrs
Aí não tem caça nem míssil que dê jeito. rsrsr
Um abraço.

Raptor

Uma dica para a FAB: Fazer um formulário que possa cruzar várias informações possíveis sobre avistamentos por cidadão comum (a identidade seria mantida em sigilo. Apenas para efeito de confirmação e evitar trotes) pela web. Seria uma fonte de pesquisa sobre o fenômeno (espelho), para ser cruzada com relatos oficiais. Ajuda na investigação e posterior conclusões.

Espero que seja de alguma validade.

Raptor

E por gentileza não esqueçam de mandar pelo menos um e-mail agradecendo com a colaboração e caso seja possível conclusões que não impliquem a Segurança Nacional, será remetido RESPOSTA (quem relata o faz por isso).

Sds

Cor Tau

Off-Topic: Arquivos sugerem que Churchill teria encoberto suposta aparição de ovni DA BBC BRASIL O registro da suposta observação de um ovni por tripulantes de um avião militar britânico durante a 2º Guerra Mundial foi mantido em segredo por determinação do então primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, que acreditava que o relato poderia causar pânico na população. A história foi revelada por documentos do Ministério da Defesa britânico divulgados nesta quinta-feira pelos Arquivos Nacionais do país. Segundo os relatos, Churchill determinou que o registro sobre a suposta aparição do objeto voador não identificado permanecesse secreto por 50 anos. “Churchill… Read more »

Cor Tau
Bosco

Cor Tau, “Churchill acreditava que a divulgação do ocorrido poderia criar pânico em massa e abalar as crenças religiosas” Se novas informações abalam crenças religiosas é porque tais crenças partiram de premissas falsas e são portanto, falsas. Ou seja, é muita hipocrisia alguém achar que a população deva ficar na ignorância e acreditando em falsas crenças. Quem era o Churchil para definir o que é certo ou errado divulgar? Mesmo porque, seu receio, além de antiético, era excessivamente pessimista. As vezes, as novas premissas iriam gerar crenças muita mais humanas, salutares e éticas que as premissas falsas anteriores foram capazes… Read more »

Raptor

Bosco, Concordo contigo e muitos outros. A hipótese de histeria em massa por presupostos religiosos e filosóficos é dose para leão. Até o papa deve rir disto. Outra hipótese de histeria não fundamentada: Saber que existe visitas extraplanetaria e não sabermos o que é, de onde veio e quais suas intenções. Na hipótese de serem hostis, não termos condições mesmo no futuro remoto, de qualquer resistência. Descobrir que o planeta é uma espécie de fazenda de gado, ou conforme a imaginação… OU Se eles pedirem. Os arquivos referentes a Segurança Nacional tem data para serem desclassificados (a informação é um… Read more »

Raptor

Papa com maiúsculo…

Raptor

Ou saber se esta civilização é viável ou não para o convívio com outras moradas… Nesta hipótese é melhor começar pensar seriamente nas bases da exopolítica ou coisa do gênero…

Vai saber…

Raptor
Raptor

Meu Deus…

Somos os índios da galáxia…

kkkkkkk

Cor Tau

“Bosco disse: 11 de agosto de 2010 às 0:38 Cor Tau, “Churchill acreditava que a divulgação do ocorrido poderia criar pânico em massa e abalar as crenças religiosas” Se novas informações abalam crenças religiosas é porque tais crenças partiram de premissas falsas e são portanto, falsas. Ou seja, é muita hipocrisia alguém achar que a população deva ficar na ignorância e acreditando em falsas crenças. Quem era o Churchil para definir o que é certo ou errado divulgar? Mesmo porque, seu receio, além de antiético, era excessivamente pessimista. As vezes, as novas premissas iriam gerar crenças muita mais humanas, salutares… Read more »

Joaca

Senhores
Livros! Leiam e descubram que a FAB somente comprou Matras 530 com orientação IR!
Já os hermanos, estes sim compraram as duas cabeças de guiagem.
Senhores, menos achismos e mais informação técnica vinda de fonte definida (não internet) não faz mau a ninguem.
At
Joaca

Invincible

Raptor,

Podemos ser até mesmo os Pets da Galáxia. hehehehe…

Esse tema é muito interessante. Quem aí não gosta de Arquivo X, por exemplo?

Acho que é um tema que infelizmente caiu no ridículo.

É algo bem sério e que precisa ser encarado como ciência.

As vezes a ignorância de algumas pessoas associada ao seu medo da verdade acaba por criar barreiras para que a verdade assuma seu posto.

É mais simples ridicularizar o tema do que observar e aprender com ele.

Giordani RS

Finalmente a FAB cria procedimentos…que a china, a RAF, a USAF e Rússia já usam…antes tarde do que nunca. Sobre a famosa “Noite dos OVNIS” o que ninguém lembra(muitos não sabem) é que os UFOs voltaram nas noites posteriores ao referido evento e que nenhum caça decolou porque os comandantes da Força diziam: Não tem como interceptar isso…e os tais OVNIS voaram impunemente sobre a nação. Eu acredito que eram veículos de origem extra-planetário(é muita ingenuidade achar que somos os únicos numa Galáxia com cem milhões de estrelas e num Universo com cem bilhões de galáxias!), porém temos de pensar,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Giordani RS em 11/08/2010 às 9:45 Quanto ao R-530, ele foi o primeiro míssil BVR em solo tupiniquim, mas ele tinha uma janela de lançamento tão exígua que o caça tinha de manter uma linha reta enquanto o míssil corria em direção ao alvo. Nas Malvinas os Sea Harrier se livravam deles com a maior facilidade…com uma simples manobra… Pergunta: Algum MIII tupiniquim já lançou um 530…ah…já sabia…” Giordani, Por serem equipados com cabeça IR, como lembrou o Joaca alguns comentários acima, num tempo em que sensores IR tinham consideráveis limitações e também levando em conta o alcance máximo de… Read more »

rodrigo ds

Então se alguém avistar algum OVNI, agora pode entrar em contato com as forças armadas para descrever o ocorrido?? Alguém tem como postar então os meios de comunicação para contato (email, telefone, www) para quem avistar algum (kkk!!)

Joaca

Senhores
OS AIM9-B somente foram adaptados aos F103-E após a reforma de meia vida no início dos 90.
At
Joaca

Fernando "Nunão" De Martini

Joaca,

Só pra esclarecer o que escrevi lá em cima muito rapidamente: lembro de uma foto em revista especializada (não lembro mais se era S&D ou T&D), nos anos 80, com um F-103 levando um par de AIM9-B sob as asas.

Mas, se não me engano, era apenas para efeitos de exposição estática – creio que até a legenda da foto deixava claro que não era uma configuração operacional.

Saudações!

Justin Case

Amigos, Confirmando o que disse o Joaca, o Brasil só operou mísseis Matra R-530 IR. Como todos os mísseis IR daquela época, eram “fire and forget” (ou “fire and pray”, como preferem alguns) e requeriam “lock on before launch”. Desse modo, permitia que o caçador curvasse imediatamente após o lançamento. Quanto ao alcance, dependia do nível de vôo e da velocidade relativa entre caçador e alvo. Em princípio, era compatível com a sua capacidade de detecção IR. Como exemplo, um Mirage III com PC em altitude ou um C-130 no FL150 podiam ser acoplados pelo míssil Matra R-530 IR a… Read more »

Justin Case

Amigos,

O AIM-9B estava previsto na configuração original dos nossos Mirage IIIBR.
Não podiam ser, contudo, orientados pelo radar (ficariam travados no eixo longitudinal até o lançamento).
Pelo que se sabe, o GDA nunca recebeu dotação operacional de mísseis AIM-9B e lançadores para os mesmos (nas asas).
Os lançadores seriam os mesmos que foram utilizados posteriormente para os Phyton 3.

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Vader

No tópico: OVNIs existem (fato), mas daí a se supor que sejam extraterrestres vai uma distância muito grande, e não podemos afirmar esse tipo de coisa sem evidências palpáveis. E não me venham a falar em abdução: “icsto nom ecxiste”… 🙂 Uma possibilidade que quase ninguém leva em conta é a de que não sejamos a única espécie inteligente (?) do planeta e seus arredores (Lua?). A outra possibilidade é que sejam engenhos humanos. Sabe-se que os nazistas chegaram a produzir alguns protótipos de aeronaves de vôo discóide, e que tais projetos ao final da guerra caíram em mãos dos… Read more »

CAL

A FAB quer registrar os acontecimentos com Ovnis, a fim de aumentar seus arcenais.
Assim, caso os ETs resolvam invadir nosso planeta, nossos pilotos poderão bombardeá-los, utilizando-so junto com as pilhas de documentos do fx!

CAL

Vader, por que não conta logo que estas naves são da sua frota imperial!

Nick

Caro Baschera,

Seriado UFO??? Essa veio do fundo do baú heim 😀

Sobre os OVNIS, estou com o Daniken(Eram os Deuses Astrounautas?) Acredito que eles veem monitorando e em tempos mais antigos, intervindo. Hoje em dia, nem há mais necessidade.
Sobre os Governos estarem ocultando alguma prova definitiva(Roswell) da existência de OVNIs Extraterrestres, acredito que seja possível sim.(Área 51, Incidente em Varginha :D)

[]’s

Leonardo

Até hoje não se conseguiu comprovar nada, digo em relação a provas concretas, há somente um monte de teorias de conspirações e suposições além da crença particular de cada um, realmente há muito ”charlatanismo”, mas acredito que alguns avistamentos sejam realmente fruto de contatos com inteligências superiores, digo superiores, pois o máximo que fizemos até hoje foi enviar umas sondas a alguns planetas de nosso sistema solar e uns robôs a Marte, desde 1° avistamento do experiente aviador americano Kenneth Arnold em 1947, muitos outros aviadores no mundo passaram por experiências semelhantes, além de várias forças aéreas importantes que tentaram… Read more »

david

cara acho que o vader ta por tras dessas coisas e tal!
e bem a frota intergalatica que esta chegando em!
kkkkkkkkkkkk
cara essa coisa de ovni me fez lembra do filme independece day!
cruz credo!

Andre Luiz

O mais engraçado é que estas supostas civbilizaçoes mais avançadas nao conhecem a transmissao por radio Muito mais seguras pra fazer contato do que fazer longas viagem para ficar aparecendo pra hippies, misticos ou ficar de pega-pega com avioes militares As distancias no universo sao terrivelmente absurdas, chegarem vivos aqui ja seria uma tremenda façanha E outra coisa, o universo nao apresenta evidencias de que fora planejado Todos os deuses sao meras invençoes humanas, que curiosamente nao precisam de explicaçao nenhuma Nego afirma que o universo nao “pode ter vindo do nada” ou ter sempre existido” Ja convenientemente um deus(… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Andre Luiz em 11/08/2010 às 14:17”

Duplipensar?

André Luiz, cuidado com isso, ou “nós seremos os mortos”!!!

(brincadeira…)

Michel Lineker

De inicio achei muito tonto isso que a FAB fez mas se levar em conta que podem ser UCAV.Até porque a propria Igreja, a instituição mais antiga do ocidente, deixa em aberto essa possibilidade de vida em outro planeta.Fora isso é aquilo que o Vader e o Leonardo disseram nimguem nunca provou e se existir vamos fazer o que?
Eu pessoalmente acho que é tudo mentira esse negocio.

Invincible

Andre Luiz.

Isso que você tentou desqualificar se chama fé. hehehehe

Tente explicar ciência avançada para uma criança de 2 anos.

Isto está fora do nosso entendimento.

Bosco

Joaca, Calma meu amigo. Nenhum crime foi cometido. As vezes não temos os livros que você tem. É para isso que serve o blog, trocar idéias, informações e conhecimentos. Eu pelo menos não sei sobre o R530 por meio da internet não. Sei de cor as especificações mais importantes de todas as armas guiadas do Ocidente, operacionais, retirados do serviço ativo e algumas em vias de implementação. Agora, se a FAB não operou a versão guiada por radar, realmente não me lembrava, e deveria ter checado porque em relação à FAB tudo é possível mesmo. Não seja tão crítico com… Read more »

mellen

deve ser investigado, mas esqueçam essa história de que são alienígenas e/ou viajantes do tempo. A ciência é feita de observar e entender a natureza então, só então, poderemos concluir o que é ou o que são. Na minha opinião todos sem excessão são explicáveis, se um dia acharem artefatos em marte aí sim teremos uma prova…Essa história ridícula de annunaki, GRAY, hipnose, starchild, povos antigos sumerios, artefatos, dogons, crânios disformes, DNA mitocondrial diferente…nenhum deles tem NADA absolutamente NADA para provar. a não ser sua natureza puramente terrestre.

Giordani RS

Bah…perderam o rumo do tópico…