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Latino

PAK FA vai receber uma “inteligência humana .

disse o Chefe de Estado-Maior General das forças armadas russas , Nikolai Makarov .

fonte : jornal russo. http://www.lenta.ru/news/2010/02/11/pakfa/

sera ?

Cabral

Latino,

O que seria o seu “será”?

Bem, se não fosse as autoridades seríssimas que retiraram a FAB do programa, eu poderia olhar para o caça e pensar: Puts, que orgulho!! Pela primeira vez, seremos destaque mundial em defesa do espaço aéreo!!
Agora, eu olho e penso: Quem foi o indivíduo filho de uma mãe profissional em áreas populares que pediu para sair???

Latino

Cabral
nem me fale amigo ,,não sei que por que esses politicos loucos insistem em essa tal parceria estrategica com a frança ,,olha quando precisamos dela para votar contra as sanções ao irã ,,eles pularam fora ,,e se for para nos apoiar com cadeira permanente no conselho de segurança da onu tambem nos darão um grande NÃO na cara .

que parceria é essa ? so na hora do din din?

tomara que tenhamos novos socios no kc-390 e deixar esses comedores de escargot pra la.

sds

G-LOC

“PAK FA vai receber uma “inteligência humana .”

Deve ser um piloto na cabina ou alguém dando ordens em terra para quem estiver sentado na cabina.

Nick

Caro Latino,

O R2D2 vai ser o co-piloto do PAKFA 🙂

No mais, o de sempre, esse caça fotografa muito bem, e deverá voar melhor ainda. Mas…. tem de resolver algumas questões como o mal resolvido design da parte traseira e das tomadas de ar ambas em questões de furtividade.

[]’s

Latino

Nick

O R2D2 kkkkkkkkkk

mas falando serio vamos aguardar e ver o que perdemos ..

sou fã de equipamentos russos .

osorio

Alguém pode me explicar o porque daquela protuberancia na traseira entre as duas saídas do motor que tem em todo caça russo

Elizabeth

>>>>>Alguém pode me explicar o porque daquela protuberância na traseira entre as duas saídas do motor que tem em todo caça russo. Osório, resumidamente a historia é a seguinte. Já na segunda metade dos anos de 1960, alguns estudos aerodinâmicos apontavam para uma configuração de aeronave de combate bi motora com grande espaçamento entre os motores. Aviões como o F-15, F-14, Su-27 e Mig-29 adotaram esta linha de projeto. As vantagens eram razoáveis e em ordem de importância eram as seguintes. • A fuselagem passaria a ter uma grande aérea ventral plana que por sua vez gerava parte da sustentação… Read more »

Bruno Fernando

Tem uma explicação histórica pra diferenciar equipamentos russos de norte americanos. Segundo li uma vez, já no fim da Segunda Guerra Mundial muitos cientistas alemães foram presos ou pararam nos Estados Unidos e muitas dessas mentes foram aproveitadas pelos militares norte americanos para desenvolvimento de equipamentos para serem usados em guerras futuras. Resumindo, os bombardeiros B-2 Spirit são semelhantes aos Ghota Go.229 nazistas que nem chegaram a voar mas sua silhueta estranha fizera engenheiros norte americanos desenvolverem o tal bombardeiro stealth B-2. Muitos outros equipamentos reduzidos como mísseis, aviões e demais armas tiveram uma grande influência da engenharia nazista, por… Read more »

Flanker

Essas fotos me decepicionaram um pouco. A fuselagem cheia de rebites, uma baita antena no nariz e varios sensores pelo corpo do avião. Tudo bem que é só um protótipo, a versão final deve ficar melhor

RenanZ

Caro Bruno Fernando

Na verdade, Estados Unidos e União Soviética sempre desenvolveram equipamentos equivalentes, ou seja, um era cópia do outro. (E Não pense que somente os soviéticos é que copiavam alguma coisa)

Acontece que no período da Guerra Fria, os projetos espionados e copiados peloss soviéticos também eram adaptados à filosofia Maior = Melhor, não por acaso que desenvolveram o maior Helicóptero (Mi-12), o maior avião (An-225), o maior veículo espacial (Buran) e seu companheiro foguete (Energia), a maior bomba atômica (Tsar, com 100 Megatons).

Cara, nem o AK-47 é genuínamente russo, pois foi criado em cima do MP-44.

Vader

Bruno Fernando disse: 10 de julho de 2010 às 20:42 Bruno, entre o Ghota Go.229 e o B-2 há 60 anos de investimento em pesquisa e tecnologia. Ambos são brilhantes idéias, mas dizer que um é fruto direto de outro é exagerar demais a importância das concepções da máquina de guerra nazista. Quanto aos russos, podes crer que eles pegaram tantos cientistas nazistas quanto os americanos, com a vantagem óbvia de terem como “espremer” (se é que vc me entende, rsrs) melhor o conhecimento das cabecinhas dos “pobres nazistas”… 🙂 O que lhes faltou durante a URSS e lhes falta… Read more »

Vader

Quanto ao T-50, ihhhh caras, esses bocais das turbinas fazem a delícia dos mísseis IR… 🙂

MA

Realmente são muitas protuberâncias, mas será que causam um efeito significativo no RCS? É muita entrada de informação atmosférica e resfriador para um avião de 5ª geração.
Dos rebites, nem o F-22 escapa…
comment image

Mas isso pode mudar, realmente, na versão final!

MA

Vader,
Se continuar assim, o IRST do F-35 detectará um PAK-FA a 50 milhas de distância 🙂

Flanker

Uma dúvida. Estas são ou não as turbinas definitivas?

Vader

Flanker: são as definitivas, conforme declarado pelo próprio representante da Saturn em vídeo divulgado aqui mesmo no Aéreo (tentei achar mas não encontrei).

O que não significa que não possam ser alteradas. Mas quem conhece do riscado diz que não se alterarão radicalmente. Ou seja: possivelmente manterão suas características principais.

E não terão redutor de assinatura IR.

Sds.

Paulo Costa

Este deve ser um dos primeiros prototipos,pois varios outros tem uma acabamento diferente,como se fosse uma manta colada em toda superficie do T-50,manta esta com talvez com propriedades anti radar e anti IR…. O espaçamento entre as turbinas tambem pode indicar um aumento consideravel de combustivel alem das outras citadas… Hoje em dia quem tem uma agencia tipo NASA,America,Russia,Europa, China,India,Japão, são as que tem mais tecnologia para fazer aviões de gerações mais recentes…. Tamanho de aviões podem indicar que quanto maior o pais,conceitualmente podera ter avião maior ,paises menores poderão ter aviões menores,custo beneficio… Interessante notar que existe no Pak… Read more »

Marcos Pesado

As turbinas, pelo que se diz, são “meio” definitivas e Irão equipar os primeiros modelos até que as novas projetadas estejam prontas.

Francisco AMX

Estes russos precisam de aulas de criatividade, engenharia e capacitação aeronáutica aqui no Brasil! se possível com as mesma pessoas que sempre desdenharam e diziam que não existia PAK algum! rsrrsrs (menos eu que não tenho mérito algum, apesar de que tb não acreditava que voaria ano passado, mas nunca desdenhei da capacidade deles rsrsrs) Eu acho que este caça vem assim, por já se descobrir que a furtividade como se conhece hoje, vai ser pouco ou nada importante nos anos que se aproximam, talvez ao tempo do PAK estar operacional?… radares e sensores suplantarão esta capacidade… logo para que… Read more »

A7X

Vader disse:
10 de julho de 2010 às 22:27

Olá Vader, concordo com vc em relação as turbinas do T-50.
Porém penso que os russos. futuramente, acrescentarão ao T-50 alguma solução para diminuição da assinatura IR.

Falando em turbinas, fiquei em dúvida sobre a do F-35. O amigo saberia me dizer se a turbina dele possui alguma solução para diminuição da emissão IR?

Abs.

Paulo Costa

Em tempo,a protuberancia na traseira entre motores,alem de um radar de cauda,contem dois para quedas de frenagem no momento da aterrisagem,a inteligencia humana a que se refere o topico,pode ser
comando por voz,como nos EF-2000,quem sabe cada T-50 vai
ter uma Elizabeth orientando o voo………..

Vader

A7X disse:
11 de julho de 2010 às 12:02

“O amigo saberia me dizer se a turbina dele possui alguma solução para diminuição da emissão IR?”

Aparentemente não. Aliás, que eu me lembre só o F-22 e o B-2 tem redução de IR.

Sds.

A7X

Vader disse:
11 de julho de 2010 às 13:06

“Aparentemente não. Aliás, que eu me lembre só o F-22 e o B-2 tem redução de IR.”

Obrigado, Vader!

Abs.

william

Esse caça é lindo…

Nick

Caro FranciscoAMX, O que eles(os russos podem fazer é colocar um radarblocker na frente das turbinas, como no F-18 E). Acredito que será a solução que vão adotar. Uma solução mais elegante seria simplesmente elevar o alinhamento das turbinas como no YF-23. Essas turbinas deverão equipar as primeiras versões do PAKFA, mas no futuro haverá versões que buscarão mascarar as emissões IR. Acredito que a necessidade de apresentar resultados e falta de recursos, simplificaram o desenho do PAKFA. Futuras versões deverão contemplar um maior nível de furtividade. E na minha visão, a furtividade continuará sendo cada vez mais importante, inclusive… Read more »

Francisco AMX

Entendo Nick! e obrigado pelo post elegante… ao contrário do meu…irônico e mal humorado… as vezes saio do sério… vou tomar meu remedinho rsrsrsrs Sobre a furtividade, concordo, porém quis levantar a “perdiz”… valeria a pena gastar bilhões por algo que sensores o encontrarão de qualquer forma? vejo que pode se encaminhar assim onegócio… um exemplo claro é o F-35 frente ao Raptor… o f-35 é 2 décadas mais novo e menos furtivo… a furtividade tem seu preço de projeto, aquisição e de manutenção exorbitante… ao meu ver os americanos já sabem que ela passou a ter menor importância e… Read more »

rustam(рустам)

на фотографии вместе с В В Путиным лучший летчик-испытатель России СЕРГЕЙ БОГДАН лучший асс!!!!! продолжатель и ученик таких ассов как Пугачев(созатель кобры на су-27)
по словам ВЛАДИМИРА ПУТИНА Т-50 будет в три раза дешевле F-22, А ПО ЭФФЕКТИВНОСТИ ПРЕВОСХОДИТ В ПЯТЬ РАЗ

КАК ГОВОРЯТ У НАС ПОЖИВЕМ УВИДИМ

Vader

Francisco AMX disse: 11 de julho de 2010 às 14:27 “o f-35 é 2 décadas mais novo e menos furtivo… a furtividade tem seu preço de projeto, aquisição e de manutenção exorbitante… ao meu ver os americanos já sabem que ela passou a ter menor importância e terá num futuro… pelas armas e sensores muito mais aprimorados… outro indício disso é que o F-117 saiu de cena! lembrando que ele é muito mais furtivo que o F-35…” Talvez você esteja correto caro Chicão. Possivelmente nunca mais veremos um avião como o F-22 em termos de furtividade em todos os quadrantes.… Read more »

Vader

Уважаемый Рустам ПИКТА

На самом деле, это ждать и видеть.

Приветствия

Flanker

Sobre o quesito de furtividade não creio que o PAK-FA seja ruim, mesmo isto podendo não ser mais primordial como sugeriram. Os computadores/programas usados no projeto devem ser melhores que os usados no F-35 e F-22 e dizem que os russos estão mais avançados que os americanos em termos de material RAM.

Sobre o F-35, realmente acho que será mais útil que o F-22. Mas em minha opinião ele peca no quesito manobrabilidade, parece ser muido “pesado”. E certa manobrabilidade seria util à ele, já que não possui tanta furtividade.

Nick

Caro FranciscoAMX, Sobre o F-22 A, eu diria que ele foi concebido ainda na época da guerra fria, e perfomance era mais importante, não importava os custos. Fim da guerra fria, início das guerras assimétricas, F-15 e F-16 envelhecendo, não teria porque substituir tudo por F-22. Da mesma forma que o F-16, o F-35 foi pensado para ser BARATO ou menos caro, mas não menos eficaz, ou eficiente. Pensado para ser o componente LO da USAF, como foi e é o F-16C. Mas de qualquer forma muito superior à qualquer caça de 5ª geração. Não vejo sistemas furtivos perdendo para… Read more »

Nick

errata :

“à qualquer caça de 5ª geração.” lê-se 4.5ª geração

[]’s

Vader

Nick disse: 11 de julho de 2010 às 20:16 Então estamos em discordância Nick, pela primeira vez, hehehe. Mas vamos prosseguir no exercício de futurologia: Acho que a furtividade vai ter uma curva descendente de utilidade. Por enquanto é inatacável sua superioridade. Mas ao mesmo tempo a única potência que tem tais aeronaves é os EUA: quem não for entrar em guerra com eles não tem porque se preocupar (por ora). A partir do momento em que a tecnologia stealth se popularizar (2025/2030) aí se dará a verdadeira corrida: os que puderem, procurando adquirir ou construir as caríssimas aeronaves stealth.… Read more »

william

Уважаемый Рустам ПИКТА

На самом деле, это ждать и видеть.

Приветствия

Não entendi nada…
Que isso vader? rs

william

“a partir de um determinado ponto de “ausência de RCS” ela não terá mais para onde evoluir: com efeito não se tem como tirar RCS de uma aeronave que praticamente já não a tem.

Por outro lado, os sensores, radares e demais tecnologias de detecção não param de evoluir, por motivos evidentes, mas especialmente por seu tamanho (cada vez menor) e suas inúmeras aplicações civis.”

Compartilho da mesma linha de raciocinio.

osorio

Elizabeth vc foi demais,muito esclarecedor o seu comentario,obrigado.

SDS

Nick

Vader, Nem sempre concordaremos =] Minha visão é que sempre que surge um tecnologia nova, o “outro lado estará pensando em algo para compensar”, é uma corrida, “observar X não ser observardo”. Vamos pegar um exemplo, o F-22, ele é furtivo da mesma maneira em todo espectro EM? Os russos dizem que são capazes de detectar com radares imensos. O que os americanos propõem: uma furtividade maior ainda no F-XX , o VLO2, uma furtividade suficiente para vencer os radares de banda larga russos. isso falando de radares. Por exemplo o Rafale tem o sistema optrônico OSF. Capaz de detectar… Read more »

Vader

william disse:
11 de julho de 2010 às 20:57

Comentei em cima do comentário do amigo russo.

Sds.

Vader

Nick disse:
11 de julho de 2010 às 22:12

O futuro dirá Nick, hehehe. Mas tendo a achar que a tecnologia stealth tem um limite visível (sem trocadilho, hehe), e a de sensoramento não.

Abraço.

william

Eu vi seu comentario vader….compartilho da mesma idéia…por isso repeti a parte que vc tinha dito…

Desviando um pouco assunto dos aviões e passando para armas….
Sera que voltaremos as velhas taticas de grande quantidades de bombas ou misseis para conseguir destruir um alvo….
Pelo fato das contra medidas estarem melhorando tbm num ritimo acelerado???

ABÇ

J. Claro

Uma grande decepção prá mim, q torço tanto prá ver a nossa capacidade aerea robustecida é essa oportunidade q deixamos passar de estarmos no programa PAK T-50. Isso é lamentável e me leva a pensar, de qual angulo, o responsável por essa perda de oportunidade estava olhando quando procedeu de forma contrária. Abrço a todos

Leandro

Esse FX-2 bem que poderia ter sido substituido pelo PAK-FA, não entendo porque ir de Rafale quando poderiamos ter ido de T-50…acho que até 2015/16 estariamos com pelos menos 20 T-50 operacionais…ai era só esticar o F-5EM até lá…
Que bom seria, chegarmos em 2020 com 5 base aéreas utilizando o T-50, Canoas, Santa Cruz, Anápolis, Rio Grande do Norte e Manaus!!!!

arlei

buáaaaa buáaaaaaaaaaaa,.

podia ser nosso.