MMRCA: IAF assinará contrato dentro de um ano

13

Informação foi dada pelo Chefe do Estado-Maior ontem

A Força Aérea da Índia (IAF) assinará o contrato com o vencedor do programa MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft) em 2011, após as negociações comerciais informou o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica daquele país na sexta-feira (16/07). “Nós assinaremos o contrato do novo avião de combate dentro de um ano. O relatório técnico sobre os aviões estará pronto no final deste mês”, informou o Brigadeiro PV Naik

Em seguida a IAF encaminhará o relatório ao Ministro da Defesa da Índia. “De acordo com o regulamento, as propostas financeiras serão abertas e as aeronaves serão selecionadas em uma “short-list” para futura avaliação comercial”, continuou Naik.

FONTE: com informações da Economic Times e da HindustanTimes

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Será que o relatório técnico será público?
Ao menos uma parte do mesmo?

Será muito interessante, pois, na Índia, foram realizados testes operacionais, que dariam um visão mais clara do potencial de cada concorrente diante do que é divulgado pelos fabricantes.

Ivan.

Marcos

Será que na short list será divulgado valores (Caças), como manutenção, custo beneficios, etc, e seus prós e contras de cada um (Pontuação)?
E nossa novela será que tambem vai esperar o resultado do MMRCA?

Nick

Se bobear o FX-2 ainda estará aguardando um “bom momento político” para ser anunciado….

Vamos aguardar quem sabe… O ministro francês deve ter cobrado a assinatura do Lula, agora vai.

[]’s

Ivan

Marcos,

Acredito que o short list do MMRCA será apenas com aspectos técnicos operacionais.
As questões de preço e custos ficarão para a segunda etapa.

Abç,
Ivan.

Latino

Bem + rapido que nosso fx -2 !!

Talvez o anuncio do vencedor lá respingue aqui …

Sou gripen ng br de coração + na atual fase da fab qialquer um dos tres que sair ganhador sera muito melhor que os f5-m atuais …

sds

valter bomfim

O lula ate agora, passado 08 anos no poder, nao deu a Aeronautica os novos cacas de combate, tao nescessario a defesa do Pais. A novela do fx2 nao chega ao fim, porem ja comprou 03 novissimos avioes para serviço da presidencia da republica!!! Enquanto isto a India, da mostra de como o assunto de defesa e lelado a serio. Pobre FAB, pobre Brasil.

ZE

A importância do MMRCA para nós é simples: Se algum dos caças da nossa short list fizer parte da short list deles, então o peso “político” desse mesmo caça aumentará significativamente. Caso contrário, vai ser ainda mais difícil empurrar aqui, um caça que nem no short list deles entrou. É claro que o nosso Ministério da Defesa vai dizer o de sempre: os parâmetros são outros e blá, blá, blá… Especificamente, se o Rafale nem no short list deles aparecer, a situação do vetor gaulês vai ficar insustentável. Como explicar à população brasileira que o caça escolhido aqui perdeu todas… Read more »

Paulo

Na Índia os assuntos de defesa precisam andar mais rápído porque o país tem um inimigo declarado (Paquistão) e um latente (China), ambos fazendo fronteira. No Brasil os inimigos estão aqui dentro e se escondem em partidos políticos, parlamentos, administrações públicas, ONGs e movimentos clandestinos que geralmente se denominam Movimento dos Sem (alguma coisa). E estes inimigos não se combatem com caças e sim com cadeia, patriotismo e ações públicas efetivas nas áreas de educação, saúde, segurança, entre outras, que levem realmente à inclusão social. Em tempo: não estou aqui dizendo que sou contra o FX (qualguer número), mas enquanto… Read more »

grifo

Especificamente, se o Rafale nem no short list deles aparecer, a situação do vetor gaulês vai ficar insustentável.

Perfeito ZE. Principalmente porque o relatório da IAF será feito levando em conta somente os aspectos de desempenho de cada concorrente, sem considerar o preço.

Vamos supor que os demais caças do nosso short list entrem no da Índia e o Rafale não. Como vai ficar aquela história de que “é mais caro mas é melhor”?

O pior é que eu acho que é exatamente isto o que vai acontecer. Super Hornet, Gripen NG e Typhoon.

Paulo

Na Índia os assuntos de defesa correm mais céleres porque aquele país tem um inimigo real (Paquistão) e um potencial (China) em suas fronteiras. No Brasil o inimigo está aqui dentro, escondido em partidos políticos, parlamentos, administrações públicas, ONGs e movimentos diversos, geralmente denominados Movimento dos Sem ….(qualquer coisa). Este tipo de inimigo não se combate com caças, mas sim com políticas públicas sérias voltadas para educação, saúde, segurança e outras que visem a verdadeira inclusão social dos desfavorecidos. Em tempo: não sou contra o FX (qualquer número), pelo contrário. Mas enquanto estes inimigos acima citados estiverem dando as cartas,… Read more »

Paulo

Desculpem mandar duas vezes, mas como da primeira vez nada saiu, eu pensei que tivera um erro de remessa e escrevi de novo.

Abraços

PS: os administradores poderiam excluir um deles.

Fernando Sinzato

Pelo jeito os indianos estão acertando o timing com o FX-2. Era bom se aproximar de Nova Delhi, os interesses são muito parecidos com os Brasileiros.

Rafael

“Fernando Sinzato disse:
17 de julho de 2010 às 14:10
Pelo jeito os indianos estão acertando o timing com o FX-2. Era bom se aproximar de Nova Delhi, os interesses são muito parecidos com os Brasileiros.”

Fernando, eles levam a serio seus programas e a defesa de sue pais, não seria interessante para eles se juntarem com nós, maculariamos seu programa.