Informação foi dada por representante da Rosoboronexport

Autoridades da Rússia informaram nesta segunda-feira que o caça MiG-35 passou em todos as avaliações técnicas feitas pela Força Aérea da Índia e preenche todos os requisitos daquela força para a concorrência do MMRCA.

“Os requerimentos são bastante rígidos, mas nós já passamos por três avaliações técnicas e acreditamos que a aeronave ofertada corresponde totalmente às necessidades”, informou o executivo da Rosoboronexport, Seguei Kornyev.

As declarações de Kornyev ocorreram em um momento onde a Índia prepara o documento que listará as aeronaves (‘short list’) para a próxima etapa do processo. Acredita-se que a ‘short list’ do MMRCA seja feita ainda esta semana.

“Acreditamos que a nossa participação nesta concorrência vai até o final e esperamos vencê-la”, disse Kornyev.

FONTE: Hindustan Times

Subscribe
Notify of
guest

94 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Bem, se o MiG foi um dos que passou em Leh, qual foi o outro?

Francisco AMX

Todos passaram Vader, não acredite nestas bobagens de que um avião tenha problemas “eternos” para não operar em Leh.. vc é inteligente para não entrar nesta.

Pedro

Mig 29 ou Mig 35?

Marcelo

Acho este avião uma interessante opção para a Argentina, que depois da Guerra das Malvinas, ou compra de 2a mão, ou compra da Russia ou da China, porque 1a mão dos EUA e Europa, nem pensar…

MA

“eta do processopa” uma pequena ediçãozinha aí.

Acho que ver o MiG-35 na short list, ninguém tinha dúvidas… Ver se ganha é outra história.

Edu Nicácio

MiG-35 ou algum caça ocidental?

Façam suas apostas…

Marcos

Todos?
Até aquele em que as turbinas Apagaram?
Sei não, mas parece que alguem não vai aparecer na Short List.
Porque será?

luiz otavio

saliento que a fonte é russa e não indiana. salvo engano a notícia era que o Gripen e mais outro não tiveram nenhuma falha, se o russo não tiver “forçado”, então é o fulcrum. mas acho que na foto se trata de um 29.

luiz otavio

agora sim, foto do 35.

Leandro

O MIG-35 participou do FX-2? Ou apenas o SU-35?

luiz otavio

Caro Leandro,

somente o SU 35, talvez os russo não quiseram concorrência interna.

Edcreek

Olá,

O Mig-35 é a escolha logica da India pela proximidade(politica) com a Russia.

Com a tentativa de aproximação(politica) com o os EUA diria que as segundas opções são F-18 Super Hornet ou F-16IN.

Caças europeus ao meu ver não tem muita chance, a França leva alguma vantagens nesse quesito já eles já operão Mirage-2000 e devem gostar, já que vão reforma-los e atualiza-los.

No fim a politica decide depois do Short-list da Força aerea local, é assim em qualquer lugar….

Abraços,

luiz otavio

Caro Leandro,
lembro que na India a concorrência é para jatos leves, os pesados já são os SU 30 MKI. querem substituir os Mig21, se bem que os 21 modernizados (Bison) já receberem elogios até dos norte americanos, pois tem RCs pequeno e agora contam com armas e aviônica moderna. salvo engano na red flag 2009 um bison abateu um eagle (vindo por trás), acreditam que ele estava com o radar desligado e um SU 30 MKI distante o guiou até o alvo.
não sou PHD e se escrevi besteira aceito correções.

Giordani RS

Alguém tinha alguma dúvida de que não passaria? Esse avião só não serve para nós…para os FX´s da vida…dificil de engolir essa… Marcelo disse: 27 de julho de 2010 às 14:38 Acho este avião uma interessante opção para a Argentina, que depois da Guerra das Malvinas, ou compra de 2a mão, ou compra da Russia ou da China, porque 1a mão dos EUA e Europa, nem pensar… Não dá idéia!!! Tá louco!?!? Que chileno tenha melhor equipamento que nós, passa; Que venezuelano tenha melhor equipamento que nós, passa, Agora, hermano tripudiando em cima da gente, nem pensar!!! Mirage III pra… Read more »

luiz otavio

Caro Poggio,

os Tejas substituirão os mig 21 (leves), e o MMRCA os mig 29 (médio)?

SABRE

luiz otavio, se MIG-39 e F18, são caças leves o que é um caça pesado ? O B-52?

luiz otavio

Caro Sabre, tal questão já foi corrigida pelo Poggio.
depois fiz outra pergunta:
os Tejas substituirão os mig 21 (leves), e o MMRCA os mig 29 (médio)?

luiz otavio

…e deconheço Mig 39.

Nick

Quem não passou em Leh???

Vamos aguardar essa shortlist. Pode vir a ser um bom parâmetro para o FX-2 a ressurreição.

[]’s

Alessandro

Giordani RS. Concordo em 1000% com vc, só aqui no Brasil que um caça deste não serve. O mig-35 é um caça formidável, principalmente com toda tecnologia que foi colocada nele. Seria uma maravilha para FAB. Mas aqui no nosso país eles preferem o F-5 BR e acham que foi maravillhoso modernizar o própio. Ainda falam em ser membro permanente do CS da ONU. (só pode ser piada!!!) Se um mig-35 cair em mãos argentinas vai ser uma “tragédia” para nós.!! rsrsrsrsrsrs!!!! Minha única esperança neste caso é que o “maradona” seja colocado como treinador de piloto de caça lá.… Read more »

cal

È bom não dar idéia, pois estes tempos já estavam até falando em submarino nuclear, depois que encomendamos o nosso. Se bobear eles inventam um fx para eles também!

Leandro Requena

Continuo rezando para o FX2 ser cancelado…

FX3 já! Com a participação do Mig 35, SU 35 e Eurofighter Typhoon.
E regime de urgência para sua aprovação.

Se alguém tem outra sugestão, pode colocar na lista.
Sonhar não custa nada 🙂

Giordani RS

cal disse:
27 de julho de 2010 às 16:32
È bom não dar idéia, pois estes tempos já estavam até falando em submarino nuclear, depois que encomendamos o nosso. Se bobear eles inventam um fx para eles também!

O pior de tudo é que num FX hermanos, eles compram com dinheiro do BNDES e depois não pagam alegando que os juros são abusivos e nosso querido chanceller vai para a TV dizer que eles estão com a razão…que o brasil nao pode agir de um modo imperialista e nossos queridos governantes acabam por perdoar a dívida…
resumindo: Não dá idéia!

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

luiz otavio, a do MiG 21 abatendo F-15 em Red Flag vai para a galeria da lendas do blog.

Dê uma olhada nas unidades que participaram do Red Flag:
http://www.dreamlandresort.com/info/flag_units.html

Não tenha medo, o Google é seu amigo 😉

[]s

LBacelar

Não foi a Rosoboronexport que falou aos quatro ventos que o SU-35 continuava vivo no FX2???

Nada contra o Fulcrum, pois esse é um dos melhores caças já construidos no mundo, tem performance de sobra, maaasss…

a Rosoboronexport volta e meia solta umas notas meio dúvidosas.

abs

Vader

Francisco AMX disse:
27 de julho de 2010 às 14:31

Chicão, soon we´ll know… 🙂

No mais, acho que o MiG-35 deveria ter tido uma chance no FX2. Realmente, país que vôa Mirage-2000 de 2a mão não pode se furtar a pelo menos analisar a proposta de um vetor fantástico como esse, sempre lembrando que Mikhoyan-Gurevich nunca fez aeronaves PARA acrobacia… 🙂

Sds.

luiz otavio

Caro Mikhail,
obrigado pela correção (sugerida no mesmo comentário por mim inclusive), é algo inacreditável mas realmente li isso aqui, numa matéria que um comandante norte americano faz um relato enorme da Red Flag 09, tudo devidamente traduzido e ele chama o Bison de “porreta”, descreve a inexperiência dos indianos no Su30mki, diz que os franceses ficaram só de longe com os rafales testando radares, que os MKI tavam com o radar digamos “meia bomba”, MKI decolavam espaçadamente, enfim, era apenas exercício.

Groo

Falando em Argentina – e de quebra todos os nossos vizinhos – eu tava dando uma olhada em um fórum de defesa uruguaio e o sonho dos caras é um avião de caça.

Eles sonham com 6 unidades de F-5 Tiger III chilenos ou F-16 MLU. Deu uma certa pena. Parece que o orçamento de defesa deles é de cerca de US$ 200 a US$400 milhões por ano.

cal

Não foram eles que receberam um tucano doado estes tempos?

Groo

Acho que foi a Argentina que recebeu alguns Tucanos. Mas posso estar enganado.

Mateus Lobo

Luiz Otávio, também li alguma coisa assim, se me lembro bem foi aqui no blog mesmo.

cal

Poderiamos nos oferecer para montarmos uma base no país vizinho e oferecer proteção como fazem os EUA com seu aliados, e em troca eles pagariam os custos de treinamento e operação de nossos pilotos e aeronaves.
Eles sairiam ganhando e nós também com o treinamento dos nossos pilotos.
Isso é só uma idéia! meio absurda é claro!

Bosco

Alessandro,

Acho que não é a FAB o culpado pelo MiG-35 não entrar no F-X2. Se habilita que quer e acha que atende aos requisitos do programa.
Já li que foram os russos que não quiseram colocar dois caças no programa pra concentrar todos os seus esforços no Su-35, que achavam preenchia melhor as necessidades da FAB.

Um abraço.

cal

Assim não precisariam comprar seus tão sonhados F-5, ou se comprassem, poderiam ser os nossos, caso saia o FX-2 e eles já estariam familiarizados com essas aeronaves.

cal

É só uma idéia!

Mauricio R.

Lotes e mais lotes de Su-30MKI novos, upgrade dos -30 p/ a versão MKI, upgrade dos Fulcrum, “partner” no novo Pak-FA.
Então o MMRCA deve ficar entre americanos e europeus, diversificando os fornecedores de materiais de defesa da Índia.
Quem???

SH; Typhoon; Gripen NG.

Dançam:

Mig-35: pelo exposto acima, seleciona-lo não auxilia na diversificação.

F-16: o Paquistão usa aos montes, além do que já está velho.

Rafale: é uma constante, perde todas, sempre; não faz falta e ninguém além da França precisa.

LOBO

Giordani,

Esqueça os argentinos, eles estão quebrados, quebradinhos mesmo. São sérios candidatos a “comprarem nossos mirage 2000” a preços simbólicos. Quanto a falarem em subs nucleares, e daí, eu posso dizer que pretendo comprar uma ferrari e um fenom 100. Falar e sonhar é de graça. Argentinos são uns italianos que acham que são ingleses e falam espanhol, que comem pão velho e arrotam caviar. É da natureza deles.

Bosco

Aproveitando o post sobre o MiG-35, uma coisa que salta aos olhos nos modernos caças atuais é a grande capacidade de levar mísseis BVR, e invariavelmente apenas 2 SRAAMs. Só alguns exemplos: F-22 com 6 Amraam e 2 Sidewinder em configuração Stealth. Em configuração não stealth pode levar até 14 Amraams e 2 Sidewinder F-35 com 4 Amraams e nenhum SRAAM em configuração stealth. Em configuração não stealth leva até 12 Amraam e 2 SRAAM Pak-FA leva 8 BVRAAMs e apenas 2 SRAAMs em configuração stealth. Rafale leva 10 Micas e 2 R550 Typhoon, 10 Amraam e 2 SRAAM MiG… Read more »

Darkman

Esse é o cara !!!
E aqui uma novela para definir o FX2 pior anunciar o Rafaleco !!!!

Abs.

Alessandro

ok Bosco obrigado pela informação!!!!
Mais que o mig-35 caíria como uma luva para a FAB isso caíria não é!!!!!

ALDO GHISOLFI

CAL: FX (licitação) só nós é que fazemos. A compra de equipamentos militares, pela necessidade da segurança do país, dispensa licitação.

Marco Antonio Lins

Não substime o M-35 ou mesmo 29. Tem um passado de conflitos ,e aprovados em todos eles. É o melhor caça de intercptação do mundo.

Vader

Bosco disse:
27 de julho de 2010 às 18:30

Boscão, isso pra mim só significa uma coisa: TODAS as empresas de aviação de combate do mundo tem certeza de que o combate do futuro será na arena BVR.

Mas eu conheço gente que diz que não será assim: entre eles o tal Spey e o Galante.

Abs.

kaleu

A incrível manobrabilidade dos MIG …

http://www.youtube.com/watch?v=fOzp7iL-QHI

Pena que soltam as “pecinhas” 😉

germa

vou repetir o post:

26 de julho de 2010 às 20:42

na minha opinião o MiG-29 sofreu de uma grande injustiça de não poder demonstrar todo o seu pontencial nas guerras em que foi empregado,muito pela doutrina, e, hj tem seus dias contados vide as novas gerações que estão por vir.

acho um belíssimo vetor,quem sabe,agora que está na moda, um MiG-35SE?!?

pois se fizermos as contas vale mais ter um número menor de “fighters”
mais modernos e capazes então para não desperdiçar algo tão belo só se virar SE…

abs 😉

germa

Groo disse: 27 de julho de 2010 às 17:51 Falando em Argentina – e de quebra todos os nossos vizinhos – eu tava dando uma olhada em um fórum de defesa uruguaio e o sonho dos caras é um avião de caça. Eles sonham com 6 unidades de F-5 Tiger III chilenos ou F-16 MLU. Deu uma certa pena. Parece que o orçamento de defesa deles é de cerca de US$ 200 a US$400 milhões por ano. ->>>>pense que como um pais daquele tamanho sem problemas de fronteira e sem grandes aspirações no cenário externo, até um urubu pode ser… Read more »

Alexandre Galante

Vader, o nome do cara é Sprey…rs As empresas dizem uma coisa, as estatísticas de mísseis BVR disparados e a história dizem outra. A grande maioria dos mísseis BVR disparados até hoje foi dentro do alcance visual, por causa das ROE e do IFF não confiável. Num furball cheio de aeronaves, você não pode sair disparando BVR livremente, pois não tem certeza de quem é amigo e quem é inimigo. Haverá combates BVR sim, mas muitos WVR também e é preciso ter canhão e míssil pra isso. Tanto é assim, que ainda desenvolvem e fabricam mísseis de curto alcance e… Read more »

Alexandre Galante

Sem contar o eficácia das contra-medidas (jamming, chaff, manobras, decoys), que também podem ser aplicados contra os mísseis BVR.

A coisa não é assim: disparou um BVR, conseguiu um abate, não existe Pk de 100% em BVR, como os super trunfo acreditam.

Mesmo com o AIM-120, a Pk aumentou, mas a USAF não revela quantos mísseis teve que disparar para obter seus kills com ele.

Voltando ao aspecto do IFF não confiável, dois F-15 derrubaram dois Black Hawk do US Army no Iraque em 1994, achando que eram helicópteros inimigos.

Bosco

Vader, Não provoca o Galante não que a paciência dele anda curta. rsrsr Galante, Eu sinceramente acho o radar AESA um diferencial que irá mudar essas estatísticas. Sem falar que ele evolui constantemente e com ele a capacidade de IFF não cooperativo. Tendo dispositivos eficientes para determinar quem é amigo e quem é inimigo, a regras tenderão a mudar. Não teria lógica desenvolver caças furtivos de milhões de dólares se as regras ainda forem as do “Vietnã”. Até hoje ainda não vimos os caças de 4,5ª e 5ª Geração atuarem. Eu acredito que o combate em alcance visual será cada… Read more »

Alexandre Galante

Bosco, perceba os verbos que você usa para os futuros combates BVR: “eu acredito”, “eu sinceramente acho” e ainda falou “Até hoje ainda não vimos os caças de 4,5ª e 5ª Geração atuarem.”

Como pode acreditar tanto se ainda não viu a coisa acontecer? é muita fé na tecnologia. Foi assim no Vietnã e os americanos se ferraram.

O dia que acontecer o que você defende, acabam as escolas Top Gun e Weapons School.

O que a gente tem de concreto mesmo é: as estatísticas de combate aéreo até aqui dizem exatamente o contrário do que acredita o leigo.