A hora da verdade para o Rafale

28

Andrei Netto

A França espera receber a qualquer momento uma confirmação de Brasília sobre a compra dos 36 caças que equiparão a Força Aérea Brasileira (FAB). Depois dos constantes adiamentos, o Ministério da Defesa francês trabalha com a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dispõe de todos os estudos técnicos relativos ao Dassault Rafale e aos seus concorrentes, o norte-americano Boeing F-18 Super Hornet e o sueco Gripen NG, realizados pelo Ministério da Defesa brasileiro.

Segundo Hervé Morin, ministro da Defesa, a resposta é aguardada nas próximas duas semanas. “Eu espero tranquila e serenamente o anúncio ou a declaração do presidente Lula, que ele havia previsto para o mês de julho”, revelou.

Em 15 de maio, durante uma viagem da comitiva presidencial a Doha, no Catar, o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, informou que na semana seguinte entregaria os documentos ao Palácio do Planalto. A partir de então, ficaria nas mão de Lula bater o martelo e encerrar a novela FX-2.

Sobre o desfecho do folhetim, Morin está certo de que a escolha do Brasil deve mesmo recair sobre a aeronave francesa, como o presidente Lula indicou em setembro de 2009. “O Brasil é um parceiro estratégico maior e decidiu de refazer suas forças armadas em especial com a indústria francesa”, afirmou.

Parte desse contrato, como revelou a reportagem de Roberto Godoy, publicada pelo Estado no domingo, já está em curso. Três dos 50 helicópteros EC-725, fabricados pela Eurocopteur/ Helibras e adquiridos pelo governo brasileiro para equipar o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, já estão em fase final de montagem.

O mesmo acontece com os submarinos Scorpène, que entraram em linha de montagem em um estaleiro do sul da França neste ano.

Falaremos mais sobre os negócios militares do Brasil e da França nos próximos dias.

FONTE: estadao.com

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Mayer

Eles acreditam em promessa de político brasileiro!

Como sao crédulos, meu Deus!!!

Rodrigo

Por que duas semanas, se julho tem mais só 11 dias ? rs

Guilherme D.

Jesus, que saia logo, meu Deus, que ansiedade aushaushauhsu
Ah, e não vejo mal algum crer que dirão a resposta, é esperar pra ver.
Fiquem todos com Deus e Amém
Ótimo Blog, ótimas foto =D=D=D=D=D=D
Fiquem todos bem, e com Deus, continuem asssim =D=D=D=D=D=D

Cmte Fred

A esperado anúncio, se vier, será uma grande surpresa. Isso porque o governo, para proteger sua candidata a Presidência, não quer dar munição à oposição.
Assim sendo, é mais provavel que tudo fique mesmo para o próximo governo decidir.
Exatamente como a oito anos atrás.

A7X

Rodrigo disse:
20 de julho de 2010 às 18:48

Muito bem lembrado, Rodrigo. Se bobear a decisão sai em julho do ano que vem. rsrsrsrsrrs

Abs.

Nick

Para que a pressa?? Eles já ganharam , é só uma questão de tempo….

O Presidente já não anunciou sua escolha em 7 de Setembro passado? então…

Se vier em Julho, ótimo, se ficar para o final do ano, tudo bem… Se o Lula quiser deixar para o próximo governo, que seja. Tomem calmantes ae franceses! 😀

[]’s

Jakson Almeida

Em ano eleitoral,eu duvido que seja anunciado.

ZE

História Veeeeeelha, Requentaaaaaada.

[ ]s

Vplemes

Estava demorando. Toda semana o estadão anuncia “para as próximas semanas” o anuncio do vencedor (sempre dando destaque para a jaca voadora). Se continuar assim uma hora ele acerta.

Harry

Caros

Será que o ministro Morin esta contando com um posssivel acordo agricola entre Mercosul e Europa???? ( houve reniões entre Cupula Brasil-UE, industriais europeu passaram a pressionar os governos para o acordo sair, Lula assume a presidencia do Mercosul em 03 da gosto ).

Teremos novidades???

Se o anuncio não sair em julho o Sr. Morin mais uma vez não será levado a sério.

Abs

nando

Provavelmente devera sair ,logo depois ds eleicoes,no governo Lula-la pois ele quer sair por cima,ganhe quem ganhar,o vencedor todos nos sabemos, desde setembro he he he he sds

SxMarcos

Como disse um general (que não lembro o nome..):
“Melhor um plano bom hoje do que um plano perfeito amanhã”.

Não levem pelo literal, apenas cansei dessa espera.
Minha preocupação é cancelarem o FX-2.

Diego Tarses Cardoso

Só vou acreditar na veracidade dos caças quando anunciar o pouso das seis primeiras unidades em solo brasileiro…

Jakson Almeida

A Ultima fresquinha da Republica Galactica,informada pelo proprio Luke skywalker ou Dart Vader como preferirem,o desgoverno vai de X-WINGS mesmo.HAHAHAHAHAHA.

Vader

Jakson Almeida disse:
20 de julho de 2010 às 20:17

Jakson, ainda não decidi isso ainda… 🙂

Fabio

Não sou um expecialista na área, porém é possível algumas conclusões: – segundo todos sites/blogs de defesa, a proposta da SAAB parece ser muito boa, porém tudo indica que não será a escolhida pelo atual governo. – mesmo eu gostando do SH e achando que devido a grande quantidade fabricada teriamos um avião com um bom suporte logistico para 40 anos, não será com certeza a proposta escolhida. – mesmo sendo estimativamente falando o mais caro de se manter, o vencedor do FX-2 devera ser o Rafale, que na minha opinião é o mais capaz dos 03, sendo superior a… Read more »

Leandro

Agora que é a hora…ou a onça bebe água…ou a porca torce o rabo!

latino

Mais do mesmo ,,,nada de novo segue o enterro !!!
Os amigos do (contra-loby) adoram essas materias !!

sds

luciano35

que venha qualquer um,me ganharam pelo cansaço!!não faço escolha mais seja SH,rafale ou Gripen!!!só oque não espero é que seja cancelado!!precisamos,melhor dizendo nescessitamos de um caça de ponta e que seja novo para nossos guerreiros!!!

ZE

Fabio disse:
20 de julho de 2010 às 21:13

Fabio, você poderia nos esclarecer porque, na sua opinião, o Rafale é superior aos outros 2 vetores do short list da FAB ???

[ ]s

ZE

Fabio, a França usa navios, submarinos, aviões…com componentes de origem diversa.

Nada é 100% francês !!!!

As novíssimas fragatas FREMM, que serão comissionadas em 2012, têm como propulsão, as turbinas de origem norte-americana GE LM2500.

O Rafale…

[ ]s

Tio

O presidente tem todos os estudos dos aviões, mas o que adianta? ele NÃO vai ler nada mesmo, nunca lê nada. Até ele mesmo disse que quando começa a ler sente SONO.

Lucas Maciel

Não sei, talvez esteja falando besteira, mas além do fato de estarmos próximos as eleições e o Fx-2 com certeza será usado como propaganda, não teria ai mais um fator contribuindo para a demora do resultado?

Como o próprio contrato de compra de 51 helicópteros pelas nossas FA´s, não estariam também vendo como está se desenrolando a fabricação e a transferência de tecnologia, certificação de fornecedores brasileiros, etc na produção desses helicopteros antes de fechar um contrato maior.

Acredito que esse caso dos helicópteros será um espelho para oquê pode a vir a acontecer no Fx-2.

Abraço

RtadeuR

Que saia logo essa decisão, e com isso o Brasil aprenda quem sabe à fazer um caça totalmente BR, assim como estão planejando com os helicópteros , navios escolta, submarinos , etc. Uma jornada começa com o primeiro passo.

Edu Nicácio

Será?

Yasser

Esperem todos vcs… a decisão será de grande surpresa. O programa será cancelado mais uma vez e uma nova licitação para arrendamento de caças usados será criada abrangendo outros aviões. No final das contas serão comprados mais Super Tucanos da Embraer, uns F-5 de paises de 3° mundo e uns 12 Mirage 2000-5.

Luiz Eduardo

Fabio Mayer disse:
20 de julho de 2010 às 18:43

“Eles acreditam em promessa de político brasileiro!”

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Po, cara, não me faz dar gargalhada assim, to no serviço, assim vou acabar demitido 😛 rsrs

Francisco AMX

Meus Deus, vc não enjoam de tanta babação? rsrsrsrs

“neguinho” vai sair daqui com o saco arrastando!

vcs podem mais meninos!… ou quem sabe não…