Países europeus cortam verbas militares para enfrentar crise econômica

23

Diversos programas aeronáuticos serão severamente afetados

As Forças Armadas dos países europeus estão planejando diversos cortes no setor de defesa em função dos péssimos número apresentados pelo setor econômico. O tamanho do corte ficou evidente após os anúncios feitos na última semana.

O ministro da defesa alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, pretende economizar até €9,3 bilhões no longo prazo, afetando diversos programas de aquisição de material bélico. Entre os programas afetados estariam o Eurofighter EF2000, com a redução de 37 encomendas, e o do A400M, com a redução de sete unidades. O número total de helicópteros NH90 será reduzido de 122 para 80 e no caso do helicóptero de ataque Tiger somente metade das 80 unidades propostas será adquirida.

Das atuais aeronaves em serviço, 100 dos 185 caças Tornado da Luftwaffe serão aposentados e a Marineflieger deverá retirar de serviço todos os helicópteros Sea King. A proposta ainda considera a aquisição de mais UAV IAI Heron no lugar do ADS Talarion.

A França também propôs uma série de cortes com o propósito de economizar perto de €3,5 bilhões. Programas como o Rafale e o A400M praticamente não foram atingidos, mas as propostas de atualização dos Mirage 2000D foram postergadas e a aquisição de um novo modelo de aeronave de reabastecimento aéreo para substituir os C-135FR foi cancelada.

O Reino Unido também deve implementar grandes cortes na área de defesa. O tamanho do corte deve ser divulgado em outubro.

FONTE: AINonline

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
felipe alberto

taí uma oportunidade para o nosso “caça” KC-390

ZE

Meus caros, o programa do Rafale NÃO pode ser AINDA MAIS atingido, pois senão ele ACABA !!!

Em 2015, segundo a Lei de Programação Militar da República Francesa, 1 (um) só Rafale será entregue.

Repiso: se o programa Rafale for mais atingido do que já foi, ele acaba pura e simplesmente !!!

[ ]s

Nick

Todo mundo fala da queda do Império Yankee, mas quem está quebrado mesmo, são os europeus. Aliás dizem que o próximo crash virá de lá…Próximas pedras do dominó a serem derrubados: Espanha, França e Alemanha. Portugal, Grécia, Irlanda nem contam mais.

[]’s

Esdras

Vai sobrar uns Tornados baratinhos para os países da AL.

warrior

Agora seria a hora para analisar os F-4 britânicos e os tornados….
F-4 seria uma boa para operar no São Paulo com os A-4.

Francisco AMX

E na Suécia? está maravilhoso? pq não se encomenda o NG por lá, para alavancar a produção do mesmo? pq a Suécia não quer? se é tão bom assim, como dizem por aqui…
Vaõ desenvolver e produzir, hoje, sistemas ultra modernos para algo que pode não sair de um demonstrador? como o Radar..
Todos países europeus estão com a faca no pescoço! é uma bola de neve…

Sds!

Otus scops

para o Nick essa satisfação (como os demais) pelo fim dos “Yankees” e dos Europeus tresanda a complexo de colonizado e inveja. ai (não aí…) da América (Norte, Central e Sul) que acabe a Europa, são todos “filhos” da Europa, onde a estrutura social, mental, civilizacional vem toda da Europa com (algumas) influências africanas e ameríndias. querem o quê, que seja a China a colocar o seu modelo civilizacional? por mim dispenso obrigado. mas cada um escolhe o que gosta… eu não desejo o mal da América, para mim parceiros civilizacionais e vizinhos atlânticos. negar isso é ignorância pois se… Read more »

Coral Sea

E não é só a força aérea alemã que irá sofrer cortes!
Na marinha, a frota atual de submarinos composta de 6 unidades da classe U206 e de 4 unidades da classe U212 será reduzida!

Todos os 6 submarinos da classe U206 darão baixa.
A frota ficará somente com os 4 da classe U212 além de mais 2 unidades em construção

Vader

Nick disse: 17 de julho de 2010 às 13:19 Nick, a Alemanha colocou todas as suas fichas no Euro, mas tem o menor déficit fiscal da Zona, portanto ainda tem muita “gordura” pra queimar. Quanto aos EUA, sei que o amigo falou de “Império Yankee” por brincadeira. No mais, eles são os donos da “maquininha de dinheiro”, e com o Euro quebrando-se a tendência é que tenham mais condições ainda de financiar seu gigantesco déficit, sempre lembrando que se os EUA quebrarem, todos os países que tem títulos americanos quebram junto. E quem têm as maiores reservas em títulos americanos?… Read more »

Vplemes

Olá ZÉ,

Gostaria de dizer antes de mais nada, que gosto muito de seus posts. São sempre muito lucidos e trazem muita informação pertinente. Gostaria, se for possivel, que o amigo postasse o link para esta Lei de programação militar francesa, tenho muita curiosidade em estuda-la de forma mais detalhada.

Abços,

Wagner

ah ah ah ! bem feito ! deram risada da Russia ? pois agora vão ver como é manter navio e aviões obsoletos ! vao ver como é complicado manter todo aquele poderio que jogaram para cima da Russia durante a Guerra Fria.
A Russia esta com os Migs sucateados ? ora e os Phantow da Europa ? E os F16 ? ja passam de 20, 30 anos ???
Agora eles vao aprender a parar de esnobar…

ZE

Vplemes disse:
17 de julho de 2010 às 15:05

Amigo Vplemes, o link do Livro Branco não existe mais.

Quanto à Lei de Programação Militar: quando tive um vírus no meu computador, perdi muita coisa (achando, de novo, posto para você).

[ ]s

grifo

Para os francófonos: Livre Blanc – http://www.defense.gouv.fr/portail-defense/enjeux2/politique-de-defense/livre-blanc Loi de Programmation Militaire (LPM) – http://www.defense.gouv.fr/portail-defense/enjeux2/politique-de-defense/loi-de-programmation-militaire-lpm/une-loi-de-programmation-militaire-necessaire Caro Vplemes, a LPM como toda lei orçamentária é uma lei autorizativa, não impositiva. Para entender o que realmente foi encomendado pelo governo francês, recomendo a leitura de artigo na revista “Défense e Sécurité Internationale”, gentilmente digitalizado pelo leitor akivrx78 no forum da Agência Linha de Defesa (http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=3&t=2997&start=2310). Note que estes são os dados *antes* do corte orçamentário discutido aqui. O que propõe agora é que a AdlA não receba caças Rafale pelos próximos 2 anos, e notícias indicam que a França propõe a Índia o… Read more »

Vplemes

Prezados, ZÉ, Poggio e Grifo.

Fico muito grato a todos pela pronta resposta a minha solicitação. Vou procurar ler estes documentos e me inteirar um pouco mais sobre o assunto.

Abços,

Harry

Caro

Nick tenho a percepção que o EUA não esta nem ai para o chamado berço da civilização – quer a França na mão assim como Inglaterra e Alemanha, se a França quebrar ótimo depois vão lá ajudam e cobram a fatura.

Abs

Luis

100 Tornados darão baixa na Luftwaffe?
Dá para a FAB começar a brincar….\\m//

Luis

+ 6 U-Boats para a MB!
E o berço da civilização foi a Mesopotâmia, atual Iraque.

Otus scops

para o Luís

“o berço da civilização foi a Mesopotâmia” errado, foi o início da civilização urbana, quando o homem “inventou” as cidades.
desse tempo pouco resta, o Código de Hamurabi já foi substituído à muito pela Democracia.

Luis

Não importa, foi na Mesopotâmia que tudo começou. Depois teve o Antigo Egito, Antiga Grécia, Império Romano, etc.

Será que a Alemanha não teria nada de interessante para nos vender?
Com essa crise, é possivel.

Luis

Já nos venderam 250 Leopard 1A5.
Faltam fuzis, metralhadoras e submetralhadoras (da H&K, é claro) para as FA. Feitos sob licença no Brasil.
Os 100 (ou uma quantidade menor) Tornados TALVEZ fosem interessantes para a FAB. Tornados usados são melhores que F-5 surrados.
Quem era que estava vendendo Eurofighter’s usados?

Luis

Era a Itália. São cerca de 20 EF-2000 Tranche 1 que estariam à venda. Ótimos caças tampões para a FAB, no lugar dos Mirage 2000.