domingo, dezembro 5, 2021

Gripen para o Brasil

Frota de C-27J da Força Aérea Italiana atinge 10.000 horas de voo

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Na semana passada, a Aeronautica Militare (Força Aérea Italiana) informou que sua frota de C-27J ‘Spartan’, em serviço na  46ª Brigata Aerea de Pisa, atingiram a marca de 10.000 horas de voo. A frota é composta de 12 aeronaves e, segundo o informe, vem demonstrando uma elevada eficiência operacional, garantindo a disponibilidade para cumprir missões de transporte, tanto na Itália como em operações internacionais.

Ainda segundo a Força Aérea Italiana, desde 2008 os  C-27J do 98° ‘Gruppo’ da 46ª ‘Brigata Aerea’ são empregados em operações de apoio ao contingente italiano no Afeganistão, mostrando confiabilidade e flexibilidade no Teatro de Operações Afegão, que é bastante exigente.

O avião é uma nova e avançada versão do G-222, desenvolvida para atender a necessidades da Aeronautica Militare no novo milênio, em missões de transporte tático, de carga e sanitário, lançamento de cargas e de paraquedistas, patrulha marítima, busca e socorro em incêndios.

A Aeronautica Militare foi a segunda Força Aérea a receber o C-27J. A primeira foi a Grécia.

Características técnicas:

  • envergadura: 28,7 m
  • comprimento: 22,7 m
  • peso máximo de decolagem: 31.800 kg
  • velocidade máxima: 590 km/h
  • autonomia: 5950 km
  • capacidade de transporte de paraquedistas: 40
  • motores: 2 Rolls Royce AE 2100d2 de 4700 hp

FONTE / FOTOS: Aeronautica Militare (Força Aérea Italiana)

NOTA DO BLOG: reparar, nas fotos externas da aeronave, a sonda de reabastecimento em voo e os sistemas eletrônicos de autoproteção no nariz, que também podem ser vistos na foto do C-27J da Lituânia, no primeiro link da lista abaixo. Nos demais links, veja outros países que encomendaram / operam a aeronave.

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

Irã diz que explosão acima de Natanz faz parte de treinamento militar

A explosão relatada coincide com uma crise nas negociações sobre o programa nuclear do Irã A mídia iraniana no sábado...
- Advertisement -
- Advertisement -