Mi-28N e Apache Longbow finalistas em concorrência na Índia

31

Segundo o Jane’s Defense Weekly, os helicópteros de ataque Mi-28N Night Havoc e AH-64D Apache Longbow são os finalistas da concorrência para a Força Aérea da Índia para 22 helicópteros de ataque.

O Eurocopter EC665 Tiger e o Agusta-Westland A129 Mongoose ficaram de fora.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

2 Pesos pesados, tanques voadores, o EB deveria ter 48 de qualquer um dos dois. Mas minha preferência seria o Apache.

[]’s

Mauricio Veiga

Belas máquinas!!!
A escolha será dificil, nesse caso, sem transferência de tecnologia creiio que vencerá o mais barato, ambos são letais.

Abraço.

Darkman

Belo post Galante !!!
Dois belos Helis de ataque sem dúvida.
Mas caro Nick no meu ver o MI28 seria uma boa opção ao EB além de ser Russo é mas em conta 28 é pouco teria que ser uns 60 helis puro sangue de ataque.

Viva a Rússia

Abs.

Antonio M

O que Ghandi diria ? rsrsrsrsrs!!!!

Baschera

Se eu fosse os indianos compraria o Mi-28N.
Eu sempre fico espantado com o nível e a quantidade de armamentos que os indianos, quase que semanalmente, anunciam comprar ou desenvolver.

Putz…Putz…

Sds.

Alexandre GRS

Prezados,

Para termos tal numero de Helis voando na aeronáutica do exército, seriam necessários mais aeronaves a reação para cobri-los, dependendo do TO.

Sds.

curvo

DEsculpem a curiosidade, mas aproveitando o gancho do Baschera, por que a Índia está comprando tanto armamento ? Ok, Ok, tem sempre a China, a Coréia do Norte, o Paquistão, etc … , mas será que não seria algo além ? Tipo onde há fumaça pode haver fogo ?! Tipo estariam eles se preparando tanto só para dizer olhem nóis também temos ???

Não acho que fariam tanto barulho, por tão pouco!!!

Alexandre GRS

Prezado Curvo,

Posso estar enganado mas creio que mais países pleiteam uma vaga no CS…
Sds.

Andre Luiz

lá compram de ataque, e aqui, pegam a joça do Mi-35 e dizem que é perfeito pro Brasil… O que falta aos comandantes: inteligência ou competência? O Brasil precisa de um Heli de ataque puro, como um desses dois ou o Tiger, pq pra transporte já tem os Caracal vindo…

Alexandre GRS

Prezado Andre Luiz,

Quando você diz que nós necessitamos de uma aeronave de asas rotativas de ataque, em que circunstâncias e sobre qual doutrina você as operaria?
Qual a doutrina escolhida para a operação do MI-35 na FAB?
De nada adianta você ter diversos helicopteros de ataque se você não tem uma doutrina formada para operá-los… Ademas, quais os possíveis cenários que operação? existe essa demanda para a AS?
Creio que chamar os nossos comandantes estrátegistas de ignorantes ou incompetentes, é um pouco demasiado.

Sds.

Marcos

Para mim, estes são atuamente os dois mais Letais.
Bem que poderiamos operar (Qualquer um dos dois).

Baschera

curvo disse: 6 de julho de 2010 às 21:26 Curvo, além do que vc mesmo já escreveu… acrecentaria que os indianos (governos) tem real conciência de sua responsabilidade perante a defesa de seu país. Um país relativamente grande, a segunda maior população do planeta e animosidades relativamente recentes com vários vizinhos, incluindo a China, potência asiática e quase global. Também tem a vaga do CS da ONU…. e verbas constantes no orçamento. Um pais consiente de suas responsabilidades nos mares adjuntos e suas rotas, visão industrial e tecnológica, etc….. Tudo ajuda. Mormente, ainda, a maior parte de sua população viva… Read more »

Darkman

Grande Bashera !!!
Disse tudo ..rs..rs..rs..

Caro André Luiz o MI35M é um puta Heli de ataque meu caro, pra FAB é até muito pois quem teria que opera-los seria o EB.
Mas em todo caso os MI28N seriam os “Puro Sangue” do EB.
Quem sabe o EB vai surpreender e botar a FAB no bolso e anunciar a compra de Helis na frente do FX sei quantos !!!

Abs.

Andre Luiz

Alexandre GRS

Afirmo o que disse… operaríamos com a mesma doutrina que vamos operar o AH-2 Sabre… aprendendo com quem compramos…
e se não há cenários na AS, pra que compramos o AH-2 então? Aonde cabe um AH-2, cabe um Apache ou MI-28… pois ambos são superiores em capacidade de manobra e ataque… MI-35 foi por conta do preço/capacidade… apenas por isso… e não qualidade/capacidade, que é o caso dos indianos (capacidade= capacidade de ataque)

Andre Luiz

E são incompetentes sim, senão não teríamos FA’s tão decadentes como as que temos (F-5M, F-2000, etc) e não adianta os milicos virem defender seus comandantes, pois o pior cego é aquele que não quer ver…

Mauricio Veiga

Senhores,

O problema do reaparelhamento das FA é politico e não militar, a imcompetencia politica vem delapidando a estrutura militar a duas decadas e meia, veja o FX, FX2 e etc…, por exemplo!!!

Abraço.

pp_muscimol

“DEsculpem a curiosidade, mas aproveitando o gancho do Baschera, por que a Índia está comprando tanto armamento ? Ok, Ok, tem sempre a China, a Coréia do Norte, o Paquistão, etc … , mas será que não seria algo além ? Tipo onde há fumaça pode haver fogo ?! Tipo estariam eles se preparando tanto só para dizer olhem nóis também temos ???” “Não acho que fariam tanto barulho, por tão pouco!!!” é uma excelente pergunta ….. a resposta pode estar no ambicioso programa de barragens e transferencia de agua das nascentes dos principais rios Indianos que nascem nos Himalaias… Read more »

Antonio M

“…pra que compramos o AH-2 então? …”

Estes helicópteros estão operando próximos à fronteira com Venezuela onde este país mantém os seus MilMIl35. Há várias denuncias que é uma “terra de ninguém” e de invasões de tropas venezuelanas que inclusive teriam agredido brasileiros.

Espero que seja algo que comandantes militares tenham exigido pois se depender do governo LuLLa ficaria por isso mesmo……..

curvo

Pois é Antonio M, voltando para o caso da Índia e, agradecendo pelos comentários do Baschera e do pp_muscimol, diria que deveríamos olhar para os seus vizinhos (da Índia), vemos o paquistão se mexendo para fazer compras militares e a China também (no caso chinês, já possuem subs nucleares e estão partindo para porta-aviões ou Naes como queiram), transportando para o caso brasileiro, temos a Venezuela se armando até os dentes, e Chile se armando preventivamente, e nós como ficamos ???? Seria teoria conspiratória demais ???? Correto que a Venezuela está numa quebradeira econômica, mas já houveram muitas guerras por… Read more »

curvo

Ops Venzuela = Venezuela. ok ?

Gohan

De certa forma nos da vergonha. Ver um país como a India, bem parecido com o nosso estar se equipando muito bem. E o Brasil? Pergunto. Se o Brasil quisesse exercer algum palavra de ordem, quem iria temer? O Brasil não tem nem capacidade de proteger a Amazônia. Nem a verde, nem a azul.
E não devemos culpar nossos militares. Eles sim são os verdadeiros herois. Pois conseguem manter uma otima doutrina, com meios tão defasados!!!

curvo

E os indianos estão muuuuuuiiiiito preocupados com os embargos dusamricanu, muuuuuuuuuuiiiiiiiitooooooooooooooo preocupados, vixi !!!

Alexandre GRS

Prezado Andre Luiz,

Sem me delongar, sugiro ao Sr. primeiro cursar uma escola, se interar mais da vivência militar. Caso o Sr. seja civil e tenha um curso superior, sugiro ao Sr. um curso de pós graduação junto a ESG.
A partir dai, quem sabe poderemos eventualmente discutir algo através de comentários mais sólidos e fundamentados.
Respeito sua posição porém, sugiro-lhe mais aprofundamento ante ao tema.

Sds.

cleuber

André Luiz,
em que critérios você se baseia para detonar com Mi-35??Esse helicóptero de ataque apresenta ótimas características e pode carregar uma ampla gama de armamentos!Agora um fato determinante é que aviônicos e que armamentos a FAB escolheu.O Mi-35 pode ser inferior a outros helicópteros, porém numa quantidade adequada e com armamentos pesados seria um grande recurso para nossas forças armadas.Ademais melhor do que o Apache e o próprio Mi-28 é o Ka-50 – 52 com maior potência de motor e maior capacidade de carga de armamento.

Antonio M

Caro Curvo, Creio que o Chile não seria uma ameça, consguiram manter uma “concertación” por 20 anos assumindo uma postura mais ao centro em favor da nação e colhem seus resultados. Não me lembro de maiores interferência ou desejos nesse sentido que fosse alguma ameaça. Já o Chavito, com o preço do petróleo caindo ainda mais, pode ter uma “síndrome de Malvinas” e tentar algo até mais ousado do que no caso de Honduras, para distrair a atenção do seu povo, eu não duvido…. Quanto aos paraguaios e argentinos também acho meio difícil mas, mas isso não justifica que tenhamos… Read more »

Antonio M

ôps!

“… mas isso não justifica de que não tenhamos de manter os olhos mais abertos…”

curvo

Sim, concordo contigo Antonio M, somente citei o Chile como exemplo de uma nação que se preocupa com a sua segurança, não como possível ameaça, já os outros …

Jonas

O MI-35 é um heli ideal para a FAB para abordagem de aviões de contrabando. Ela o faz pousar e já desce com uma equipe para prisão. Para o EB seria bom para carregar uma equipe de operações especiais. É claro que em termos de ataque ele é mais fraco que um puro sangue, mais esse não é o papel dele. Podemos encomendar uns 50 Mi-35 e uns 100 Mi-28 com TT, produzido e mantido aqui mesmo, adaptados a nossa realidade. Dizem que a produção seriada russa tem muitos gaps, que os caras não dão manutenção e pós-venda, etc, então… Read more »

pp_muscimol

“De certa forma nos da vergonha. Ver um país como a India, bem parecido com o nosso estar se equipando muito bem. E o Brasil? Pergunto. Se o Brasil quisesse exercer algum palavra de ordem, quem iria temer? O Brasil não tem nem capacidade de proteger a Amazônia. Nem a verde, nem a azul. E não devemos culpar nossos militares. Eles sim são os verdadeiros herois. Pois conseguem manter uma otima doutrina, com meios tão defasados!!!” mas voces estao loucos!!!… mas quem é que iria tentar invadir o Brasil ….com esse tamanho e mais de 200 000 000 de habitantes!!!… Read more »

Ludovic

É uma disputa bem interessante!! Dois helicopteros de caracteristica iguais frente a frente na batalha pelo milionario mercado de armas indiano. Acredito que quem ganhar vai vender muito mais que esses 22 iniciais!! Tecnicamente talvez o Apache leve vantagem. Não obstante o elevado preço pode atrapalhar !!!

Andre Luiz

Alexandre GRS

Falo sabichão… realmente é facil despertar a ira dos milicos…
quer dizer que a FAB tem muito mais experiencia em combate do que a ÛSAF ou US Army por exemplo??? pq eles operam Apache lá?? pq são muito desinformados né?? deviam era operar MI-35, que esse sim é muito bom… tsc tsc
no Brasil tinha que ser: AH-1 SC+AH-64D+NH90 e acabou… tens todas funções reunidas ao máximo em cada vertente… e não um quebra galho que qualquer nação compra de pa cheia (menos o Brasil)…